sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rock in Crise

€ 53 euros o bilhete, 90.000 pessoas, dá € 4.770.000 de crise.

proximidade de Gasolineira


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pens há muitas, seu palerma!

Nesta coisa de objectos, principalmente de pequenas dimensões, o período de espera para declarar o desaparecimento conta-se em dias, ao contrário dos humanos que é em anos. Descobri que como nos desaparecidos as primeiras horas são fundamentais. Ontem todo o dia olhei de soslaio para a minha cadela, principalmente quando ela resolvia devolver algo ao mundo, o meu filho de 5 anos teimou em dar pistas falsas, a mulher a dias foi interrogada como um perigoso terrorista, os colegas de trabalho andaram de rado para o ar como se Meca chamasse por eles a toda a hora, os cafés e restaurantes habituais abordados, os bolsos de calças, cesto de roupa suja e máquina de lavar revistados, as viaturas observadas a golpe de lanterna, felizmente fui travado a tempo, quando já saia de casa com uma resma de papéis para afixar em postes e montras. E nem contei a ninguém que esta noite os meus dedos, dos pés inclusivé, se haviam transformados em pens que introduzidas em portas USB liam os meus pensamentos.
Definitivamente a minha pen desapareceu e com ela uma base de dados com alguns anos, já sem utlidade a não ser a da memória, mas as matrizes, essas não têm preço. Minto, têm o preço de largas horas de trabalho.
Mas pronto, assumi a perda, jamais encontrarei a minha pen. Estou a fazer o luto. O seu espaço será preenchido em breve por um disco externo, menos prático mas muito mais difícil de perder, convenhamos. Superei definitivamente a fase da negação.
Mas continuo a acreditar que ela voltará, e eu aceitá-la-ei de braços abertos

Para que saibam

Air Liquide investe em unidade de produção em Sines

Descobertas

Investigadora portuguesa descobre quebra-nozes complexo feito por chimpanzés

e eu descobri este feito por humanos (suponho) :

Da série: "Provérbios populares"

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 8,6 milhões de euros à Galp Energia por concertação de preços no mercado de betume para asfalto em Espanha, anunciou o executivo comunitário em comunicado.
Bruxelas infligiu no total uma multa de 183 milhões de euros às cinco empresas envolvidas na concertação de preços: BP, Repsol, Cepsa, Nynas e Galp.

Diz o povo: Quem faz um cesto, faz um cento"

Olha o gaisóleo

Somente o responsável de um Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, - se existe mais que uma pesca, não existirá mais que uma agricultura - poderia dizer gaisóleo, em vez de gasóleo.

Não é apenas o preço que conta...


É também, e principalmente o atendimento







quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os culpados do costume


Os recentes conflitos raciais (ou sociais ou económicos, ou os três) na África do Sul e em Itália, vêem demonstrar, mais uma vez, que somos muito tolerantes, ou preguiçosos, quando a vida nos corre bem e depressa ganhamos laivos de bestialidade quando as coisas se complicam.

O desgraçado que hoje nos enche de compaixão, pelas dificuldades que enfrenta num país estranho, pode transformar-se no culpado pelo nosso desemprego, inflação, aumento dos preços, e no limite pela falta de chuva. Afinal de contas têm que existir um culpado para os nossos problemas, e se for alguém que não se possa defender tanto melhor.

Para quê culpar o Governo Sul-Africano pelo apoio ao ditador do Zimbabwe, que provoca um êxodo de milhões de refugiado para a África do Sul; para quê culpar a Máfia que tudo controla ou o Governo que não actua em Itália? Esses têm mecanismo de defesa fisica e promocional que torna uma chatice acusá-los. Ah, agora os refugiados sem-abrigo ou um acampamento cigano, esses sim, estão à mão de semear.

Frase do Dia

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»

Eça de Queiroz

Hoje sinto-me assim

Sou um optimista, mas um optimista péssimo, ou um péssimo optimista o que para o caso tanto faz. Sou um optimista porque acredito naquilo que depende de nós, já naquilo que se refere à sorte, tenho sempre dúvidas, muitas dúvidas. Como desde há muito percebi que a sorte faz parte de tudo e também não devemos confiar demasiado em nós, tornei-me um péssimo optimista. Isto tudo porque perdi uma pen onde tinha bastante informação, incluindo matrizes excel que vão levar uns meses a refazer.
Dependia de mim não ter perdido e acima de tudo ter cópias de segurança - eu sei não me castiguem mais -, agora depende da sorte encontrá-la. E como já viram não tenho a sorte em grande consideração.

A crise dos outros

Estava eu a meditar sobre a crise que se instalou, quando concluí que não fosse a comunicação social, e eu nem percebia que anda por aí a famigerada crise. Depois de dias seguidos a olhar e a trabalhar sobre números, confesso que não me resta paciência para conferir facturas de restaurantes nem talões de hipermercados, não escondo que desconheço o preço da maior parte dos bens de consumo, gasóleo incluído - graças ao cartão galp frota que a empresa gentilmente me concedeu - não sei quanto pagamos de água, luz ou prestação da casa. Apercebo-me, isso sim, de oscilações no extracto bancário, que podem não reflectir a crise, mas apenas algum ímpeto consumista mal resolvido, ou bem , depende do ponto de vista. Portanto a crise dos outros é a minha crise. Sei que não é politicamente correcto dizer isto, pois o que fica bem é queixarmo-nos, muito de tudo e de todos. Nós portugueses temos um sentimento de avassaladora compaixão pelos degraçados, principalmente se estiverem piores que nós, e um ódio até à irracionalidade pelos que estão bem, em especial pelos que estão melhor que nós.

O Aluno e o Professor

No encerramento das jornadas parlamentares do PS, o aluno José Sócrates, afirmou que:
O professor Mário Soares, em artigo públicado no Público, sugere:
Estes comentários de dois dos mais destacados líderes do PS mais que um choque geracional ou diferentes tendências, desnudam duas formas diferentes de fazer política. Uma autista e distante da realidade, feita no gabinete e respaldada num partido que supostamente a apoia incondicionalmente, avessa à critica e cheia de certezas. E outra feita da experiência da realidade, forjada na rua e no povo, dialogante, dirigida ao país e não somente ao partido e aos interesses económicos e com muitas e salutares dúvidas.
Trata-se da diferença entre uma política marcadamente de esquerda e outra de circunstância, que ideologicamente nem sabe onde se situa.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Patinha, então?

"Há corrupção entre Estado e grandes empresas".
Patinha Antão, Jornalde Negócios, 26-05-2008

As bestas e as praxes

foto obtida aqui
Espero que as mãezinhas, das bestas recalcadas que chamam a isto praxe, estejam neste momento a praxar o vizinho. Quanto aqueles que defende a praxe enquanto tradição ou acto de integração, espero que as suas filhinhas ou namoradinhas estejam neste momento num processo de aculturação ou devidamente integradas.

Da Série"Bons Negócios"

Depois do Cristiano Ronaldo e do Nani, se o Manchester United pretende comprar mais jogadores ao Sportig, aconselho vivamente que comprem a Academia, saí-lhes mais barato. Quem comprar o Veloso ou o Moutinho, tem que levar o Tiuí.

Preço dos Combustíveis

O preço final de venda dos combustíveis para além do preço da matéria-prima, incorpora os custos de produção, distribuição e impostos. Se em relação aos preços da matéria-prima, esta é fixado no mercado internacional, o mesmo já não se passa em relação aos restantes custos. No que toca aos custos de produção, é desde logo importante ter a noção que parte destes corresponde à massa salarial, donde se deduz que as nossas refinarias têm aqui um factor competitivo, uma vez que os nossos salários médios são muito inferiores ao resto da Europa.

1. Preço de custo dos combustíveis sem impostos
Veja-se o preço dos combustíveis sem a componente impostos, comparativamente com os países da EU.

Olhando para o quadro acima, percebe-se que o preço dos combustíveis em Portugal não resulta apenas, nem principalmente, dos impostos, mas em grande parte das petrolíferas, que cavalgando a onda de escalada dos preços, aproveitam para inflacionar os seus lucros. Em Março de 2008, o preço da gasolina sem impostos em Portugal era superior ao da Inglaterra em 12,3%, e o do gasóleo também sem impostos era superior ao da Suécia em 17,8%. Tendo em conta a consideração inicial, ou os custos de produção em Portugal são muito elevados ou a margem de venda é muito elevada.

