sábado, 21 de março de 2009

Cova do Lago

Decorreu hoje, mais um pouco edificante espectáculo, em que se começam a tornar as sessões da Assembleia Municipal de Sines. Desta vez uma Assembleia Extraordinária, com um único ponto em discussão, o Plano de pormenor do empreendimento turístico da Cova do Lago.

Pelo clima agreste, dominado por ventos fortíssimos ao longo de todo o ano, a proximidade da refinaria da Repsol e da ETAR e dos cheiros que emanam, um lago cuja água é de qualidade manhosa, a quantidade da oferta turística desde Tróia até Melides e a inexistência de propostas de lazer que permitam diferenciar o projecto, este parece-me de viabilidade duvidosa. Mas deixemos isso para os investidores.

Da assembleia resulta o estado de sitio em que se tornou a politica local. A CDU aponta todo o seu fogo de artilharia a Manuel Coelho, secundarizando os interesses de Sines e do próprio PCP. Mais que colocar os interesse partidários, acima do interesse politico, trava em campo aberto uma guerra pessoal. A CDU que sabe bem que não é nas assembleias que se perdem ou ganham eleições, continua a pressionar o adversário aguardando que ceda, o que creio de todo não estar perto de acontecer.

O PS com a lição bem estudada de que nem todos os inimigos dos meus inimigos são meus amigos, é actualmente, a força politica mais sensata, sem se deixar inebriar com o turbilhão emocional que turva a politica local.

Isto apesar de continuar a pautar as suas posições por questões menores. Não deveria ter enjeitado a oportunidade de cavalgar a onda de partido de e para o poder e discutir a temática do turismo no concelho de Sines. O empreendimento da Cova do Lago é obra da CDU e/ou de Manuel Coelho, a solução turística de Sines, é bem mais abrangente e trata-se do futuro que o PS quer governar. Falta a este PS, ainda a aquecer os motores, alguma dimensão e visão de partido do poder. Assumir este papel de vitória e futuro de forma determinada mas sem arrogância será o difícil e talvez determinante, trabalho para Idalino José e os seus pares na campanha, que já começou.
O PSD com um dos deputados candidato à autarquia - cuja eleição como vereador será uma vitória - e o outro manifestamente da CDU, ou antes de Francisco do Ó, mantem a tranquilidade de quem sabe que corre por fora.

24 comentários:

Luis Maldonado disse...

O projecto, a ir para a frente, parece ser bom, mas tal como diz o autor do post, não será fácil. Ou a alternativa surge com preços mais acessíveis que os de Troia, ou em concorrência directa será uma derrota previamente anunciada.
Cá estaremos para ver... O projecto de re-qualificação da estrada que passa por trás do Largo da Estação, com o intuíto de ligar à saída de Sines, também está em stand-by, assim como o complexo poli-desportivo, a nova Câmara Municipal, etc...

Anónimo disse...

pelo que ouvi dizer, a cdu mais uma vez demonstrou que a derrota está a chegar.
parece que depois de votar contra,houve um deputado que disse que o projecto era interessante e importante para sines, isto está lindo, vai ser corrido não seguiu a orientação do partido.
já não se entendem de maneira nenhuma

Anónimo disse...

Meus amigos mais um espectacular espéctaculo ontem na Assembleia Municipal.A oposição (CDU) mais uma vez saiu derrotada.Os comunistas votaram contra o plano de promenor da Cova do Lago, empreendimento turistico de qualidade superior.Os comunistas agora é só duvidas , coitados agora tem duvidas em tudo ( antes não tinham duvidas nenhumas), não querem intalações fabris ,não querem intalações turisticas, querem travar o investimento estrangeiro em Sines, podem por acaso explicar aos Sinienses o querem?
Vamos todos safar aparelho para o pinhal e cavar batatas n ozona da ZIL.
Tem os dias contados

Anónimo disse...

AO QUE PARECE O QUE ESTAVA EM CAUSA NÃO ERA O PROCTO EM SI, MAS SIM A FORMA COMO FOI APRESENTADO A FALTA DE PARECER E A PRESSA (SABE-SE LÁ PORQUE?)

QUANTO À SAIDA DE MAIS ESTE OU AQUELE, REALMENTE NÃO É DE ESTRANHAR NO QUADRO ACTUAL, REANA A CONFUSÃO ONDE A FALTA DE FIRMEZA REFLETE ESTE TIPO DE ATITUDES.

