segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Descubra as diferenças


Passadeiras bem sinalizadas, sinalização horizontal e vertical, rotundas arranjadas e bem sinalizadas, passadeiras desniveladas e em granito, vias sem buracos e arranjos exteriores. para nós Sinienses tornou-se um sonho, coisa de 1.º Mundo. Mas é aqui bem perto, em Santo André, mas podia ser Santiago, Grândola, Odemira e em quase todos os Concelhos e Freguesias do país, onde também tem chovido mas ao contrário de Sines tem havido manutenção e planeamento, mesmo sem os milhões da Petrogal e a venda desenfreada de património municipal.  

Enquanto Santo André aproveitou o programa para as "Parcerias para a Regeneração Urbana - QREN 2007-2013", num investiemnto de 6,5 milhões para efectuar:

rede ciclável
requalificação de três bairros
requalificação do parque da Cidade (Parque Central de Vila Nova de Santo André)

requalificação de três avenidas, consideradas “eixos estruturantes” do centro urbano, que sofreram intervenções a pensar nos peões, como por exemplo passadeiras sobrelevadas.
O Programa Integrado de Qualificação Urbana de Santo André inclui ainda a construção de uma creche, pelo Centro Social Paroquial de Santa Maria, e a recuperação de um edifício num dos bairros a serem requalificados, para sede da Academia Sénior de Artes e Saberes.


Em Sines o uso a dar aos 9,5 milhões de euros aprovados e abaixo descrito, explica muito da diferença entre as duas cidades.


- Requalificação da Av. Vasco da Gama
- Reabilitação e consolidação da falésia de Sines
- Pátio das Artes
- Requalificação dos espaços pedonais
- Repavimentação e requalificação dos arruamentos
- Actuais instalações do Centro Cultural Emmerico Nunes
- Centro Recreativo Sineense
- Antigo Museu de Sines
- Câmara Velha
- Reforço da acessibilidade à Avenida Vasco da Gama: instalação de ligação vertical
- Elaboração de um estudo de urbanismo comercial para o centro histórico da cidade de Sines
- Animação de rua
- Dinamização musical e artística
- Programa de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Sines
- Plano de Comunicação
- Gestão da parceria

Mas a principal diferença reside na acção, em Santo André parte está feito. Em Sines far-se-á?.

9 comentários:

Anónimo disse...

A falta de sinalização horizontal e vertical permite que, impunemente, se faça aquilo a que hoje assisti, cerca das 17 horas, na Av. Humberto Delgado. Uma carrinha estava parada, enviesada, na faixa de rodagem quase em frente às finanças no sentido finanças/repsol, impedindo que quem estava atrás passasse, porque o senhor condutor cismou que tinha de fazer inversão de marcha, ali.
Claro que sendo verdade o que se diz da polícia e guarda (nunca estão quando são precisos) não havia ninguém para punir tão destrambelhada manobra. Mas... e se houvesse? onde está o traço contínuo, onde está o sinal de proibição de inversão? Como se pode punir, se não é óbvia a proibição da acção? Moral da história - para conduzir em Sines é preciso ser de cá, e ter o azar de cá viver e de se lembrar das regras, do tempo em que elas eram visíveis. Claro que quem não beneficiar destas "vantagens" corre o risco de ser multado e provocar acidentes, mas isso que interessa aos senhores que 3000 votos instalaram na câmara??
José das Dornas

MLança disse...

Aqui está uma comparação que dá bem a ideia ao que Sines chegou.
Sines terra de projectos repetidamente propostos, nunca concretizados que nos fizeram parar no tempo, nos fizeram viver cada vez pior, com uma gestão autarquica que em vez de olhar para as reais dificuldades que os sineenses tem no seu dia a dia, olha deliciado projectos de duvidosa utilidade.
Afinal que prioridade tem a requalificação da Av Vasco da Gama, se continuarmos a ter uma zona histórica completamente destruida suja e por qualificar?
Defendo um mandadto inteiro dedicado as infra-estruturas,esgotos,aguas, caminhos municipais arranjos paisajisticos limpeza publica a sério, requalificação do interior do castelo e sua envolvente(limpo com luz com os canhões no devido sitio,afinal um local de referençia onde está a figura de V.Gama não merece?),pavimentação a sério das ruas ordenamento do trafego.
Só desta forma podemos recuperar o atraso que cada vez mais nos separa doutros concelhos com orçamentos menores e territórios maiores. Sines tem essa potencialidade mas ano apos ano vamos passando ao lado do bem estar a que todos temos direito.
Eu ainda vou acreditar que Sines não pode ser só isto Sines merece mais.
MLança

Anónimo disse...

Um é megalónano e faraónico o outro tem a plena consciência da realidade e das necessidades dos habitantes! É a diferença!

Anónimo disse...

Palavras do senhor presidente em relação ao deslizamento da falésia.
Extraido do site da CMS:
“Felizmente que a Câmara avaliou em momento oportuno esta situação e fez a candidatura ao Programa de Regeneração Urbana, que se encontra aprovado, sendo agora necessário um reforço de verba, que está a ser tratado para garantir uma solução segura e integrada na paisagem da baía”, acrescenta o presidente.

Expliquem-me como se eu fosse muito burro.
Então se a situação da consolidação já estava assegurada na regeneração urbana, por que carga de água é que tem de reforçar as verbas?
Que cambada de palhaços!

Anónimo disse...

Realmente, o estado em que as ruas e avenidas de sines se encontram é vergonhoso, mas pergunto eu - o que temos nós sineenses feito- sem ser dizer mal neste blog e na esplanada dos galegos, o que temos feito?
Temos que agir, temos que nos juntar, manifestar o nosso desagrado nos locais próprios. Eu por mim falo, diáriamente do comigo a chamar tudo o que me lembro a quem de direito, mas reduzo-me à minha insignificância e apenas tenho coragem de escrever aqui. E como eu muita gente. Haja quem toque o sino a rebate para o povo se juntar.Isto não pode continuar!!!!

Anónimo disse...

Site CMS:
"Alertas dos Serviços: Caminho rural de acesso ao Vale Bom encerrado ao trânsito devido a efeitos do mau tempo."

Ainda vamos ver uma placa no inicio da via rápida a informar que Sines se encontra encerrado devido aos efeitos do mau tempo.
Com uma nota de rodapé a culpar o S.Pedro.

Anónimo disse...

"Temos que agir, temos que nos juntar, manifestar o nosso desagrado nos locais próprios "


Aqui há anos, em Lisboa, os passeios estavam esburacados e houve umas almas que se dedicaram a pintar à volta dos buracos com tinta amarela.
Aqui dava tanto nas vistas que foram rapidamente arranjados, mas a tinta ainda lá ficou um bom tempo, a recordar a incompetência.
Sugiro que aqui se faça o mesmo

Ze lourenço disse...

caro sr presidente nao sei se vou viver ate la mas quero mesmo ver e andar nesse elevador e o meu grande sonho pois todas as minhas preocupaccoes vao acabar e os problemas de sines vao acabar.fantastico so nao percebo porque nao tem coragem dr responder a todos os imensos comentarios deste bloque. sobretudo voce que ouve todas as etnias. sera vergonha sera medo sera arrependimento. por favor nao nos prejudique mais .pode vender tudo menos as almas dos verdadeiros sineenses.

Ze lourenço disse...

sr 9.05 pm coragem nao lhe falta conte comigo sabe nada temos a perder nao podemos viver das recordaçoes da nossa amada terra .lembred se recordar e viver mas isso nao e tudo todos juntos podemos mudar ou pelo menos tentar mudar tudo isto.se nao consequirmos ficamos para a posteriodade