terça-feira, 6 de setembro de 2011

Carnaval de Sines - O que é preciso mudar?

Pela importância que tem tradicionalmente e como veículo de promoção da cidade, o Carnaval vive momentos difíceis. Mais que um opinião acabada, este post pretende ser um contributo para iniciar um debate que está pendente e que.por falta de coragem de uns, "medo" de outros e apatia de muitos se vai adiando...


A imposição da localização na Avenida imposta pela Câmara Municipal é ou não a melhor solução?

A apropriação do Carnaval por uma Associação tem-se revelado a mais ajustada para o desenvolvimento da iniciativa ?

Faz sentido realizar uma mostra de Carnaval de Verão e nos moldes imitativos do original brasileiro?

Deve o Carnaval de Sines assumir uma identidade própria que o diferencie dos demais?


São apenas perguntas às quais penso que a comunidade local pode e deve responder.

32 comentários:

Anónimo disse...

A localização na Avenida tem vantagens e desvantagens.

A Associação tem-se revelado uma má aposta na dinamização do carnaval

Não faz sentido a amostra do carnaval de Verão.

Deve voltar a ser o carnaval de Sines.

Participante do Carnaval de SInes disse...

Em primeiro lugar o Carnaval deve sempre ser realizado em parceria com a Câmara Municipal de Sines e de outra forma nunca faria sentido. É uma festa da terra e isso diz tudo.Quanto ao local da realização em todos os aspectos o local é sempre mais adequado por questões de logistica, segurança e financeira, os unicos interessados em que o Carnaval se realize em outro local só mesmo quem tem algum interesse em lucrar com o mesmo.A mudança do local do desfile foi em 2004 nessa altura a decisão foi da comissão de Carnaval nenhum dos elementos que actualmente fáz parte da direcção da Associação está na comissão de Carnaval.

Quanto ao ser organizado por uma Associação não existe outra forma de o fazer tem sempre que existir uma entidade que se destine ao mesmo e legalmente tem que ser uma Associação.Por que será que existe Associacção de Danças de Salão, Associação Contra Regra e outras que se destinam a fins diferentes A Siga a Festa Associação de Carnaval é uma Associação sem Fins lucrativos que tem como principal objectivo a organização do Carnaval de Sines, em que qualquer pessoa que queira e goste do Carnaval pode participar basta ser sócio para participar nas Assembleias, é muito simples basta preencher uma ficha e pagar uma conta de 50 centimos por mês, mas quanto ao participar no restante, no desfile, na construção de carros grupos e escolas isso qualquer um pode fazer basta querer.
Os outros Carnavais também são organizados por Associações exemplo: OVAR, FIGUEIRA DA FOZ, MEALHADA, ESTARREJA, LOURES, SETÚBAL com uma Associação criada recentemente e em parceria com as Autarquias,no caso de Loulé e Torres é que são autarquias até Vila Real de Santo António que já estava a organizar desfile choveuo em 2010 e tiveram prejuizo em 2011 não realizam embora bastante criticados pelo povo,que muitas vezes não pensa que enquanto uns se divertem outros tem que pensar em assumir dividas.

Quanto ao tema ser polémico, isso acontece porque nesta terra tudo o que mexe incomoda as pessoas e dizer mal é só para aqueles que nunca fizeram nada nem por Sines nem pelo Carnaval.

O Carnaval de Sines está a atravessar uma fase bastante cumplicada e os outros também e o país também o mundo também !!!!será ninguém ve noticias !!!.Mas aqui em Sines isso não é de agora já fáz algum tempo enquanto em Sines as pessoas não forem unidas e deixarem de lado as guerras, as invejas e pensarem no bem da terra e trabalharem em prol da mesma isso vai sempre acontecer com tudo.
Deixem a politica de lado e não estraguem o Carnaval.

