segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cultura em Sines

Há pouco mais de três décadas começava a nascer a 150 quilómetros a sul de Lisboa, a maior infra-estrutura portuária do país, a qual tem vindo a ser complementada com o crescimento de uma enorme plataforma industrial com grande importância no desenvolvimento e riqueza de um país, que não obstante a sua riqueza histórica, continua a ser um país com muitas potencialidades que não tem sido devidamente aproveitadas.
No interior do castelo de Sines existe um património histórico que torna esta cidade multifacetada em termos de contribuição para a riqueza local e nacional. Assim, como cidade com uma riqueza impar, quer em termos de artefactos históricos expostos no museu da cidade, quer nas potencialidades como infra-estrutura portuária, Sines tem-se tornado uma referência nacional.
Assim, a existência de um museu nesta cidade do litoral alentejano deveria ser o elo de enriquecimento cultural da população, bem como dos que nos visitam, bastando para tal que a existencia deste e de outros equipamentos culturais, seja devidamente publicitada

19 comentários:

Anónimo disse...

como é que o sr Americo descobriu que no interior do castelo de Sines está um grande tesouro escondido será que já levantou a laje que está junto há porta que da para os canhoes é que esse tesouro é da familia Gama quando foram espulsos para Évora deicharam aqui no castelo de Sines desde gargantilhas,tearas , cordoes, etc,etc está tudo debaicho da grande laje ao pé da porta que dá para os canhões é só levantat a laje e entrar por a escadaria abaixo depois está uma grande sala eé ai que está o grande tesouro do castelo.

Anónimo disse...

Em são torpes tambem está uma arca cheia de ouro e pedras preciosas ainda á poucos dias lá passei e vi as coreias de metal a luzir é uma arca que pertenceu ao Rei D. Manuel quando ficou em Alvalade do Sado e veio a Sines apanhar o barco para o exilio esqueceu-se da arca depois a quadrilha do Zé Telhado assaltou a estalagem e roubou a arca e vieram para Porto Covo mas no caminho perderam a arca é por isso é que ainda lá está.

Anónimo disse...

em sinese so cultura ele e elevadores campos de futebol pavilhoes campos de golfe etc,etc,sera que a escomalha de sines mais uma vez se Esqueceram Dos DEfecientes ou sera que a CEE manda proibir obras para os deficientes

Anónimo disse...

Depois daquele comentador que prostestava contra os gráfiteiros que lhe consporcaram a casa por alturas do FMM; desculpem-me, mas estes dois comentadores conseguiram fazer-me rir até às lágrimas.Está brutal Parabéns!!!

Anónimo disse...

Arcas cheias de ouro? Tearas? Cordões? mas será que a nossa Camara sabe disso? Ele há cada um, lembrar agora com a crise esta hipotese mesmo romota que seja é de desventrar o castelo todo para saber se há ou não qualquer cosinha... .
As obras já começaram.
Eu sabia que ali havia ouro... .
EUEKESEI

Anónimo disse...

Esta coisa de se falar de "coltura" é muito interessante mas...e do Carnaval ninguém fala? E um post sobre o Carnaval deste ano, não há? E comentários a favor ou contra não existem? E os apoios principescos que a comissão teve, se comparar-mos com os cortes que todas as colectividades tiveram nos seus apoios, ninguém tem nada a dizer? E a avenida reune condições de segurança para se realizar lá o Carnaval? Este blog sem este sal vai ter tendência a morrer.

Não disse disse...

Ao anónimo das 11:09
Ó homem o que você acabou de arranjar!.
Amanhã bem cedo estará o Coelho de de pá e picareta em punho a abrir um túnel desde a lage da porta do castelo que dá para os canhões até chegar á fonte de Santa Luzia, porque aquilo anda mau de ouro lá pela Câmara, diz-se por aí que o que eles têm muito por lá é urina, que é mais puro que o ouro, mas tem pouco valor comercial.
Bem, mas se não encontrar lá o ouro pelo menos aproveitamos o túnel para instalar lá o elevador para a praia, basta comprar a cabine e a máquina, sempre sai mais em conta que aquele símbolo fálico que querem construir, se bem percebi o que lhe chamaram.

Anónimo disse...

Eu hoje fui ao Porto Covo e quando passei ali na zona do Burrinho vi uma coisa a luzir com o sol e pensei que talves seja as correias de metal da famosa arca com o tesouro o local certo é mesmo da parte de baixo do Burrinho.

Anónimo disse...

Em Sines á muitos tesouros escondidos ainda estão escondidos nas paredes que são muito antigas vou dar algumas dicas predio do dtr Tavares ao pé da antiga Shell a familia tavares vem da geração de ingleses o lavrador alberto era ingles era o avo do poeta AL-BERTO e tinha o Monte-Feio havia a aboboda que era uma igreja antiga tinha um grande tesouro o meu avo dizia que o tesouro estava escondido nas paredes do predio. No predio velho do sr Emerico Nunes tambem está dinheiro antigo guardado nas paredes e ainda á mais.

Anónimo disse...

O Museu tem um trabalho e uma equipa dedicadas, com um levantamento sério do património material e imaterial deste concelho. Se ninguém se dedicar a fazer uma recolha séria das nossas memórias, aí é que perderemos um grande tesouro. Neste ponto, não posso concordar.