2. Impostos sobre os combustíveis
Em relação aos impostos sobre os combustíveis, estes têm uma componente fixa (ISP) e variável (IVA). O ISP é fixado em Portaria, pelo que não varia em função preço do combustível, antes vai perdendo peso relativo à medida que este sobe. Já em relação ao IVA, quanto maior a base tributável maior a colecta, para além do facto de termos uma taxa de IVA superior à média europeia.

O quadro seguinte, mostra o peso em euros do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a taxa de IVA que incidem sobre os combustíveis em Portugal e a média da UE15 e o peso total das taxas em percentagem do PVP.


ISP noutros países:
Gasóleo: http://www.apetro.pt/Uploads/%7b93AC257B-8FB7-4000-A5EE-5B54C8009045%7d.pdf

Gasolina: http://www.apetro.pt/Uploads/%7bCCCD88F0-4E8C-4EAB-B221-6A145DFA8564%7d.pdf

Como se vê o ISP em Portugal é superior ao da média da UE15 em apenas, 1,3%, e o IVA em 5,3%. Em % do PVP, o peso das taxas em Portugal representa, em relação a todos os combustíveis, 54% do PVP, que é igual à média da UE15.

3. Preço de aquisição da matéria-prima
Com a desvalorização contínua do dólar, o custo do petróleo para as empresas a funcionar em Portugal é mais baixo , como mostram os dados do quadro III.


Entre 2006 e 2007, o preço médio do barril de petróleo aumentou 11,4% em dólares e apenas 1,5% em euros, ou seja, o aumento em euros foi inferior em 7,6 vezes à subida em dólares. Dezembro de 2007 a Março de 2008 – o aumento em dólares atingiu 13,9% e em euros apenas 7%, portanto a subida em euros foi praticamente metade do aumento registado em dólares. Se a análise for feita, não em percentagem, mas em unidades monetárias, conclui-se que, entre Dezembro de 2007 e Março de 2008, o preço do barril aumentou 12,69 dólares o que correspondeu a uma subida de € 4,39, portanto o aumento em euros correspondeu quase um terço da subida em dólares.

4. Ganhos em stocks
O combustível vendido num dia não foi produzido com o petróleo adquirido nesse mesmo dia. Ele foi produzido de petróleo adquirido pelas petrolíferas três ou seis meses antes, quando o preço do petróleo era muito mais baixo, no actual momento, sucedendo o contrário em momentos de baixa do preço da matéria-prima. No entanto, o aumento dos preços dos combustíveis parecem não ter como base as variações dos preços do petróleo na data em que foi adquirido, mas sim o preço do petróleo no mercado internacional na altura em que os combustíveis, produzidos com petróleo adquirido em períodos anteriores, é vendido aos consumidores portugueses, o que evidentemente permite inflacionar os lucros das petrolíferas.

Entre Dezembro de 2006 e Dezembro de 2007, o preço da gasolina 95 aumentou em Portugal 11% e do gasóleo 17,2%, enquanto o preço médio do petróleo em euros subiu, entre 2006 e 2007, 1,5%.

Considerações Finais:
- Devido a sua situação geográfica e a opções estratégicas Portugal continua demasiado exposto aos ciclos económicos mundiais.
- Em relação aos combustíveis continuamos ser ter uma rede de transportes públicos que permita morar a 40, 50 ou mais quilómetros do local de trabalho e chegar ao local de trabalho a tempo de forma confortável e com disponibilidade em vários horários, como por exemplo na Inglaterra.
- Desde há muito que o País deveria ter apostado no sector energético de forma a permitir uma transição progressiva para formas alternativas de energia, sem continuarmos reféns dos combustíveis fósseis.
- A alternativa do gás natural nos transportes, mais económica e ambientalmente favorável, implementada com sucesso em muitos países do mundo, em Portugal continua a emperrar na falta de disponibilidade destes combustíveis nos postos de abastecimento.
- Qualquer comparação que se faça com os restantes países, deveria ter em conta o poder de compra. Mais importante que saber qual o preço de venda de cada litro de combustível, ou o valor do imposto incorporado é saber quantos litros de combustível compra um salário mínimo nacional ou um salário médio. Pois apesar da diferença do preço entre a Inglaterra e Portugal, seguramente que o mesmo aumento em Portugal é mais significativo no nosso orçamento familiar.
- As repercussões das descobertas de jazidas de petróleo onde a Galp é parte interessada e a anunciada aposta nas energias renováveis, faz-se sentir em Bolsa de Valores mas tarda em fazer efeito na bolsa dos portugueses.
- Sem sabermos as margens de lucro das petrolíferas é difícil entender se a margem já era alta e a Galp, teima em não reduzir as suas margens e partilhar o aumento do custo da matéria-prima com o consumidor, ou se não tem margens para o fazer e então terá custos de produção mais altos que as restantes petrolíferas o que a torna pouco competitiva.
- O movimento especulativo, devido à escalada do preço do petróleo, que atravessa transversalmente o tecido empresarial português, a estagnação do crescimento do PIB e as taxa de desemprego, longe do pleno emprego, desenha no horizonte um perigoso cenário de estagflação.
- Os combustíveis foram demasiado baixos, demasiado tempo e o que sucederá é que este continuará a subir até ao limite em que existirá um produto substituto ao mesmo custo ou a custo inferior e seguramente mais limpo - isto se permitirem mercado funcionar normalmente. Aqui terminará o reinado do Petróleo e começa o da água.

Este post era uma dívida que tinha para com o meu "amigo socialista" e com as correcções construtivas que dispensa a este blogue.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Site da Câmara Municipal de Sines

A Câmara Muncipal de Sines têm o melhor site da categoria autarquias. A César o que é de César.
Ponto final.

Complexo Desportivo Municipal de Sines


A Câmara Municipal de Sines, reunida no dia 15 de Maio, aprovou por unanimidade o Estudo Prévio do Complexo Desportivo Municipal. Localizado numa área de 20 hectares a norte da cidade de Sines, o complexo inclui um conjunto de espaços para a prática desportiva e equipamentos de apoio.


Entre os espaços desportivos cobertos destaca-se o pavilhão multiusos com 68x56m, que permitirá a prática de futsal, voleibol, basquetebol e andebol, entre outras modalidades. O pavilhão será também servido por um grande ginásio (32x24m2) para a prática de ginástica desportiva, sala de musculação, salas de fisioterapia e massagem e cinco salas para fitness.
O pavilhão terá uma capacidade de 3646 lugares sentados em bancada e, na vertente multiusos, poderá albergar 8000 pessoas.
O principal espaço descoberto do novo complexo é o novo estádio municipal, com um campo de jogos de relva natural com 68x105m, para a prática de futebol de 11 e de râguebi, pista de atletismo com quatro pistas e bancada exterior coberta com capacidade para 1530 lugares.
Serão também construídos dois campos de futebol de relva sintética (56x100m e 50x84m), servidos por uma bancada descoberta de 450 lugares.
Ginásio ao ar livre, polidesportivo ao ar livre para andebol e futsal, campo de voleibol de praia, tabelas de basquetebol, quatro campos de ténis, dois campos de padel (variante do ténis), pista de corridas em patins, pista de radiomodelismo, parque radical e parque verde com circuito de manutenção completam a lista de equipamentos desportivos do novo complexo.
Contam-se entre os espaços de apoio 12 balneários, edifício administrativo, auditório, restaurante, lojas e um parque de estacionamento com 649 lugares.
A ligação entre as zonas desportivas a norte e a sul da Estrada da Floresta é feita através de três passagens inferiores diferenciadas para peões e veículos. A estrada existente será objecto de requalificação paisagística.
O complexo terá também ligações por ciclovia à Avenida Vasco da Gama, através da futura nova avenida panorâmica da Costa do Norte, e à Ribeira dos Moinhos.
Dependendo de opções técnicas ainda por definir, o custo previsto do complexo situar-se-á entre os 16 e os 17 milhões de euros.

Foto: CM Sines

Da Série: "Coisas simples!?"


