segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comentários

A ânsia de calar tudo o que se lhes opõe leva a que vaticinem o fim deste blogue, depois das eleições, ou se o PS ganhar, ou se o SIM ganhasse, ou,ou,ou...

Depois existem outros que insistem nas minhas "sondagens", confundindo alarvemente opinião com sondagens. Todos tinham a opinião, eu publiquei e assumi a minha, errei, outros enviaram comentários anonimamente com a sua opinião, nenhum acertou, muitos outros apenas terão acertado ontem depois dos resultados. Prognósticos no final do jogo.

Por fim começaram a surgir hoje os mais patéticos, ainda andarão a perceber como ganharam as eleições e já falam que este blogue é serviço público tem de ser imparcial e colocado ao serviço da população. Depois de uma tentativa de OPA, agora uma nacionalização?

O Estação de Sines, é um blogue de opinião, não tendo qualquer dever de imparcialidade ou serviço público e apenas a obrigação de cumprir a legislação em vigor e a liberdade de expressão. Factos que nenhuma maioria absoluta ou relativa altera.

A visão redutora daqueles que acreditam que o blogue se findaria com as eleições e a vitória de Manuel Coelho, como se a vida se extinguisse após o acto eleitoral, hoje tem uma resposta à altura. Desde a existência da Estação de Sines, ainda o fim do dia vai longe e já atingimos valores históricos de visitantes e comentários. E mais importante, os comentários aumentaram não apenas quantitativamente, mas qualitativamente. Deixo-vos 2 exemplos.


Comentários:

Apenas três notas:

1) em Portugal cargos eleitos não se perdem nas urnas. Apesar das excepções, que confirmam a regra, o eleitor português por razões sociológicas, estados de alma, ou qualquer estranho cálculo pessoal não "despede" um político, seja a nível local (autarquias e juntas), seja a nível nacional (governo). Neste sentido não há nenhuma originalidade no caso sinense, onde mais uma vez foi preciso que tudo mudasse para que tudo se mantivesse exactamente na mesma. Felizmente que a Monarquia primeiro e o Estado Novo depois caíram através de pronunciamentos militares e nunca foram referendados.

2) A única curiosidade que vejo nas eleições em Sines tem a ver com a perda por parte do PCP de uma câmara que detinha à décadas. Para o Partido Comunista Sines pode ser um case study. É importante compreender que o mapa eleitoral autárquico arrisca-se a mudar profundamente a nível nacional nas próximas eleições quando um grande parte dos actuais presidentes de câmara já não se puder recandidatar. O que Sines indicia é que a fidelização dos eleitores é mais nominal ou pessoal do que partidária pronunciando que, a nível autárquico, talvez os amanhãs não cantem para o PC português.

3) O "Estação de Sines" assume o seu discurso no espaço público, logo político, com os riscos que lhe são inerentes. Assim, se por um lado merece parabéns cívicos, por outro acaba por ser um dos derrotados da noite de ontem em Sines. Quanto às previsões que havia avançado - qualquer coisa entre o oráculo de Delfos e a fezada do jogador do euromilhões - o próprio autor já vez o mea culpa. Percebe-se porquê.
____________________________________

Ouvir a Música das Estrelas.

A distribuição das forças políticas que se apresentava ao acto eleitoral de Domingo possibilitava dois cenários: um racional que apontava para a disseminação de votos, outro emotivo que fazia antever, por reacção, uma concentração do voto no candidato em exercício. A "Estação de Sines" errou. A "Estação de Sines" esqueceu-se de que a democracia tem muito pouco de racional.

Alegrem-se contudo os corações. O regime comunista que se arrastava em Sines há décadas caiu. Obviamente que esta Perestroika servida à moda do Alentejo tem mais de continuidade do que de mudança. Conta a pequena história que, quando informado dos acontecimentos em Paris, Luís XVI terá perguntado se se tratava de uma revolta ao que lhe responderam que não, que era uma revolução. Em Sines, porém, respeitam-se as leis da astronomia e o movimento de translação de um astro em relação a outro implica um regresso ao ponto de partida. O "Estação de Sines" errou. O "Estação de Sines não consultou os astros e, como sabemos, tudo está escrito nos astros. O "Estação de Sines" errou ainda quando deu a entender que Manuel Coelho não tem obra feita. Primeiro o homem transvestiu-se de militante comunista durante 35 anos e foi eleito presidente da câmara. Depois transvestiu-se de independente e foi reeleito retirando ao PC local uma câmara que sempre lhe pertencera, dando-lhe assim um golpe cuja gravidade nem um Hipócrates sinense conseguirá antever. Como diria a minha mãe: é obra.

