segunda-feira, 31 de março de 2008

Descubra as Diferenças



As imagens acima parecem-te iguais? Ajuda o Jaime a encontrar as sete diferenças. Boa sorte.

Bokassa o Democrata

Para serenar as almas mais agitadas, o membro do Secretariado Nacional do PS, José Lello veio a terreiro afirmar-se convicto que os elogios de Jaime Gama ao presidente do Governo Regional da Madeira "pretenderam sublinhar apenas a obra física". Seguindo o seu racíocinio o mesmo pode-se aplicar ao senhor Salazar, pois o que interessa é a obra, o resto o tempo apaga.
José Lello ainda nos lembra que "...no plano partidário, Jaime Gama foi talvez o político que ataques mais duros fez em relação a Alberto João Jardim" e que no início da década de 90, quando exercia as funções de presidente do Grupo Parlamentar do PS, Jaime Gama apontou a existência de um alegado "défice democrático" na Madeira e chegou ao ponto de comparar Alberto João Jardim a Bokassa, ditador da República Centro Africana entre 1966 e 1979.
O que José Lello não sabe é que o "cubano do continente" Jaime Gama pretendia dizer que Bokassa era um democrata.

Resultado Sondagem

Resultado do inquérito/sondagem "Se fossem hoje as eleições para a Câmara de Sines em quem votaria?", feito aqui na Estação:

CDU 36%
PS 26%
PSD 25%
Outro 5%
Abstenção 8%

seria interessante se:
todos os participantes fossem de Sines e não votassem mais que uma vez, assim nem o facto de os participantes serem substancialmente de esquerda (considerando o PS de esquerda) e terem participado 190 cibernautas têm validade ou significado, como aliás grande parte das sondagens.

Da série "Deu raia"


"O camarada Jaime Gama ofendeu todos os cidadãos deste país, particularmente aqueles que, na Região Autónoma da Madeira, têm sido severamente prejudicados, no seu corpo e na sua alma, pelo exercício autocrático do poder regional vigente, já lá vão trinta anos".
"Elogiar alguém que tem perseguido madeirenses, ofendido sistemáticamente os seus adversários políticos, atentado constantemente contra a unidade da Pátria e atacado sucessivamente, muitas vezes de forma boçal, os titulares de orgãos de soberania e os mais altos detentores de cargos políticos deste país é no mínimo uma falta de respeito para com os principíos indeléveis que enformam o socialismo democrático, como sejam a Liberdade e a Democracia, a que todos estão vinculados quando aderem ao Partido Socialista, quanto mais um dos seus fundadores".

Voto de protesto dos socialistas madeirenses, aprovado por unanimidade na Comissão Regional.

Nós já sabíiamos, não foi supresa para quem visita este blogue. A tentativa de capitalizar votos no eleitorado social-democrata no continente, fala sempre mais alto para quem Portugal esgota-se em Lisboa. Veja aqui.

Da série "Coisas Parvas"

"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer"

Cuba Libre


Depois de permitir a aquisição de telemóveis aos cubanos, Raúl Castro autorizou a entrada nos hotéis reservados aos turistas estrangeiros. A entrada era proibida desde a década de 90.
Raúl Castro está definitivamente decidido a destruir o que o seu irmão, o venerado Fidel Castro, levou anos a conseguir, qualquer dia ainda permite que digam o que pensam. Estes cubanos sairam-nos cá uns reaccionários.

Francisco Louçã

Já descobri o e-mail de Francisco Louçã: francisco.louca@demagogo.net

Tamos bem, tamos.

Ironicamente o País que mais notícias "cala", propõe-se a anunciar ao Mundo novos recordes.


Criação do Logotipo de Beijing 2008

domingo, 30 de março de 2008

Pura Demagogia


O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, criticou hoje qualquer tentativa de judicialização ou criminalização dos problemas de indisciplina escolar, considerando que levar para os tribunais essas questões é desistir de as combater.
«Judicializar ou criminalizar não resolve os problemas de indisciplina», afirmou Franscisco Louçã, num encontro com professores promovido pelo Bloco de Esquerda, na sede do partido, em Lisboa.
«Não é o tribunal que vai resolver a indisciplina, o tribunal resolve crimes», sublinhou, considerando que levar os problemas de indisciplina para dentro de um tribunal «é desistir de os combater».


O desrespeito, o confronto físico, a ameaça e humilhação não são para Francisco Louça um crime. A ânsia de angariar votos no eleitorado jovem levam o líder do BE a assumir posições não defensáveis num Estado de direito. Segundo este iluminado as questões que se resolvem em tribunal serão somente aquelas que a sociedade desistiu de resolver.

Governasse o BE e Portugal teria uma via nas auto-estradas somente para os automobilistas alcoolizados, pois são livres de beber o que quiserem e levá-los a tribunal seria desistir de resolver o problema.

sábado, 29 de março de 2008

Transferências?

Eu ia pró Inter!


Dizem o quê? Benfica?Enquanto a transferência do Mourinho é compreensível e exequível, pois reúne todos os condimentos necessários a ambas as partes: dinheiro, futuro, ambição, desafio e vitórias.

A transferência de carlos Queirós parece pouco lógica. Porque motivo Carlos Queirós trocaria uma posição onde é largamente considerado e remunerado, num País onde está o centro do futebol mundial, na provavelmente melhor equipa da actualidade, onde desenvolve com serenidade um projecto inovador e motivador enquanto tem aguardado pela incontestada ascensão a técnico principal?

É certo que o futebol não é feito a golpes de lógica, mas se existe alguém que trouxe racionalidade e objectividade ao futebol português, foi Carlos Queirós. Por isso, yo no creo.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Da série "Endoidou?"

A Madeira tem em Alberto João Jardim "um exemplo supremo na vida democrática do que é um político combativo", defendeu, hoje, no Funchal, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. "A Madeira é bem o exemplo, com democracia, com autonomia, com a integração europeia de um vasto e notável progresso no País", declarou.

Somente se compreende esta posição se vista num perpectiva de estratégia política, ou seja esvaziar a posição do PSD na Madeira. Mas o PSD na Madeira é uma coisa e o PSD/Madeira, outra muito diferente.
Jaime Gama para além de ser do Partido Socialista é Presidente da Assembleia da República.
Se como socialista não está solidário como os seus camaradas madeirenses, que alegam desde há muitos anos a existência de défice democrático na Madeira ao menos que respeite a Assembleia da República e o País que representa, que Alberto João não hesita em achincalar.

Este PS endoidou. Alberto João "um exemplo supremo da vida democrática"?.

Telemóveis em Cuba

O novo "comandante" Cubano Raúl Castro autorizou que os cubanos comprem telemóveis, de acordo com o jornal oficial Granma.
Nem sabem o que vai acontecer-lhes nas escolas.

Cadê o cheque-dentista?


Sines à Frente

Mais de 370 cidades de 35 países vão desligar as luzes durante uma hora no sábado, no âmbito da iniciativa Earth Hour (Hora da Terra), que visa alertar para as mudanças climáticas
A iniciativa, que consiste em apagar sábado, às 20h00 (hora local em cada cidade), as luzes e electrodomésticos durante uma hora, tornou-se num acontecimento mundial «maior do que a organização esperava».
No ano passado, participaram no Earth Hour mais de dois milhões de pessoas, 2100 empresas, cinemas, teatros, restaurantes, bares, discotecas, clubes desportivos, escolas e igrejas. Segundo a organização, a iniciativa conseguiu em 2007 uma redução 10,2 por cento nas emissões de gases com efeito de estufa na cidade de Sydney.
Na sua página na Internet, a organização salienta que se os cidadãos em todo o mundo adoptarem diariamente o hábito simples de desligar electrodomésticos quando não estão a ser utilizados ou usarem lâmpadas de baixo consumo estão a contribuir para o objectivo de «reduzir as emissões anuais em cinco por cento».
See here

Com o slogan "Sines à Frente" já antecipámos esta iniciativa, mas optámos pelo corte no abastecimento de água.

Da série "Casos Reais"

Uma autarquia passados 9 meses, NOVE, contactou um pequeno fornecedor a informar que estava a pagamento uma factura de € 90, NOVENTA, pelo que agradecia que se dirigisse à Tesouraria munido da respectiva certidão da Administração Fiscal comprovativa de ter a situação regularizada, a fim de poder receber a respectiva factura.

O fornecedor assim o fez, tendo posteriormente informado a autarquia, por carta registada com aviso de recepção, que para futuros fornecimentos a crédito deveria esta apresentar a respectiva certidão comprovativa da situação regularizada perante a Administração Fiscal.

Paulo Bento

Gosto do Paulo Bento. Definitivamente.
Gostei da sua forma de estar no futebol enquanto jogador.
Gostei da forma, lavado em lágrimas, como se despediu do futebol.
Gostei da forma, coberto de glória, como regressou ao futebol, sendo campeão nacional com a equipa júnior do Sporting.
Ontem ao longo da entrevista, de hora e meia, na RTPN voltei a gostar do Paulo Bento. Sincero, frontal, lúcido, honesto e realista,
Definitivamente comprava-lhe um carro, vendia-me uma casa, ou casava a filha que não tenho, com alguém assim.
Falou-se muito do Sporting e menos de Paulo Bento.
E falar de Sporting, hoje, é basicamente: formação, insucesso e futuro, não necessariamente por esta ordem. Três dentes, com uma haste comum – dificuldades financeiras.
Dificuldades financeiras que obrigam a actual direcção do Sporting a hipotecar o sucesso desportivo e consequentemente a angariação de receitas que por sua vez influenciam o sucesso desportivo. Até suceder o mesmo que ao burro do cigano, que quando estava habituado a não comer é que morreu.

A existência de uma dívida que apesar de amortizados cerca de 100 milhões de euros, continua acima dos 200 milhões, têm que ter rostos e estes têm que ser julgados, senão nos tribunais pelo menos na praça pública.

Mas deixemos o Sporting e voltemos ao Paulo Bento que confidenciou “Pediram-me para fazer mais com menos” e aceitou, sem queixumes. Quem esperasse o vulgar “não me peçam mais”, enganou-se porque Paulo Bento não é vulgar, da mesma forma que não o era enquanto jogador.
Falou-se de modelos de jogo alternativos, jogadores polivalente ou especialista, a equipa refém de Liedson ou não, sistema de jogo com dois pontas de lança ou com apenas um apoiados com dois extremos, etc; a tudo respondeu o treinador com conhecimento, disfarçando bem o essencial, a falta de uma equipa equilibrada que permita várias soluções.
Um senão, a queixa da falta de maturidade da equipa que levou a perder alguns pontos é a mesma juventude que revelou irreverência e deu pontos.

Uma nota final, curiosa a similitude entre a forma de falar de Paulo Bento e a forma de jogar do Sporting. Em ambos detectamos que não se pode ir mais além por factores alheios. intomático o comentário de Paulo Bento: “Preparar o plantel com o Miguel (Veloso) é uma coisa, sem o Miguel é outra...repare se tivermos o Miguel prepararmos o plantel duma forma senão temos que pensar doutra forma...isto é a polivalência do Miguel permite pensar um plantel se não tivermos o Miguel temos que pensar doutra forma...”, a indecisão, a insistência no mesmo de forma diferente, a falta de objectividade, a elevada dependência de factores exógenos do discurso em tudo lembra a forma de jogar do Sporting.
Paulo Bento diz que não se vê necessariamente a treinar um “Grande”, nem a Selecção Nacional ou no Estrangeiro, que o seu futuro poderá passar por um clube de dimensão inferior. Temo que esse clube seja o Sporting daqui a uns anos.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Lição de coragem

Vídeo mais visto no YouTube em 2007. Um pouco longo, mas vale bem a pena, pois ninguém disse que a coragem era um processo rápido.

Ó Sócras, o meu cumprade falou aí em cheque-dentista.


Xiii. Agora baralhou tudo.

Homem casado está grávido de cinco meses

Com a data do parto prevista para Julho, Thomas Beatie diz estar à espera de uma menina. O feito é possível pois Thomas era uma mulher, antes de mudar de sexo
«Eu serei o pai da minha filha, e a Nancy será a mãe. Vamos ser uma família», disse Thomas Beatie.
Segundo o jornal The Independent, Thomas Beatie decidiu conservar os seus órgãos genitais femininos, quando se tornou transexual. «A esterilização não é um requisito para a mudança de sexo, por isso decidi fazer uma cirurgia para reduzir o peito e uma terapia com testosterona, mas manter os meus direitos reprodutivos», disse Thomas Beatie, cujo nome antigamente era Tracy Lagondino.
Em conjunto com a sua mulher, Nancy, com quem vive há 10 anos, optou pela inseminação artificial. Como ela não podia engravidar, ele era a única opção do casal para terem um filho biológico.
Os dois tinham uma vida normal no pacato estado de Oregon, nos Estados Unidos, até tomarem esta decisão. Depois, queixa-se o futuro pai, começaram a ser discriminados e perderam o apoio até da família.
Mas «querer ter um filho, não é um desejo feminino ou masculino, é um desejo humano», sustenta. E assim o que começou como um sonho do casal apaixonado, tornou-se num plano.
Tiveram de consultar nove médicos até encontrarem um que os acompanhasse nesta viagem. O homem chegou a estar grávido de trigémeos, mas perdeu-os, tendo a sua vida ficado em risco.
Agora, a gravidez está a decorrer sem complicações e o nascimento previsto para Julho.
Ver aqui

Da série "Coisas Estúpidas"

"Tinha um passarinho que se chamava Tro. Toda a vez que chovia Tro voava."

IVA e sandes de couratos


Analisemos, hoje mais serenamente a redução da taxa de IVA, anunciada em paragonas em todos os meios de comunicação social.

Considerando um agregado familiar de 3 pessoas que auferem € 3.500 mensais líquidos e têm um filho de 1 ano.
Temos:
Rendimento anual de € 35.000, (resultante de 14 x € 2.500)

Despesas anuais estimadas, sem IVA a 21%:
Pagamento empréstimo à habitação: € 6.000;
Alimentação a taxa reduzida ou intermédia: € 12.000;
Saúde, considerando seguro de saúde e medicamentos a taxa reduzida: € 2.000
Infantário: € 1.800
Condomínio: € 400
Jornais, revistas e livros: € 250
Electricidade: € 700
Gás e água de uso doméstico: € 1.000
Poupança: € 2.000

Daqui resulta, por exclusão de partes, aquisições de bens com IVA a 21% no montante anual de € 8.850.

O que significa que, actualmente este casal dispõem de € 7.314
Com a redução de 1% na taxa de IVA, passa a dispor de € 7.375,

Ou seja aumenta o seu poder de compra anual em € 61, ou dito de outra forma € 5 por mês.

Isto considerando que a redução da taxa de IVA se reflecte na redução do preço dos bens e não é canalizado para a margem de lucro das empresas.

Esta medida de redução da taxa de IVA, em um ponto percentual, à semelhança da redução das taxas moderadoras pretende ter um efeito psicológico sobre os eleitores e sobre os agentes económicos. Não terá efeito prático sobre o poder de compra dos consumidores, terá seguramente algum (pouco) sobre as empresas e o Estado deverá anular a ligeira perda de receitas de IVA com algum incremento do investimento privado e IRC/IRS sobre a margem de lucro acrescida das empresas. Vislumbro algum significado para quem comprar uma viatura nova, um barco, férias ou outros bens desta ordem.

Se o Estado pretendia tomar uma medida social com impacto deveria reduzir o IVA, mesmo que somente em um ponto percentual na taxa reduzida (5%) ou intermédia (12%), ou seja nos bens de 1ª necessidade ou todos e principalmente os consumidores mais desfavorecida não pode deixar de gastar o seu dinheiro, com prejuízo de perda significativa de qualidade de vida. O estado poderia ir mais além e com a mesma perda eventual de receitas em um ponto percentual do IVA poderia baixar um ponto percentual na taxa reduzida e um ponto percentual na taxa intermédia ou 2 pontos percentuais na taxa reduzida.

Carla Bruni naked 1993

Da série "Cada País têm a primeira-dama que merece."


Source: see here

quarta-feira, 26 de março de 2008

Jogador Modelo

O Modelo (Hipermercado, não o Miguel Veloso) lançou no jogo Portugal-Grécia uma patética iniciativa em que os espectadores, enviando e pagando, um sms escolheram o Jogador Modelo (???).
Assim à primeira vista seria o Miguel Veloso, mas não, foi o Nuno Gomes, em compensação foi atribuído ao Jogador Miguel Veloso o Prémio Jogador Jumbo. O prémio Jogador Pingo Doce, não foi atribuido, pois apesar de várias cuspidelas nenhuma acertou devidamente os adversários; o prémio Jogador Mini Preço, foi atribuído a João Moutinho e por fim o prémio Jogador Continente foi anulado, pois excluía automaticamente o Cristiano Ronaldo e este amuou.

IVA a 20%. Porreiro Pá!

O Governo anunciou esta tarde a descida do IVA de 21 para 20%. Recorde-se que o IVA tinha sido aumentado no início da legislatura, de 19% para 21%, tendo o Primeiro Ministro na altura justificado o aumento pela necessidade de aumentar receita fiscal.
A nova taxa do IVA, de 20%, deverá entrar em vigor em 1 Julho.
Felicito a iniciativa, contudo veremos se resulta numa diminuição de preços para o consumidor ou num aumento das margens para as empresa, à semelhança com o IVA dos ginásios. Mas não deixa de ser boas notícias, a adivinhar eleições.

Fotos famosas


Entre as fotos mais famosas do mundo escolhi esta, leia a sua história e veja as restantes votos em http://www.worldsfamousphotos.com/.

Donde veio isto agora?

Provérbio popular

"A tenda a quem a entenda, senão venda".

Gays e homens que fazem sexo com outros homens?


Cartaz da campanha do Ministério da Saúde Brasileiro inserido num plano de ações para conter a incidência da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis "entre gays, homens que fazem sexo com homens e travestis".

Gays e homens que fazem sexo com outros homens? E eu que pensava que eram todos Gays.

Hoje continuo com parvoíces minhas.

Parvoíces minhas

O País escolhido para realizar os Jogos Olímpicos, deveria ser feita em função do seu contributo para o desenvolvimento e/ou paz Mundial.
A FPP não devia permitir que o agressor Bruno Alves representasse Portugal ou pelo menos que fosse escolhido para apresentar o novo equipamento.

Semelhanças e diferenças?

Qual a semelhança entre Paulo Bento, treinador do Sporting e Oliveira Pereira, novo director da PSP?
Ambos pensam que não necessitam de reforços.
Qual a diferença?
O primeiro já percebeu que se enganou o outro ainda não.

terça-feira, 25 de março de 2008

Da série Portugueses com Tomates

António Marinho Pinto

O Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, voltou a afirmar, hoje na Sic Notícias, que em Portugal há pessoas em cargos de destaque na hierarquia do Estado que praticam crimes e não são punidas por isso, que existem Faculdades de Direito, "vendem cursos" e estão transformadas num negócio e aceitam cada vez mais alunos com o objectivo de receberem mais financiamento do Estado.

“O fenómeno da corrupção é um dos cancros que mais ameaça a saúde do Estado de Direito em Portugal. Há aí uma criminalidade em Portugal muito importante, da mais nociva criminalidade para o Estado, para a sociedade, e que andam aí impunemente e alguns deles andam aí a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade. Alguns, inclusive, ocupam cargos relevantes no Estado português,” já havia anteriomente afirmado Marinho Pinto, hoje falou de advogado que propõem e votam leis que promovem a transferência de património (riqueza) para os seus clientes.



Pinto Monteiro

Em entrevista a 22 de Novembro de 2007 à revista Visão, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro acusava a ministra da Educação de "minimizar a dimensão da violência nas escolas". O responsável afirmou que a violência escolar é uma das suas prioridades, no âmbito da nova Lei de Política Criminal. O PGR garantiu que iria preocupar-se com "cada caso de um miúdo que dê um pontapé num professor ou lhe risque o carro", por não querer que haja "um sentimento de impunidade" nas escolas, nem que "esse miúdo se torne um ídolo para os colegas". "Quanto à escola, ao nível penal, deve existir tolerância zero. Mesmo que seja um miúdo de 13 anos, há medidas de admoestação a tomar. Se soubessem a quantidade de faxes que eu recebo de professores a relatarem agressões...", afirmou na ocasião Pinto Monteiro. Segundo dados do Observatório da Segurança Escolar divulgados em Março no Parlamento, no passado ano lectivo foram contabilizadas 390 agressões a professores nas escolas e arredores, o que dá uma média diária superior a dois casos, tendo em conta que há 180 dias de aulas por ano.
A ainda ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em mentrevista à RTP, no mesmo mês, considerou "exageradas" as preocupações do Procurador-Geral da República sobre violência nos estabelecimentos de ensino. "O PGR fez eco da sua preocupação, mas não há motivos para isso porque a violência escolar é uma situação rara e não está impune. O que existem é situações de indisciplina e incivilidade", sustentou, na altura, a ministra da Educação, adiantando que não queria que fossem criminalizados "actos que têm características específicas porque acontecem no meio escolar".

The phone is also a weapon

Teachers 'find drugs and weapons'

A growing number of pupils are taking offensive weapons and drugs into a hard core of schools in troubled areas, research suggests.
The proportion of teachers finding weapons on pupils on a weekly basis had almost quadrupled from 2001 to 2008.
Warwick University, interviewing 1,500 teachers for the National Union of Teachers, found those finding drugs on pupils weekly had doubled.
The government said the majority of schools were safe places.
Overall, the share of teachers who had never found drugs or weapons on pupils has grown.
But one in four said they had found an offensive weapon and one in five said they had found pupils possessing drugs.
A staggering one in 10 teachers had discovered children dealing in drugs.

By Hannah Goff BBC News at the NUT conference, Manchester

Para acabar com as Bocas de Esgoto

Os cheques-dentista começam a ser disponibilizados a milhares de mulheres grávidas e idosos com menores rendimentos só a partir de 1 de Maio próximo, apesar de o novo programa de saúde oral entrar em vigor já em 1 de Março. As grávidas terão direito a três cheques no valor de 120 euros e os idosos recebem 80 euros por ano, no máximo, refere o despacho hoje publicado no Diário da República e que é assinado pelo antigo ministro da Saúde, Correia de Campos.

Relação perversa


Segundo o Relatório de Segurança Interna as armas ilegais aumentaram, mas os homicídios e violações diminuíram. Claro os cidadão estavam mais protegidos. Hum, será?

Última Hora

Professora e aluna da Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, vende direitos de imagem do vídeo em que disputam um telemóvel a empresa de telemóveis. "Para já eu e a velha ainda não podemos dizer qual é a empresa", contudo sabe-se ainda que o aluno que filmou deverá aparecer no video a filmar a famosa cena. O vídeo fará parte de uma campanha de marketing de uma empresa de telemóveis e cujo slogan será: " Altamente, a velha vai cair", utilizando o efeito de duplo sentido, referindo-se à professora e a uma marca corrente e mais antiga.

Lembram-se de Yoani Sanchez

HAVANA (Reuters) - Autoridades cubanas bloquearam o acesso a partir de Cuba ao blog mais lido do país, disse sua autora, Yoani Sánchez, na segunda-feira.
Sánchez, cujo blog crítico “geração Y” recebeu 1,2 milhão de visitas em fevereiro, disse que os cubanos não podem mais visitar a página dela (www.desdecuba.com/geraciony) e os de outros dois blogueiros do país hospedados em um servidor alemão.
Os internautas vêem apenas um mensagem de “erro no download”.
“Então, os censores anônimos do nosso famélico ciberespaço tentaram me trancar em um quarto, apagar a luz e não deixar meus amigos entrarem”, escreveu ela em seu blog na segunda-feira.
Sánchez diz que não consegue acessar seu blog diretamente de Cuba, o que impede novas atualizações. Mas ela descobriu uma maneira de driblar os censores comunistas, por meio de uma rota diferente.
Aos 32 anos e graduada em linguística, ela conquistou um número considerável de leitores ao escrever sobre seu dia-a-dia em Cuba e descrever as dificuldades econômicas e restrições políticas que enfrenta.
Ela critica as “vagas” promessas de mudança do novo líder, Raúl Castro, que assumiu o poder formalmente no mês passado, depois da renúncia do irmão Fidel. Segundo ela, ele deu passos mínimos para melhorar o padrão de vida dos cubanos.
“Quem é o próximo na fila para ganhar uma torradeira?” era o título de um blog que satirizava a derrubada das restrições à venda no varejo de computadores, aparelhos de DVD e outros utensílios que os cubanos desejavam. Apesar da mudança, as torradeiras não serão vendidas livremente até 2010.
Em um país controlado pelo Estado, sem mídia independente, Sánchez e outros blogueiros que vivem em Cuba encontraram na internet um meio de expressar-se sem amarras.
“Esta rajada de ar fresco despenteou os burocratas e os censores”, disse a blogueira em uma entrevista por telefone. Ela prometeu continuar com o blog. “Qualquer um com um mínimo de prática com computador sabe como contornar isso”, disse ela.
O objetivo dos censores do governo é bloquear a leitura em Cuba, onde as pessoas têm acesso restrito à internet, disse ela.
“Eles assumem que não existe pensamento alternativo em Cuba, mas as pessoas vão continuar nos lendo de algum jeito”, disse ela. “Nenhuma censura poderá deter as pessoas determinadas a acessar a internet”, afirma ela.

(Reportagem de Anthony Boadle)

segunda-feira, 24 de março de 2008

Um exemplo em que os professores tem autoridade

As cuecas da noiva


Na dificuldade de fiscalizar os potenciais infractores, o estado colocada o contribuinte, neste caso os recém casados a fazer de fiscais. Mais um contributo para as uniões de factos e para o ridículo nacional. Se existem dúvidas quanto ao cumprimento dos prestadores de serviços referentes às cerimónias de casamento, então investigue. Mais uma vez concordo com o objectivo, desdenho os meios. No mínimo ridículo.

ETAR e ACT

A Autoridade para as Condições do Trabalho reconheceu hoje existirem "situações ilícitas graves" na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Sines e que poderão "colocar em risco" a segurança dos trabalhadores".
O director regional do Alentejo da ACT, Carlos Graça, escusou-se a precisar à Lusa quais as situações ilícitas porque "os factos estão em segredo de justiça", já que decorre um processo de contra-ordenação instaurado pela ACT contra o consórcio Sisáqua/Consulgal, que explora a ETAR.Carlos Graça falava à Lusa após ter reunido hoje com uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás, para "esclarecer" a estrutura sindical, que pediu o encontro, sobre "as inspecções e averiguações que a ACT está a desenvolver na ETAR de Sines". A reunião faz parte das formas de luta complementares à greve que os trabalhadores da ETAR iniciaram a 06 de Fevereiro, numa tentativa de "pressionar" a entidade patronal a resolver o conflito.

Farsa na Net


Possivelmente, a montagem mais famosa já criada. Esta imagem correu a Net pouco depois dos atntados de 11 de Setembro.
A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados.
Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757. O avião aproxima-se da torre pelo norte e o prédio que foi atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto. Além de que, a ala de observação da torre sul não abre antes das 9h30 em dias de semana - meia hora depois que o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center.

¿Porque no te callas?

domingo, 23 de março de 2008

Saturday Bloody Saturday

Domingo de Páscoa, almoço tradicional em família, seguido de um café. Ruas de Sines despidas de gente, que procuram os recantos solarengos com vista para o mar e escondidos do vento forte. No chão da zona históricas imensas marcas de sangue que denunciam uma noite de violência. Trata-se da violência silenciosa nas estatísticas e estridente na população. Marcas de violência que deixam rasto nas ruas e não nos relatórios policiais. Talvez algum registo hospitalar mencionem um acidente doméstico - que ao contrário da agressão não obriga a comunicar às autoridades de segurança - verificado no sábado à noite, demasiado longe do quartel da GNR, demasiado próximo da nossa vida. A violência em Sines, como em todo o País, continua subavaliada, escondida em estatísticas quase exclusivamente resultantes de denúncias. A GNR de Sines, como em todo o País, carece de meios materiais e humanos que respondam a uma violência latente na sociedade e criem com a sua presença dissuasora um clima de segurança que bem precisamos e merecemos.