Mas o problema do Carnaval de Sines caso os srs (as) que tanto criticam não tenham capacidade para ver, não passa pela organização nem pelo local mas sim pelo mau tempo que se tem feito sentir nos últimos anos não só em Sines porque os outros Carnavais também o tem sentido.
A receita de bilheteira em qualquer evento é importante para pagar todas as despesas e isso não tem acontecido nos últimos anos choveu em 2004 dois dias, em 2007,2008 também,se bem me recordo em 2010 choveu os 3 dias um dia nem saiu os outros foi debaixo de chuva, em 2011 também choveu e um dia nem saiu e os outros só não choveu por pouco tempo em toda a região chovia e fazia trovões na verdade só não ve quem não quer.A verdade é essa enquanto uns se preocupam com o local eoutrostem que se preocupar em pagar o prejuizo quando chove.


Quanto ao Carnaval ser a imitação do Brasil isso são os participantes e construtores que assim decidem e não é só de agora já vão desde do tempo da vinda das actrizesas novelas Brasileiras ao nosso Carnaval que foi um grande sucesso mas os tempos eram outros.

Os construtores e organizadores de grupos e escolas são livres de fazer o que gostam a Associação da o apoio financeiro.Mas também ninguém pode esquecer que para quem desfila e controi carros e grupos voluntáriamente também fica desiludido quando chove, depois tanto trabalho e noites perdidas ver tudo destruido.

O Carnaval de Sines pode melhorar com a ajuda de todos. Vamos trabalhar e deixar de criticar.

Anónimo disse...

SIM DEVE SER NO MESMO LOCAL POR QUESTÕES LÓGICAS.

NÃO EXISTE NENHUMA APROPRIAÇÃO DO CARNAVAL POR UMA ASSOCIAÇÃO.
APENAS A MUDANÇA DO NOME DE COMISSÃO PARA ASSOCIAÇÃO.
O POVO É LIVRE DE PARTICIPAR.

O CARNAVAL DEVE SER AQUILO QUE AQUELES QUE TRABALHAM PARA QUE ELE SE REALIZE QUIZEREM.

COLABOREM COM O CARNAVAL E DEIXEM SER CRITICOS DE CAFÉ E DE BLOGUES.

O CARNAVAL DE SINES FAZ SE NO ATELIER A CONSTRUIR CARROS, A FAZER FATOS ETC ETC.E NÃO A CRITICAR POR AI.

Anónimo disse...

Eu concordo com a presença do Carnaval na Avenida da praia.Já que pelos vistos pelo que dizem dá sempre prejuizo e muita gente entra pelos buracos da vedação, porque é que não experimentam a colocar à borla uns 2 ou 3 anos,sem artistas convidados até as pessoas ganharem o gosto novamente pela festa espontânea?Os rendimentos para suportar os custos viriam do Baile Nocturno.

Anónimo disse...

Temos que ser homens e mulheres de coragem para falar do Carnaval de Sines, quando não temos conhecimento do que falamos e passamos a vida agarrados ao passado e falamos de coisas que ouvimos mas nunca tentamos saber a verdade.

Pensem nisso !!!!

Este Post tem questões de quem desconhece na totalidade a realidade do Carnaval de Sines.

Anónimo disse...

Desculpem se eu nao percebi qualquer coisa????

Mas, a Participante do Carnaval de Sines disse que , A Siga a Festa Associação de Carnaval é uma Associação sem FINS LUCRATIVOS, então que me explique como é que a Dona da Associação vive um ano inteiro sem fazer nada a nao ser pelas alturas do Carnaval????

Acho que nao tem dinamizado como deve ser o nosso Carnaval e nao tem feito nada para mudar essa falta de dinamização!!!!

Carnaval de Verao, ora, ora, ora!!
Para quê pergunto EU????
Para pessoas que estao de férias 1 semana ou 2 em Sines e vêm uma desgraça daquelas é óbvio ficam realmente sem vontade de vir a Sines no Inverno pois, o que se assistiu este ano e os anos anteriores é uma autêntica vergonha para quem faz Carros, Escolas e para quem trabalha tanto para o Carnaval sair á rua!!!! Nao é admissivél que nao havendo pessoas suficientes para realizar um Carnaval Condigno se insista na realizaçao do mesmo

Anónimo disse...