Resta dar os parabéns ao PS de Sines pela sua visão estratégica. A antropofagia comunista leva a crer que mais tarde ou mais cedo - mais tarde do que cedo pelos vistos - o poder lhe cairá nos braços. Basta que não se mexa, que não respire. Alguém por lá deve ter lido a história daquele bêbado que, em vez de ir para casa, ficava parado à espera que o movimento de rotação da terra trouxesse a casa até ele. O que como todos sabemos acabará por acontecer. São as leis da astronomia.

24 comentários:

Anónimo disse...

Quando abri pela primeira vez este blogue, pensei que era um bloque de apoio a Candidatura do Movimento SIM.
"Estação de Sines", com a imagem da Estação Ferroviária .... aquela estação que esteve ao abandono tanto tempo, e que o Dr Coelho recuperou, restaurou. Da estação fez a escola de musica, a qual tantos dos nossos jovens frequentam, e que encontraram um espaço que em Sines não havia. Do armazém, fez-se um bom restaurante, representativo da relação de cooperacção com as empresas. Estão rodeadas, de um lado pela Av. General Humberto Delgado, desse lado fizeram um espaço de estacionamento e uma praça enorme, mesmo a saida da Escola, foi bem pensado nao porem logo ali os carros. do outro lado.... a alameda .... um enorme e bem cuidado espaço verde .....
Tudo Obras, que segundo eu tenho lido neste blogue, nunca se fizeram em Sines ......
Mantem o blogue e o nome ..... gosto de ler o que escrevem .... farto-me de rir ao ler o que as pessoas escrevem do que não sabem.

cump.
PV

Rui Silva disse...

Este blog é um espaço de opinião que faz falta aos cidadãos de Sines. Podemos comentar a actualidade na nossa região, concordemos ou não com a ES. Contrariamente ao Notícias de Sines que se retirassem o desporto, só publicava publicidade. Foi dada oportunidade até aos mais descontentes para expressarem a sua opinião, quando anteriomente não tinham "voz". Força Bráz continua.

Anónimo disse...

A Estação não passou a peadeiro. Simplesmente errou. Discordei muitas vezes com a atitude excessiva anti SIM. Mas espero continuar a discordar.
Deitaste umas loas ao BE, entenda-se Guinote. O PS deixaste passar com excesso de confiança. O lar da CDU teve a bondade da tua inocência e o respeito que os seniores merecem.
De facto o Manel Foguete tem uma carrada de defeitos mas ganhou.
Continua porque fazes falta e nunca mais te esqueças: Só ganha quem de facto quer ganhar e passa essa mensagem aos eleitores.
Até já.

Estação de Sines disse...

Estação Ferroviária .... aquela estação que esteve ao abandono tanto tempo, e que o Dr Coelho recuperou, restaurou. Da estação fez a escola de musica, a qual tantos dos nossos jovens frequentam, e que encontraram um espaço que em Sines não havia.

A estação pertença da REFER fez parte de um negócio com a autarquia, onde Manuel Coelho depois de anos e anos a prometer um conservatório de Música foi a correr aproveitar o que o Ministério tinha para oferecer e não necessariamente o que sines necessitava.


Do armazém, fez-se um bom restaurante, representativo da relação de cooperacção com as empresas.

Apesar do MC apresentar como tal, o referido restaurante é da iniciativa privada, a única diferença é que enquanto muitos empresários se queixa de dificuldades de licenciamento de obras, este foi tratado com a dignidade merecida


Estão rodeadas, de um lado pela Av. General Humberto Delgado, desse lado fizeram um espaço de estacionamento e uma praça enorme, mesmo a saida da Escola, foi bem pensado nao porem logo ali os carros.

Esta de facto é muito bem pensada, talvez para compensar a palhaçada do estacionamento subterrâneo do CAS

do outro lado.... a alameda .... um enorme e bem cuidado espaço verde .....

Lamento mas também não foi feita pela autarquia, mas pelo promotor. Aliás estes prédios quase vazios estão inseridos num visão de sines de 30.000 pessoas, que já cá deviam estar pelas contas de MC.

Apenas concordo consigo na afirmação "farto-me de rir ao ler o que as pessoas escrevem do que não sabem." e acrescentaria mais...pensam que sabem.

Anónimo disse...

Vim a correr ver o que se passava na PEDRA DO HOMEM, blog do Guinote, e não é que oultimo post tem data de 10.09 12.16PM.
Então Guinote onde andas?
Grande flop este BE.
Do PSD nem quero falar...
Parabéns ao SIM pele vitória.

Anónimo disse...

o homem ganhou com 40%, numa eleições de abstenção altissima, contra candidatos pouco mais que mediocres. se houvera um referendo sobre manuel coelho, levava uma ripada.

pastor atento disse...

o blog do Guinote Juntos por Sines, agora só lê quem for convidado....mas ele antes de fechar o blog, aceitou a derrota...ainda li isso esta tarde!

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Sr. Rui Silva, neste blog podemos nos inteirar da situação actual da nossa terra, "in"felizmente ainda á gente (Bráz), com coragem para dizer o que pensa... O Notícias de Sines é semanal, mensal, trimestral, semestral?? E que temas aborda o jornal?? Pessoal vivemos numa sociedade livre!!! UM DIA A SORTE É DA CAÇA... MAS NO OUTRO DIA É DO CAÇADOR!

Anónimo disse...

Podem me dizer onde anda o Engº Guinote?
Foi de férias?
Só vale 368 votos, e votos de quem?
A maioria dos proprios elementos das listas os outros foi só para chatiar o Coelho , para ñ ter a maioria na A.M.
E para tramar a eleição do 3º vereador ao PS , que ficou a 170 votos de ser eleito.O PS só tem "amigos" antes foi o outro agora foi este é só amigos, para a próxima vai concorrer pelo PS

NÃO VIM À BOLA disse...

Eu quero dar os parabéns ao PS pela quantidade de comer que ofereceu aos necessitados na noite da sua grande vitória, ao menos deram bom uso ao comer.
Quanto ao acordeonista foi pior pois o homem perdeu dinheiro, foram lhe pedir para tocar até às cinco da manhã e afinal acabou às sete e meia. Contar com o ovo no cú da galinha dá azar, a caravana ficou suspensa por mais uma eternidade de anos.
O PCP tinha as suas grandes cozinheiras em casa fazendo o arroz à CDU e outras rezas, (já agora o sapato não teria dito nada), com o grande candidato a vice a cortar a fruta para a salada da sobremesa, TENS QUE A COMER.

Ainda bem que a CDU não ganhou, ninguém os aguentava, mas não fiquem tristes só perderam sete camaras portanto ganharam as eleições.

Viva o POVO DE SINES
Viva NHA GENTE
Viva NHA TERRA

SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

Anónimo disse...

Caro PV, das 6:04

Está a ser parcial!!!!!!
Ou não conhece bem a vida em Sines, ou está a querer atirar areia para os olhos do pessoal.

No Edíficio PIDWEL já foram gastas pipas de massa, daquela com que se compram os melões que se aguarda que cheguem daqui por 4 anos,na execução de projectos para alojamento dum polo do conservatório de Beja. Aliás um Edifício muito mais capaz para alojar um conservatório para Música, dança e teatro. Até foi candidatado a Fundos Europeus e teve concurso e adjudicação.
Dinheiro deitado à rua pela CDU/M.Coelho e o edifício está lá com o seu belo aspecto, rústico, atractivo e degradado, decorando uma das zonas de maior circulação em Sines. E como penso que conhece poderia ter um bom parque de estacionamento e um pequeno jardim em lugar do pasto e mato que por lá definham.

Não deixo, por parte do que disse de concordar consigo que o espaço em referência, Estação, está cuidado e aproveitado mas não se esqueça de incluir no preço desta Obra os custos com os projectos e com a indemnização paga ao empreiteiro que ganhou o concurso para execução da recuperação do Edifíco Pidwell para que a obra não fosse executada. E foi cá uma pipa de massa.

E para a outra vez esclareça melhor os cibernautas.
Boa Noite.

Anónimo disse...

A CDU perdeu 7 câmaras? está mal informado. Era o que desejava, mas é mentira. Informe-se!

Anónimo disse...

Sr. comentador(a) das 11.07, isto é para si:

NÃO FIQUE TÃO INCHADO QUE PODE REBENTAR PELAS COSTURAS.

Não provoque pessoas de bem, porque estão muito sossegadinhos, ou por acaso sentiram-se incomodados na v/ festa no castelo, ou foram insultados por alguém dos derrotados?

O PS e a CDU perderam com dignidade e mesmo derrotados não se esconderam e assistiram junto das suas sedes ao desfile dos "pavões" sem uma ofensa e sabe porquê. Porque temos dignidade.Imagino o que seria se fosse o contrário...
Não esteja preocupado(a) com o baile do PS, ou com as saladas da CDU, porque isso não é da sua conta, nem tão pouco corresponde à verdade.
Aquilo que diz ter sido uma grande vitória e que até foi pelos resultados, não passou sabe do quê?

