sábado, 22 de maio de 2010

A Crise

A situação a que chegou o nosso país não se deve apenas à crise internacional, essa dama de costas tão largas, o défice deve-se a um contínuo assobiar para o lado de governos sucessivos.

É engraçado prestar atenção à conversa de alguns responsáveis partidários, parece que nenhum deles participou neste desequilíbrio das contas públicas. O CDS só fala de trabalhadores em tempo de eleições, qualquer dia ainda dizem que aquilo dos submarinos foi proposta da esquerda. O PSD só tem um objetivo: cumprir as vontades do Presidente Cavaco. O BE continua a insistir num discurso facilista e o PC permanece completamente desenquadrado da realidade. Resta o meu PS que com o seu percurso autista, evidencia uma incapacidade total para apresentar soluções que coloque Portugal definitivamente na rota do desenvolvimento económico.
Conclusão: Estes políticos, os banqueiros e outros que tais colocaram o país à beira da bancarrota.

E agora? quem são os herdeiros naturais do desemprego, crise social, défice e mais dívida pública?
Para os mesmos partidos não há dúvidas: a classe média e os pobres.

Há quanto tempo suportamos os sucessivos aumentos dos bens alimentares, da água e da luz, dos incompreensíveis aumentos dos combustíveis, dos aumentos na saúde, dos custos escolares sempre a subir, do crédito à habitação agora como um vulcão adormecido mas prestes a entrar em erupção…
Há quanto tempo bancos, gestores e grupos económicos continuam a acumular remunerações e lucros escandalosos. Será que vivemos no mesmo país?

Será que as crises só se resolvem via receita? Claro que não… mas é mais fácil.
Mas já que foi esta a opção, esquecendo-se completamente do despesismo estatal, porque não a reintrodução do imposto acessório com regras, ou/e um novo escalão do IVA para produtos de luxo, ou/e introdução de um imposto demolidor para o escândalo dos coleccionadores de reformas, etc …

Escrevia uma jornalista há alguns anos mais ou menos isto: “os nossos governantes são fortes com os fracos e fracos com os fortes” …

Na altura não concordei …

4 comentários:

francisco disse...

De Francisco Torres,"A Crise".
Concordo com o primeiro parágrafo.
Quanto ao resto do texto quero apenas relembrar(?)o Francisco Torres
o seguinte.Os responsáveis pelo agravamento da situação a que chegamos têm nome pois desde 1976 até hoje só eles (des) governaram o País sósinhos,PS e PSD,ou acompanha-
dos pelo CDS,aliás o primeiro governo
Constitucional foi da responsabili
-dade do PS e do CDS.Quanto a mim penso que é suficiente para ver quem é que tem estado "desenquadrado" todos estes anos.Pois é evidente que não se trata de desenquadramento mas sim uma política de direita que tem servido perfeitamente para engordar os Banqueiros, Grandes grupos económicos,especulação bolsista,"compadres,comadres e Bóis" e outros que tais pois a lista é grande.Por outro lado e porque procuro sempre saber um pouco mais do que vem em toda a comunicação social mais em evidência,os chamados jornais rádios e televisões de referência e também os "fazedores de opinião" que por "acaso" são em 99,99% do PS e do PSD,mas não me quero alongar muito porque a noite já vai longa.Não me parece que o PCP esteja desenquadrado por várias razões.Tem proposto que se apoie e se invista na economia produtiva,Metalomecanica,Pescas ( qualquer dia jà nem barcos de pesca temos)agricultura ( está de rastos),por outyro lado o PCP também propõe que se apoie as micro pequenas e médias empresas,poi são quem dá mais trabalho a mais trabalhadores,e para não me alongar ainda mais dizer que o PCP é contra as nacionalizações de sectores e empresas fundamentais para a nossa economia,e por fim que sejam aumentados os salários e as pensões de reforma mais baixos/as,
como forma também de "animar"o pequeno comércio.

Anónimo disse...

Cristiano Ronaldo viajou de elicóptero para a Covilhã.Isto é que é importante para o nosso povo, vamos todos apoiar a nossa seleção, nem que haja muita miséria no País não faz mal, primeiro temos que apoiar os nossos jogadores, os nossos clubes, as nossas empresas,os nossos empresários, os nossos bancos,os nossos governantes e depois se se conseguir arranjar um chupa- chupa para o povo logo se verá quem o vai merecer, e assim vamos vivendo felizes.

Kruzes Kanhoto disse...

Faz-me confusão que os portugueses não reajam da mesma forma que os gregos. Se calhar ainda não percebemos bem o sarilho em que estamos metidos!

efernandes disse...

Sempre que o PS foi poder com uma pequena excepção do tempo do F. Rodrigues, o Povo trabalhador perdeu sempre. Os ricos, esses não têm motivos para protestos.