O carnaval de Sines e a sua organização etão a transformar-se noutra "vaca sagrada" cá da cidade a juntar ao presidente da câmara talvez por estarem no mesmo rol. Sempre que alguem tece uma crítica é logo metralhado com a sua (dele(a)) suposta pouca dedicação a essa grande causa que é o canaval. Pois meus senhores deixem-me dizer-vos que o carnaval morreu porque se esgotou na imbecilidade do que representa e do que é. Explicando melhor, o carnaval é uma tradição que não vive por si sem estar amarrado a outra causa qualquer. O carnaval que temos não faz sentido nenhum a não ser para ver o material das meninas cá do burgo bem riginhas por causa do frio.
Quando se diz que o carnaval não foi apropriado, eu diria antes que foi mesmo privatizado porque agora tem um dono (o homem da massa) e uma dona (a Xerife dos mascarados), já agora, quanto tempo dura o mandato da direcção?? Já houve eleições?
O mau tempo pode justificar alguma coisa mas apenas e só alguma coisa.

Anónimo disse...

Já repararam que a maioria dos comentários vão todos dar à mesma pessoa? Será que esse é um dos motivos para algum afastamento daqueles que sempre apoiaram o Carnaval? Será que o Carnaval teria a ganhar com a sua substituição? Quando é a próxima Assembleia da Associação? Os criticos terão aí a sua oportunidade!

Anónimo disse...

Aos responsáveis deste blogue não parece uma atitude correcta autorizar que sejam publicados comentários ofensivos a algumas pessoas ligadas a Associações desta terra, neste caso a Associação de Carnaval de Sines.Todos são livres de dar a sua opinião mas nunca entrar em ofensas nem falar da vida privada dos mesmos.
Aos anónimos das 11:03 PM ,Setembro 06, 2011 e 12:11 AM de 7 de Setembro.Tenham vergonha com tantas disparates que dizem nos v/ comentários ou então deixo aqui uma sugestão é melhor dar a cara não sejam cobardes só aqui no blogue falam assim, quero ve los nas Assembleias do Carnaval já que se acham tão donos da verdade e defensores do Carnaval de Sines.

Anónimo disse...

É só uma vergonha o que aqui anda de comentários!!!!!
Vocês deveriam falar do que sabem e não vir para aqui levantar calunias contra as pessoas.PORRA PÁ CAMBADA DE COBARDES!!!! NAS ASSEMBLEIAS NÃO APARENCEM !!!AJUDAR O CARNAVAL TAMBÉM NÃO!!! MAS CRITICAR É LOGO.PORRA PÁ TENHAM VERGONHA....

Anónimo disse...

Ó anónimo das das 12:11 AM Setembro de 2011 você não é ignorante é burro e estúpido desde quando o Carnaval tem um dono ou uma dona, aquilo é uma Associação se não sabe o que é aprenda e não diga disparates.

EDITE /SINES disse...

AI,AI TANTO ÓDIO, TANTA INVEJA, TANTA MENTIRA E TANTA GENTE VENENOSA QUE ESCREVE NESTE BLOGUE.Uma Associação não tem donos tem directores,tem sócios é aqui e em qualquer parte.
É verdade que cada vez mais chego a conclusão que as pessoas da minha terra são más e tem muita facilidade em se esquecer do passado.
A Associação de Carnaval é como a Associação Pro-Artes, Associação de Dança Siniense, Associação Contra-Regra e outras os Grupos e Clubes desportivos são Associações sem fins lucrativos que destinam a qualquer fim em prol do Carnaval, do teatro, da dança, do desporto etc etc. Todas elas tem pessoas renumeradas, os professores de dança e musica, os treinadores. os actores e encendores, até a Comissão de Carnaval teve tantos anos uma funcionária que saiu quando se reformou qual é a admiração !!!!Estão vocês para aqui a falar e deveriam ter vergonha de o fazer a falar da Presidente do Carnaval questionando a sua vida pessoal é mesmo vergonhoso alguem tem alguma coisa a ver com isso com o que fáz ou deixa de fazer, até mesmo que estivesse a trabalhar no Carnaval qual era o problema.?????Mas fiquem descansados que a rapariga embora goste muito do Carnaval ainda não quer ocupar o lugar e funcionária/ secretária pode deixar para outro ou outra que o queira fazer,e sabem porque!!!!! porque é muito feliz com trabalho que fáz e por enquanto e apesar da crise ainda lhe vai correndo bem.

