sábado, 22 de março de 2008

Os tibetanos não usam ténis Nike


O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama. "Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote serão justificadas. De acordo com a agência France Press (AFP), que cita o jornal Bild am Sonntag, o presidente do Parlamento Europeu salientou que também ele quer que os jogos aconteçam entre 08 e 24de Agosto, conforme programado, "mas nunca ao preço do genocídio cultural dos tibetanos". Pöttering apela assim aos países da União Europeia a falar "a uma só voz" em matéria de defesa dos Direitos Humanos no Tibete. "A China é um parceiro importante da Europa, por exemplo na protecção do clima. O diálogo e a cooperação devem assim ser recíprocos. No entanto, o povo tibetano não deve ser sacrificado. Perderíamos o nosso amor-próprio", considerou.
Afinal parece que a Europa ainda não vendeu a alma aos interesses económicos e existe uma réstia de bastião da humanidade. Resta ver se a Europa fala a uma só voz, o eterno problema desta união, qual família desavinda.

Outro sinal dos tempos, será o facto de as marcas que patrocionam os comités olímpicos e os prórpios atletas terão, seguramente uma palavra a dizer, e ao que parece os tibetanos não usam ténis Nike.

1 comentário:

amorais disse...

Os negócios da China vão passar por Sines num futuro próximo.O Tibete é uma região da China e todo este alarido vai passar á história.Nos tempos que correm os negócios falam mais alto e o resto são batatas a alma já foi vendida há muito tempo e estamos numa europa dos grandes interesses económicos e não dos verdadeiros interesses dos cidadãos europeus.Quando a crise da América rebentar na Europa pode ser que o povo europeu desperte para estas realidades.