sábado, 6 de agosto de 2011

A capacidade de indignação


“Não há volta a dar-lhe. Neste pobre País, por maior que seja a infâmia, é escusado esperar de alguém qualquer assomo de repulsa. Todos fazem de conta. O aviltamento chegou a tal ponto que já nem a natural revolta dos ofendidos se entende. Temos ainda o nome de homens. Mas perdemos o mais elementar dos seus atributos, aquele que o próprio Cristo assumiu, com todas as consequências: a capacidade de indignação.”

Miguel Torga – Diário( Janeiro 1979)

4 comentários:

Anónimo disse...

Faz-me muita confusão a mim, que sendo este um espaço público, visualizado por muita gente, onde as pessoas gozam da condição de poderem ser anónimas, e de não reagirem a nada. De tanto que está tão mal, nesta terra, e não só.
Não é minha pretenção guerras ou politiquices, porque sou contra essas coisas, entendo é que numa tão curta passagem por esta vida, não deveria de haver pessoas a dificultar a vida a outras a seu belo prazer,ou pela sua incomptência, isto passa-se em sines e não só, quando se gasta dinheiro em coisas sem utilidade nenhuma, e não se arranjam ruas, não se tapam buracos, quando se amôntua o lixo, quando se tem que dar uma volta quase completa à cidade de sines (vila de sines) só para se entrar numa rua, quando se fazem obras como esta que está a ser feita na estrada de acesso a sines,quando levamos com esta carga toda de pluição em cima,ou quando vamos ao centro de saúde, ou ao que devia ser um hospital com boas condições, dado ser um edifício recente, e ser tão precário o atendimento de doentes, etc, etc, etc. Aí eu penso que as pessoas deviam reagir. Mas talvez eu esteja errado, talvez confuso, desatualizado,talvez esteja tudo bem, e eu é que esteja com alucinações, vejo coisas mal onde elas não existem, e como tal estou para aqui a dizer mal, a provocar pessoas de forma completamente errada, que me desculpem se assim o é.

Anónimo disse...

"Quando homens e mulheres,que detêm o poder há muito tempo,deixam-se intoxicar pelo síndrome de Hubris ou síndrome de presunção, já que apresentam um execesso de confiança e orgulho intolerante
Uma arrogância desmedida na crença de que só eles próprios, têm a chave do desenvolvimento.
Só eles sabem as respostas e as soluções.
Têm grande ruletância em aprender e dialogar com os outros, enorme dificuldade em ouvir opiniões discordantes.
Precisamos de lideres e dirigentes que saibam correr riscos e tomem decisões, mas também precisamos de quem admitam os seus erros"
David Owen. Doença dos políticos/Na doença e no poder.

Anónimo disse...

Ó homem deixe-se de babuzeiras e larachaes alguns Sinienses só tem o que merecem estão atascados em lixo assim é que estão bem ruas com buracos é disso é que eles gostam voce ainda se esqué ceu das novas vivendas feitas de tabuas velhas e chapas de zinco que vai ser o futuro de Sines com casa de banho ao ar livre votaram CDS, PSD ,e PS só tem o que merecem e ainda é muito pouco só tenho pena daqueles que votaram na esquerda esses sim são Homens os outros são so cabeça com serradura

Anónimo disse...

O povo quer e vinho e festas
Vao mas e trabalhar