FORÇA ALEXANDRA...
QUE EU SEI QUE TU TENS, ELES QUEREM DEITAR- TE A BAIXO MAS TU ÉS FORTE...

Anónimo disse...

Sem preconceitos, fazendo o meu primeiro notificar a estacaodesines.blogspot.com , o que parece ser um fórum maravilhoso!

Anónimo disse...

Será que aqueles que mais criticam a Associaçaõ estão com saudades dos 15 anos que lá estiveram e deixaram o Carnaval no estado em que ficou ,pois é agora já não podem fazer o que faziam nessa altura não tinha chovido qual foi a desculpa !!!
As pessoas esqueçem rápidamente são mediocres utilizando a frase" e como não sou eu que faço, os outros também não podem fazer "
Afinal tantas criticas a Associação de Carnaval relativamente ao local do desfile mas a mudança foi em 2004 e não foi com ninguém que se encontra na direcção agora, as pessoas são mediocres mesmo !!!Quando oiço da boca de quem lá estava na altura este disparate só digo que tristeza a memória é curta!!!O alvo a atacar é sempre a Presidente mas já fáz um ano e realizaram se 2 Assembleias para eleições e porque não apareceu lista a verdade é que se não fosse esta Direcção o Carnaval já não existia.O problema do afastamento de algumas pessoas do Carnaval é muito simples, quem gosta de ajudar e gosta do Carnaval contiunua, mas aqueles que utilizavam o Carnaval para fins próprios será que eram uma mais valia !!!!?????
Apareçam nas Assembleias são sempre divulgadas na Rádio Sines, no facebook e colocada uma nota em vários establecimentos comercias, fiquem atentos.E já agora sejam sócios.

Anónimo disse...

QUEM FOI A MENTE ILUMINADA QUE COLOCOU ESTE POST????

O QUE FEZ OU FÁZ ESTA MENTE POR SINES OU PELO CARNAVAL????


É IMPORTANTE SABER !!!!

NÃO DEVEMOS COLOCAR QUESTÕES SOBRE AQUILO QUE NÃO SABEMOS, QUANDO MUITAS VEZES NÃO TEMOS AS NOSSAS PRÓPRIAS RESPOSTAS!!!!

Alberto disse...

Penso que são desnecessários certo tipo criticas à Associação e às pessoas que a compõem. Não é necessário descer de nível pois este assunto interessa a todos. Se alguém tem provas de algo menos transparente que as apresente. Na minha opinião o carnaval pouco tem evoluido e terá de ser repensado para poder dar prazer e lucro. O clima ninguém controla e é um risco em qualquer parte, excepto no Brasil. Se temos na Europa um carnaval original, o de Veneza, porque não sermos um pouco originais cá, pormos de lado o modelo brasileiro e arranjar pessoas realmente criativas para o orientarem e renovarem? Deixem lá estar a Associação e esta que contrate alguem que consiga dar realmente a volta a isto. Penso que os próprios voluntários teriam outro gosto em trabalhar. Será que o Teatro do Mar ou outros criativos não estariam dispostos a uma renovação?

Anónimo disse...

Mas será que o anonimo das 12:11 AM, Setembro 07, 2011 tem mesmo razão quando diz que o Carnaval se tornou uma "Vaca Sagrada"?