Quanto a outros tesouros, são sem dúvida as nossas associações. Já alguém se deu conta que a ProArtes/Escola de Artes está a querer apoderar-se de tudo? Até das ideias e projectos dos outros? Já alguém se questionou porque razão o Dia da Dança, sempre tão bem assinalado pela nossa Associação das Danças de Salão é agora feito pela ProArtes? Olhem para a Agenda Cultural, acabei de a ler hoje e de me deparar com essa linda novidade. Está mais que claro que querem chamar tudo a si mesmos. ATENÇãO, estes são os tesouros que se podem perder se ninguém os defender! Quem, na Assembleia Municipal faz perguntas sobre isto e exige respostas?
A Sociedade Musical já praticamente se foi e é uma Instituição com mais de 100 anos de vida. O Emmerico Nunes resiste a custo. Qualquer dia vão-se as Danças de Salão (sim, porque agora a ProArtes também faz projectos de dança, a música já não lhes chega) e a seguir só pode ir de frosques o grupo de teatro de Sines. Malta, ponham-se a pau. A música é deles, as artes plásticas são deles, agora é a dança, a seguir o teatro e pronto, paparam tudo. Chega a ser ridículo. Eles (ProArtes/Escola de Música) querem tudo, têm o poder do lado deles e usam-se bem disso. É uma vergonha e é feito à descarada. E se as Associações cada vez mais pobrezinhas falam são engolidas. Estão entaladas até mais não. Não sei se é o Coelho se os seus colaboradores se todos juntos em família, mas que há ambição desmedida, falta de respeito pelos valores locais, conseguidos a suor e sem mordomias, ai isso há. As pessoas não são parvas e estão atentas e isso vai ter que se ver nas urnas. Quem tudo quer, tudo perde. Hoje as pessoas falavam nos cafés de agenda na mão, foi o que me chamou a atenção. Se há uma revolução a fazer, devia ser local com todas as associações unidas. Mas o que é isto? Vêm os maridos, depois as esposas, empregozinhos garantidos e é tudo desta gente sem respeito por ninguém? Então é chegar e papar?
Alguém que diga isto ao Coelho, alguém que tenha palavra na Assembleia que o povo está de mordaça.

Assina: Sineense pobrezinho mas atento e desiludido pela falta de poder de intervenção da oposição. Isto é que vai uma "coltura". Faz-me lembrar a célebre canção dos vampiros do Zeca Afonso. E diz-se esta gente de esquerda. Ah!AH!AHHHHH! Fosga-se, se isto é esquerda, vai lá vai. O SIM por este caminho ainda vai ter a surpresa de um gigante NÃO. E é muito bem feita. Vou torcer por isso e até acender velinhas à Nossa Senhora das Salas. Valha-nos a Virgem já que não nos ouvem os outros partidos. Sines está à rasca com esta cambada.

Anónimo disse...

Mas está um tesouro á vista de toda á gente em Sines e tem muito valor e eu só digo verdades porque não sou Politico os canhões que estão em esposição á beira do castelo tem muito valor porque são em Bronse e o bronse está caro na chamada Camara Velha em tempos esteve um medico e dentista chamava-se DTR: Livrardo que guardava o dinheiro nas paredes secalhar ainda estão algumas moedas antigas de ouro guardadas nas paredes.

Anónimo disse...

Estou que nem posso!
É verdade, Kultura em Sines é mais do que muita.
Ele é as FMM, as Tasquinhas no Verão..... e o "sabor" das fábricas!
Moços, vocês afinal são uns ingratos.
O Manel Coelho, é um homem de Kultura. Por essa razão até se "c...u" no PC e para vos fazer um "ganda favor" candidatou-se para não perder a "embalagem" da Kultura.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:33
É mesmo assim uns trabalham e os outros que não fazem a ponta de um corno é que recebem os louvores eu já passei por essa situação só que eu já joguei o cabresto fora á bastante tempo é bastante triste haver pessoas que trabalham sem nada pedirem em troca e depois do trabalho estar feito aparecem estes Abranhos não sei donde vem esta raça de Escomalha a venderem a banha da cobra como se a dizer se não fossem eles nada estava feito e o povo alguns ainda com o cabresto enfiado nas orelhas de palmo e meio e as palas nos olhos ainda acredita nestas Escumalhas.

Anónimo disse...

"Escumalha" é termo forte. As pessoas até podem ter qualidade, a culpa está naqueles que tomam as decisões e lhes dão o poder, sem respeito por quem por aqui anda há anos, com qualidade igualmente comprovada e muitos sacrifícios ao longo do tempo, sem facilitismos. Essa é que é essa.

Anónimo disse...

ai ai tanta cultura no burgo....

Anónimo disse...

a maior cultura de Sines neste momento é aquelas duas meias retundas na costa do norte isso sim isso é que é cultura mas penso que ai para 2180 ou 2259 estejam quase prontas.

Anónimo disse...

SR: OBSERVADOR ai do Porto Covo o que é feito de si homem numca mais vi um comentário seu ou sera que está com medo do SR Rei de Sines ou será desde que levou o toque na roda de balanço dado pelo SR REI de Sines ficou cheio de medo

Anónimo disse...

E um post sobre o carnaval para desabafarmos! tambem è cultura que o tio coelho quer dar continuidade.....ENGANEI-ME ACABAR:::1

Anónimo disse...

o castelo tem tesouros escondidos nomeadamente a cafetaria bar que verginhosa mente se encontra fechada a bastante tempo contariando o que o sr presidente disse no journal o sineense. cito vamos adrir um concurso publico. mas momo desse sr tudo pode acontecer parece que vai ser entreque a uma sr brasileira sem concurso. quem pode manda. sem comentarios