Assim vai o Sporting, assim se vão os títulos


O Sporting perdeu ontem a Taça da Liga ou Carlsberg Cup ante o Vitória de Setúbal através da marcação de grandes penalidades depois 90 minutos onde se registou um empate a zero.
O Sporting foi vítima e refém dos seus fantasmas. Entrou mais preocupado com o adversário do que consigo próprio, procurou e conseguiu, praticamente sempre, anular as rápidas transições defesa-ataque, imagem de marca do Vitória de Setúbal e que a torna a equipa mais italiana do futebol português.
A equipa de Alvalade sem arte nem engenho de penetrar na área adversária com a bola nos pés e nenhum elemento de referência na marcação de lances de bola parada nem no jogo aéreo, com Vukcevic preso a um sistema táctico que lhe retira capacidade de progressão e um Liedson perdido no meio das torres do Bonfim, ainda apresentou na sua defensiva um Tonel e um Abel desastrados até ao absurdo e um Miguel Veloso, -regressado de um lesão – que se cotou como um dos piores jogadores desta final. Somente com a saída, tardia de Abel e entrada de Pereirinha o Sporting ganha a ala direita, que o Setúbal sempre privilegiou nos seus ataques. Tarde de demais numa equipa quem nem a abnegação e generosidade de Moutinho disfarça a dificuldade de jogar futebol. Foi um Sporting perto do seu real valor.
Apesar de o Vitória jogar rápido e em progressão e o Sporting lento e lateralizando o seu jogo, as estatísticas – brilhantes – da RTP mostram um Sporting mais corredor, demonstração mais uma vez que no futebol de alta competição mais importante que correr muito é correr bem.
Vitória meritória do Setúbal, que para além de imbatível nesta prova, teve o melhor marcador da prova e melhor jogador da Final, ficando ainda por assinalar um lance de livre à entrada da área que valeria um vermelho directo a Abel e uma bola à base do ponte.
Num jogo cheio de ironias, suprema ironia a decisão através de grandes penalidades onde o Sporting se arrisca a fazer história. Sintomática a reacção dos adeptos vitorianos quando perceberam que não haveria prolongamento e se registou uma explosão de alegria.
Aos Sportinguistas de Sines, resta-nos a alegria de o nome de um siniense – Jorginho – ficar ligado à história do Vitória de Setúbal e do futebol português.

Páscoa Feliz


sábado, 22 de março de 2008

Os tibetanos não usam ténis Nike


O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama. "Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote serão justificadas. De acordo com a agência France Press (AFP), que cita o jornal Bild am Sonntag, o presidente do Parlamento Europeu salientou que também ele quer que os jogos aconteçam entre 08 e 24de Agosto, conforme programado, "mas nunca ao preço do genocídio cultural dos tibetanos". Pöttering apela assim aos países da União Europeia a falar "a uma só voz" em matéria de defesa dos Direitos Humanos no Tibete. "A China é um parceiro importante da Europa, por exemplo na protecção do clima. O diálogo e a cooperação devem assim ser recíprocos. No entanto, o povo tibetano não deve ser sacrificado. Perderíamos o nosso amor-próprio", considerou.
Afinal parece que a Europa ainda não vendeu a alma aos interesses económicos e existe uma réstia de bastião da humanidade. Resta ver se a Europa fala a uma só voz, o eterno problema desta união, qual família desavinda.

Outro sinal dos tempos, será o facto de as marcas que patrocionam os comités olímpicos e os prórpios atletas terão, seguramente uma palavra a dizer, e ao que parece os tibetanos não usam ténis Nike.

Cérebro de minhoca?

Uma espécie de minhoca de 30 cm de comprimento, que vivia no fundo do mar há 565 milhões de anos, pode ter sido o primeiro ser vivo a praticar sexo, segundo um estudo publicado sexta-feira na revista "Science".

A partir desta descoberta chamar cérebro de minhoca, deixa de ser ofensa? Porque tinha de ser uma minhoca de 30 cm? Afinal o tamanho sempre conta.

Ainda Bem que o diz, pois não tínhamos a certeza

A aluna que agrediu uma professora na escola Carolina Micaelis, no Porto, diz que errou. O vídeo que mostra o confronto físico circulou na Internet, mas já foi retirado. Foi feito no passado dia 12, mas só ontem a docente fez queixa no Conselho Executivo. A agressão começou quando a professora quis tirar o telemóvel à jovem de 15 anos.

Saudades do PS




Apesar de o inverso não suceder, por vezes tenho saudades do PS. Firme mas dialogante, pragmático mas solidário e como se não bastasse como uma idéia para Portugal que não se esgotava no controlo do défice orçamental.

sexta-feira, 21 de março de 2008

O dicionário do PS Distrital


As treze concelhias do PS do distrito de Setúbal foram a votos. Segundo os seus dirigentes onde houve mais que uma lista, demonstrou-se a vitalidade do partido e a pluralidade de idéias, onde apenas se candidatou uma única lista ficou provada a unidade do partido.

No Concelho de Santiago do Cacém, a única lista candidata arrecadou 40 votos, em Sines a também lista única não divulgou os votos obtidos. Espero que tenham sido mais que os membros candidatos à Concelhia.