O impostos sobre os combustíveis têm uma componente fixa (ISP) e variável (IVA). O ISP é definido em Portaria todos os anos, e portanto não é por aí que o Estado ganha com o aumento dos preços dos combustíveis. Mas sendo o IVA uma taxa que incide sobre o preço base, quanto mais subir o preço dos combustíveis, mais aumento a colecta de IVA. Pois, naturalmente, quanto maior for a base de incidência, maior a colecta. O que significa que o governo poderia baixar o imposto e manter o valor previsto no orçamento, em relação às receitas obtidas com a carga fiscal sobre os combustíveis. Isto é baixava a taxa de ISP, mas matinha as receitas através da cobrança do IVA. Simples!?

Não para um governo que reduz o défice com base no aumento das receitas, obtidas via impostos e não através do redução de custo, nomeadamente do desperdício dos gastos públicos.
Este post, foi corrigido, pois continha um erro. Agradeço o aviso do "Amigo Socialista". E, porque defendo que devemos ser rigorosos naquilo que escrevemos, prometo para breve um post sobre a problemática do preço dos combustíveis, como forma de agradecimento ao atento visitante citado. Obrigado.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Humor negro

Ontem quando cheguei a casa a minha mulher não parava de me chataer...queria que a levasse a sair, mas a um sítio caro.
Fiz-lhe a vontade! Levei-a a uma bomba de gasolina.

Dúvida da Semana

Como é possível estarem 3.000 pessoas, num dia de semana, a meio da tarde a assistirem a um treino da selecção?
Então esta gente não trabalha e não têm aulas.

Portugal campeão da desigualdade


Só para recordar que compete aos Governos a implementação de medidas que permitam a redistribuição da riqueza.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Ego do Zé

O ar trocista do primeiro-ministro, hoje no debate quinzenal, na Assembleia da República, diz muito do estado da Nação.
Quando questionado, por Paulo Portas, sobre o preço dos combustíveis, José Sócrates como quem mostra à mulher adúltera, fotos em pleno acto da traição, agita no ar excitadíssimo, uma portaria de 2003, ano em que PP fazia parte do Governo, que determina a formação dos preços dos combustíveis.
E pronto para José Sócrates, caso resolvido.
Não importa se é uma lei feita noutro contexto ou simplesmente uma má lei que tem que ser alterada, se estamos a ser explorados pelas petrolíferas, se atravessamos uma crise mundial em que os governos devem agir de forma a atenuar os seus efeitos. Não, nada disso importa. O que realmente é, importante é que José Sócrates ganhou o debate, atingiu o adversário político, realizou-se, mesmo que só ele perceba, ele venceu, é o maior.
O ego do senhor primeiro-ministro é uma coisa o governo da nação é outro problema, que nem sempre casam. É a política pela política.

Violência Doméstica

No sentido de delinear "estratégias mais eficazes no combate ao crime de violência doméstica", o Grupo Parlamentar do PS requereu em Março informações discriminadas sobre "os dias da semana e o período do dia" em que ocorrem esses crimes.

De acordo com o relatório apresentado, concluí-se que:

As mulheres devem casar depois dos 44 anos, sair de casa na sexta-feira à noite e regressar na segunda de manhã, aproveitar a quarta-feira para ficar em casa e por fim não se devem casar antes dos 44 anos

terça-feira, 20 de maio de 2008

Da Série: "Dúvidas"

Quando entender estas questões, irei formar uma opinião sobre o preço dos combustíveis, até lá, sei que o Estado e a Galp, estão a ganhar e todos nós a perder com o aumento dos combustíveis em Portugal.

De acordo com a Galp o aumento do preço dos combustíveis reflecte os aumento do preço de aquisição e a carga fiscal, sendo que os produtores e o Estado seriam os que estavam a ganhar com o aumento dos combustíveis. Deste modo como se justifica o aumento dos lucros da Galp?

Porque as energias renováveis de que Portugal diz estar na vanguarda e acima das quotas previstas pela EU e as descobertas de reservas gigantescas no Brasil, não aumentam a oferta e a recessão económica não reduz a procura, e da sua acção conjunta não resulta uma redução dos preços?

Portugal tinha a quarta gasolina e o sétimo gasóleo mais cara da Europa em Dezembro de 2007. Estes valores têm em consideração o poder de compra de cada país?

Porque desde a liberalização do preços dos combustíveis em Portugal, ainda antes da escalada do preço do petróleo, os preços não pararam de subir?

Viva a GNR

Portugal entre os países mais seguros da Europa

Birmânia

O olhar esgazeado, os rostos desesperados e as pernas trôpegas convocando as forças que restam, atrás da comida jogada de camiões, releva tudo o que se passa na Birmânia e toca-nos fundo na alma. Ver aquelas mãos estendidas gesticulando no ar suplicando a sobrevivência, revolta. Adivinhar que para além da própria sobrevivência os desesperados corredores pensam nos filhos, pais, velhos que ficaram para trás, angustia.

Enoja-me a Junta militar que desgoverna aquela pobre gente, indiferente à sua miséria, quase da mesma forma que me enoja a falsa pobreza, porque tantas vezes nos afasta da solidariedade que necessitam os verdadeiros pobres.

Recibos Verdes

Depois da denúncia dos contratados a recibo verde no Programa das Novas Oportunidades, hoje a Fenprof fala em 15 mil docentes no programa de enriquecimento escolar promovido pelo Ministério da Educação e pelas Autarquias. Uma novidade que só supreende os mais desatentos. Ou o Governo pretende legislar para acabar com a precariedade que promove ou então desconhece a realidade. Acredito mais na segunda hipótese.

Liga Bwin 2007-08


segunda-feira, 19 de maio de 2008

A inveja é coisa antiga




A taça é nossa, parem de chatear

Rotunda de Sines

Tiveram sorte, se aparece o jipe da GNR tavam feitos.

Óscar Pistorius, primeiro medalhado de Pequim

Oscar Pistorius é um atleta paraolímpico conhecido como "Blade Runner" por não ter as 2 pernas e usar próteses finas feitas de fibras de carbono. A sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim foi rejeitada pelo Comité Olímpico Internacional por se considerar que as suas próteses lhe conferiam vantagem 25% sobre os atletas sem deficiência. Pistorius apelou para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que, em uma decisão histórica, concedeu, após julgamento na Suíça, a autorização para que ele tente se classificar para os Jogos de Pequim. Os juízes do tribunal deixaram claro, no entanto, que a decisão vale apenas para esse caso, sem abrir precedentes para outros atletas.
O atleta que, recentemente figurou na lista de “heróis e pioneiros” da revista Time, deverá obter o índice olímpico imposto pela IAAF: 45 segundos e 95 centésimos, ou 45 segundos e 55 centésimos, se outro sul-africano correr abaixo dessa marca.
Pela coragem e perseverança de correr atrás do seu sonho que pareceria impossível, ganhou o direito de correr agora nas pistas.
É o primeiro medalhado dos Jogos Olímpicos.

Finalmente

O director da Penitenciária, com ajuda de um megafone, diz aos presos no pátio:
- Atenção! Chega de preguiça! Chega de bandalheira! Quero todo mundo a varrer e a limpar toda esta bagunça!
Amanhã chega o primeiro-ministro José Sócrates.
- Um dos presos comenta com outro:
- Caramba! Custou, mas prenderam o gajo!!

Taça de Portugal

Um FCP demolidor entre portas, caiu aos pés do SCP mais inconstante dos últimos anos, precisamente quando não podia, na Final da Taça de Portugal.
Muito devido à acção de Miguel Veloso que para além de “secar”, aquele que terá sido o melhor jogador da Liga, Lucho González, ainda teve tempo para sair a jogar, à coragem de João Moutinho e a um imponderável homem do jogo, Tiuí.
A Final da Taça de Portugal mostrou ainda, um herói chamado Rui Meireles, a que o público – incluindo sportinguista - rendeu a sua homenagem; confirmou a melhor claque portuguesa; trouxe muitas dúvidas ao FCP e dois problemas ao Sporting – Vukcevic e Tiuí.
Vukcevic, jogador com recursos físicos e técnicos que lhe permitem sonhar com um lugar ao sol, no futebol europeu e uma personalidade que o irá arrastar por muitos bancos e bancadas dos clubes onde passar;
Tiuí que, depois do golo ao Boavista que garantiu o 2.º lugar no campeonato, realizou ontem aquela que será, certamente a sua maior tarde de glória desportiva.
Vender ambos é a melhor solução para o Sporting e este o momento oportuno.
Vukcevic porque a sua recusa de entrar no jogo, originará um problema disciplinar grave que conduzirá inevitavelmente à sua desvalorização, a cada dia que passar no clube de Alvalade.
Tiuí, porque não voltará a atingir o registo actual, e quanto mais jogar, mais denunciará a sua falta de qualidade.
Já agora quanto comprarem o bilhete de ida ao Vukcevic, ele que leve o Purovic e o Stoijkovic, para aproveitar as promoções das agências de viagens.

