domingo, 3 de julho de 2011

Estará iminente o fim do Euro?

8 comentários:

Mário Pinto disse...

Vi o vídeo e pergunto: E depois?
É que este vídeo (o texto) permite várias leituras. Temos um jornalista que denuncia uma “conspiração” contra o Euro e que tem por meta final a queda dos Estados Unidos da América, após o afundamento da Grã-Bretanha! E enuncia várias entidades como sendo as “conspiradoras”. E depois?
Essas entidades (financeiras) lucrariam com a queda do Euro e do Dólar? De que forma?
Os governos europeus sabem de tudo isso e não reagem? Não é estranho?
E se o Euro (e o Dólar também) cair, quem mais ficará feliz, para além dessas todas-poderosas entidades?
No meio de tantas interrogações, eu tenho uma certeza:
Se os Estados não se pusessem a jeito, os especuladores bateriam com o “nariz na porta”.
Infelizmente, essa “porta” que os Estados abriram terá que ser defendida – uma vez mais! – pelos mesmos de sempre. Sim, porque não duvidem de que será o Povo a ocupar as Linhas da Frente, que seja Ele obrigado ou de livre vontade.
É que as “elites” ficam sempre atrás, calculistas, como sempre.

efernandes disse...

Márius, já leste algo sobre o clube Bielderberg?

Mário Pinto disse...

efernandes

Já li, sim. E depois?
Este vídeo não se refere a esse clube, ou refere?
O que quero dizer é que este post, só por si, pode querer dizer muito ou pode até nem dizer nada. Vai depender de quem o vê e das ilações que dele quiser tirar.
Eu continuo sem entender o que alguém poderá ganhar com a queda do Euro e do Dólar e este vídeo não me esclarece quanto a isso, apesar de ser o tema central do mesmo.
Admito que o defeito seja meu, com certeza.

efernandes disse...

Márius, e como entendes a notícia de hoje sobre um douto economista alemão que defende a saída da Alemanha da zona euro?
Conspiração ou apenas factos? É que os "pausinhos do micado vai saindo muito lentamente e...
Depois logo se vê, não é a posição "pacífica" que deveremos adoptar.

Mário Pinto disse...

efernandes

Lamento informar que não sou possuidor de dotes adivinhatórios nem sequer sou particular seguidor de “teorias da conspiração”. Eu tento reger-me por factos e não apenas por suposições. E depois, tanto o jornalista do vídeo como esse “douto economista” são os únicos detentores da verdade? E quanto outros jornalistas e outros tantos “douto economistas” dizem precisamente o inverso desses?
Será que as notícias boas são apenas aquelas que nos interessam?
Já quanto à posição de cada um, pacífica ou não, eu apenas responderei pela minha mas garanto que não será o jornalista do vídeo nem esse “douto economista” que ditarão o que eu farei ou deixarei de fazer.

efernandes disse...

Então o ataque ao Euro é verdade ou mentira?
Mas nem me quero preocupar muito com isso embora seja preocupante.
O que me preocupa mesmo é a lógica com que este mundo está a ser gerido. Outourcing para um lado e para o outro.
São os Bancos Europeus nas mãos das agências de notação financeira, xão os bancos nacionais nas mãos dos bancos estrangeiros, são os governos nas mão dos bancos, são os cidadãos nas mãos dos governos e bancos, são agora estes tubarões que se estão a tentar comer uns aos outros que nos estão a querer fazer crer que as suas intenções são as melhores...UMA OVA! Há pouco mais de 2 meses os juros da dívida iam subinde de 6, 7, 8, 9, 10% e por aí fora, Dizia-se e convencia-se a populaça que só um governo mais à direita resolveria o problema. O PS (o mais à direita de sempre) tentava agarrar-se a tudo e a todos para não afundar. Afundou-se e afundou o país. Chegaram os salvadores ds "pátria" e as medidas da troika, Os juros continuam a subir até hoje (17%) e afinal até os estrageiros, os tais agiotas vão "cagando " cada vez mais em cima de nós. QUE FAZER?
Não será hora de mudar tudo e por esta ordem económica toda em causa?
Afinal para onde caminhamos.
Estou a ver que daqui a horas ou dias se vão organizar megamanifestações contra as agências à velha maneira salazarista do tempo da guerra em áfrica...