Em Sines com uma população a raiar os 15 habitantes, nas últimas autárquicas, em que dos pouco mais de 11 mil eleitores, votaram menos de 6500 e o PS obteve 1765 votos, parece-me que no novo acordo ortográfico vitalidade, pluralidade e unanimidade se escreve desinteresse, afastamento e abstenção.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Oscar Cardozo


O internacional paraguaio Oscar Cardozo, avançado do Benfica, conhecido por "cotovelinhos" foi suspenso por três jogos pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, na sequência da expulsão frente ao Getafe, qaunto a idêntico gesto praticado em Portugal, foi anunciada a criação de uma comissão para eleger um grupo de analistas independentes da comunicação social que estudarão se as imagens televisivas não estão a manipular a decisão, que por sua vez remeterão para uma comissão de peritos contituída por ex-ártibros internacionais e boxeurs que analisarão a intencionalidade e intensidade após o que será entregue na federação e na liga para analisar qual o clube do jogadores (existindo alguns factores eliminatórios da sanção, como serem do FCP) e posterior aplicação da sanção, aplicada de preferência alguns anos depois, de modo a que o jogadores já não jogue no campeonato português.

Bullying, professora maltratada


O vídeo que mostra a luta entre a professora e a aluna, é ultrajante e revoltante pela cena em si, mas principalmente pelos risos alarves e cobarde inacção dos restantes alunos.
Este vídeo é uma metáfora da escola e dos alunos que os vários Governos criaram nos últimos 20, 30 anos. A perda de dignidade da profissão de professor, achincalhados por gerações de alunos que o sistema protege até ao absurdo.

Mais triste é sabermos que casos destes e bem piores repetem-se todos os dias, várias vezes, pelas escolas deste País e que o prolongamento muitas vezes é a queixa dos pais por agressão ao filho contando com o silêncio cúmplice dos colegas de sala ou pior o seu abjecto apoio.
Como podem bestas destas terem a mais pequena pretensão de avaliar o que quer que seja, quanto mais os próprios professores.
Bem pode José Sócrates exultar que o número de alunos nas escolas aumentaram, pouca adianta se os alunos nas casas de correcção diminuem.

Cheguei...

Não sou sportinguista, mas espero que leiam aquilo que vou escrever.

Até já!...

Célia Bandeira

Forças de Bloqueio

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, aconselhou hoje prudência no "julgamento" da violência no Tibete e disse que os incidentes dos últimos dias têm como "objectivo político comprometer os Jogos Olímpicos" na China.
"Sempre defendemos o diálogo, o respeito pelo direito internacional, designadamente o Tibete como parte integrante da China. Está cada vez mais claro que estes incidentes têm como objectivo político comprometer os jogos olímpicos", afirmou.
Já em 1989, numa certa praça de Tiananmen, havia uma certa gentalha que impedia o desenvolvimento da China.

Ai se ele cai, Vai-se partir

Projecção de Voto para a Assembleia da República
Análise Evolutiva

Recuos


"ESPEREM, ESPEREM, tamos a recuar, no umbigo, piercing no umbigo, pode ser!" Ouvem-se gritos no Conselho de Ministros

Dentistas e orgão genitais

O PS apresentou ontem na Assembleia da República um projecto de lei que proíbe a aplicação de piercings na língua a todos os cidadãos, elevando o debate político nacional.
Para os jovens, menores de 18 anos, é mesmo proibida a colocação de quaisquer piercings, tatuagens e maquilhagem permanente, mesmo com o consentimento dos pais.
“O piercing na língua envolve riscos acrescidos, que podem levar mesmo à morte de quem os usa, e é visto pela comunidade científica como uma automutilação. É ética e deontologicamente condenável”, afirmou o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que defendeu mesmo a proibição da colocação de piercings nos órgãos genitais. Donde se conclui que quando vão ao dentista não é só a boca que muitos pacientes mostram.

Jogos Olímpicos de Pequim


O Presidente da República Cavaco Silva recusou convite para ir aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Será que não obteve os mínimos?

Chegou a Primavera


quarta-feira, 19 de março de 2008

Piropo do Ano

"OLÁ MINHA ESTRELA! QUERES COMETA?"

Infalível, experimente.

Este país não é para velhos


"O facto de termos conseguido superar a grave crise orçamental que recebemos, através de medidas estruturais de reorganização da administração e contenção da despesa pública, aumenta a nossa liberdade de investir no que entendemos prioritário: a melhoria das condições de protecção e bem-estar".
Sócrates disse depois que a redução de todas as taxas moderadoras da saúde para os utentes com mais de 65 anos "é uma medida de elementar justiça", que pode agora ser tomada em virtude da "boa gestão financeira do Serviço Nacional de Saúde".
Primeiro-Ministro josé Sócrates, hoje na AR, no debate quinzenal

Esta medida significa que 20% dos portugueses com mais de 65 anos terão uma redução de 50% nas taxas moderadoras (€2,5), independentemente da sua situação financeira o que mostra bem a dimensão das medidas estruturais de reorganização e contenção de despesa pública" e a "boa gestão do SNS", que o Primeiro Ministro apregoa.

Poupe-se em damagogia, pode ser que contribua para o controlo do défice.