segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um dia na Escola Primária

A CDU acusou hoje o Movimento SIM, liderado pelo actual presidente da autarquia, Manuel Coelho, de distribuir cópias dos boletins de voto com a cruz na sua candidatura, na escola, junto às assembleias de votação.
A candidatura comunista, encabeçada por Francisco do Ó Pacheco, garante ter presenciado a distribuição de cópias dos boletins de voto por elementos do Movimento Sines Interessa Mais (SIM) no recinto da Escola Primária nº 1 de Sines, único local de voto na freguesia.
"Estamos a falar dum comportamento que hoje foi tido aqui durante todo o dia que consideramos perfeitamente lesivo", apontou à Lusa Francisco Pacheco.
"Dentro da assembleia de voto, no espaço da escola, onde as pessoas vão exercer o seu direito de voto, houve a entrega de fac-similes dos boletins de voto, com a indicação do voto no Movimento SIM", acusou, mostrando um dos referidos documentos.
A CDU tenciona assim apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE), segunda-feira, bem como à Ordem dos Médicos.
"Para agravar a situação, um desses documentos, que temos em nossa posse, tem no seu verso uma receita médica assinada pelo candidato do SIM enquanto médico para a pessoa ir levantar um medicamento à farmácia", acrescentou.
Respondendo às acusações dos comunistas, Manuel Coelho afiançou tratar-se de "uma falsidade grosseira".
O candidato considerou tais acusações "graves" e pediu a "prova" de tal atitude. "Se alguém disser isso, eu faço queixa-crime, tem de provar o que diz", vincou.
Para Manuel Coelho, tal acusação deriva do facto de "ter aparecido alguém dos eleitores com um desses fac-similes dos boletins de voto. Nesse momento, alguém da minha candidatura mandou logo recolher isso", justificou.
Francisco Pacheco lidera a candidatura da CDU, tendo presidido à Câmara Municipal de Sines durante 21 anos, até 1997, altura em que Manuel Coelho foi eleito. Depois de doze anos na autarquia, Manuel Coelho desvinculou-se do PCP no início deste ano, apresentando-se agora como candidato independente.

Diário de Notícias

37 comentários:

Anónimo disse...

Sr Braz
Você acredita mesmo que essa situação descrita pelo Francisco Pacheco aconteceu?
Acha mesmo que alguma candidatura séria procederia dessa forma?
O que está provado é que você não gosta mesmo do Manuel Coelho e tenta denegrilo de qualquer forma.
Tenha calma. O seu candidato perdeu nas urnas que são a verdade da democracia.
Todo o resto são espinhos que lhe vão na alma.

Estação de Sines disse...

O que eu acredito nesta matéria é pouco relevante.

Anónimo disse...

Ganhavam na mesma, só que não precisavam de ter as atitudes que tiveram , atitudes sujas e muito baixas, mas também a verdade se diga não fizeram nada que não se tenha feito em anteriores eleições só que a posição dos intervenientes era outra, como diz o povo pimenta no cú dos outros é refresco no meu, ah pois é agora já lhes doi

Anónimo disse...

Não acredito que tal queixa venha a ter algum efeito, aliás o Dr Coelho ja deu a sua explicação, provar o contrário é impossivel, será sempre a palavra de um contra o outro.
Acreditava mais rapidamente que tais panfletos e publicidade tenham sido dados pelos adversários politicos do Movimento SIM no intuito de criar confusão, na vã esperança sabe-se la do que ....
A eleição acabou, encaixem os resultados e trabalhem para daqui a 4 anos.

pastor atento disse...

Estamos todos cá para ver provas disso!
A CDU a prever a desgraça da votaçao de ontem, começou logo a inventar coisas e tu Braz vais nisso!
Em Democracia é o povo quem mais ordena e tu devias respeitar isso, em vez de continuares na tua campanha pouco digna.
Alias se queres que te diga, o teu blog contribuiu em muito para a vitoria do SIM....dizer tanto mal, faz MAL!

Anónimo disse...

pelo que eu ouvi a primeira queixa foi do candidato do PSD e nao do da CDU

Anónimo disse...

Tanto tempo a fazer politica e não consegues aprender nada Brás...

Querias que o Chico desse os Parabéns ao Movimento SIM pela Vitória esmagadora...

Tinham que inventar algo... Até porque para eles só eles é que estão bem e o resto do mundo é que está mal...

“O meu filho na tropa é o único que marcha bem, todos os outros não sabem marchar”

eheheheheheheh

E ainda não te vi dar os parabéns ao Movimento

Anónimo disse...

o desespero de ver o Sim ganhar faz tudo.

Anónimo disse...

Apenas três notas:
1) em Portugal cargos eleitos não se perdem nas urnas. Apesar das excepções, que confirmam a regra, o eleitor português por razões sociológicas, estados de alma, ou qualquer estranho cálculo pessoal não "despede" um político, seja a nível local (autarquias e juntas), seja a nível nacional (governo). Neste sentido não há nenhuma originalidade no caso sinense, onde mais uma vez foi preciso que tudo mudasse para que tudo se mantivesse exactamente na mesma. Felizmente que a Monarquia primeiro e o Estado Novo depois caíram através de pronunciamentos militares e nunca foram referendados.

2) A única curiosidade que vejo nas eleições em Sines tem a ver com a perda por parte do PCP de uma câmara que detinha à décadas. Para o Partido Comunista Sines pode ser um case study. É importante compreender que o mapa eleitoral autárquico arrisca-se a mudar profundamente a nível nacional nas próximas eleições quando um grande parte dos actuais presidentes de câmara já não se puder recandidatar. O que Sines indicia é que a fidelização dos eleitores é mais nominal ou pessoal do que partidária pronunciando que, a nível autárquico, talvez os amanhãs não cantem para o PC português.

3) O "Estação de Sines" assume o seu discurso no espaço público, logo político, com os riscos que lhe são inerentes. Assim, se por um lado merece parabéns cívicos, por outro acaba por ser um dos derrotados da noite de ontem em Sines. Quanto às previsões que havia avançado - qualquer coisa entre o oráculo de Delfos e a fezada do jogador do euromilhões - o próprio autor já vez o mea culpa. Percebe-se porquê.

Anónimo disse...

Mais triste do que perder é a tristeza de não saber perder....

Anónimo disse...

o melhor e fechares este blog de vez, porque a democracia mostrou que tu es antidemocrata,
tu es arrogante e frustado politico, nem sabes ter opinião própria.
ps a ganhar em sines... nunca... isto é uma terra de pescadores de boa gente, de força e por isso o sim ganhou pela força das pessoas, nao pelos jogos dos partidos mas sim pelas pessoas. tem coragem agradece ao sim a terra onde vives, agradece ao sim as escolas, agradece ao sim o centro de artes, agradece tudo aquilo que o ps nunca conseguiria fazer em 100 anos.

ps: muito sinceramente até tu votas-te sim.
se nao votas-te nao estas do lado do povo...

amigo de sines

Anónimo disse...

o melhor e fechares este blog de vez, porque a democracia mostrou que tu es antidemocrata,
tu es arrogante e frustado politico, nem sabes ter opinião própria.
ps a ganhar em sines... nunca... isto é uma terra de pescadores de boa gente, de força e por isso o sim ganhou pela força das pessoas, nao pelos jogos dos partidos mas sim pelas pessoas. tem coragem agradece ao sim a terra onde vives, agradece ao sim as escolas, agradece ao sim o centro de artes, agradece tudo aquilo que o ps nunca conseguiria fazer em 100 anos.

ps: muito sinceramente até tu votas-te sim.
se nao votas-te nao estas do lado do povo...

amigo de sines

dizquedisse disse...

Ouvir a Música das Estrelas.

A distribuição das forças políticas que se apresentava ao acto eleitoral de Domingo possibilitava dois cenários: um racional que apontava para a disseminação de votos, outro emotivo que fazia antever, por reacção, uma concentração do voto no candidato em exercício. A "Estação de Sines" errou. A "Estação de Sines" esqueceu-se de que a democracia tem muito pouco de racional.

Alegrem-se contudo os corações. O regime comunista que se arrastava em Sines há décadas caiu. Obviamente que esta Perestroika servida à moda do Alentejo tem mais de continuidade do que de mudança. Conta a pequena história que, quando informado dos acontecimentos em Paris, Luís XVI terá perguntado se se tratava de uma revolta ao que lhe responderam que não, que era uma revolução. Em Sines, porém, respeitam-se as leis da astronomia e o movimento de translação de um astro em relação a outro implica um regresso ao ponto de partida. O "Estação de Sines" errou. O "Estação de Sines não consultou os astros e, como sabemos, tudo está escrito nos astros.

O "Estação de Sines" errou ainda quando deu a entender que Manuel Coelho não tem obra feita. Primeiro o homem transvestiu-se de militante comunista durante 35 anos e foi eleito presidente da câmara. Depois transvestiu-se de independente e foi reeleito retirando ao PC local uma câmara que sempre lhe pertencera, dando-lhe assim um golpe cuja gravidade nem um Hipócrates sinense conseguirá antever. Como diria a minha mãe: é obra.

Resta dar os parabéns ao PS de Sines pela sua visão estratégica. A antropofagia comunista leva a crer que mais tarde ou mais cedo - mais tarde do que cedo pelos vistos - o poder lhe cairá nos braços. Basta que não se mexa, que não respire. Alguém por lá deve ter lido a história daquele bêbado que, em vez de ir para casa, ficava parado à espera que o movimento de rotação da terra trouxesse a casa até ele. O que como todos sabemos acabará por acontecer. São as leis da astronomia.

Anónimo disse...

Penso que é tempo de partir para "outra" e respeitar-se a vontade inequívoca do povo de Sines.
Constactei que a campanha do SIM foi a única que teve completa elevação ,desprovida de agressividade e que manifestou abertura ás outras forças candidatas, e pelos vistos resultou.
Sobre as tais "66 medidas" ... eu avisei para o disparate.
Espero que este "blog" possa a partir de agora ser posto ao serviço do cidadão de uma forma construtiva e transparente.
Cump.
JP

Anónimo disse...

A escola do Coelho era a do PC, não estranha por isso a cábula escondida. Pela boca morre o peixe.

Afinal há muitas Zitas Seabras em Sines, mas ó contrário. Levantada a capa do estigma comunista foram a correr votar no homem.

Anónimo disse...

Quem ler este Blogue fica a perceber a razão da Vitória do Dr Coelho e do Movimento SIM. A começar pelos artigos que de isentos nada tem, claro que a intenção deste bloque em vez de ser o de comentar a vida politica de Sines poderá ser o de fazer propaganda politica, mas nesse caso é um tipo de politica que na generalidade é penalizadora para o partido em questão.
Recorre-se ao insulto fácil, a critica sem fundamento, as sondagens imaginadas, em apenas denegrir o nome e obra dos adversários ... provavelmente é o espelho da politica nacional, com resultados identicos (diga-se de passagem).
O movimento SIM ganhou e ganhou bem, o povo siniense votou pela continuidade de um projecto, um projecto que não tem restrições impostas por partidos politicos, que engloba todos os extratos sociais, um grupo de pessoas que representa de forma muito fiél a população e Sines. A população de Sines votou pela continuação da politica social, todo o apoio que se tem dado as idosos, a continuação de programas direccionados aos jovens, a melhoria de algumas zonas do concelho, é uma longa e exaustiva lista do que se poderia dizer ...
Tem razão quando dizem que nem tudo está bem, mas se fizermos o balanço destes mandatos do Dr Coelho é francamente positivo. Foi nessa continuação que a populaçao votou.
Quanto aos outros partidos ... nestes ultimos anos foram oposição, e como oposição nada fizeram, nada apresentaram, nada disseram ... para quem nunca fez nada acho que estão a criticar demasiado.

Foi a vossa inactividade que foi penalizadora nestas eleições, se não tiveram melhores resultados isso deve-se a vossa conduta e passividade.
Façam um exame de consciencia e pensem no que fizeram para ganhar estas eleiçoes .... MELHOREM, TRABALHEM, DEDIQUEM-SE, daqui a 4 anos tem outras eleiçoes, começem desde já a trabalhar, sem isso, daqui a 4 anos voltarão a ter de pensar no que correu mal.

É desta forma que eu vejo os resultados destas eleições, que em nada me surpreenderam, tudo estava dentro das minhas espectativas.

Termino a Felicitar todos os Candidatos do Movimento SIM, um grande bem haja pela lufada de ar fresco que deram no cenário politico em Sines,

Esta é a hora de por estas eleiçoes para detrás das costas e começar a trabalhar, os que ganharam e os que não ganharam, é a hora de todos começarem o trabalho.

Saudações Cordiais
PV

carlos andré disse...

Parece-me que a vitória dos (in)dependentes do Manuel Coelho só veio dar mais força para a existência deste espaço.

O "dono" do blog , por vezes exagera nas criticas ao doutor, mas é de pessoas destas que Sines precisa e não daquelas que levam a vida a curvarem-se.
Critica e apresenta soluções.

Este espaço já faz parte da minha rotina diária e muitos quando o trabalho não aperta sempre podem dar cá um saltinho , ou não ?

Espero que o Doutor não faça sair uma circular : " É proibido ler o blog do Bráz"

Siga a festa !

Anónimo disse...

Parabéns ao SIM, pois trabalhou e ganhou. quanto ao PS, enquanto não deixar de alimentar gente snob, como o director do nosso Centro... não vai a lado nenhum...
A CDU com aquelas má linguas velhas...não vão a lado nenhum.
O POVO escolheu e assim acabou mais uma luta.

Anónimo disse...

Sabem o que açho este blog faz falta a sines continua Braz !
Afinal com isto nao estamos as escuras .A radio sines esta comprada e o jornal sines acabaram com ele por isso das desistas força BRAZ!
As eleiçoes foram ontem!

Anónimo disse...

Obrigado ao blogue pela publicidade feita ao SIM.Nunca deixou o Movimento sair da cabeça de quem frequenta este espaço, e isso é saudável, só não proponho que envies o curriculum para o movimento porque os colaboradores de imagem e de comunicação fizeram um trabalho estrondoso, impossivel de ser melhorado.Daqui a 4 anos estas requesitado mais uma vez para alimentares a bocas invejosas de quem sabe dizer mal fazem falta á sociedade, pois dão força a quem realmente trabalha e mantém o astral levantado.
Efectivamente não considero que o PS tenha sido o grande derrotado. O grande derrotado foi o "BONECA" da PCP e suas caciques..... Fiquem com ele e recomende-no para outras lutas.
Quanto á receita que a CDU acusa o MC de passar, penso que deve ter sido algumas pastilhas Rennie!!!

Anónimo disse...

Não caros amigos, não é o Braz que está sempre a atacar o Coelho, não é ele que é anti-democrata.
Digam-me uma coisa, em que é que se basearam para votar Manuel Coelho?
Acreditam piamente que ele é o melhor candidato, digo-vos que é apenas porque não conhecem a realidade de Sines, eu desafio-os a todos a dizer o que ele fez nos ultimos 4 anos para votarem nele(não é nos ultimos 8 ou 12).
A diferença é que o Braz, e mais algumas pessoas sabem o que dizem e têm provas disso, até hoje tudo o que foi colocado neste BLOG, foi com conhecimento de causa, e nenhum de vós conseguirá provar o contrário.
O desafio está lançado: O que o Coelho fez nos ultimos 4 anos?

Anónimo disse...

Há aqui muita gente que já se esqueceu do antigamente e não acredita que é possivel acontecer estas coisas .
Não se esqueçam que o Manuel Coelho além de Presidente da Câmara é médico, e com a ânsia de ganhar, veladamente "aconselha" os mais frageis a votar lá no sitio dele, até porque as pessoas precisam dele para curar as suas maleitas e não podem pagar a consulta.
Toda a gente sabe destas histórias em Sines! Não vale a pena ser cínico!

Anónimo disse...

Caro Amónimo das 11:23 PM, eu dou-lhe toda a razão, nada fez, O MC teve muitos votos, isso não prova em nada que ele seja o melhor, longe disso.
Há dois tipos de pessoas que votam MC, ou têem interesses ou são pouco instruidas.
Afinal o problema de Sines não é o MC ganhar as eleições, mas sim a SUA maioria de votos derivar de Oportunistas e de Incultos.
E para quem diz que daqui a 4 anos, as pessoas se vão arrepender de ter votado nele, estão enganadas esta gente nunca se arrepende.