De uma transação... dou-te o voto em troca de...promessas... promessas levam-nas o vento. Agora é que vão ver como é. Vendem-se por muito pouco. Sinceramente não há palavras. Os comentários de segunda-feira eram os seguintes: como é possível aquele resultado se ninguém gosta dele. Este povo realmente é muito matreiro levaram o tempo todo a dizer que não votavam nele e continuam a insistir no mesmo e depois os resultados estão à vista.

Merecem aquilo que têm: Agora papam coelho todos os dias... (frito, cozido, estufado, assado, recheado)deixem lá não desesperem, como viram as sugestões são inúmeras.

Um conselho, não provoquem, porque os derrotados estão calminhos, agora os senhores têm que pedalar muito para cumprirem aquilo que prometeram. Ou será que o speed foi só para deitar areia para os olhos do povoléu...

Anónimo disse...

ao anonimo das 2:56
«foram insultados por alguém dos derrotados?» Fomos SIM SR. foi na escola e foi na rua das sedes dos partidos, mais concretamente da parte da CDU, desde dizerem que devia era levar um tiro a chamarem filho de todo o lado, não é inchado é alertar para a falta de respeito que vocês CDU têm palas pessoas, em relação ao PS tenho que enaltecer quase todos os que ali se encontravam.

Nunca tinha votado M.C. por causa da sigla que tinha agarrada ao nome dele, agora aproveitei e VOTEI SIM com todo o prazer.

Ao PCP devo dizer que cada um tem o que merece e ´so espero agora que comecem a fazer limpeza, e podem começar pelas cotas há já me esquecia depois ficam sem ninguém...

Anónimo disse...

Oh Bráz se Sines não precisava de uma Escola das Artes, por que razão o seu nº de alunos aumentos de 250 para 400 e tal?

Se o executivo da CM soube negociar com a REFER para fazerem a alameda da paz e os arranjos exteriores é do seu próprio mérito não será? A obra está feita.

Se um privado fez um restaurante de qualidade com a cooperação da CMS também está mal? Teria de ser a CMS a fazer esse restaurante?

Valoriza o que está bem feito.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 2.56.
Não diga disparates DIGNIDADE tem as pessoas do MOVIMENTO SIM que fizeram um campanha limpa sem insultar ninguém ao contrário da CDU insultou e maltratou toda a gente até no dia das eleições e depois da derrota.Mas é a vida cada um tem aquilo que merece e a CDU plas suas atitudes teve aquilo que merecia.PARABÉNS SIM SIM SIM

pastor atento disse...

A CDU perdeu MESMO 7 camaras e ganhou 3 novas!!!!, mas perder foram 7 Sim....
Sines, Beja, Marinha grande, Monforte, Viana do Alentejo,Aljustrel e vila vi;osa

ganhou Alvito, Alpiar;a e Crato

Anónimo disse...

É tão dificil meter uma ideia ou um conceito numa cabeça oca. Dai a atitude e a postura dos apoiantes do sim em compreenderem tudo o que se está a passar. Alguém lhes diga, por desenhos, linguagem gestual, ou de outra forma, que eles ganharam as eleições. Já não tem necessidade de continuar no registo de coitadinhos e que todos os agridem e lhes querem mal. Já começa a enjoar essa vossa atitude.
Gosto mais do registo arrogante, daqueles mais ligados á pseudo-elite do sim, e das suas ameaças aos apoiantes das outras forças politicas. Esses ao menos mostram-se como realmente são. São mais verdadeiros, se é que é possivel encontrar algo de verdadeiro no seio do movimento.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
"Oh Bráz se Sines não precisava de uma Escola das Artes, por que razão o seu nº de alunos aumentos de 250 para 400 e tal?"

Quantos são de Sines?
Quanto custa ao erário camarário cada aluno dos concelhos limitrofes?
Qual a mais valia até agora obtida neste tipo de equipamento em termos formativos?

Anónimo disse...

Ao anónimo da 1.48.
Cabeças ocas, tem o sr. ou sra e todos aqueles que tiveram que engolir a VIÓRIA DO MOVIMENTO SIM.
Mas na farmacia tenho a certeza que ainda á alguns medicamentos para a azia a não ser que tenham esgotado !!!! Coitadinhos tenho a certeza que não somos e nunca seremos, trabalhamos e povo de Sines reconheceu no resultado dos votos.
Quanto ao ser verdadeiro tenho a certeza que no movimento sim existe mais união que em todos os partidos juntos.SIM SIM SIM SIM SIM

Anónimo disse...

Ao anónimo das 4:00 PM, Outubro 13
, 2009 !!!!

"...tenho a certeza que no movimento sim existe mais união que em todos os partidos juntos."