AGORA SE SE REFLETE ISTO NO ELEITORADO, NÃO ME PARECE...

hÁ MUITO BOA GENTE QUE TUDO FAZ POR ISSO, MAS O QUE ESPERO É QUE SE DESMASCARE ESTE IMPOSTOR...

Anónimo disse...

Bom dia:
Fui como sempre assistir a mais uma AM, onde estava em discução o plano de permenor da Cova do Lago. Assisti boqueaberto a uma discução pouco edificante que teve como principal animador o Sr. Presid. da AM Francisco Pacheco, o Chico.
Em minha opinião armou-se em chico esperto e perdeu. Perdeu duas vezes, a sua proposta de adiamento foi chumbada, e o plano foi aprovado. Não tenho dúvidas que o Chico é a favor deste projecto e de outros similares, mas custa-me assistir aquela argumentação TONTA de que faltava mais um exclarecimento e outro e outro, notando-se nitidamente que ali estava em causa apenas e só a luta Chico/Coelho. LAMENTAVEL a todos os titulos aquilo que ali se passou, o Sr. Presd. da AM a comportar-se como um MAU polícia que no seu propósito de multar va-se lá saber porque pergunta por tudo vê tudo e depois como não multa mete o rabo entre as pernas e sai de fininho sem pedir desculpa.
Como é possivel um ex. presidente da Câmara durante 21 anos, agora candidato portar-se daquela maneira?
Chico fui veredor 8 anos contigo como presidente, e sendo do PSD estivemos muitas vezes de acordo mais do que aquelas em que tivemos em desacordo, e só quem desconhece o que é uma autarquia é que se pode admirar, mas ontem não te conheci foi para mim o teu pior momento. Não deves confundir nem tu nem ninguem os interesses dos cidadaos com a luta politica ou partidária e ontem foi essa confusão que ali andou o que lamento. Vi ontem um mau candidato
um homem cunfuso que não está de acordo com um futuro melhor para Sines, eu se estivesse no teu lugar saberia tirar do que se passou ontem as deviddas ilações, SAIA DA CORRIDA.
Manuel Lança

Anónimo disse...

a questão politica:
o xico e o pcp estão cegos de ódio, o que faz com que percam a razão;
o coelho apressa-se a aprovar todos os projectos à procura de campanha e apoios politicos de que o construtor da cova do lago será mais um
o idalino vai apoveitando e se mostrar que xico-coelho-pcp-cdu é tudo uma e amesma coisa poderá ganhar
o psd ainda se está a reencontar no que será a sua estratégia

quanto ao projecto em si, é bom, mas vem atrasado, resultando num autêntico flop. sem dúvida.

ass. um socilista convicto

Anónimo disse...

O IDALINO FOI À ASSEMBLEIA?
JÁ VEIO DO ESTRANGEIRO, AINDA BEM.
A POPULAÇÃO EM SINES JÁ TEM SAUDADES DELE HÁ QUATRO, ESCREVI BEM QUATRO ANOS QUE NÃO O VÊM, NEM AQUI NEM NO PORTO COVO.
ELE DEVIA ERA DE CONCORRER À JUNTA DE SANTO ANDRÉ, MAS PRONTO, É UM PERDEDOR SIMPÁTICO.

um simpatizante

Anónimo disse...

Entre dissidentes, ressuscitados e socialistas de Sines, venha o Diabo e escolha. Do CDS, do PSD e do Bloco nada se espera. Por tudo isto, caso não apareçam outras candidaturas independentes, Sines vai continuar com mais do mesmo ou seja um concelho deprimido, triste, com o futuro hipotecado tal como a imagem actual do centro histórico que devia ser um dos principais postais turisticos da cidade.

Anónimo disse...

Até que enfim, que os camaradinhas se estão a mostrar.... Não votaram a favor, até temos que compreender, senão vejam;
- A maioria deles sabe o que ali está a fazer?
- A maioria deles sabe o que é um Plano de Promenor?
- Duvido que até conheçam a palavra Promotor,
Conseguiram votar e aprovar os planos que lhes apresentaram e agora estão contra alguns deles.
Não é com eleitos destes na AM que os Municipes ficam bem representados, pois desconhecem a dinamica que está subjacente a uma Autarquia, sei que grande parte deles nem conhece a Legislação que rege as Autarquias?, isto está a tornar-se preocupante, pois não sabem nem tem vontade nem capacidade em aprender.
Um Municipe

Anónimo disse...

Com a maior independência possível (se é que se pode falar em independência), do que leio neste e noutros posts deste blog, creio que todos os comentários começam a descambar para uma coisa que o "Braz" disse há tempos que não gostaria que acontecesse.
Transformar este blog numa forma de vomitar as frustações de alguns contra outros (mais ou menmos por estas palavras).
Há tanto ódio aqui metido que até mete dó. Há aqui interesses pessoais, misturados com interesses politico-partidários inadmissíves na tal democracia. Aparecem os totós a dizerem as maiores bacuradas a favor de uns e em detrimento de outros apenas e só por pura, politiquice "sisiense"
Quando vejo alguém dizer que fulano ou sicrano não é de sines e até que beltrano não mora em sines e que se deveria candidatar por Santo andré, está tudo dito.
O Braz que não tenha mão nisto que quando quizer tomar o pulso ao blog, já era!

Anónimo disse...

sendo o projecto cova do lago um projecto turistico,eu sinceramente acho que deve ser aprovado ,assim como todos os projectos que possam cativar o turismo para sines,muito embora eu nao acredite que sines consiga ter algum turismo junto a uma industria poluidora da forma como tem, teria-mos que ter uma administraçao autartica como ainda nao tivemos e que sinceramente pelo que ate aqui nos foi apresentado nao vamos ter , a nao ser que algo de novo ainda esteja para aparecer ,porque sines ate e para amar , ou melhor deveria ser como ja li em algum lado e que ate subscrevia mas nao assim da forma tao mal tratada como esta . è preciso uma administraçao na camara que tenha cheiro , olhos ,e que sinta aquilo que a maioria dos sineenses sintem , que e a poluiçao e a falta de empenho para a combater, isto aliado a muitos outros problemas , como para nao falar em muitos mais porque tambem nao sei se o braz me concede esse espaço , mas como visito este espaço a muito pouco tempo e sendo este apenas 3 comentario foco aqui apenas um dos grandes desastres a que sines assistiu ,que foi matar ,e ao mesmo tempo travar a recuperaçao do centro historico , ao contruir o centro de artes naquele local ,um edificio que ate ficava muito bem à entrada de sines , e com custos muito mais reduzidos, serà que ninguem da equipa na altura viu isso. nao podemos correr o risco de no futuro termos uma equipe que nao oiça ninguem e que faça os mesmos erros.

Anónimo disse...

a propósito da utilização da máquina autarquica. reparem que o blog do movimento SIM só funciona durante a seman, será que estão na camara a actualizar os comentários?

Anónimo disse...

Diz o anónimo das 11:47 que o problema era a forma como foi apresentado o projecto, a falta de pareceres e a pressa.
Ora, o projecto iniciou-se em 2003 e decorre de opção tomadas no PDM de Sines, em vigor desde 1990.
Foi enviado à Assembleia Municipal há mais de dois meses, com todos os elementos que fazem parte do plano. A Assembleia decidiu pedir todo o processo administrativo no dia anterior à reunião. Foi entregue, e até com um resumo.Refira-se que este processo, por definição legal, é público, e pode ser consultado por qualquer cidadão a qualquer momento. Pressa? Falta de parecer? Não me parece.

Isabel

Fundamental e o Acessório disse...

Ao vivo é mais interessante, garanto. Mas existem aqui algumas coisas que ninguem fala: a quantidade de empregos directos e indirectos que este projecto albergará; a dinammização de uma zona péssimamente aproveitada; este empreendimento NÃO É do Manuel Coelho, é de um promotor privado que nem sequer é de Sines.

Relembro ou informo que o Manuel Coelho, este promotor e outra pessoa do concelho estiveram presentes nas finanças de Sines,aquando da venda deste terreno. Manuel Coelho quis o terreno mas não tinha a massa, alegando que tinha de ser para a autarquia, o do nosso concelho alegava que tinha o direito de preferência por ser proprietário de terrenos à volta deste, mas não tinha a massa e por fim o promotor ( filigalva) que tinha o crédito da Caixa Agricola e sendo assim tinha a massa. Por ter perdido MC ainda andou a colocar entraves a este projecto, mas depois de um parecer positvo da CCDRA, não teve outro remédio que não aprovar...

