quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os culpados do costume


Os recentes conflitos raciais (ou sociais ou económicos, ou os três) na África do Sul e em Itália, vêem demonstrar, mais uma vez, que somos muito tolerantes, ou preguiçosos, quando a vida nos corre bem e depressa ganhamos laivos de bestialidade quando as coisas se complicam.

O desgraçado que hoje nos enche de compaixão, pelas dificuldades que enfrenta num país estranho, pode transformar-se no culpado pelo nosso desemprego, inflação, aumento dos preços, e no limite pela falta de chuva. Afinal de contas têm que existir um culpado para os nossos problemas, e se for alguém que não se possa defender tanto melhor.

Para quê culpar o Governo Sul-Africano pelo apoio ao ditador do Zimbabwe, que provoca um êxodo de milhões de refugiado para a África do Sul; para quê culpar a Máfia que tudo controla ou o Governo que não actua em Itália? Esses têm mecanismo de defesa fisica e promocional que torna uma chatice acusá-los. Ah, agora os refugiados sem-abrigo ou um acampamento cigano, esses sim, estão à mão de semear.

Sem comentários: