quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As Obras nas Vias rápidas..."Xanta Ingrácia" 3

"Ricas" Obras num "rico" País

Pachorrentamente como tem sido adjectivado nos artigos anteriores e por muita gente, cidadãos comuns que assistem impacientes ao desenrolar destas estruturas, umas necessárias, outras de interesse duvidoso e outras pode dizer-se que nem por isso.
Via Rápida Santo André-Barbuda
A Autoestrada (IP8) Sines-Espanha é segundo muitos, uma via estruturante como agora se diz, da economia Portuguesa que ligará o maior porto de mar da "praia lusitana" a Castela para que estes e não só, a possam utilizar para escoar e receber mercadorias (atenção que para o mesmo efeito será construída uma via férrea de alta velocidade). A transformação da actual via rápida entre Santo André e a rotunda da Barbuda em Autoestrada, salvo algumas pequenas obras de colocação de tubagens, entendo-a como uma obra desnecessária, megalómana e com um futuro muito duvidoso de interesse para os cidadãos. A prová-lo está a construção de uma via paralela destinada a ciclistas, tractores, "porra velhos" e a todos os veículos não automóveis - Gente com dinheiro a mais faz destas coisas.Outro bezilus  é a construção de Pontes (que posso calcular serem caríssimas não só pela estrutura em si, bem como a movimentação de terras que provocam e o tempo que levam a construir) que não levam a lado nenhum, tal como aquela em construção sobre a via rápida referida e que ligará os acessos praia das areias brancas ao aterro sanitário.

Tanto quanto me é dado saber, por interferência do ICN, não será possível construir uma estrada digna desse nome para a praia das areias brancas. Logo, iremos ter uma bela ponte sobre uma autoestrada que mais ano menos ano levará com uma portagem, e que dará acesso a coisa nenhuma o que só comprova o título deste texto. É uma questão de deixar passar o tempo.

Independentemente da forma e do tempo que estas obras estão a decorrer que já foram suficientemente criticadas pela forma displicente como são geridas há, para mim sem dúvida nenhuma, a montante alguma falta de visão de futuro, atendendo até, e principalmente, aos custos das mesmas. Temos de facto obras rodoviárias não muito longe daqui, e da tutela do mesmo instituto, essas sim que necessitariam de uma remodelação completa. Estas por cá, é óbvio que não vão agora destruir o que está feito mas, não seria MUITO MAIS BARATO E MUITO MAIS EFICIENTE construir-se uma pequena via de Santo André à praia e outra desta cidade ao aterro sanitário? Se calhar, só o preço da ponte dava para as duas vias e ainda sobravam umas massas, digo eu!


9 comentários:

Anónimo disse...

Só as "Vias rápidas"! Como complemento temos as obras em Vila Nova de Santo André que é do mesmo tipo mas em ponto pequeno.
Felizmente ainda não aconteceu nada de grave .
É "como diz o outro", até parece que o Dono da Obra e a Fiscalização andam a "mando" dos Empreiteiros.Será que as "formalidades" são para se cumprir.

efernandes disse...

Comparar o que me parece incomparável, também não me parece justo.
Embora as Obras que o Anónimo das 3:31 refere sofram de facto de alguns "pecados" pela morosidade e até porque não dizê-lo pela qualidade, tratam-se de obras necessárias, importantes para a requalificação dos bairros e com fundos que na sua maioria nada custarão à Autarquia.
Quero crer que a autarquia antes de receber a obra concluída, avaliará a qualidade antes de dar ordem de pagamento.
A crítica a que se refere o post, qualifica obras caras, desnecessárias, morosas e que no futuro poderá a sua utilização custar muito dinheiro a todos.

Anónimo disse...

"tratam-se de obras necessárias, importantes para a requalificação dos bairros e com fundos que na sua maioria nada custarão à Autarquia"
Olhe que não! Olhe que não!
Quem vive o dia a dia da cidade, apercebe que hà qualquer coisa que "não bate certo"!
Esperemos se essa comparticipação será mesmo "avançada" com a qualidade do trabalho feito!


"crítica a que se refere o post, qualifica obras caras, desnecessárias, morosas e que no futuro poderá a sua utilização custar muito dinheiro a todos".
A mesma questão se põe às obras de Santo André, apesar da tal comparticipação.

efernandes disse...

Se o anónimo da 7:06 tem uma opinião balizada sobre as obras de Santo André, escreva mais sobre isso. Eu escrevi sobre aquilo que está aos olhos de todos e que todos sofremos todos os dias-falo das famigeradas obras nas autoestradas, da sua oportunidade, da sua necessidade e sua gestão. Você quer virar o sentido do post, escreva sobre isso, identifique-se que será publicado, como é óbvio.
Eu percebo-o e e sei onde quer chegar não só!
Chegue-se lá à frente!

Anónimo disse...

com o rolar da situação e cortes nas despesas não sei se as obras não vão ficar paradas por uns tempos

Anónimo disse...

Já que se falou em Dono de obra e a fiscalização anda a mando do empreiteiro, podem não saber mas é exactamente o que acontece nas famigeradas obras do IP8.Passo a explicar as 5 entidades executantes da obra são accionistas quase na totalidade da concessão do IP8,ou seja são eles que pagam a fiscalização imparcial da sua obra.È publico basta consultar.Dai termos a fiscalização de obra que temos LOL

Anónimo disse...

É mais que evidente que estas obras ainda vão fazer correr muita tinta, vamos aguadar para o que aí vem a seguir, estamos em sines, como tal está tudo dito.

Anónimo disse...

obviamente que tudo está "preparado" para mais cedo ou mais tarde pagarmos portagem. A ridicula estrada alternativa diz tudo da forma como nos tratam, assim como o silêncio dos autarcas de sines.
quanto a pontes sem utilidade, o importante é "alimentar" as grandes construtoras, o resto são pormenores.

Anónimo disse...

Sines tem alguém na autarquia para zelar pelo bem do conterrâneos?