segunda-feira, 4 de julho de 2011

Com a coisa pública, não basta ser sério!

Na Caixa do correio
Em Sines existe uma situação que desafia todas as regras do bom-senso e que qualquer lei de incompatibilidades devia proibir.
Estou a falar da Escola das Artes, pertença à Associação Pró Artes que funciona "mais ou menos" como uma empresa familiar ao estilo da AMI de Fernando Nobre. 
Assim o caso mais complicado é o da presidência daquela associação cujo titular é… o sr Presidente da Câmara. 
Se a coisa ficasse assim e a consabida paixão do autarca pela música, poderia justificar a coisa e mantê-la no limiar da decência. Todavia assim não é, e o facto Inaudito da situação é que a Câmara Municipal de Sines suporta quase na íntegra as despesas da escola das Artes com um financiamento regular.
Como quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, não seria de rever ou no mínimo esclarecer este processo? É que com a coisa pública, não basta ser sério. É preciso também parecê-lo.

19 comentários:

Anónimo disse...

O mais grave é a Camara não ter dinheiro para apoiar as outras Associações e clubes e quem quiser tem que ir vergar a mola para as Tasquinhas mas porque não vai a Vereadora/ cantora marisa trabalhar também para as Tasquinhas?????

Anónimo disse...

não é de admirar com uma grande quantidade de burros com o cabresto enfiado nas orelhas e a canga no pescoço e a fazer aquilo que os donos mandam e terem que votar PS CDS e PSD mas agora alguns já tiveram o bonos foi corto uma parte do decimo terceiro mês para esses deviam era cortar logo tudo que assim podia ser que abrissem os olhos

Mário Pinto disse...

Essa de escrever que a AMI é uma empresa familiar de Fernando Nobre é forte.
Se bem entendo o texto, o comparar a AMI com a Associação Pró Artes é, por si só, um enorme elogio a esta última e não me parece que essa fosse a intenção do autor do post...

Anónimo disse...

Pelo que se pode discurtinar do post e tendo em conta a comparação com a AMI falta dizer quantos familiares do grande lider estão encostados nos diversos serviços da camara. Coisa nunca vista, como dizia o outro é só fazer as contas.
Eu sem fazer as contas direi que são varios, e não direi que todos com demérito,mas o favorecimento é discutivel...
Estou certo que o autor do post deveria ir e irá certamente pedir explicações directamente ao ex camarada numa próxima ass.municipal ai sim seria tudo exclarecido ou será que vai alguem por ele?
Viva o Grande Lider MC.

ML disse...

Senhor Presidente responda lá directamente ou alguem por si mas dizendo a verdade. Como é? No fundo quem lê fica na duvida e é bom exclarecer.

E já agora vem mesmo a talho de foice a questão da nossa av.Vasco da Gama.
Para além de terem sido "roubadas" várias palmeiras na avenida assistimos a uma poda das palmeiras junto a doca pesca as tais essas sim que deveriam ter sido já retiradas por manifesto incomudo que provocam ao ponto de não permitirem a circulação de uma cadeira de rodas e mesmo uma circulação pedonal sem riscos, eis que na sequençia da referida poda e durante pelo menos dois dias foram abandonadas as folhas em pleno passeio tornando ainda mais dificil a circulação pedonal.
Sr.Presidente é por estas e por outras que cada vez mais é desejado o fim do seu mandato, tem conhecimento disto?
Mais as canas foram cortadas e lá ficaram porquê? Sabe disto?
Ainda se lembra do SINES É PARA AMAR?
MLança

Anónimo disse...

Não percebo a indignação, pois está escrito nos estatutos que o Presidente da Associação é o Presidente da Camara e que eu saiba o Presidente da Camara é o Dr. Manuel Coelho.

É so pesquisar na NET, a sua constituição,orgãos, estutos, etc.

Procurem que encontram, foi o que fiz e faço desde o principio.

MLança disse...

Sr. Presidente;
Tive oportunidade de no sitio ou seja no largo dos Penedos da India lhe chamar a atenção para uma fuga de água que dura já á meses. O resultado está á vista água podre que já é visivel junto ao balde do lixo e um gasto de água que é no minimo revoltante e é bem a imagem do estado actual dos serviços da câmara.
Imponha-se porque disto o Sr. não pode dizer que não sabia.
MLança

Anónimo disse...

