domingo, 20 de março de 2011

Trabalho precário no complexo de Sines

Jornal Avante dedica página central à Precariedade "Crescente" no Complexo

Com grandes empresas da energia e do sector químico e com um importante porto de mar, o complexo industrial de Sines ocupa um lugar estratégico na economia nacional e gera, há décadas, lucros milionários para grupos nacionais e multinacionais. Em plena campanha das eleições presidenciais, o abuso do trabalho precário ganhou maior visibilidade, numa iniciativa com Francisco Lopes em Santiago do Cacém, a propósito das obras de reconversão da refinaria da Petrogal. Para melhor compreender como alastra e como se combate a precariedade de emprego na região, fomos ouvir alguns dos comunistas que ali trabalham, com responsabilidades na organização e luta dos trabalhadores.
Ver notícia completa Aqui

Razões para dizer que a Instabilidade Alimenta o Lucro




15 comentários:

Anónimo disse...

É o unico partido que não tem medo de dizer as verdades mas alguns trabalhadores que são esplorados, roubados, mal tratados etç.etç, quando há eleições vão logo a fugir votar naqueles que são os maiores exploradores como é o caso do CDS e do PSD que tem já um plano para baixar os ordenados já falaram em 380 euros,e subir o iva para 25%,acabar com os trabalhadores efectivos, mas já tem um plano para subir o ordenado dos governantes,administradores,gestores, etç etç por isso abram os olhos em quanto é tempo.

efernandes disse...

O que este partido fala, E FAZ MUITO BEM FALAR, é real. Isto vai acontecendo em todas empresas da região e até em algumas autarquias. Os trabalhadores são precários, a educação e saúde são precárias, a sociedade é precária, a vida é precária e parece que muita gente acha isto muito bem.
Há que pensar que há muito mais vida para além dos vários défices e pensar a sério na forma como o país distribui a riqueza que produz.
Tenho recebido sistematicamente cartas de determinado partido que no litoral se propõe fazer disto o tal "oasis" que outros a nivel nacional se propuseram. Apetece-me perguntar-lhes:
Isto que se fala neste "post" não lhes diz nada?
Parece!

Anónimo disse...

Lamentavelmente, só publicam textos da "mesma cor".
A Estação está a tornar-se um orgão tipo "Pravda", dos tempos aúreos do em que nos quiseram dar o Sol e a Lua.

Anónimo disse...

Este sim é o unico partido que defende quem trabalha . coerente, sempre...sempre ao lado dos mais neçessitados! E uma coisa è verdade todos se queixam mas quando e para ir votar não se lembram das suas raizes.SIM porque se eles (ps psd) estao lá alguem vota neles e os ricos são menos que os pobres.

efernandes disse...

Meu Caro Anónimo Anterior,
Qual é a côr que V. Exª Quer que publique? É só escolher...
Já agora, a propósito do Sol e da Lua, explique para todos percebermos onde quer chegar, o que é que estes "artistas" que estão no poder há mais de 30 anos nos deram. Certamente que não foi o Sol nem a Lua.
Proponho-lhe um trabalho se o aceitar.
Escreva você um texto azul do mar, verde relva, laranja ou limão, rosa florido ou até ás riscas da côr que você entenda. Se estiver bem escrito porque não publicá-lo com todas as letras. Aceita o desafio?

Anónimo disse...

Em sines felizmente ainda se vive muito bem, e também não há falta de trabalho,como tal ainda não vejo motivos para protestos,a não ser que se proteste por a poluição ou por buracos por todo o lado,o pior é mesmo na maior parte do país, onde há tanto desemprego, e a maioria do emprego que há é precário,com vencimentos de miséria.
Em sines como há muito emprego, e também se ganha acima da média, as pessoas nem se dão ao trabalho de se manifestarem, esquecem-se que no resto do país a vida é bem diferente.

Anónimo disse...

Em Sines não ha desemprego?! Em Sines todos os salários são dignos?! Em Sines 80% dos jovens trabalhadores não são precários? Em Sines como em qualquer lado, há de tudo. Porém, com as politicas utilizadas pelo governo, o que é mau para os pobres começa a piorar, ao passo que para os empregadores há sinais de melhoras! Crise? qual crise? Anónimo...

Anónimo disse...

Os Sinienses ainda têm alguma coisa podem agradecer aos esforsos que o PCP e a CDU tem feito por Sines

Anónimo disse...

Sou jovem, de Sines, ora precário ora desempregado... isto está bom é pros mamões do sistema que aqui também os há... para esses não há problemas...

PS- vou me juntar á lista de jovens que também saiu desta terra maravilhosa sem desemprego...

cambada de comediantes... mamões e xupistas

Anónimo disse...

Os empregados do PCP já estão a colocar cartazes á valentes assim mesmo é que é vamos á luta que a força é nossa é desta que se resolve as situações dos Sinienses os outros já estão com medo da força do PCP.

Anónimo disse...

Pronto, o "diabo" já se foi embora.
Agora é só passar á campanha eleitoral.
Vai-se resolver tudo.
Com o PC está pronto para governar.
Vai acabar com os precários, os recibos verdes. Vai acabar com os malandros (corruptos!)e como nunca teve responsabilidades no Governo vai mudar as politicas contra os trabalhadores.
Aguardamos serenamente.

Anónimo disse...

O PCP em Sines tem que RENASCER...
O BE em Sines tem que CRESCER...

SINES é, foi e sempre será uma Terra de GENTE Trabalhadora e GENTE de Esquerda...

Nunca foi nem nunca será uma Terra de gente pseudo burguesa nem de direita.

Viva SINES e os SINEENSES!

Anónimo disse...

O PSD já vai avizando que vai subir o iva em todos os produtos para 25% e baixar o ordenado minimo e isto é só o principio por isso quem votar PSD é porque gosta desta situação que se adivinha e só ontem o homem pediu a demissão.

Pitchauba disse...

Eu penso que o PCP tem fortes medidas para TENTAR recuperar o país! Os que la estão e os do PSD só pensam no grande capital e não conseguem perceber que o que gera riqueza são os trabalhadores, a produção, a criação o desenvolvimento sustentado. APOSTAR NOS TRABALHADORES DE UMA FORMA DIGNA E JUSTA É APOSTAR NUM FUTURO QUE DÊ FRUTOS DE MAIS TRANQUILIDADE!!!

Eu sou jovem, naturalmente precario, não faço a minima ideia de como será a minha vida daqui a uns anos. quais são as condições que me dão para constituir familia? para habitação? quais os insentivos que um jovem neste conselho TEM para fazer crescer e desenvolver a sua vida de uma forma segura ?! Alguém me pode responder?

Assim como eu, acredito que hajam inumeros jovens, trabalhadores e estudantes que têm o seu futuro condenado. É um dilema que tende em prolongar-se e sem previsões de resposta.

Em resposta a outros comentários deste post, os companheiros acham que sem Luta por parte do povo alguma coisa é possivel? Vale sempre a pena lutar, dia-a-dia ao lado dos que mais necessitam. não é fazer campanhas de sorrisos, beijinhos e abraços a 15 dias de quando ha eleiçoes!! O POVO NÃO SE ESQUECE!

Quem não luta perde sempre.
E quem luta de uma forma ou de outra terá a hipotese de vencer e travar grandes e duras batalhas contra os grandes tubaroes.

Anónimo disse...

Bastou o sr Passos Coelho dizer que se for governo vai subir o iva para 25% em todos os produtos para as sondagens subirem para 46% de intenção de voto no PSD.