segunda-feira, 19 de maio de 2008

Óscar Pistorius, primeiro medalhado de Pequim

Oscar Pistorius é um atleta paraolímpico conhecido como "Blade Runner" por não ter as 2 pernas e usar próteses finas feitas de fibras de carbono. A sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim foi rejeitada pelo Comité Olímpico Internacional por se considerar que as suas próteses lhe conferiam vantagem 25% sobre os atletas sem deficiência. Pistorius apelou para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que, em uma decisão histórica, concedeu, após julgamento na Suíça, a autorização para que ele tente se classificar para os Jogos de Pequim. Os juízes do tribunal deixaram claro, no entanto, que a decisão vale apenas para esse caso, sem abrir precedentes para outros atletas.
O atleta que, recentemente figurou na lista de “heróis e pioneiros” da revista Time, deverá obter o índice olímpico imposto pela IAAF: 45 segundos e 95 centésimos, ou 45 segundos e 55 centésimos, se outro sul-africano correr abaixo dessa marca.
Pela coragem e perseverança de correr atrás do seu sonho que pareceria impossível, ganhou o direito de correr agora nas pistas.
É o primeiro medalhado dos Jogos Olímpicos.

Sem comentários: