domingo, 18 de maio de 2008

Crescimento económico 2008

Tal como um General num campo de batalha, o governo enquanto actor económico, através da gestão de expectativas tem a obrigação de insuflar optimismo na economia, de modo a gerar confiança. Mas quando esse optimismo é exagerado e desadequado da realidade, têm o efeito contrário do desejado. Enquanto no campo militar origina motins ou arrasta os soldados para um morticínio, na economia ao gerar falsas expectativas, induz os agentes económicos a tomadas de decisão erradas. Ambos caem em descrédito, reduzindo o seu campo de actuação no futuro.

Apesar dos alertas da oposição, - que podiam ser um mero acto político – e de outros organismos nacionais e internacionais para o irrealismo das previsões económicas para 2008, para os efeitos que a crise internacional induzem numa economia exposta como a nossa, José Sócrates argumentava que o seu governo tinha dotado a economia dos mecanismos necessários para resistir aos efeitos da crise internacional.
Agora com o anúncio da revisão do crescimento de 2,2% para 1,5%, o ministro das finanças responsabilizou, precisamente, a crise internacional. Assim sendo, assistimos à falência da política económica do governo, uma vez que os referidos mecanismos ou não existiam ou não surtiram efeito, principalmente quando a queda do crescimento económico não teve paralelo na Zona Euro, que até supera as expectativas de crescimento iniciais.

Sem comentários: