quinta-feira, 23 de junho de 2011

As Palmeiras na Avenida Vasco da Gama


O Lamento e Protesto, na caixa do correio

O ainda recente episódio do arranque das palmeiras na Avenida Vasco da Gama é um caso paradigmático da gestão casuísticamente desajustada da actual presidência da câmara. Resta dizer que no lugar das palmeiras ficaram clareiras com terra, quais toupeiras por ali habitassem. 

Algumas questões:

1. Tinham as palmeiras alguma doença?
2. Obstruíam de algum modo a passagem das pessoas?

A resposta é uma dupla negativa porque a suposta razão é não serem as palmeiras espécies autóctones tal como todas as outras que lá permanecem. 
A câmara argumenta desta forma e só acredita quem quer, porque sabemos bem que a principal e única razão para a eliminação das palmeiras foi arranjar espaço paras as Tasquinhas fruto do seu local original estar sobre o risco de derrocada. Este episódio reflecte os três traços principais da actual gestão camarária.

1“Prá frentex” sem planeamento algum, hoje dá jeito arrancar as palmeiras e depois logo se vê o que fazer. Nem que se tragam umas toupeiras para fazer um parque temático.
2. Teimosia militante sem a preocupação de arranjar consensos, a Presidência teima contra tudo e contra todos, que a realização das Tasquinhas é naquele sítio sem se preocupar em arranjar um sítio alternativo nem que para isso tenha que destruir toda a cidade, agora foram as palmeiras e, é conhecido o coro de protestos que todos os anos se fazem ouvir pelo incómodo do encerramento da avenida durante um mês inteiro.
3. Tremenda insensibilidade, porque não percebe que a cidade não é pertença da câmara sendo muito menos de quem a gere.


A cidade pertence aos cidadãos, neste caso aos Sineenses que possuem um sistema de referências que não podem ser apagadas nem malbaratadas por dá cá aquela palha ou um qualquer capricho do Senhor Doutor.
Os Sineenses que cresceram em Sines, todos os dias vivem em sobressalto sobre qual vai ser o próximo devaneio do senhor iluminado que à noite aparece de retroescavadora em riste e não deixa pedra sobre pedra daquilo que eles são. Dói na alma e tenho pena.

25 comentários:

Anónimo disse...

Em Sines o sr Iluminado fáz o que quer porque uma grande parte dos Sinienses tem o cabresto enfiado nas orelhas a canga no jugo só falta a arlhada com um aguilhão na ponta como tinham os lavradores antigamente nas maos do sr Iluminado.

Anónimo disse...

As palmeiras foram arrancadas por não serem espécies autóctones, talvez tenham de arrancar o coelho (presidente)porque este também não é autóctone.

Anónimo disse...

O sr coelho não ouve ninguém. Talvez não lhe fizesse mal ir a Loulé e comparar o Festival Med com aquilo que por cá se passa.
As tasquinhas naquele sítio em vez de promoverem seja o que for são mais uma machadada no centro histórico.
o sr coelho vive em função dos fmm e das tasquinhas, e da cidade desportiva e da cidade adminitrativa, doa a quem doer. Hoje foram as palmeiras, amanhã vão ser as escolas primárias em frente ao mercado. Quem avisa...

Anónimo disse...

o coelho não é autóctone, mas é infestante, devido ao ritmo de reprodução. Para além de coelho temos as coelhinhas (e não falo da playboy.

Alberto disse...

As pessoas não têm cabresto, têm viagens pagas; as tasquinhas são de uma enorme falta de higiene devido às condições oferecidas; as músicas do mundo não trazem praticamente dinheiro nenhum, excepto se a CMS começar a vender charros e tintol; as obras que cortaram o transito na zona histórica começaram no inicio do ano e estão há uma semana paradas prejudicando moradores e hotelaria; não há onde estacionar os carros; O P. Socialista caiu em desgraça e não se sabe que alianças o roedor fará de seguida; podem mandar vestir as coelhinhas porque já não convencem ninguém. Resta a praia, portanto gozemos o sol, os mergulhos e as banhas à beira mar. Viva a sardinha assada, os tomates e o pimento!

MLança disse...

Este assunto das palmeiras é só mais um em que o Sr Presidente decide sem ouvir ninguem nem mesmo os vereadores do PS com quem falei e não sabiam de nada. Enfim mais um episódio triste do "eu quero posso e mando". Estou de acordo com quem afirma, agora são as palmeiras o que vem a seguir se verá e em nome do quê? Tasquinhas.
Ao contrario do que por vezes o Sr Presidente diz eu não sou contra as tasquinhas acho é que aqueles espaço não é o mais adequado, e já agora era bom que neste fim de semana o Sr Presidente se deslocasse a Loulé para ver como se faz uma coisa a sério em pleno centro histórico.
Mas ainda sobre as palmeiras direi que sempre fui contra a sua plantação mas junto á doca pesca e é ver o que se passa, dá para andar mas mal um individuo com cadeira de rodas não passa um carrinho de bebé passa mal infim uma teimosia que deveria ai sim ter tido já uma intervenção da camara. Só não vê quem não quer.
MLança

Anónimo disse...

A gestão da câmara de Sines está ao nível dos restantes órgãos governativos do pais.
Quanto ao coelho ele não faz absolutamente nada pois não tem cabeça para pensar e é apenas uma marioneta no meio disto tudo, tal como os sineenses que votaram nele...

Anónimo disse...

Eu quando ver alguem da televizão aqui por Sines vou logo falar com eles sobre o famoso bairro de latas velhas e madeiras velhas e com casas de banho ao ar livre é uma honra para o sr Iluminado de Sines este bairro vai ser o sinbolo da cidade de Sines por isso é digno de ser apresentado na televizão

Anónimo disse...

Lamentável e simplesmente criminoso tal como a rotunda junto à praia do norte. E o parque de campismo? Ainda querem promover turismo de qualidade?
Estes senhores deviam ser julgados...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que a autarquia paga aos fornecedores a 365 dias
Sera verdade

efernandes disse...

Caro anónimo, quanto ao pagamento a 365 dias, não lhe posso confirmar ou desmentir mas, se houver algum "lesado" nessas condições, terá este espaço para expor o seu lamento.

Anónimo disse...

Segundo relatório apresentado pela autarquia o prazo Médio de pagamento é de 344 dias. Ou seja, existem alguns fornecedores que certamente esperam bem mais do que 365 dias.

Anónimo disse...

Ha uns meses, após o alcatroamento da rua de Reforma Agrária saiu um comunicado da CMS a informar que devido a esse facto o "mercado" semanal seria deslocado para a zona dos armazéns. Na altura pensei "a comunidade que deu tantos votos ao SIM/Coelho foi tratada como cidadão comum"?
Ontem com espanto (como sou ingénuo) vi que o mercado voltou a referida rua porque segundo os "feirantes" estavam a perder dinheiro no outro local.Fui ao site da CMS nada! Autoridades nada ! Fiscais da câmara nem vê los!
Cada vez mais me convenço que quem ficou a mais nesta terra são aqueles como eu que nasceram e trabalham aqui.
TERRA DE BANANAS, GOVERNADA POR SACANAS !!!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o problema das palmeiras estava relacionado com o escaravelho no tronco das ditas!
Será verdade.

Anónimo disse...

HOJE DIA 26 DE JUNHO DE 2011 AS 9 HORAS DA MANHA, NO ESTACIONAMENTO DA PRAIA DE S. TORPES ESTAVAM ESTACIONADAS 40 AUTOCARAVANAS TODAS NA 1.FILA

Anónimo disse...

quando se le isto tudo ao fim do dia realmente fica-se com a sensaçao que cada dia aconteçe uma coisa qualquer... sem nexo e quem gosta ca da terrinha... ate ja tem medo da proxima.... ESTOU FARTO DO COELHO! VA PARA A TERRA DELE...

SINES È DE QUEM NASÇEU CÀ

Anónimo disse...

Quanto às Tasquinhas, o presidente é inflexível e não recúa já quanto ao mercado do ditos foi a correr desfazer o que tinha feito e dito. Uma rua novinha para esburacar todas as semanas. Istó não é um peso duas medidas, é antes cada peso sua medida, a dele.

Anónimo disse...

A todos os fornecedor da autarquia da cidade de SINES
Olhem para as receitas dos espectáculos no castelo durante as musicas do mundo

Um Sineense disse...

" As Palmeiras na Avenida Vasco da Gama"
O Sr. que mandou arrancar as Palmei
ras,é o mesmo que não quer organizar as Tasquinhas no espaço junto ao Pontal,onde tem espaço suficiente e onde não é necessário fechar o trânsito pois há espaço suficiente para estacionar,é o mesmo Sr. que iniciou o aterro para a Cidade Desportiva e ficou por aí,é o mesmo que iniciou a Rotunda na Costa do Norte e lá está esperando a sua conclusão,é o mesmo Sr.que quer fazer um Elevador
quando deveria ser um teleférico e não naquele espaço previsto para além do facto de não ser uma necess
idade,é o mesmo Sr.que mandou enterrar as"Salgas Romanas"ao lado do Castelo,e muito mais há para dizer mas fico-me por aqui.Enfim,de um Sr. que deu as «Cambalhotas Politicas» que deu,
já deu para ver que é capaz de tudo
e nada surpreende porque,EU é que sei,Eu Posso, Eu quero,Eu mando.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o sitio que o "Um Sineense disse...", junto ao pontal... Este espaço é excelente, tem estacionamentos, não há necessidade de fechar a avenida e causar transtornos e tem uma vista bonita, principalmente no por do sol. Não aproveitam porque não querem. Não percebo qual a diferença do meio da avenida para aquele sitio.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:17 PM, Junho 26, 2011

"SINES È DE QUEM NASÇEU CÀ"

Puro engano meu conterrâneo, a História de Sines está provando que o Gabinete da Área de Sines tinha razão, isto é uma terra para a Indústria e só com o fim do Petróleo é que provavelmente haverá reconversão se ainda se for a tempo.
Desenvolvimento Turístico em Sines já foi tempo há 40 anos.
Isto de querer sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo é pura ficção e no estado de desenvolvimento económico deste País ainda pior.
Sei que é uma decisão difícil, e que tem contestação de alguns concidadãos, mas se quiser qualidade de vida razoável mude-se para o Concelho ao lado.
Sines só para trabalhar e mesmo assim tem risco elevado.
O que o Sr. Coelho está a fazer é apenas uma ajuda para acelerar o processo de degradação de Sines.

Anónimo disse...

O titulo resume na perfeição o meu sentimento sobre este assunto. Esta ideia foi reforçada pelos comentários que li com interesse.

A meu ver falta referir apenas uma questão, que me parece essencial!

Responsabilização. Pergunta simples. Alguém faz ideia do custo médio de palmeiras com aquele porte? Já sabia que eram caras, no entanto tive o cuidado de me documentar sobre o assunto. Talvez o Sr. Presidente não saiba, mas cada exemplar com apenas 1 metro de altura custa cerca de 250,00 eur + custos de transporte e plantação. Ao que parece estragou cerca de 30 com um porte de 2/3 metros, pelo que dá uma factura de mais de 50.000,00 eur que o Sr. presidente devia pagar. Só que como em tudo na vida pública o contribuinte é que paga.

Já agora!.. Sabiam que a recuperação da avenida, incluindo a compra das palmeiras foi co-financiada por fundos comunitários e o restante pago pela APS? A Camara pagou ZERO! E que se prepara para reformular um espaço que está bem assim... Quer ali enterrar vários milhões, no entanto não há dinheiro para nada!
Pode ser que paguem os mesmos, ou então a obra não se faz!

Chega de elefantes brancos!

Os políticos ficam-se pela responsabilidade política e segundo os próprios dizem, ela esgota-se nas próximas eleições.

Anónimo disse...

"vão tirar as palmeiras porque não é uma espécie autóctone"
Depois de dar muitas voltas à "camoeca" dei por mim a pensar,(ou só o sr. iluminado é que pensa), "qual ou quais as espécies de árvores autóctones junto ao mar?", e não é que descobri. Vão plantar salgadeiras no lado do mar e árvores mulatas no lado da falésia. SIM porque não conheço outras.
Já estou a imaginar o maravilhoso enquadramento paisagístico da avenida, com as suas imponentes salgadeiras e árvores mulatas.

Micsomatose disse...

Copiado do sítio da CMS.
"As palmeiras foram importadas para Portugal ao longo do século XIX e XX, devido ao seu carácter exótico, apreciado pelo gosto romântico da época. As imagens mais antigas da frente marítima da cidade não apresentam qualquer palmeira, pelo que a diminuição da presença de palmeiras na imagem urbana de Sines significa a reposição de condições naturais e paisagísticas mais próprias da nossa tradição e geografia."
E digo eu, se calhar também não apresentam nenhuma avenida, estes gajos querem fazer dos outros, burros.
E nas mesmas imagens mais antigas da frente marítima da cidade apresentam algum Coelho?. Então porque é que não se eliminam todos os coelhos que por aí há?.
Quem aquilo escreveu como justificação para aquele acto criminoso, não é um coelho é uma BESTA e para além disso nem romântico é.

Anónimo disse...

já tenho vergonha de viver em Sines. O que era Sines há uns anos e o que é agora. Tinha uma praia que era muito frequentada, com restaurantes e tudo. Agora tens uma amostra com meia duzia de gatos pingados e com as paredes todas riscadas. Tinhas um muro todo pintado e com os vãos em bom estado. Agora está tudo degradado e não se faz nada. Tinha um hospital, embora pequeno tinha maternidade. Agora tens um centro de saude que é uma lastima com um pessimo serviço a população. O novo esse não deve de vir tão cedo (promessas). Tinha duas discotecas, agora tens zero. Ha noite é um perigo andar na rua. Agora até aos Domingos não existe recolha de lixo. Ve-se junto aos contentores montes de lixo. Ora vai uma pessoa passear ao Domingo e depara-se com lixo junto aos contentores e espalhado pelas ruas por causa dos caes. Assim sr presidente turistas nem ve-los e os que ca estão têm vontade de abalar. Antes dava gosto viver em Sines, agora dá tristeza, infelizmente!
O elevador da falésia. Para que? para rebentarem com aquilo em menos nada. Nenhum turista vai andar naquilo. Sines já não sabe receber as pessoas. ah ja sei é para o FMM, o pessoal vai fumar umas ganzas no elevador. sr presidente olhe que já existe mais barracas junto a entrada de Sines ( postas de proposito) olhe que as pessoas querem uma casa. Até aposto que já pensou nisto. Vá ja a correr a fazer outro bairro social ao lado do outro para esta gente. E nos cidadaos de Sines continuamos a levar com as suas ideias de destruição da cidade. Quem manda aqui somos nos os sineense. Não é o senhor. Pense bem e não seja teimoso, quer fazer o seu ideal de cidade candidate-se a outra camara e leve os seus apoiantes atras.