Mário Pinto disse...

efernandes
Agora sim, começamos a estar de acordo.
Esta nossa “polémica” começou com um vídeo que vale o que vale e eu coloquei isso em questão. Como resposta, veio a pergunta sobre o Grupo Bielderberg, a que eu respondi dizendo que não via ligação alguma com o referido vídeo. Depois apareceu o “douto economista” alemão e eu voltei a questionar que relação havia com o vídeo e com o Grupo Bielderberg e apresentei exemplos (penso eu) que sustentavam a minha opinião.
Posto isto, vamos aos “novos” factos:
1 - Que há um ataque ao Euro, acredito que sim e as notações das agências só o confirmam. Mas eu apenas pus em causa que haja um ataque – em simultâneo! – ao Euro e ao Dólar! Em todos os crimes há que saber quem lucra com eles. Eu não me esqueci desse facto e por isso perguntei.
(Acho que te devias preocupar, porque se o Euro “for à vida”, todos perderemos. Menos aqueles que tenham contas nas Suíça, com certeza…).
Tenho a convicção de que este Mundo está a ser gerido numa lógica capitalista e em que a única regra vigente é a de ganhar dinheiro a qualquer preço. Concordo com todos os exemplos apresentados, desde bancos a agências de notação financeira. Está lá todos os actores desta tragédia que ainda vai no 1º acto.
Que soluções temos nós?
Portugal é um País pobre, que se endividou mais do que permitia o bom senso. Ou seja, temos uma dívida para pagar.
Há quem diga que Portugal nunca poderá cumprir os compromissos assumidos com a Troika porque os “remédios” impostos não só não curam como matam o doente e eu sou dos que acreditam nisso, embora a minha opinião – só por si - não conte para nada.
De facto, os juros da dívida continuam a subir apesar de termos sido alvo de mais um ataque, não pelas agências de rating mas pelo nosso governo. Refiro-me à questão do 14º mês. Outras se seguirão, não tenho dúvidas.
Perguntas o que fazer (?). Essa deve ser a tal pergunta de um milhão de dólares (tão em voga em alguns filmes).
O que fazer?
Não pagamos?
Se não pagarmos e/ou não mostrarmos intenção de pagar ficamos sem acesso ao crédito estrangeiro sem o qual Portugal cairá no abismo. Se isto não for verdade, agradeço que me expliquem de que forma estou errado.
Falas em pôr “esta ordem económica toda em causa?” Vamos pôr sim, mas como?
Fazemos uma revolução? Fechamo-nos ao exterior e viveremos dos nossos (quase nulos) recursos?
Mas…e quem faz a revolução? O Povo ou meia dúzia de iluminados que se julgam detentores da verdade?
Mas o Povo não votou maioritariamente num determinado sentido?
Será que o Povo se enganou? Terá sido enganado?
Ou não foi o Povo que gerou a actual maioria parlamentar?
Afinal de contas, não é o “Povo quem mais ordena”?
O que fazer?
Não sei e tenho dúvidas de que alguém saiba.

efernandes disse...

Pois é Márius, eu sei o que deveria fazer e sei qual o caminho que isto devia levar mas também sei o que quero da vida.
Mas como não sou nem tenho pretensões a ser "educador" de classe e apesar da esperança de vida ter vindo a aumentar, considero-a ainda muito curta. A luta que travo que travei e que possivelmente travarei, será certamente incompreendida por muitos mas, eu tenho uma outra certeza:
Os possíveis prejudicados da minha luta (minha e de muitos), percebem tão bem o porquê das coisas...
Pena é que os beneficiários (a maioria deles) a não entendam...