sexta-feira, 18 de março de 2011

DADOS DO IEFP SUBAVALIAM VERDADEIRA DIMENSÃO DO DESEMPREGO

O IEFP acaba de divulgar os dados do desemprego registado, revelando que no final de Fevereiro permaneciam inscritos nos centros de emprego mais de 555 mil desempregados. Segundo estes dados houve diminuição do desemprego em termos homólogos e mensais, mas o desemprego feminino aumentou, nomeadamente entre mulheres mais escolarizadas, tal como aumentou o desemprego de longa duração e o número de desempregados à procura do primeiro emprego. Verificou-se também uma subida do desemprego na Madeira, nos Açores e no Algarve.

Entretanto o peso dos contratos a termo no desemprego registado atinge cerca de 38% dos desempregados que se inscreveram ao longo do mês, porque o seu contrato de trabalho terminou. No Algarve essa percentagem atingiu os 53%.

A realidade, porém, é que os dados do IEFP mostram um quadro parcial do desemprego, uma vez que subavaliam a verdadeira dimensão deste problema. Se compararmos o desemprego registado com os dados do INE verificamos que existe uma discrepância de alguns milhares entre o desemprego apurado pelas duas instituições, que tem vindo a crescer ao longo do tempo, o que não é justificável meramente pela diferente natureza das fontes. Assim, usando os dados mais recentes (referentes ao 4º trimestre de 2010), verifica-se que o desemprego apurado pelo INE é superior em mais de 72 milhares ao registado pelo IEFP no mesmo período.
(...)

Esta é uma política de desastre que aprofunda as desigualdades e compromete a coesão social do país.

É hora de colocar os trabalhadores e os desempregados como centro das prioridades das políticas económicas e sociais.

CGTP

3 comentários:

Anónimo disse...

esta a acontecer um congresso ai duns parasitas quaiqueres são mesmo um bando de falsários são tão mentirosos que não conseguem dizer uma unica verdade e assim vão enganando os jumentos que ainda acreditam naqueles vendedores da banha da cobra

Anónimo disse...

mas o iefp em sines vai fazer instalações de luxos para uns incompetentes nomeados, que se tudo correr bem serõ baldeados brevemente pelo psd

Anónimo disse...

A situação dos desempregados nunca é verdadeira numca se sabe ao certo quantos desempregados existe os numeros do governo nunca vem certos e isso tem se visto de vez em quando mas ainda bem que existe alguem como este SR que apresenta estes dados é muito importante para quem passa de vez em quando pela ESTAÇÃO caso contrario nem tinhamos acesso a este documento.