Caro ou cara amiga, algum dia teriamos de estar de acordo. Concordo plenamente que a união existente no movimento é maior que em todos os outros partidos juntos. Uma união feita á volta de???... dos mais variados motivos. Qual deles o mais louvavel! Nesse aspecto ninguém pode apontar nada de nada ao movimento, as uniões são por demais evidentes. Nalguns casos chego até a por em duvida se a palavra união será a mais correcta para descrever o que realmente se passa nesse movimento. Existem algumas como por exemplo subserviência, caciquismo, compadrio, que me vieram á cabeça, mas cheguei á conclusão que não seriam bem aplicadas, e dou a mão á palmatoria, é mesmo união que fica bem para descrever o que se passa no seio do movimento.

Anónimo disse...

Quantos são de Sines?
Quanto custa ao erário camarário cada aluno dos concelhos limitrofes?
Qual a mais valia até agora obtida neste tipo de equipamento em termos formativos?

Depreendo então que os alunos de concelhos limitrofes não devem ser aceites como alunos das escolas das artes, situação que designo por inqualificável e até mesmo xenófoba, de visão redutora e pequenina.

Sei que existem alunos de outros concelhos e, orgulho-me disso, orgulhar-me-ia mais, com alunos de todo o país. Os alunos de outros concelhos vêm a Sines, os adultos trazem a familia, os filhos trazem os pais, assim vêm pessoas a Sines, criam valor para o concelho, comerciantes e populações.

Será que o sr, quer medir hoje, a mais valia formativa de um equipamento como as EAS? O conhecimento não se mede ao metro, a mais valia neste momento até poder ser intangível, mas, ela está lá e, cresce diariamente, dentro de cada aluno da EAS, é educação e conhecimento.

Independentemente de quem esteja à frente dos destinos de Sines, desejo a maior longevidade à EAS.

Anónimo disse...

A resposta do anonimo das 11:29 AM, Outubro 14, 2009, é o espelho da visão brilhante que a brilhante equipa têm. Depois de chutar para canto às questões concretas, centra a sua resposta no acessório e na demagogia. Nada que nos cause admiração, nesta altura do campeonato, já é bem visivel que entre o apregoado e a realidade dos resultados vai uma distancia enorme.
Ninguém no seu perfeito juizo poria em causa o que representa um equipamento como a EAS. O que se poem em causa é se ele será adequado á realidade onde se insere. O que se poem em causa é se a sociedade siniense têm mesmo necessidade de um equipamento desta envergadura ou se é mais uma megalomania do "iluminado" e da sua brilhante equipa. O que se poem em causa é a forma como ele se relaciona com as restantes colectividades que gravitam na sua area. O que se poem em causa é que para o fazer crescer se tivesse de ostracizar tudo o que existia. O que se poem em causa é o endeusamento que é feito quando se sabe que os resultados são mediocres. O que se poem em causa é o não aproveitamento de alguns recursos locais e se pague ordenados principescos a quem têm as mesmas capacidades só porque vêm de fora.
O que se poem em causa é que se apresente como um sucesso, o seu numero de alunos, e não se explique como se chegou ao mesmo. E na sua sequência se diga quanto custa ao erário camarário.
Mas todas estas questões são secundárias, porque os deuses iluminados assim o querem. Na sua brilhante visão da realidade até eles chegarem não existia nada. Eles são a criação e tudo o que fazem é perfeito! E ai de quem diga o contrário ou questione se não se poderia fazer de outra forma, é logo apelidado de burro para cima ou, algo que eles consideram como a ofensa mais grave que se possa fazer, comunista.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 10:13 AM, Outubro 13, 2009
«... e foi na rua das sedes dos partidos, mais concretamente da parte da CDU, desde dizerem que devia era levar um tiro a chamarem filho de todo o lado, não é inchado é alertar para a falta de respeito que vocês CDU têm palas pessoas, em relação ao PS tenho que enaltecer quase todos os que ali se encontravam.»
E diga lá porque é que foi insultado? Foi um acto expontaneo sem mais nem menos, ou foi na sequência de uma provocação sua? E como é que identificou que foi alguém da CDU? Tinha um letreiro na testa? É que á hora do acontecimento por si relatado, à imagem do que sucedeu na campanha,os elementos do PS e da CDU trocavam impressões uns com os outros, já com o movimento isso nunca foi possivel. E para sermos mais claros, quem assim consigo falou não é seu conhecido? É pouco sério da sua parte aproveitar esse episódio e a partir dele generalizar. Não o tinha nessa conta. Nestas coisas como muitas vezes o ouvi dizer, não deve valer tudo.