sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ligação entre povos

Em 1432 os navegadores portugueses chegam aos Açores, em 1434 dobram o Cabo Bojador, em 1444 chegam ao Senegal e em 1498 Vasco da Gama chegava à India, sendo estes parte dos feitos que contribuiram para enriquecer a história do nosso país, num mundo em que cada vez mais estamos dependentes uns dos outros.
O crescente aumento do transporte maritimo, mostra como será dificil nos proximos anos, o avião competir com aquele meio de transporte, uma vez que existe uma forte tendência de crescimento na movimentação de mercadorias através das infra-estrturas portuárias.
Sines é bem o exemplo desse aumento que cresce de ano para ano, sendo uma mais valia para o enriquecimento do país, sem esquecer os postos de trabalho que se vão gerando através do seu desenvolvimento, pelo que estando Portugal situado no cruzamento das grandes rotas, as suas potencialidades deveriam ser aproveitadas ao máximo.
Se em plena crise, Sines continua a registar um crescimento substancial no segmento de carga contentorizada, afigura-se urgente a modernização e melhoria das acessibilidades ferroviárias, não apenas para atingir objectivos, mas para ultrapassar os mesmos.
Vasco da Gama partiu para a India, mas hoje chegam a Sines, navios provenientes dos quatro cantos do mundo, com tripulações diversificadas, fazendo desta, uma terra de encontro de culturas, mostrando também que o mar é uma via privilegiada de ligação e comunicação entre povos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Américo

Eles só querem saber quem são os cabeças de lista na eleições autárquicas, não vale a pena gastares o teu latim.

efernandes disse...

Latim?
Que coisa mais a despropósito!
Mas a verdade é mesmo essa. Se aparecer alguém a malhar em algo que dê para uma boa má lingua, enterrando vivos e desenterrando mortos, aí temos comentadores ...(Anónimos) pois Claro!

Anónimo disse...

Héééi! O colaborador Américo está muito eloquente e abnegado nos seus escritos. Quando a esmola é grande pobre desconfia. Eu ando cá desconfiado.Vamos esperar logo vêem.Por sobrevivência,ainda anónimo.

Anónimo disse...

O anonimo das 6:49 PM, Fevereiro 14, 2011 é cá dos meus, milita no partido dos desconfiados.