Sines no seu melhor




domingo, 18 de maio de 2008

Hábitos e tradições

O recente hábito de os deputados da nação efectuarem um jantar com o Presidente do clube que vence o campeonato nacional, não é um bom princípio. Fazê-lo com um Presidente, condenado e afastado, ainda que, pela justiça desportiva é um péssimo sinal, que transforma o jantar numa operação de branqueamento da imagem de Pinto da Costa.
Nem a desculpa de se tratar de uma tradição desculpa a presença dos representantes da nação, pois para ser tradição é necessário bem mais que uma mão cheia de anos e depois as más tradições também devem acabar.

Crescimento económico 2008

Tal como um General num campo de batalha, o governo enquanto actor económico, através da gestão de expectativas tem a obrigação de insuflar optimismo na economia, de modo a gerar confiança. Mas quando esse optimismo é exagerado e desadequado da realidade, têm o efeito contrário do desejado. Enquanto no campo militar origina motins ou arrasta os soldados para um morticínio, na economia ao gerar falsas expectativas, induz os agentes económicos a tomadas de decisão erradas. Ambos caem em descrédito, reduzindo o seu campo de actuação no futuro.

Apesar dos alertas da oposição, - que podiam ser um mero acto político – e de outros organismos nacionais e internacionais para o irrealismo das previsões económicas para 2008, para os efeitos que a crise internacional induzem numa economia exposta como a nossa, José Sócrates argumentava que o seu governo tinha dotado a economia dos mecanismos necessários para resistir aos efeitos da crise internacional.
Agora com o anúncio da revisão do crescimento de 2,2% para 1,5%, o ministro das finanças responsabilizou, precisamente, a crise internacional. Assim sendo, assistimos à falência da política económica do governo, uma vez que os referidos mecanismos ou não existiam ou não surtiram efeito, principalmente quando a queda do crescimento económico não teve paralelo na Zona Euro, que até supera as expectativas de crescimento iniciais.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ingerência humanitária, uma obrigação


A tragédia que se desenrola na Birmânia, vem reforçar a posição daqueles que defendem a ingerência humanitária.
Um conceito que têm por base um conceito simples, assente no humanismo e que se pode resumir no seguinte: todos temos o dever e a obrigação de combater o sofrimento humano e nem a soberania dos Estados consagrada internacionalmente o pode impedir.
Uma ideia evidente, que como tantas outras a natureza humana não tardou a complicar.
A partir de que nível de sofrimento, ou tipo, é exigível a ingerência humanitária? Não recusaram os Estados Unidos ajuda humanitária de Cuba, quando o Katrina desvastou New Orleans?
Devem os estados "impor" ajuda humanitária, quando um país soberano o recusa? Mas não é sempre isto que sucede quando ocorre uma guerra civil e os consequentes refugiados?
Não é fácil ser humano, mas vale a pena, desenvolver o conceito de ingerência humanitária pois uma boa ideia, mesmo que por vezes seja mal aplicada é sempre melhor que ideia nenhuma. Que o digam os milhares de Birmaneses que poderiam ver o seu sofrimento minimizado pelo auxílio humanitário internacional, impedido de ajudar pela Junta Militar que ditatorialmente governa o País.
Para estes ditadores, existe um destino - também resultante de uma ideia polémica -, chamado Tribunal Penal Internacional, que entre várias competências julga os crimes contra a Humanidade. Apesar de controverso, também é melhor que não existir nenhum.

Sines Antigo

Sines 1907




Sines 1960




Pastelaria Vela D'Ouro




Sines 1950