quarta-feira, 27 de julho de 2011

As Obras nas Vias rápidas..."Xanta Ingrácia" 2

Continuam a passo de caracol, estas obras que, atendendo a muitas circunstâncias nomeadamente económicas poderiam ser consideradas por muitos como desnecessárias.
São obras de organização "suigeneris". Arrasa-se de um lado, pavimenta-se de outro, esburaca-se noutro lado ainda, desvia-se o transito para a direita e depois para a esquerda, tudo isto nas 4 faixas, sem qualquer lógica aparente mas prejudicando seriamente os utentes de todos os dias.
Há dias até que parecendo querer gozar os utentes, as máquinas e outros veículos adstritos ás obras, saltam da zona de obra para a estrada, percorrendo pachorrentamente alguns quilómetros para depois pararem noutra zona de obra como se quisessem dizer que só eles é que trabalham e que quem vem atrás é turista e que se aguente.
Mas, curioso mesmo é também a construção paralela de uma outra estrada que, segundo se fala, será para permitir o transito de veículos que não podem circular na autoestrada. Cá para mim que "sou má língua", tenho que, depois das autoestradas bem arranjadinhas, surgirão portagens obrigando quem não quer pagar a ir pela estrada paralela até esta ficar destruída e não sendo reparada obrigando toda a populaça a voltar à autoestrada mas a "pagantes", será este o jogo? Podem crer que gostaria muito de estar enganado.
Se pode ser inquestionável a necessidade da construção de uma autoestrada entre Sines e Espanha (IP8),. já relativamente ao troço entre Santo André e Sines, me leva a ter muitas dúvidas, a não ser que o Instituto de estradas tenha alguma verba adicional que não gastou e precisa gastá-la à pressa.
Quanto à gestão das obras, apenas quero deixar aqui uma palavra à Direcção da obra, de "apreço" pela "bela gestão" que estão fazendo... A coisa vai render!
Quem nos vale?

24 comentários:

Anónimo disse...

Por este andar vai levar anos
Sera de propósito para haver derrapagens orçamentais

Anónimo disse...

Olhando um bocado ao para o lado dos utentes, na minha humilde opinião em termos de segurança esta obra deixa muito a desejar. Há pouca sinalização, quer vertical, quer luminosa, não e avisa onde existem buracos, ou seja os carros pisam-nos como se não existissem, mesmo respeitando os 50Km/h o impacto sofrido é muito forte para um carro "normal"

Anónimo disse...

Por cada vez que passo por essas vias, sinto que estão a gozar com a minha cara, como já várias vezes aqui comentei sobre esse tema, posso continuar a dizer, que não são as obras que me incomodam, concordo com elas, o que me incomoda são a forma provocatória como essas obras estão a desenrolar-se, continuo a dizer que já vi muitas obras a serem feitas, mas nada como isto, nem sequer parecido,como tal e para mim, á luz dos meus olhos, isto é um gozo completo para o povo de sines, assim como um perigo e uma confusão total para quem de fora passa por essas vias durante a noite.

efernandes disse...

É exactamente o que sinto caros anónimos... Estão a gozar connosco sem dúvida nenhuma. É óbvio que nada tenho contra quem trabalha arduamente nestas obras que até podem ser necessárias e que, olhando ás suas condições de Segurança e Saúde no trabalho, me parecem bastante precárias.
Chateia-me profundamente é o sr director ou directores de obra que de organização da mesma parecem umas nódoas pela visão do utente.
No entanto os lamentos vários acontecem por todo o lado sem que o respeito pelos cidadãos se eleve. Será que as nossas autarquias não deveriam lavrar um veemente protesto sobre as estradas de portugal?

Alberto disse...

A segurança desta obra é deploravel, o pessoal e as máquinas atravessam-se na frente dos condutores...enfim, por vezes 30 minutos para chegar a Santiago.

Anónimo disse...

