quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sines-Trocar saúde por trabalho


Na caixa do correio

O Sr. Van Zeller fez um exercício curioso ao dizer que acha normal a contestação dos trabalhadores às medidas anunciadas pelo governo. O dito patrão dos patrões faz um exercício de normalização da luta dos trabalhadores tentando retirar-lhe força e ao mesmo tempo integrando-a numa rotina como ele diz normal. Disse ainda o mesmo senhor que se assim não acontecesse o povo seria tonto ou molenga.
Serve este episódio para introduzir o tema que realmente quero abordar: o mau-cheiro que repetidamente invade a cidade e a resposta a essa mesma situação.O problema permanece sem que alguém ouse levantar a voz e agir no sentido de resolver alguma coisa. Quem o deveria fazer em primeiro lugar seria a Câmara Municipal porém esta está completamente manietada e comprometida com as Empresas do Complexo fazendo parte do problema e não da solução. O actual executivo aprofundou a dependência da CMS, muito devido à gestão ruinosa e a sempre pronta mão estendida para subsídios e patrocínios de ordem vária.Junto da população o sentimento não é muito diferente, é regra geral associada a criação de emprego ao complexo e este à poluição, o que indirectamente associa o emprego à poluição e faz com que a aceitem como uma coisa normal retirando-lhe o peso negativo à semelhança do Sr. Van Zeller. De uma forma simples é feita uma troca de saúde por trabalho o que não faz sentido. O negócio não é justo nem compensa porque temos direito a ter emprego e saúde sem considerar que nos fazem um favor. São 23:50h de 12 de Setembro e o ar na Cidade de Sines está irrespirável, seria normal a revolta e a indignação. Porque não é assim?

17 comentários:

Anónimo disse...

Eu é que vou descontar mais para pagar o meu futuro desemprego e com isso dar mais um grande negócio ao sector privado eu é que ando a ser morto e esfolado há mais de 36 anos

Anónimo disse...

Caro efernandes:
Ouvi na íntegra a entrevista do Sr. Van Zeller Fernandes e não a entendi como a explicita, no 1º parágrafo
Ao contrário defendeu: " Se a sociedade não reagi-se às duras medidas de austeridade impostas pelo governo é que era para admirar, estaríamos perante
um povo de molengas estaríamos todos mortos".
Celebre frase de Itler, que ao visitar um campo de concentração com milhares de seres humanos prostados de tanto sofrimento, terá comentado: - "Não protestam nem sequer reagem,não merecem viver".
Salvo as devidas excepções interrogo-me; porque razão será, que os sineenses se alhearam e acomodaram tanto dos problemas que dizem respeito à sua cidade.

Anónimo disse...

Eu sobre essa matéria de plúição em sines, já nem consigo dizer mais do que já tenho dito, e que infelizmente vejo que todo o mundo se cala, talvez porque vão tendo trabalho, esquecendo-se que a seguir ao trabalho todo o dinheiro que ganharam não serve para pagar toda a saúde que entretanto perderam com toda esta plúição que nos afecta a todos residentes nesta terra.
Esta terra está completamente ao abandono em termos de comando,as empresas plúidoras podem fazer o que quizerem, porque a câmara está refém das mesmas, e assim vai este triste povo de sines.

Alberto disse...

Há uns tempos o Braz mencionou o elevado numero de cancros na região,provavelmente nessa altura não havia o elevado numero de tuberculose que há agora, somente no conselho de Sines, pois em Santiago não há. Isto estará associado a quê? A tuberculose tinha sido praticamente erradicada de Portugal, tendo voltado há uns anos. Estações de análise da qualidade do ar não faltam em Sines, falta apresentação de resultados periódicos. Somos um povo curioso que se preocupa com o local onde nidifica um passarinho efaz barulho por aí fazerem uma obra qualquer, mas não se preocupa com a qualidade de vida humana. Onde andam os ecologistas de "Os Verdes"?

Anónimo disse...

Oh Van Zeller vai p´ró ......

Anónimo disse...

Ó Alberto, olhe que não! Olhe que não!
Escolha outro motivo para atacar os ecologistas porque esse é muito fraquito.

Anónimo disse...

O anónimo das 10:35 tem razão.
Acho que o autor do post poderia aproveitar as declarações do Sr. Van Zeller para o confrontar com a sua ação enquanto Presidente da CIP, porque ligá-la à má qualidade do ar de Sines não faz sentido algum.

Anónimo disse...

Anónimo 12:49h Daahhhh

Anónimo disse...

