sábado, 21 de maio de 2011

MAQUINA PESADA

Segundo reputados especialistas, em 2005 a taxa de desemprego situava-se nos 6,6%, tendo chegado em 2011 aos 11,1%, e o facto é que estamos no top dos 10 países mais endividados do mundo em todos os indicadores possíveis e a nossa divida externa era em 1995 inferior a 40% do produto interno bruto, tendo chegado em 2011 aos 230%, sendo que cerca de 50% de todo o nosso endividamento nacional, deve-se directa e indirectamente ao nosso Estado
349 Institutos públicos, 87 direcções regionais 68 direcções gerais, 38 gabinetes de secretários de Estado, 18 governadores civis, entre outras entidades e outros números exorbitantes, são o contributo para o descalabro do deficit e das contas publicas.
Num país com esta máquina administrativa tão pesada, algo vai mal quando apesar de todos estes organismos e mais alguns, ainda temos uma justiça lenta que soma 1,6 milhões de casos pendentes, e a pior taxa de abandono escolar
Quando olhamos para o quadro de um país que em 1995 era um bom aluno da União Europeia, não é difícil perceber o porquê de hoje estarmos em vias de começar a pagar a factura, que vai com toda a certeza gerar mais pobreza, e maior insegurança, no seio de uma sociedade onde até agora as medidas de austeridade apenas se fizeram sentir sobre o comum dos cidadãos, sem efeitos na maquina do Estado que tem sido um verdadeiro sorvedouro de dinheiros públicos.
São números e atitudes que tem de ser mudadas a bem de um país em que são precisos políticos que falem verdade, e se coloquem na pele dos cidadãos para poderem avaliar as suas dificuldades e perceberem que a resolução dos problemas do país, será possível, quando houver também uma mudança na estrutura social do mesmo.



Américo Lourenço

21 comentários:

Anónimo disse...

Um sorvedouro de dinheiros públicos são as dívidas dos bancos que segundo PS, PSD e CDS, todos temos que pagar com língua de palmo. Sorvedouros de dinheiros públicos são as parecerias publico-privadas que alimentam a tal clientela de que fala. Sorvedouro de dinheiros públiocs são as negociatas da Moderna e da compra de submarinos por vários milhões de euros acima do que deveria ser. Basta de Sorver os dinheiros públicos. Há alternativa, não vote PS, PSD e CDS

Anónimo disse...

não se preocupe sr Americo porque agora com as mentiras do CDS PSD e PS os portugueses que votarem nestes partidos vão ter a vida logo melhorada

EUEKESEI disse...

Na lista que fez faltam ainda os 230 deputados mais os ex. presidentes etc etc.
Tudo isto pode e deve ser passado a 1/3 ou seja seria portanto 1/3 da despesa.
Nas camaras a mesma coisa alguem compreende que a nossa camara tenha 5 eleitos a tempo inteiro? Mais uma quantidade de acessores externos? Não serão os funcionarios nos mais diversos escaloes suficientes?
Vai ser e não vai demorar muito
tempo, este regabofe vai tem os dias contados.
O que me espanta é serem entidades externas a abrir os olhinhos ao pagode cá do burgo.
Em Alentejano podemos dizer sem medo de errar:
"TEM AVONDO PORRA"
-avondo para quem não sabe quer dizer já chega.
EUEKESEI

Anónimo disse...

Quem é que governou o pais nestes ultimos anos?
Quem é que levou o país para este estado em que se encontra?
Quem é que não fez nada para travar o desemprego?
Quem é que aumentou assustadoramente a despesa do estado?
Quem é que tudo fez para que a agricultura chegasse ao estado em que chegou? incluindo pescas, industria, pequeno comércio, entre outros, onde recentemente com a política deste actual governo a sorte de não se ter acabado com o restante pequeno comércio, e de tudo o que é tradicional, a verdade seja dita, foi de um português chamado Paulo Portas.
É bom que o povo abra os olhos e que castigue quem merece ser castigado, nunca nenhum outro partido carregou tanto sobre os portugueses como o partido socialista, nunca se viveu tão mal, como em tempos socialistas, nunca se mentiu tanto aos portugueses como em tempos socialistas, mais uma vez em tempos de eleições se afirmam de esquerda, e são solidários, mais uma vez vão fazer tudo para não acabarem com tudo aquilo que já acabaram, enfim agora neste tempo é tudo bom.
já chega deste povo dormir tanto, acordem!
Mais vale um governo de direita do que um de esquerda a mentir, embora o ideal, seria um que não fosse nem de esquerda nem de direita, seria então um governo responsável, que criasse riqueza para o país e para os portugueses terem uma vida melhor, sim porque a vida é curta.