Porque raio não se pode questionar a forma e conteudo do que tem acontecido com o mesmo nos ultimos anos? Porque não aproveitam os responsaveis para explicar a suas razões em vez de se "vitimizarem"?
Qual a razão de as respostas em defesa do carnaval serem todas agressivas?

ANA MARIA disse...

Os meus parabéns pelo comentário do Alberto, em primeiro lugar por ter tido a coragem de se indentificar e depois pela realidade que disse no seu comentário.Também penso que o modelo tem que ser pensado mas não estou com isto a culpar a Associação porque sei as dificuldades que eles tem tido em manter o Carnaval de pé.Mas também sei o quando é dificil trabalhar com voluntariado cada um fáz o que quer e se alguém lhes diz alguma coisa já não fazem e apontam o dedo logo a organização, acredito que o teatro do mar em conjunto com a Associação podia fazer um excelente trabalho.O local onde se realiza o desfile, eu gosto lá embaixo mas acho que aqui em cima mexe mais com a terra mas também sei que a Camara tem outra opinião por isso se mantem no mesmo local.Não deixem morrer o Carnaval de Sines as criticas devem ser construtivas.

Anónimo disse...

Óh Anónimo da 1:20h é a escola do SIM, ou seja quem não está por mim, está contra mim. Aliás falou-se aqui porque não se questiona outras Associações como a Proartes ou a Sinessolidária, excelentes exemplos da escola do SIM, cujos resultados são sempre os mesmos e ai daquele que disser o rei vai nú. Vai nú todo esfarrapado e com os joelhos em sangue, a não ser que seja rei do carnaval ou saiba tocar violino, fagote ou harpa. Chorem, chorem muito, porque quem não chora não mama e há cá com cada mamão

Alberto disse...

Ana Maria, por acaso o nome que utilizo é verdadeiro e como não devo nada, até podia dar a identificação completa. Sempre me fez uma certa confusão o termo "anónimo". Nos "AA" compreende-se pois é uma doença por vezes mal compreendida e temos tendência a marginalizar o que não entendemos, mas se numa opinião não se quer dar a cara (muitas vezes por motivos que têm mais a ver com estados ditatoriais e preseguições do que com a Europa do sec. 21)era bem mais engraçado inventar um nome ou utilizar um pseudónimo. Os anónimos são todos iguais e nós felizmente somos todos diferentes.

Anónimo disse...

Como é que alguém se identifica como Alberto ou Ana Maria e tem a pretensão de mandar bitaites sobre os outros anónimo, já que não deve nada a ninguém, concretize e diga o seu nome completo. Ainda assim acho que o que menos interessa aqui são as identidades peferindo antes a opinião sobre o tema em debate. Quando se entra nas ofensas é outra conversa mas nesse particular parece que o moderador filtra bem os comentário e mantem o nível, aliás um progresso em relação ao passado.

orgulhosamente anónimo

Anónimo disse...

O Carnaval de Sines?
Mas que enorme preocupação, esta!

Não querem pensar 1º no Natal?
Ou no 13º mês?

Em Fevereiro haverá dinheiro para o carnaval?

Mas discuta-se o carnaval, que o Povo quer é festa.

Anónimo disse...

Penso que o carnaval de Sines deve voltar às suas origens, que é era o que marcava a diferença dos restantes carnavais do país. Actualmenbte há um excesso de brasileirismo que descaracterizou o carnaval de Sines e tornou-o excessivamente comercial e banal. Concordo que deve continuar a ser gerido e feito pela Associação e pela câmara de Sines.

efernandes disse...

Ao comentador que termina o seu texto com:
"SINES QUEM TE VIU E QUEM TE VE, ONDE ISTO VAI PARAR"

Se retirar o nome das pessoas/instituições que refere e os adjectivos, é óbvio que deverá ser publicado. Como está, NÃO!

Anónimo disse...