Anónimo disse...

Eu ainda lanço outro desafio aos votantes de MC: Em Portugal há alguma cidade tão suja e tão porca como Sines?
Pura ignorancia...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2:05 PM

O mesmo se deve dizer de quem ganha.

Atente bem no que o seu MC/SIM vai fazer aos funcionários que fizeram campanha por opositores eleitorais.
Se as promessas do Sr. MC se cumprirem até o cidadão comum desta terra se vai sentir envergonhado.

Anónimo disse...

Existem assim tantos oportunistas e incultos em sines? Os sinienses concentraram os votos no SIM porque não queriam o PS no poder, essa é a verdade. Eu penso que a CDU pouco fez para ficar com a câmara. Será que tem a ver com o seu endividamento?

Anónimo disse...

O facto do Movimento Sim ter ganho em Sines, só veio provar uma coisa.

Provou subserviência da esmagadora maioria da população e das instituições em Sines.

Maior parte das pessoas directa ou indirectamente (porque tem alguém conhecido ou familiar ), depende da politica desta organização para sobreviver.

Digamos que é a natureza do ser humano e se a esmagadora maioria votou neles, é certamente porque dependem desta organização para poliferar e proteger os seus interesses.

Fica tudo em família e em família ficará. É pena é que os contribuintes de Portugal tenham que pagar em ultima instância a má gestão da Câmara de Sines e daqueles que estão a ser beneficiados e protegidos com as politicas desta organização.

Quem não depende da organização, há muito que foi expulso, há muito que foi excluído e foi fazer a sua vida para outro lado.

Agora a pergunta vai para os habitantes sinienses. Com a qualidade de vida que o município oferece, preço da habitação, preços/qualidade da àgua, esgotos, estado das estradas do concelho. Acham que tem algumas hipóteses de conseguirem captar massa critica para viver no município?

Acham que vão conseguir com que novas empresas se instalem em Sines? Acham que vão conseguir captar casais jovens com algum poder económico, estudos e competência profissional?

É que nem com 20x tecnopolos, iriam conseguir isso. Não vale a pena ter técnopolos se não conseguirem criar condições atractivas para a massa critica se fixar em sines.
Já agora querem comparar a qualidade oferecida nesses cursos com a existente na instituições que a suportam. Já frequentaram cursos no IST, ISEL, ISCTE, ISEG, UA, FCT?

Sem massa critica não conseguem empresas.

Mesmo que plataforma industrial e do porto de sines se desenvolva (obra do governo ), vocês irão ver muitas empresas com filial em Santiago do Cacém, Grândola. Porque esses municípios é que tem criados condições e tem captado massa critica que escolheu esses conselhos para viver.

Se as politicas sinienses não mudarem daqui a 30 anos, iremos ver uma cidade moribunda e entregue aos bichos.
Quem tem dois dedos de testa não vai viver para Sines. E mesmo que quisesse tinha que compactuar com a organização e as famílias que estão instaladas lá.

Por isso por muito má que esteja a cidade de Sines, a maioria dos seus cidadãos estará sempre contente e satisfeita organização que gere actualmente o município.

Manuel Coelho daqui a 4 anos não será presidente, mas as famílias continuaram com o projecto e com essa grande organização que antes não tinha um nome, mas que agora se intitula por movimento sim.

Boa sorte para os vossos projectos. O que importa é que os sinienses sejam felizes.

Se ser feliz é ter a cidade e o município no estado em que está os sinienses é que sabem.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2.43, que pergunta se existem assim tantos tantos oportunistas e incultos em sines?

São alguns são, praí ai 3.300

Anónimo disse...

Mesmo que plataforma industrial e do porto de sines se desenvolva (obra do governo ), vocês irão ver muitas empresas com filial em Santiago do Cacém, Grândola. Porque esses municípios é que tem criados condições e tem captado massa critica que escolheu esses conselhos para viver.