Pergunto eu, e isto depois reflectindo em casa, ( de qualquer maneira não alteraria o meu voto por achar que é positivo para o Concelho), o promotor tem de construir a estrada até ao empreendimento e a rotunda de superficie, ou então pagar em espécie... 600 mil euros!?? Não acham pouco? ou existem outros ajustes?
a reter.

Abraxo ao twitter que o sentido de humor é sem duvida muito fixe.

para não ficares com ciumes e depois desta derrota ( não merecida) um abraxo ao BRAZ.

P.S. eu sou benfiquista

Anónimo disse...

CONSTOU-ME NA ASSEMBLEIA QUE O DEPUTADO DO PSD QUE VOTOU FAVORAVELMENTE À PROPOSTA DO FRANCISCO PACHECO VAI TER UM LUGAR NA LISTA DA CDU.
SERÁ VERDADE?
A SER VERDADE ESTÁ-SE A VER QUEM VAI REVITALIZAR AS PESCAS.
AGORA PARA A AGRICULTURA ESTÁ DIFICIL, JÁ EM RELAÇÃO AO TURISMO ESTOU A VER O ACÁCIO COM O MELHOR PERFIL.

Anónimo disse...

Um BRAVO para a analise lúcida e perspicaz do sr professor.
Votou sim, porque o projecto até é de um promotor, que por sinal não é de Sines, que conseguiu ficar com uns terrenos que o Coelho também pretendia. Votou sim porque este projecto vai Albergar(não é displicente a palavra empregue)uma quantidade de empregos directos e indirectos. Por fim votou sim porque vamos dinamizar uma zona degradada.

Em casa pensou na coisa, e para sossegar a sua consciência, descobriu que ainda havia mais uns míseros 600 mil "aerios" envolvidos.

Depois não querem que apareçam por aqui uns comentários que dizem o seguinte:
"...Não é com eleitos destes na AM que os Municipes ficam bem representados, pois desconhecem a dinamica que está subjacente a uma Autarquia, sei que grande parte deles nem conhece a Legislação que rege as Autarquias?, isto está a tornar-se preocupante, pois não sabem nem tem vontade nem capacidade em aprender."

Eu gostava que o sr. professor explicasse aqui ao pessoal em que página dos documentos viu a tal coisa dos 600 mil? "aerios". Eu gostava que o "stor" explicasse aqui ao pessoal qual é a diferença em ser um promotor de Sines ou de fora.
Eu gostava que explicasse aqui ao pessoal qual o usufruto que a população de Sines vai ter com o empreendimento e quais as receitas que o erário camarário vai ter com o mesmo. Uma coisa temos certa, se o IP8 for desqualificado, metade da sua manutenção vamos paga-la.
Essa é a única certeza! Tudo o resto são...divagações. Musica de orquestra com o Maestro M.C. e a Orquestra constituída pelos elementos da Bancada do PS, mais os pseudo-independentes. Desta vez para seu descontentamento Os PCP's ficam de fora. É que agora existe na Assembleia algo que já há muito não existia. Lugar para fazer oposição. Sabe o que isso é "stor"?

Anónimo disse...

Já agora outro promenor relevante da Assembleia.
O que comemoravam o Presidente da junta de Freguesia de Porto Covo e o Assessor/deputado independente???, no final da Assembleia? Um grande abraço e palmadinhas efusivas nas costas um do outro comemorariam o quê?
Intrigante!!!!

Fundamental e o Acessório disse...

Ao XPTO ou seja incógnito ou mesmo anónimo.

1º A minha profissão não para aqui chamada, eu tambem não digo que é funcionário da edp... ups!!

2º"Votou sim, porque o projecto até é de um promotor, que por sinal não é de Sines, que conseguiu ficar com uns terrenos que o Coelho também pretendia." ... que conclusões tem a sua leitura!!! onde está escrito?

3º"Eu gostava que explicasse aqui ao pessoal qual o usufruto que a população de Sines vai ter com o empreendimento e quais as receitas que o erário camarário vai ter com o mesmo. Uma coisa temos certa, se o IP8 for desqualificado, metade da sua manutenção vamos paga-la."
Ena! mais umas centenas de postos de trabalho não são positivos? só nesta oposição do contra desta CDU...Quanto ao erário público, você que tem MUITA experiência deve saber fazer as contas do IMI destes +- 15 mil metros de construção... tambem não serve porque agora não é controlado pela CDU.