A pergunta que se faz é quem manda!
Quem anda ligado ao "mundo das obras", por várias razões, já não é de estranhar esta "trapalhada".
A começar por este exemplo(IP 8) e acabar em Santo André,verifica que os donos das obras são "forçados" a cumprir com o plano de trabalhos dos empreiteiros.
A eterna questão da Segurança em obra, continua a ser um problema cultural. Se pedirem um Plano de Segurança ele existe com todo o cuidado e bem feito. A implantação no terreno é complicado, porque o empreiteiro "esquece" alegando motivos vários e a própria fiscalização é limitada pelo dono da obra para não "atrapalhar" os trabalhos. Se morrer alguém "depois logo se vê"!

Anónimo disse...

Como profissional na área de Prevenção e Segurança, já enviei uma carta à ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) para fazerem uma visita à "maldita" obra. Veremos se vêm ou não.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

O presidente da C^^amara Municpal de Santiago do Cacem tambem ja chamou a atençao em relaçao a segurança na via em questao, mas como e de Santiago ninguem lhe deu ouvidos

Anónimo disse...

Nós aqui em sines estamos tramados, como as empresas dão dinheiro á câmara, a câmara depois não reage a este tipo de situações, assim como outras situações que têm a ver com a nossa saúde, como é o caso da poluição.

Anónimo disse...

Sossegados com esta "conversa" de por em causa estas obras. Recordo, que existe uma 1/2 rotunda para fazer, de acesso a um empreendimento turistico privado. Por esse facto, acabem lá com o "barulho".

efernandes disse...

Sossegados porquê?

Anónimo disse...

explique-se lá melhor srº anónimo 3:05 PM, Agosto 01, 2011.

Anónimo disse...

Ó sôr Fernandes, então o sôr não vê que este tipo de conversa é má para a imagem do Concelho. Isto é uma coisa que é temporária, ó depois de levar o tapete fica tudo tapado, por isso mais vale ficar sossegado e esperar que as obras sejam concluidas. E depois,certamente que não acredita, que o Senhor Presidente da CMS não tenha já tido reuniões para debater este problema. Não convém é dar muita publicidade ao caso. Percebe! É negativo para o concelho. O esforço colossal feito pela autarquia num turismo de qualidade - desmatagem do lugar onde um dia foi um belo parque de campismo, e de todas as zonas adjacentes, bem como de todos os espaços onde turistas pudessem pernoitar - sentido nestes ultimos dias em Sines, pode ser deitado por terra com posts e comentários deste genero. Há que juntar a disponibilidade demonstrada pelo empreiteiro, penso que em adicional ao contrato principal,não tenho a certeza,de concluir a rotunda de acesso a outro grande empreendimento turistico, este de cariz privado, e que possivelmente não avançará sem que a mesma esteja concluida. È que sabe, isto podia redundar numa grande chatice, houve pavilhões construidos por permuta com rotundas, acessos, etc,etc,etc...mas isto agora não vêm ao caso, já foi à tanto tempo que já nem recordo bem de todos os pormenores, como eu muitos outros, sabe sôr Fernandes, a memória já não é aquilo que era, não que seja um caso de idade, é mais um caso...fico por aqui com toda a consideração.

Anónimo disse...

Será que não se pode abrir um tema em relação com o FMM - tipo de visitantes , porcaria deixada e comportamento? E desrespeito por quem trabalha e se levanta às 6 para entrar no trabalho às 7 horas, tendo aguentado a "música" até às 3,30? Quanto às contas, será muito cedo, mas espera-se que o Chico Pacheco lhes dê publicidade.

Anónimo disse...

olha para este já não deve estar contente com o dono a retunda é para se fazer mas é daqui a uns 20 anos

efernandes disse...

Óh SÔR anónimo das 1:29 AM, Agosto 02, 2011.
Explique lá o que quer dizer para que toda a gente entenda PF.
________________
Pela minha parte só tenho a reiterar toda a crítica e a aprofundá-la à forma como estas obras estão a ser feitas que todos os dias colocam em causa a SEGURANÇA de todos os Utentes. Os ressaltos não sinalizados são cada vez mais.
Uma direcção de obra desta natureza é IRRESPONSÁVEL.

Anónimo disse...