Opá muda-te para Grândola ou Santiago ou para Lisboa, lá é que tens o IST e o ISCTE e etc, porque por Sines nada presta.
Gentinha.

Anónimo disse...

9:23 AM, Outubro 13, 2009

Devo que a diferença são os espertos em que o Sr. se incluí.
Devo deduzir também que trabalha lá prós lados da APS ou na esfera da sua influência.

Será que os interesses são só na CMS, então na APS? na EDP? Na grande maioria das EP? Que só são admitidos familiares? Por que será que a lista de candidatos do PS gravitam na sua maiora à volta da APS?
Serão outros interesses, que ninguém vê?
Pensem nisto.

Anónimo disse...

a verdade seja dita > a maioria das pessoas da lista do PS trabalha na APS....

Anónimo disse...

Só falam do SIM do PS do BE da CDU,
e do PSD não falam porque?
Talvez a responssavel pelo partido ainda esteja a penssar no que se passou. Mas não vale apena gastar muita da sua inteligençia, o que se passou foi da sua inteira responssabilidade, e da destrital que sempre a apoiou.

O MEXILHÃO disse...

Eu fico completamente estupfacto com a indignação apresentada por alguns comentários que já aqui li,e fico ainda mais com a queixa que foi apresentada na comissão nacional de eleições por parte da cdu,não por ela não corresponder á verdade,mas vindo da parte de que vem,porque este tipo de estratagemas não é mais nem menos aquilo que a cdu sempre fez e o Manuel Coelho como bom aluno que sempre foi muito bem aprendeu,isto é como diz o ditado popular,ensinaram-no a ladrar e ele agora morde-vos,mas voltando ao dia na escola primaria,em relação á dita receita eu não posso confirmar nada porque não vi,mas vi sim o papel que era uma cópia exata de um boletim de voto em ponto reduzido com a cruzinha no sim assinalado,e isto é facil de provar porque foi na minha sala de voto e onde eu estava na qualidade de vice presidente em que fui alertado por um dos delegados para a presença desse dito papel na mão de um eleitor,eleitor esse de étnia cigana que depois de informado por mim que não podia estar com aquele papel,e depois de alguma insistência,a esposa do mesmo pegou no dito papel e foi lá fora e deitou o papel fora,e a delegada da cdu é que foi lá fora e apoderou-se do respetivo papel e fez uma cópia para o delegado do psd,portanto como vos digo não é dificil provar,mas tambem acredito que essa queixa não irá mudar nada,mas mais engraçado ainda é o anónimo das 9:27 a dizer que os adversários do sim é que deveriam ter dado tais panfletos aos ciganos,e logo a incitar a votar no sim,tenham dó mas este tipo de comentários é de morrer a rir.

Anónimo disse...

Caros Sr,s (alguns)acho que esta "estação" que prometia ser um bom orgão informativo para a população de Sines virou "tanque de lavadeiras de roupa suja" ... a maioria do SIM foi alcançada porque a população de Sines assim o entendeu.. ponto final.
Cump
JP

Anónimo disse...

Pois é, só não viu quem não quis ver. Não foi só a CDU a apresentar queixa, foram também todos os outros partidos. E um promenor engraçado é que deu a sensação que a lição já ia estudada de casa, no caso de a "coisa" dar para o torto, todos os delegados do sim apresentaram um contra-protesto, que deu a sensação de já ir preparado, tal foi a rapidez com que em todas as mesas o mesmo foi apresentado de forma oral e depois transcrito para as actas.

Anónimo disse...

Engraçado! Desapareceram as contra-respostas. Hum!!!!!!!Intrigante!

Anónimo disse...

Não consigo compreender o porquê de tanta escrita!...são remorsos por não terem votado SIM!não vale apena mais 4 anos e estamos lá novamente! deixe-nos trabalhar!... alguém faria melhor! na presidencia do Francisco Foi Tudo Bom!... eh eh! na sou filha da terra, mas sim de coração! e eu quero o melhor para sines e o melhor é sem duvida o Manuel Coelho. caros leitores vejam à vossa volta e Obervem! até a Avenida Vasco da Gama foi o Francisco que fez "Santa Paciência" nem a APS ja Escapa!...tenham dó