4º Quando foi apresentado em assembleia que existia a intenção de desafectar o IP8 da EP , vocês nada disseram... não convinha. Mas se for ver as actas ( e leia com alguêm que saiba interpretar...) eu chamei à atenção da carta de resposta do, na altura seu, Presidente de Câmara, em que dizia, passo a citar:" A autarquia não tem condições financeiras para se responsabilizar da manutenção desta via"... isto depois das EP terem aceite fazer TODAS as obras necessárias para a sua requalificação... na altura vocês nada disseram... não interessava.
Queriam que a EP entregasse a via, fizesse as obras e ainda desse o dinheiro para a manutenção??? ena! assim eu tambem quero...

5º Eu refiro que o promotor não é de Sines, mas podia ser. E se fosse CDU, não tinha levado 6 anos a ser aprovado, isso eu garanto.

6º Quanto aos 600 mil não li nada, é um facto, mas ouvi tal como você, e ficou em acta. Porque é que não falou quando foi da constituição dos sócios da Escola de Artes? mais uma vez não interessava...

Volto a salientar, pela quantidade de empregos, pelo aproveitamento da zona e pelo desenvolviimento turistico em Sines, mesmo sabendo que 600 mil é pouco ( é euros e não aerius) continuo a pensar que o meu voto é certo.

Por fim, a bancada CDU é neste momento é um verbo de encher. Não fazem o minimo de mossa. É lixado deixar de poder estar em maioria? É, não é?

Deixe-me de tratar por "stor" ou professor , a minha profissão não para aqui chamada. O meu nome é Pedro Ventura... e o seu?
estou em crer que nunca saberemos... será que começa por D?

passem bem

Pedro Ventura

Anónimo disse...

o promotor é um pato-bravo, familiar de um camarado pedro ventura. Ah, não sabiam.
concodo que o empreendimento é melhor do que aquilo que lá está hoje, agora fique a saber que aprovou uma mera especulação financeira. os terrenos vão ser vendidos e agora com o projecto aprovado valem mais, o seu destino, veremos. à parte que me toca daqui a 10 anos, e apesar de hoje dizerem que não, as casas serão vendidas para habitação como forma de viabilizar o negócio e manter os postos de trabalho e depois quem terá coragem de votar contra?
entretanto vai-se mais uma boa oportunidade turistica para sines, desportos náuticos de vento, piscina oceânica, etc,

enfim tamos entregues a estes deputados e aos aptos-bravos, que vão destruindo tudo, uns com a ignorância, outros com a ganância.

Amigo do XPTO, da edp

Anónimo disse...

Coelho quer um conselho? O concelho não quer Coelho.

Anónimo disse...

ehehehe épa os comunas da oposição estão a atacar em força, agora votam contra tudo é preciso é votar contra, coitados só fazem figuras tristes.O xpto e o Forasteiro são colegas de bancada da oposição já começaram a estrebuchar e em Outubro desaparecem.Vocês tem de explicar aos Sinienses porque votaram contra. A CDU está caduca sem ideias e fora de prazo , estão em extinção.

Anónimo disse...

Eu pelos comentários que vejo destes dois XPTO e Forasteiro, já me tinha levado a crer a sua origem, pareceu-me um bocado estranho pois quem vive sobre o lema do marxismo-leninismo, julguei ingénuamente que não tinha acesso a computador com net. pensava que tb era tabu o uso deste instrumento. Ainda bem que se renovam...

Anónimo disse...

os xpto e forasteiro que aqui navegam não gostaram do comentário sobre o desconhecimento das coisas que votam. Pois é mas eu sei que por vezes nem as debatem, limitam-se a acordar via móvel se vão votar contra para atacar o Coelho, ou que posição tomam.
Comecem as reuniões preparatórias com um lanchinho e vão ver que as ideias fluem melhor!!!

Anónimo disse...

ALGO ME DIZ QUE O XPTO E O FORASTEIRO QUEREM CHEGAR-SE À FRENTE MAS AINDA ESTÃO COM ALGUMA DIFICULDADE.

ACHO O PROJECTO PARA A COVA DO LAGO EXCELENTE, JÁ ESTAVA NA HORA, SE É UM PROMOTOR SEJA LÁ QUEM FOR, QUEM NEGOCIOU MAIS UMA VEZ FOI O MANUEL COELHO E SUA EQUIPA.

RUMO AO DESENVOLVIMENTO, É POR ISTO QUE SIM - SINES INTERESSA MAIS