Ó sôr Fernandes, o senhor pede o impossivel! Explicar o que não tem explicação, nem o SERLOCK HOLMES.
Obviamente que estava a tentar ser ironico no meu comentário, tendo por base a lei do silêncio que para tudo impera em Sines. Pelos visto não consegui.
Não se fala na possibilidade de contaminação da água;não se fala da poluição; não se fala da vergonha do centro de saude que existe, entre outros assuntos tabu, porque tudo isso é negativo para a imagem do Concelho. As obras,e a forma como estão a ser realizadas, entram no rol dos assuntos tabu. A visão mesquinha de encarar a realidade por parte de alguns responsaveis, que pensam primeiro nos de fora em detrimento dos que aqui vivem, leva ao condicionamento da sua própria acção. Se a isso juntarmos mais umas quantas condicionantes laterais, temos quer por parte de uns, responsaveis autarquicos, e de outros, os que habitam em Sines, o tal silêncio que por estas bandas impera. Se por alguma fatalidade acontecer um acidente grave, vai ver quantos pais irão ter os alertas. Vão ser mais que muitos a dizer que já tinham avisado.

Transitar nestas vias, neste momento, é estar sujeito a um perigo constante. E concordo consigo quando afirma que uma direcção de obra desta natureza é irresponsavel. De que forma podemos actuar para tentar chamar à responsabilidade estes irresponsaveis? É a questão que lhe deixo.

A juntar a tudo isto, hoje fomos presenteados com uma mega operação da GNR, por causa do festival do Sudoeste na Zambujeira. Se já é caotico só com as obras, imagine-se a dificuldade que foi hoje chegar a Sines.

efernandes disse...

Realmente a juntar a todos os males que estas obras provocam (perigos e IRRESPONSABILIDADES várias), há a tal mega operação da GNR que ainda hoje continua naquela rotunda cheia de obras.
Não é que não esteja de acordo com estas operações de controlo de tráfego e "outras" que estou certo não serem por sistema as causadoras de atrasos e outros constrangimentos. Para mim, a segurança pública também passa por aí. O que me chateia mesmo são arbitrariedades de quem gere uma obra, quase desnecessária, sem respeito nenhum pelos outros.
Um comentário há pouco na rádio a propósito do festival sudoeste referia-se desta forma:
A estrada de Sines é um caos

Anónimo disse...

Hey!Nada de criticas, afugenta o turismo que ai anda. Depois de um brutal investimento feito pelo municipio no FMM, para atrair turismo de qualidade, qurem deitar tudo a perder!

efernandes disse...

Haja alguém que questione, que proteste!
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=144642&mostra=2

Anónimo disse...

Deixem andar o "vizinho deste" descansado. Ele são FMM, ele são Tasquinhas, ele são palmeiras, o homem não tem tempo para tratar dos assuntos que dizem respeito ao dia a dia das pessoas.

Alberto disse...

Quem estiver na disposição de perder o anonimato, no portal do cidadão existe no canto inferior direito um link para reclamações, elogios e sugestões. A vossa opinião será depois transmitida à entidade competente, neste caso a CMS que responde para o seu email através do "poeta de serviço". De salientar que a CMS na semana seguinte ao "festival do chamon" mandou colocar placards na zona histórica relevando o interesse da mesma, o atraso e pedindo a compreensão dos municipes para algo iniciado en Fevereiro e interrompido desde meados de Julho até...

Anónimo disse...

e esta. sabem que hoje foi levada pela terceira veza insolvencia do sines tecnopolo , mais uma obra do nosso presidete. dividas e mais dividas ,nem o subsidio da petrogal chegou . o estranho e que entrou a fslencia em tribunal em junho e so agora e que e divulgado na radio sines. e o s pres. continua a dizer que nada se passa.e os passarinhos como nos vamos aceitando tudo isto.

Anónimo disse...

uau alberto eu ca sou o ze agora como estou identificado posso falar , digamos esccrever , diz me la o que se passa no sines tecnopolo, quando acabam as obras no castelo, ou ja estao acabadas e na zona antiga , meu deus aquilo e uma autentica miseria ninguem sabe o que fazer, a seguir vem as palmeiras a falesia e o bendito elevador, sera que tu e os outos estao de acordo com isto . como eu gostava de ser coelho telos todos aos meus pes a esmolar e pedir perdao