domingo, 26 de junho de 2011

As Caravanas junto à praia

Na praia de São Torpes, temos assistido a um infindável e cada vez maior parque de caravanas que ocupam sistematicamente aquele espaço.
Numa zona de paisagem "privilegiada", quem não gostaria de acordar ao som das ondas do mar, quem não gostaria de olhar aquela imensidão de água, quem não gostaria de tomar o seu pequeno almoço, olhando o mar, respirando a brisa fresca da manhã, e quem não gostaria de contemplar o pôr do sol ao mesmo tempo que toma o seu repasto ao ar livre? 
Obviamente que qualquer um, porque viver a natureza enche-nos o corpo e o espírito de bem estar e reforça-nos as defesas para enfrentarmos as agruras do dia a dia.
Sendo adepto da natureza e do campismo de caravana há regras OBRIGATÓRIAS de bem viver e conviver para o uso destes equipamentos. Falo de regras Sanitárias e de Segurança.
Não me consta que em São Torpes, existam infraestruturas para além do parque de estacionamento para acolher todas aquelas dezenas de caravanas que ainda hoje lá estavam, que não ponham em causa a saúde pública, e não degradem a qualidade da praia.
Claro que, se todos aqueles caravanistas quisessem pernoitar no parque de campismo, não sei se aquele teria capacidade para os acolher. Portanto, deverá ser assumido pelas autoridades competentes, que São Torpes não tem condições sanitárias para acolher todos aqueles cidadãos que duma forma espontânea vão aproveitando aquele sítio maravilhoso para passarem as noites de verão.

A questão que se coloca agora é a seguinte:

Não seria interessante do ponto de vista ambiental e económico que a Câmara Municipal de Sines promovesse a construção de um parque de autocaravanas, ambiental e economicamente sustentável nas imediações de São Torpes?
É que metermos a "cabeça na areia" e fingirmos que nada se passa dizendo apenas que os caravanistas não podem lançar dejectos, e etc, é muito pouco...

14 comentários:

KimRodrigues disse...

Totalmente de acordo,em Porto Covo já de lá quaze todos deram ás de Vila Diogo.

EUEKESEI disse...

A este proposito deve ser dito que a Camara não quer saber,a Capitania não quer saber,a Area de Paisagem protegida não que saber,e os cidadaos que não tem caravana não tem que se meter no assunto.
Mas alguem quer saber seja do que for neste concelho? Ninguém e assim vai ser até que alguem com trambelho decida que aquele e outros locais no concelho não podem ser ocupados daquela forma criando ainda por cima problemas de ordem sanitária.
Esperemos até que alguem ponha ordem no caso.
EUEKESEI

Anónimo disse...

E muito simples de resolver
Basta os responsáveis pensarem um pouco
Nos estacionamentos junto as praias criar condições de higiene e limitar os estacionamentos para caravanas
A lei existe e só aplica-la

José Carlos disse...

Uma sugestão para as Entidades competentes:com 100 ou 200 euros metam umas armações a limitar a altura nas entradas dos parques, e assunto resolvido. Eu pago impostos na zona, exigo que ao fim de semana tenha 3 metros de estacionamento para levar a familia á praia.Os caravanistas gastam quase zero na região, cobrem-lhe uma taxa que eles podem.

Doido por Coelho disse...

E que dizer agora do Presidente Coelho?.
Tirado do sítio da CMS

2011.06.28. No seguimento da ocupação ilegal da Rua da Reforma Agrária, em Sines, no dia 25 de Junho, pelos feirantes de etnia cigana para a realização da feira semanal, a Câmara Municipal de Sines emite a seguinte posição:

“O Presidente da Câmara Municipal de Sines teve conhecimento da ocupação ilegal da Rua da Reforma Agrária pelos feirantes de etnia cigana de Sines, no dia 25 de Junho, a partir das 07:30 horas da manhã.

Tratou-se de um acto de abuso deliberado de ocupação da via pública sem prévio conhecimento nem autorização de nenhum serviço da Câmara para este fim.

Este acto, além de representar um total desrespeito pela Câmara e pelas leis em vigor, coloca em risco a segurança dos cidadãos e o direito à normal circulação na via pública, e como tal, não é admissível nem tolerado.

Em data oportuna, o Presidente da Câmara convocou todos os feirantes para reuniões, onde lhes comunicou a decisão da Câmara de transferir a feira semanal da Rua da Reforma Agrária para outro espaço apropriado.

Nessas reuniões participaram todos os feirantes, o responsável local da G.N.R e o mediador da comunidade cigana.

Todos se pronunciaram e todos aceitaram a proposta de nova localização da Feira, junto à Rua da Floresta; todos participaram no sorteio dos lugares a atribuir a cada feirante e cada um levou uma planta em papel com o respectivo desenho e o número do seu local de venda.

Perante a situação de insubordinação da ordem pública decorrida no dia 25 de Junho, o Presidente da Câmara reuniu com o responsável local das forças de segurança e o responsável da fiscalização municipal para se tomarem as medidas entendidas como necessárias à reposição da legalidade e notificar todos os feirantes sobre as mesmas.

Assim, no próximo sábado, dia 01 de Julho de 2011, serão assegurados todos os meios necessários à normalização da situação, nomeadamente:

1) Não permissão de venda de quaisquer artigos na Rua da Reforma Agrária;

2) Garantir as condições necessárias à continuação da realização da feira semanal no local anteriormente decidido, junto à Rua da Floresta”.

Os amigos ciganos já vão ter que cumprir e a seguir o homem vai-se virar para os caravaneiros.

Coelho amigo, o povo está contigo.

Anónimo disse...

Eu já estou é doi com o COELHO, o rebenta palmeiras.
Porque é que os ultimos mandatos são sempre os piores? PORQUE?
Se alguem souber diga.
Será bom ver o que dizem todos a este respeito.

Anónimo disse...

Não fez mais do que a sua obrigação!
Esperemos pelo próximo sabado para ver como é.
Como as eleições são só em 2013...

Anónimo disse...

nao acredito que as autoridades sejam capases de retirar os ciganos da rua da reforma agraria e nem o presidente Coelho isso e so conversa fiada e falar para nao estar calado

Anónimo disse...

Boas tem toda a razão ainda no sabado passado dei-me ao trabalho de as contar, no parque a seguir á ponte estavam de tarde nada mais nada menos que 46 caravanas,isto não pode continuar,alguem tem de fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Gostava de saber se os ciganos mudaram de local ou não.

efernandes disse...

Tanto quanto se sabe, os Ciganos pretendem avistar-se com a Presidência da Câmara brevemente para de uma forma ordeira resolverem o problema.
Há condições para a resolução civilizadamente, porque não?

Anónimo disse...

Continuo a pensar que há falta de visão para os caravanistas que nos visitam.

Um "brinquedo" daqueles vai dos 10.000€ às várias dezenas de milhar.

Acham q quem compra um "brinquedo" tão caro para utilizar tão pouco tempo por ano, NÃO TEM DINHEIRO?

TEM. Tem muito mais do que a média dos portugueses. Aliás dado o preço, é "brinquedo" para a classe média alta pois os pobres não chegam e os ricos vão para hotéis. E NÃO O GASTA?

GASTA. Nos restaurantes, no comércio, nos supermercados. OU SERÁ QUE NÃO COMEM?

COMEM, E BEM. Até entre eles "como não pagam dormida, comem sempre fora...". E SE TIVEREM CONDIÇÕES, PAGAM-NAS?

PAGAM. Porque também gostam de ter condições. E ESSE INVESTIMENTO É RENTÁVEL?

É SÓ FAZER CONTAS....

Mas estamos preocupados é com a vista para a praia, que o meu carro tem quando está estacionado...e eu estou na praia...

ai estes caravanistas só me trazem problemas...

A Lobo disse...

Pior que a situação das autocaravanas que é de si um absurdo mas permitido com a complacencia da CMS e PNSACV, é a situação do dito Parque de Campismo de S.Torpes/Morgavel isso sim uma aberração, a descarregar todo o tipo de lixo, poluição e esgotos para o único sitio do concelho classificado de Rede Natura 2000 , a Ribeira de Morgavel , logo de proteção ambiental quase total, e que a Camara Municipal de Sines - CMS , e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - PNSACV , dizem desconhecer a exitencia e funcionamento e que alberga durante o ano, todo o tipo de habitação permanente em cima de dunas primárias, logo de total interdição para habitação.

Paulo Ribeiro disse...

Aproveito para partilhar.
http://blog.pauloribeiro.net/2011/07/20/isto-tambem-e-porto-covo/