Concordo integralmente com o comentário anterior.Antes de serem levantadas suspeições sobre pessoas e respectivos actos, temos todos o dever de procurar infoamação que responda às nossa dúvidas.
A Escola de Artes começou por ser um projecto da Câmara Municipal, gerido directamente por esta entidade, sendo, obviamente o Presidente o seu responsável máximo. Posteriormente a gestão da escola passou para uma associação, especificamente criada para o efeito, porque só dessa forma poderia existir reconhecimento pedagógico e financiamento por parte do ministério da educação. A Câmara, no entanto, detém quase a totalidade das unidades de participação da associação, estando estatutariamente estabelecido que presidirá à Direcção o Presidente da Câmara em exercício, este ou outro qualquer!
O autor deste post e quem embarca cegamente em comentários desinformados, arrogando-se aqui defensores da coisa pública, revelam-se ignorantes e desconhecedores da realidade.

Anónimo disse...

Nunca entendi esta animosidade contra a EAS. Será que uma escola que ao fim de 3 anos de existência conta com 300 alunos não merece o nosso respeito pois, se dúvidas houvesse, o número de alunos comprova de forma inequívoca que esta era uma necessidade da população?
Será que os alunos desta escola, sejam eles quem forem não merecem o nosso respeito e consideração pelo seu esforço, empenho e tantas vezes coragem para aprender?
Acho que sim e também acho se os que aqui escrevem sem qualquer conhecimento de causa tivessem assistido à estreia da orquestra e às audições finais dos alunos da escola, teriam tido a oportunidade de testemunhar o trabalho de qualidade que ali é desenvolvido!
Eu estive na plateia e garanto-vos que valeu a pena.

Anónimo disse...

Pelo que percebi do post, este não colocava em causa a escola das artes, antes condena a cerrada escuridão que envolve a associação e o seu financiamento.

Anónimo disse...

Gostava de saber onde moram esses 300 alunos?

300 alunos...treta

audições só se a da escola do carlos silva pois o resto tem muita falta de qualidade.

Anónimo disse...

quem chama qualidade aquilo não conhece percebe de musica. qualidade vi na audição da escola da eunice com muito pouco tempo de pratica. nem quantidade (300???????) nem qualidade e quanto é esse valor que a camara dá?

Anónimo disse...

oi a mocinha né cantora. é cantante. cantadora com andante.

Anónimo disse...

necessidade são as estradas a saude jardins sinalização etc e não music.
temos muita music todo o ano e o que realmente interessa não é a colture.

Anónimo disse...

Sim essa Associação merece respeito pelo trabalho mas as outras com mais anos de existencia também e Camara da um apoio vergonhoso já agora porque não vai a escola de artes para as Tasquinhas vergar a mola como os outros a Sr. Vereadora que vá lá estragara as unhas as descascar batatas isso é que era de valor.

Anónimo disse...

nota prévia: Nada tenho contra a EAS, e não ponho em causa o mérito de quem lá ensina e aprende.
300 alunos - ok, quantos são de Sines?(nada tenho a que jovens de outros concelhos usufram deste equipamento, mas...)
Quanto custa manter este equipamento? Será que está dimensionado para as necessidades existentes em Sines? Não existem necessidades mais permentes?
Quanto foi retirado aos apoios as outras colectividades para fazer face ao sorvedoro de dinheiro que é este equipamento?
E os estatutos não permitem que existam outro tipo de sócios, que não instituições ligadas directa ou indeirectamente à CMS?
Será que a CMS nada em dinheiro de modo a suportar um equipamento que câmaras com muito mais pujança não têm?

Anónimo disse...

ja agora querem saber a grande noticia. o sr coelho na reuniao de terca com os feirantes prometeu um novo espaco .para meu grande espanto foi no recinto das escolas onde se realizam as eleicoes. penso que desta vez nenhum sineense ou ate membro do sim vai permitir isto . acho que seria demais.

Mário Pinto disse...

Tanto anonimato!
Tanta timidez!
Tanta modéstia!
Sim, porque não creio a palavra "anónimo" seja, aqui, sinónimo de medroso...

Peace and Love disse...

As EAS é uma fachada para muitas jogadas que não vou aqui abordar.

Quanto a qualidade? Perguntem a quem percebe do assunto, não se fiquem com a opinião dos pais babados que só de verem os filhos em cima do palco já gostam de tudo.

A taxa de desistências deve rondar os 90%, desde que a EAS foi criada.