Anónimo disse...

Amén...De onde saíu este? Parece o padre da senhora dagrela a falar...

Anónimo disse...

parece que a direita quer acabar com os feriados e os portugueses ficam todos contentes ainda bem que vão acabar com os feriados

Anónimo disse...

A Bem da verdade há que dizer que nunca tivemos um Ministro do Trabalho como o Bagão Felix. Santo homem. Sem ele e o Paulinho das Feiras já tinhamos ido ao fundo como os submarinos.
Bem prega Frei Tomás!
Não abram os olhos e sao novamente enr...olados.

Anónimo disse...

Às perguntas do sr. anónimo a resposta é sempre a mesma: PS, PSD e CDS. Foram sempre s mesmos. Equer o senhor um governo de direita?Foram todos.

EUEKESEI disse...

O PSD já ganhou, e ganharia com uma margem mais dilatada se não tivessem sido nabos em abordar certos assuntos.
O PS já era depois de andar com indianos paquistaneses em campanha no alentejo, eis que em Sines de braço dado anda o Idalino e o Coelho, SIM o Dr. Coelho de braço dado a fazer propaganda ao PS. Ainda ontem andavam os dois na rua.
Porra que dizer deste enrredo?
Ainda á poucos meses diziam mal um do outro e agora qual milagre ai estão juntos.
Esta pouca vergonha, que sei envergonha certos socialistas, só é possivel porque o Coelho está em fim de carreira, ou vai ainda concorrer aqui perto?
É por estas e por outras que o PS tem que levar ou melhor devemos malhar nele.
Gostava que as pessoas dissesem algo sobre este casamento.
EUEKESEI

Anónimo disse...

gostava de saber quando é que os politicos conseguem dizer alguma verdade «e que isto já chega de tantas mentiras e de tantas vigarices

Anónimo disse...

Oi é a 2ª vez que vi o teu blogue e reflecti muito!Bom Projecto!
Cumps

Anónimo disse...

Essa do Coelho de braço dado com o Idalino gostava de ter visto. E também me chegaram a estas bandas uns zunzuns de que o Brás anda a fazer campanha pelo PSD, alguém viu alguma coisa.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 4.40
A melhor foi um gajo da APS cumprimentar o coelho e o idalino há pressa e raspou-se para não ser visto
Isto passou-se junto ao SANTANDER

Anónimo disse...

Ao que o Eng IDALINO chegou

Anónimo disse...

Ouvi dizer que vai haver uma troca. O Sr Dr Coelho candidata-se por Grandola e o Sr actual presidente de Grandola candidata-se por Sines, ambos pelo PS...a ver vamos...

Anónimo disse...

Tá bem visto sim senhor! É troca tintas, por troca tintas e fica tudo na mesma. Abram os olhos!!!!!!!!! Não deixem que vos comam por parvos.

Anónimo disse...

Sines actualmente tem o PS + SIM que controlam a seu belo prazer. Essa é a verdade! Um Bloco Central contra tudo e todos.

Anónimo disse...

se o coelho for canditato por grandola o que vai acontecer aqueles que abandonaram tudo para votarem nele. espero que mudem a residencia para grandola pois parece que vao e vem conforme as mares

Anónimo disse...

Sei de fonte "limpinha" que esta troca do Querido Lider Coelho está a ser mal digerido no seio do SIM.
Afinal o SIM foram os dissidentes do PC mais uns quantos que perderam alguma da pouca vergonha que tinham e renegaram as suas raizes politicas.
Qual sera o programa que o Querido Lider Coelho vai doravante cumprir o do PS ou do SIM?
Estas cambalhotas tem destas coisas.
Afinal dos dois não sai um bom para Sines essa é que é essa.

Anónimo disse...

assisto a apresentacao dos candidatos do ps em sines e fiquei revoltado. ainda bem que dos eleitos camararios so o coelho la estava. acredito que os outros vereadores estao a perder o medo e a merem o que realmente o que o coelho vale. marisa e outros sei que erreram mas nunca e tarde, contamos contigo coragem sai pois esse homem nao merece que estejas aseu lado . ainda acredito os sineenses vao voltar a ser as pessoas que eram com as convicsoes que tinham. por mim estao perdoados.

Anónimo disse...

apelo. peço a toos aqueles que votaram sim e que sei estarem arrependidos que comentem este bloque . sei que nao se podem identificar mas mesmo assim como anonimos relatem algumas promessas que foram feits pelo presidente e nao cumpridas . ajudem outros a perceberem rm quem votaram. eu sou o primeiro a reconhecer isso , sim nunca mais.