EFernandes só não entendo porque motivo não publica uns e pode publicar outros, a isso chama-se discriminação uns podem ser aqui ofendidos e caluniados e outros não.Pode ser que alguém faça o que já deveria ter sido feito. Passe bem.

Anónimo disse...

A propósito de Carnaval à Brasileira, fica aqui este link: http://jmg.mun-guarda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=57

Em todo o caso, parece-me que o maior problema em relação a este e a outros eventos é o seguinte: durante anos apoiaram-se num associativismo e sentido de comunidade que, nos dias de hoje, já não encontra paralelo. Vivemos de forma e modo mais egoísta, mais virado para o nosso umbigo, e isso tem as suas consequencias, quer queiramos quer não.

Anónimo disse...

Vi o video do Carnaval na Guarda sugerido pelo anónimo, achei bom mas felizmente temos em Sines quem faça bons trabalhos na area do teatro.Mas na sua opinião deveriam acabar com as escolas de samba para que o Carnaval ser um Carnaval de tradições isso seria um autentico disparate foram as escolas que começaram a dar mais alegria ao nosso Carnaval.Mas porque as pessoas não se juntam todas e não são mais unidas.O Carnaval de Sines pode ter a participação de todos, escolas de Samba, Teatro do mar e muitos outros basta querer.

Anónimo disse...

Só uma curiosidade quem é o Sr.EFernades ????O que já fez por Sines????O que fez para ajudar o Carnaval e outras a Associações da terra?????Será que alguem responde as estas questões ???

Anónimo disse...

Ó srº anónimo 2:08 P M, SETEMBRO 20, 2011.
Eu não sei quem é o srºEFERNANDES, e também não o quero estar aqui a dedender, ele que se defenda a ele próprio, contudo não posso deixar de lhe dizer que o seu comentário é burro, então repare! no seu entender só as pessoas que constróem o carnaval é que podem falar sobre o carnaval, quer dizer que quem não participa é ver e calar, perfeito.

Anónimo disse...

Só vai ao Carnaval quem quer, se vai ao cinema e não gosta do filme já pagou o bilhete paciência, se vai ao futebol e o seu clube não ganhou temos pena, se vai a um concerto e afinal não era o que estava a espera só vai quem quer.Isto é mesmo a resposta ao burro do anónimo das 10:41 de 20 de Setembro.Passe bem.

Grupo Folião Mina do Castigo disse...

Antes de mais muito boa noite a todos.
Concordo plenamente com a localização do desfile do carnaval de Sines, até ver. Até ver porque na altura em que a avenida seja 'dinamizada' com duas vias de uma so faixa e um elevador com vista panoramica irá colocar bastantes entraves na realização do corso. E por agora isso não acontecerá?! Desde do desabamento de terras ou derrocada na barroca, que a avenida perdeu a segurança necessária! Em perfeitas condições, seria o local ideal para o 'desfile' (até ver).

Sendo eu um folião ainda jovem, não critico as escolas de samba nem o seu 'jeito' abrasileirado (até o novo acordo ortográfico abrasileirou a nossa escrita), critico sim e de GRANDE forma, o simples mas triste facto de o carnaval perder a verdadeira tradição e as suas origens, que remonta a muitos anos atras e que se baseava na sátira e criticas sociais em tom Carnavalesco!! Isto sim, falta nos nossos desfiles. E se não existe gente com ideias e com vontade para resurgir com estas ideias, obviamente que as escolas de samba passam a ser o centro das atenções...

O Carnaval está enraizado nas gentes de Sines, e há que transmitir o bicho da folia aos mais novos.

Obreiros, Costureiras, Construtores, Direcções, Motoristas, Participantes, Colaboradores, Criticos, Público, todos têm direito à sua opinião, desde que contribuam de certa forma para a Realização e Aprefeiçoamento do Carnaval de Sines.

O Carnaval de Sines somos nós!

Anónimo disse...

A senhora presidente comenta n vezes anonimanente a defender a si mesma e ao tacho... Impressionante.