Desculpem a pergunta. O comentário do anónimo das 9:31 tinha mesmo que ser publicado? Ele acrescenta algo ao post? Ou será que neste blog se associa o sucesso de um post ao nº de comentários e, nesse caso, tudo vale?
Era só. Peço desculpa pela intervenção.

Anónimo disse...

Em sines todas as empresas que nos vão matando aos poucos,enquanto não houver um acidente maior que nos matem logo de uma só vez, todas elas se impôem perante a população de sines, são essas empresas que mandam nesta terra,e todos nós estamos á sua mercê, basta ver o que se passa em termos de poluição,e em que todos temos que ficar calados.
Há noites que nem se consegue vir á rua, o cheiro é tão intenso que mesmo com portas e janelas fechadas esse cheiro entra na mesma dentro das casas, isto acontece sempre á noite, talvez para que muita gente nem se aperceba, porque por vezes é a horas em que as pessoas já se encontram a dormir.
Porque não interditam esta terra ás pessoas? sim porque somos humanos! e como tal assim devemos ser tratados.
E mais numa terra destas com tudo isto, e nem um centro de saúde ou um hospital há, com um funcionamento condigno, para não continuar a falar de todo o resto.
Será que o srº presidente da câmara de santiago ou de outra qualquer câmara qualquer do país não nos podia dar uma ajudinha?

Anónimo disse...

Toda a gente culpa o Complexo Industrial pelos maus cheiros, generalizam as coisas mas ainda não fizeram o que eu já fiz! Numa noite em que o cheiro em Sines era insuportável, peguei no meu carro e dei uma volta perto das empresas (Repsol, Galp, EDP, APS) e nada me pareceu mal até me dirigir à ETAR da Ribeira dos Moinhos! Caros comentadores, o cheiro nauseabundo vem de lá e impesta toda a cidade de Sines!!

Anónimo disse...

Bem que me parecia que aquela ETAR não estava a funcionar bem. Não é aquela ETAR que de vez enquando os pescadores se queixam de lhes matarem os peixes? É que realmente eles não podem guardar todo o lixo o que dá a entender que não tem capacidade para tratar todos os efluentes que lá chegam.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:28 de 18 de Setembro de 2011, concordo com o seu comentário este cheiro horrivel que invade Sines quase todos dias não vem das empresas mas sim da ETAR que já algum tempo que não tem capacidade para receber tanto lixo que vem das empresas mas segundo o que sei as empresas também tem obrigação de fazer um pré-tratamento tratar antes de sair para a ETAR e não o fazem, a Camara deveria estar mais atenta e não está e a população tem medo de se mexer pensem é que dinheiro sem saúde de que serve !!!Portanto a culpa cabe a todos.

Anónimo disse...

Que a ETAR funciona mal é do conhecimento comum até porque aqui há uns anos houve uma greve histórica dos trabalhadores da ETAR onde denunciaram uma série de problemas, mas nem por isso vi a solidariedade da população. O recente episódio que afectou os pescadores também não motivou grandes protestos, nem sequer dos pescadores ou da sua associação patronal. Vai voltar a a acontecer numa espiral interminável cujas consequências serão inprevisíveis

Anónimo disse...

Talvez o maior problema para os residentes de sines, no que toca á polúição,e não só, é que eles estão desprezados e abandonados, não têm quem os represente em nada.
A meu ver, a primeira pessoa que se deveria movimentar no terreno, sempre que estas coisas acontecem era a autarquia, representada por o seu presidente, só que pelos vistos por aí não vamos lá, porque está tudo tão calado, que até parece que está tudo tão compremetido! porque será?
É evidente que com isto não estou a pedir para as empresas fecharem, agora já é tarde para isso, sines vai ter que continuar a conviver com o complexo industrial,e nunca com turismo de qualidade, mas por favor srº presidente faça alguma coisa no sentido de obrigar as empresas a cumprir a legislação no que toca a termos ambientais, porque foi também para isso que foi eleito

Anónimo disse...

Numa cidade com tanta gente de baixa formação escolar e inculta, onde circula tanto bmw...tem que haver um preço a pagar!

Anónimo disse...

Em tempos idos numa das pontes antes existentes à entrada de Sines estava assim escrito"Sinienses querem trabalho ..e ar puro" .
Será que podemos ter sol na eira e chuva no nabal!
Que se saiba, publicamente, não há nenhum estudo sobre doenças na Área de Sines provocadas pela Industrialização da zona .