sábado, 5 de março de 2011

Centro de formação profissional de Santiago do Cacém - A Incerteza Gera Angústia

Assembleia Municipal de Santiago do Cacém toma Posição

Moção


Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o possível encerramento do Centro de formação profissional de Santiago do Cacém, muitas incertezas, muitos desmentidos, a única certeza que está clara desde já, é a de que os cursos de formação de longa duração foram cancelados, o que antevê que tudo o que se fala pode ser verdade e não pura especulação como diz o Sr. Presidente do IEFP o Sr. Francisco Madelino.

Este é por certo um dos maiores centros de formação de todo o país, pela área geográfica que cobre, os 5 Municípios do Litoral Alentejano, bem como pelo trabalho desenvolvido ao longo dos tempos.

É notório o excelente trabalho feito por este centro de formação, através dos profissionais que consegue formar para dar resposta as necessidades da região:

• Quer no caso dos acordos assinados com a Repsol, e a Petrogal, para em cooperação com estas empresas dar formação a novos operadores para as novas unidades, que muita falta fazem.

• Quer na sua participação em vários concursos, onde este centro tem levado os seus formandos, a participar e com resultados qualificativos excelentes em várias áreas como por exemplo (a soldadura, electricidade, estética, turismo, Saúde e Segurança no Trabalho, etc…), em alguns deles tendo ficado até nos 3 primeiros lugares.

O Litoral Alentejano está em franca expansão, na área do Turismo, e industrial com grandes projectos em execução, projectos estes que necessitam de trabalhadores qualificados, ao qual este centro de formação está em excelentes condições de responder as necessidades das empresas e Municípios.

Também o trabalho realizado na área da requalificação profissional, bem como nas novas oportunidades, alias bandeira deste governo socialista, tem sido notório, com índices de execução bastante boas.

Assim esta Assembleia Municipal decide deliberar o seguinte:

1. Exigir a manutenção do Centro de Formação Profissional bem como a manutenção de todos os postos de Trabalho.

2. Apoiar os trabalhadores, em todas as formas de luta que possam desenvolver, para que assim mantenham os seus postos de trabalho.

3. Enviar esta moção ao Sr. Presidente do I.E.F.P., solicitando uma reunião

com 3 ou 4 membros desta Assembleia Municipal, para esclarecimento

cabal desta situação.

A bancada da CDU

Santiago do Cacém, 18 de Fevereiro de 2011
______________________________________________________
Questão:
Porque é que alguns Deputados Municipais do PS não votaram favoravelmente esta moção e um pura e simplesmente se recusou a votar?

36 comentários:

Anónimo disse...

Lendo este texto(Moção), percebe prefeitamente o que se pretende.
Só um tótó,é que não entende.
A pretenção do PC é acabar com a oposição no Concelho, já de si debilitada e tomar conta do poder seja de que maneira for.
Como a actual situação politica a nível europeu ou até mundial, qualquer um vê que tomar decisões a longo prazo, pode provocar espectativas nas pessoas que não se cumprirão.
Actualmente em Portugal continuam a pensar que a "vaca, continua a dar leite".
Atitudes várias tanto da esquerda como da direita, revelam um desconhecimento da realidade.
Infelizmente vivemos acima das nossas posses. Continua-se a pensar que os outros mais ricos da U.E devem continuar a pagar aquilo que nós gastamos.
Eu continuo a acreditar que esta Escola continuará a seguir o seu rumo e não é com moções destas que a mesma não irá fechar.
Acordem o tempo do PREC, já foi.

Anónimo disse...

Subscrevo essa Moção. não acabem com o Centro de Formação Profissional!!

americo Lourenço disse...

Não será com toda a certeza que fechando Centros de Formação de onde os seres humanos saiem mais ricos, que Portugal enriquece.
Conclui o Programa Novas Oportunidades nesta entidade e atesto a qualificação dos seus formadores para seja dada continuidade a este projecto, porque é urgente a formação de seres humanos que como eu não tiveram a oportunidade enquanto crianças e adolescentes
Creio que é urgente que reservemos temos para ser uteis, porque só assim a nossa vida terá valor, e concerteza que fazendo a nossa parte evitando o fecho deste Centro de Formação, já estamos a ser uteis

efernandes disse...

Sr anónimo das 10:07, Para que se perceba de que lado o Sr. está e o que quer dizer com o seu "parco" texto, não quer avançar com uma ideia diferente, inovadora, eficaz mas que se afaste do seu inestimado PREC?

Anónimo disse...

Essa moção é uma fraude. Um amigo contou-me o que se passou nessa assembleia. O centro não fechou nem vai fechar. É ridiculo ter o vice presidente do instituto de emprego na própria assembleia a garantir que isso é tudo mentira e no final ainda pedem uma reunião com o instituto de emprego. já se percebeu porque essa moção apareceu. foi para fazer o frete ao comité central do PCP e para mostrar mentiras ao povo. Vá, informem-se em vez de mostrarem isto como se fosse alguma coisa importante.

Alexandre Rosa disse...

Meu caro efernandes
Sou Alexandre Rosa e sou aquel deputado do PS que não votou a moção apresentada pelo PCP na Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.
E fi-lo de forma livre e à vista de todos. Explico porquê:
Tive oportunidade de esclarecer, na altura, que o conteúdo da moção estava prejudicado porque não correspondia à verdade.
Não está previsto qualquer encerramento do Centro de Formação.
As acções de formção de longa duração estiveram suspensas mas essa suspensão já foi levantada e, desde Janeiro que o programa de formação está disponível no sitio do Centro de Formação.
A bancada do PCP optou por ignorar os meus esclarecimentos. Prestei-os enquanto Vice-Presidente do IEFP. Este esclarecimento tinha, aliás, sido prestado pelo Presidente do IEFP, quer na comunicaçao social, quer em comunicado distribuido a todos os trabalhadores do Centro.
Face à insistência em manter uma posição, ignorando tudo o que se disse, não restava outra opção ao PS do que votar contra. Eu não votei porque entendi não dever votar uma matéria que envolvia o Serviço de que sou dirigente.
Lamento que o PCP tenha mantido a teimosia. Não prestou, em meu entender, um bom serviço à formação na Região.
Mas os actos ficam com quem os pratica.
O Centro de Formação está a funcionar com toda a normalidade e encontra-se a ser alvo de obras de mehoramentos que se traduzurão em ampliação da sua capacidade.
Fica o esclarecimento e não tenciono voltar a este assunto.
Agradeço a sua publicação.
Muito obrigado

anónimo 10:07 disse...

Ainda bem que alguém que estava "lá dentro" resolveu falar sobre o assunto.
Mais uma vez vêm confirmar aquilo que eu disse.
Cada vez mais me convenço que as pessoas governando durante muito tempo ( aqui são 36 anos), deixam de ser simples cidadãos a cumprirem o dever cívico, para passarem a ser "donos" dos sítios onde "governam". De uma maneira ou outra a intenção é "arranjar emprego" para "toda a vida", para o "governador" e seus apoiantes. Ganha-se bem e as mordomias "são mais do que muitas".
No entanto hà excepções, mas essas "contam-se pelos dedos".
Aqui no Concelho todos os que passaram pela Câmara, estão todos muito bem e até "medalhas de bom comportamento" receberam .

JPV disse...

Porque razão o esclarecimento não aparece com o mesmo destaque da pergunta que é feita?

Anónimo disse...

mas alguém quer saber o que diz o IEFP?

Anónimo disse...

mas qual esclarecimento e qual destaque? Destacar o quê?
O esclarecimento que alguém supostamente dá não esclarece coisa nenhuma. ou se vota a favor ou contra.pode ainda abster-se.
Duma coisa ficamos aparentemente certos.
O Cento de formação não vai fechar. Será mesmo? Assim seja para bem da população, funcionários e até empresas que têm ali um manancial de técnicos com boas qualificações.
vamos estar atentos.

Anónimo disse...

O vice presidente do IEFP diz que não fecha o centro de formação e temos pessoas a perguntar "será que não fecha mesmo?". Na verdade ninguém sabe o dia de amanhã mas se o vice presidente do IEFP diz que não fecha deve-se acreditar ou não?

Anónimo disse...

É pá, deixem de ser otários. Os gajos não acreditam no vice-presidente mas acreditam no presidente e até lhe pedem uma reunião. Está tudo explicado. É carnaval, ou não?

Anónimo disse...

Exactamente. Só aceitam falar com o chefe.
Tudo o que o Camarada Vitor disser é que conta!
Mais nada.

Anónimo disse...

isto é uma anedota. anda tudo a gozar com o povo? das duas três, ou o pcp anda maluco ou o iefp anda a mentir. como é que ficamos nesta coisa da moção?

Anónimo disse...

Será que o Camarada Arnaldo tem alguma credibilidade? Ou será o Sr Rosa que lha dá?

Anónimo disse...

Que tem o Arnaldo Frade a ver com isto? O deputado municipal Alexandre Rosa é Vice-Presidente do IEFP.

Quimíco disse...

O que é certo é que só agora e após mais ou menos 2 semanas se falou em iniciar uma das formações de longa duração.
A mim como deputado municipal eleito pela CDU, membro do conselho consultivo do centro de formação, e como responsável pela apresentação da moção.
Apenas quero esclarecer o seguinte o facto de ter sido apresentada a lista de cursos e de a mesma estar publicada no site, não significa que não seja intenção fechar o centro.
E de que nos serve o centro se não tivermos lá formação, ou se a mesma não passar apenas do papel.
Aqui muitos não se conformam com o facto de em eleições democráticas as pessoas reconhecerem que o trabalho desenvolvido na região é merecedor da confiança das pessoas, para assim continuarem a desenvolver de forma exemplar a região.
E fico por aqui
Espero que na próxima semana em vez de apenas estar previsto o inicio do curso de soldadura, vir a saber que estão mais para dar inicio e de que algum já tenha começado.
Sinal este de que a moção apresentada afinal serviu de alguma coisa.

Anónimo disse...

Afinal, parece que a moção serviu para alguma coisa.
Quem está na assembleia, tendo a possibilidade democrática de votar porque não utiliza esse direito.?
"rabo preso"?
Assim ninguém entende nada do que se passa

Anónimo disse...

Esclarecedor este pensamento do Quimico. Toda a gente percebeu que PC é PC e que desenvolvimento é coisa que não vai haver no vizinho concelho de Santiago. Ainda bem que vivo em Sines em que o Coelho mandou passear as ordens do comité central.

Anónimo disse...

Rabo preso tens tu anónimo ou então és analfabeto porque não sabes ler. A CDU vive da mentira e do medo para manter o poder.

Anónimo disse...

As eleições democráticas elegeram também o Cavaco e o Sócrates se bem que vocês comunistas gostam mesmo é de democracias como a chinesa ou a da antiga europa de leste. Tive a ler tudo e não percebi o que raio esta moção teve de importante. Prontos, devo ser eu que sou muita burro. Tou como o outro que diz que é de Sines. Ainda bem que aqui já não temos a vossa democracia exemplar. Estraguem o resto de Santiago á vontadinha.

Anónimo disse...

Finalment, já estou a perceber!
Estão a sair da toca.
Lentamente......como dizia, eles alegando a "democracia" querem "rebentar" com o que resta da oposição.
Esta "conversa" antiga, cheia de sarna já tem "barbas".
Acham que nesta altura, o governo ia acabar com um Centro de Formação nesta área industrial!
Só se fosse louco.

Anónimo disse...

Químico que conversa mais brigada do reumático que tem.

Anónimo disse...

"Acham que nesta altura, o governo ia acabar com um Centro de Formação nesta área industrial!
Só se fosse louco."

Tem a certeza do que diz?
Quantas escolas, centros de saúde foram já encerradas?

Quanto ao governo ser ou não louco tem razão. Não o são de todo.

Anónimo disse...

Os comunistas desejam ardentemente que o centro feche ou que alguma coisa má suceda para depois virem reclamar. Nem sei que pensar de gente assim.

Anónimo disse...

pensa ardentemente o que quiseres anónimo das 12:12 mas pensa também que, quem levantou a Celeuma do fecho do Centro foi o ps e o teu governo.
De tudo o que li aqui e vi na moção, parece que o Presidente do IEFP vai mesmo ter que dar respostas à Assembleia Municipal de Santiago do Cacém que, embora te custe "ardentemente" é de maioria CDU

Mário disse...

Obrigado Dr. Alexandre Rosa pelo esclarecimento. Vocês da oposição deviam falar mais com a população para esclarecer o que passa nessas reuniões de porta fechada.

Anónimo disse...

Assim se vê a força da democracia. A CDU está sempre ao lado do povo e a vitória do governo não ter encerrado o Centro de Formação é nossa. Viva a democracia que a CDU tem feito em nome do desenvolvimento e do progresso da população. Por mais que falem não conseguem calar a verdade.

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se agente se entende!!!

O Sr Alexandre Rosa, diz que:
"...O Centro de Formação está a funcionar com toda a normalidade e encontra-se a ser alvo de obras de mehoramentos que se traduzurão em ampliação da sua capacidade..."
Será que ele se está a referir ao Centro de Formação de Santiago do Cacém, que funciona na Quinta da Boavista? Deve haver aqui algum equivoco, por parte do Sr. Vice Presidente do IEFP, pois na realidade o Centro não está a funcionar com normalidade e não há qualquer obra em curso susceptível de melhorar ou ampliar a capacidade do mesmo. A menos que esse senhor entenda que recuperar soalhos de contentores, reparar esgotos em casas de banho ou intervir nas infiltrações do telhado do refeitório, seja mais que proceder a simples obras de manutenção! Será que esse senhor não estará a fazer confusão com as obras de novo Centro de Emprego de Sines?
Temos então duas hipóteses:
Ou anda distraído, o que aliás não seria nenhuma novidade, ou então anda a brincar com os funcionários e colaboradores do Centro de Formação de Santiago do Cacém, com aqueles que o elegeram para edil municipal e, de uma forma geral com a população da região.

Anónimo disse...

Entendam-se lá então porque eu também quero saber.
É que me parece que quando se fala em obras e se fala do IEFP não se fala do mesmo.
O título deste artigo refere que a incerteza gera a angustia. Depois apareceu um senhor a dar certezas. Agora parece que já não é bem assim.
Então a Moção sempre faz sentido, digo eu.

Anónimo disse...

A moção e os comentários fazem todo o sentido numa sociedade louca como a actual. Com gente maluca desta quem vem investir em Santiago do Cacém?

Anónimo disse...

Claro que a Moção faz sentido! Não se pense que as "certezas" dadas por um "boy" do partido a tentar encobrir a trapalhada feita pelo próprio Presidente do IEFP (está para se saber a mando de quem e quais as contrapartidas) vem desvalorizar aquilo que, em consciência, foi decidido por um grupo de cidadãos legitimamente mandatados para representarem os munícipes e darem voz aos seus anseios e receios! Os trabalhadores do Centro de Formação de Santiago do Cacém não se calaram e não o irão fazer enquanto, contrariamente àquilo que o senhor Alexandre Rosa afirma, não forem iniciadas acções de formação de longa duração, isto é, até que o Centro retome a sua normal actividade formativa.
Apenas um comentário final, em jeito de pergunta:
Será de admirar que os "boys" guiem a sua conduta pelos exemplos que recebem de cima? A mim não me surpreende nada, mesmo nada!

Anónimo disse...

O que seria do centro de formação sem sindicalistas, comunistas e membros da camara de santiago a reivindicarem os direitos de Abril? Não seria nada porque os socialistas já tinham demolido tudo e escavacado o resto a mando de boys e girls que chucham do poder. Democracia é CDU e por isso é que a camara de santiago vai permanecer comunista porque o povo sabe quem é competente e solidário.

Quimíco disse...

Alguns comentam o que não sabem.
Esclarecer que as sessões da Câmara são abertas ao público Sr. Mário.
E que também estiveram cerca de uma dezena de trabalhadores do centro de formação da quinta da Boa Vista, onde não está a ser feito nenhum investimento de ampliação, mais uma vez o Sr. Alexandre Rosa faltou a verdade, coisa que já me começo a habituar.
O IEFP de Sines é que vai mudar de sítio, e passar para o antigo edifício do BNU de Sines, e esse sim está a ser alvo de obras de ampliação.
E uma pergunta faço eu... será que não é para passar as pessoas do centro de formação para lá? Espero bem que não. Nestes casos até gosto de não ter razão.

Anónimo disse...

"...O IEFP de Sines é que vai mudar de sítio, e passar para o antigo edifício do BNU de Sines, e esse sim está a ser alvo de obras de ampliação."

Ando ceguinho de todo, não vejo obra nenhuma!

Anónimo disse...

Se o PCP anda a ver obras que indique quais. Eu sou do Bloco e não vejo obras nenhumas.