quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Colapso da falésia parte II

Hoje, dia 11 de Janeiro de 2011, a câmara municipal de Sines emitiu no seu site uma informação sobre a estabilidade da falésia de Sines, à qual vinha anexado um ficheiro áudio com a justificação do sr. Presidente.
 (Aconselho  a todos que ouçam antes de continuarem a ler este post)
Para além de vir tarde, pois parece-me que já é óbvio para todos que a falésia não está estabilizada, a justificação balbuciada por entre os gaguejos do sr. Presidente não é clara e gera-me muitas dúvidas. Desculpe lá sr. Presidente, é que eu tenho sempre muita dificuldade em entender aquilo que o senhor diz, então o senhor começa por dizer que na sequência da candidatura para a regeneração urbana, foi feito um projecto que continha um estudo aprofundado sobre a estabilidade da falésia, que concluía que aquela zona que agora colapsou, estava numa situação muito critica. No entanto, depois de afirmar que essa conclusão tinha deixado os responsáveis autárquicos muito preocupados, referiu que esse relatório foi entregue há cerca de 2 meses. Mas afinal o estudo fazia parte do projecto que apresentaram na candidatura ou não? A candidatura só foi entregue há 2 meses? Estou baralhado senhor presidente... Eu sei de fonte segura que este estudo estava a ser elaborado já em Maio de 2009, no entanto desde aí o senhor fez carnavais, festivais e tasquinhas na avenida, para além de nos deixar passar de carro por ali todos os dias. Primeiro pôs-nos durante meses a beber água de qualidade duvidosa e agora põe-nos a comer à espera que a falésia nos caia em cima. Mas isto não acaba aqui, porque mesmo depois de acontecer um incidente que podia causar a morte de pessoas, o senhor mostra-se incapaz de pedir desculpas e ao invés faz campanha, que aparentemente é a única coisa que o senhor faz bem.
Depois o senhor explica que segundo aquele relatório que não se percebe muito bem se foi considerado no projecto ou não, as causas da instabilidade da falésia seriam três, o tempo, que infelizmente o senhor não pode culpar, os rebentamentos na pedreira que já acontecem há décadas e a abertura "daquela via", que julgo ser a avenida da praia, que enfim, já lá vão alguns aninhos também. Depois para espanto meu, diz que por isso estão agora a refazer o projecto... Mas afinal a candidatura não incluía um projecto baseado num estudo à estabilidade da falésia? Estou confuso senhor presidente...
Depois diz que amanhã vai reunir-se com a equipa de arquitectos e que as obras estão a ser programadas com prioridade para a consolidação da falésia, dizendo também que estão agora a tomar medidas preventivas. Eu chamaria mais remediar do que prevenir, mas quem sou eu sr. presidente?
Já agora, balizem aquela zona como deve ser sr. presidente, com algo que impeça efectivamente que as pessoas se aproximem dali, porque aquilo ainda pode aleijar alguém...
Mas o senhor continua a sua brilhante explicação, dizendo que vão resolver o problema da circulação rodoviária na avenida, justificando que o impedimento da circulação sul-norte ainda se mantém, devido ao mau tempo, logo hoje que esteve um dia de sol sr. presidente...
Depois ficámos a saber que se vai gastar 2 milhões e meio de euros na avenida, 2 milhões ou mais na consolidação da falésia e 1 milhão no elevador ( 1 milhão no elevador sr. presidente!!??? Isto é choque atrás de choque...)
Diz-nos também que este estudo deveria ter sido feito aquando da construção da avenida, mas que o executivo já apresentou o relatório não técnico aos responsáveis, nomeadamente a APS. Há quantos anos está o senhor à frente dos destinos da autarquia sr. presidente?
A partir daqui o seu discurso é eleitoralista, dizendo o sr. presidente que o que é importante é que o executivo oportunamente tomou decisões acertadas. Você tem noção daquilo que diz sr. presidente? Qual seria o seu discurso se alguém ali tivesse morrido sr. presidente? O seu discurso varia em função da sorte?
Senhor presidente, há alturas em que mais vale estar calado ou falar apenas para pedir desculpa, porque aquilo que o senhor fez nesta declaração é passar um atestado de estupidez à população de Sines.
Dou-lhe um conselho, balize aquela zona correctamente, coloque lombas quando abrir o sentido sul-norte, porque com a gente que anda por Sines a conduzir aquilo vai dar em acidentes e por favor, esforce-se por tornar célere o processo de adjudicação daquela obra, porque os sinienses não merecem ter a avenida assim.
Para terminar deixo-lhe duas perguntas sr. presidente,
Como é que eu posso provar que o último arranjo na direcção do meu carro é da responsabilidade da CMS? É que andamos de buraco em buraco senhor presidente! Qual é que escolhemos para fotografar?
Só mais uma coisa sr. presidente, o que é que o senhor sente quando anda pelas ruas de sines? Vergonha ou orgulho?

25 comentários:

Anónimo disse...

"Vou postar antes de ler o teu post pois também passei pelo site da autarquia e ouvi a entrevista do senhor presidente."

"Infelizmente temos uma Câmara reactiva..."
Diria de modo diferente:
Infelizmente temos uma Câmara que alberga um conjunto de pessoas incapazes de a dirigir e que têm mentes que davam grandes guiões para filmes de ficção cientifica.

É hilariante ouvir a entrevista dada pelo sr. presidente sobre este assunto à rádio Sines.(com link no site do municipio)
Resumidamente a coisa é algo assim:
Ora suspeitando eles, aqueles que dirigem a CMS (inteligentes os maganos)que a falésia não estava muito estável, resolveram concorrer ao programa de regeneração urbana para resolver o problema.(pausa no média player devido às primeiras gargalhadas da plateia) Com o plano lançado e como ele era para resolver o problema da falésia, encomendam um estudo geotécnico,(só mesmo por via de tirar as duvidas a alguém que pudesse contestar, pois eles já sabiam) que confirma aquilo que eles já suspeitavam: aquilo tava perigoso e podia vir tudo abaixo(isto não é publicidade à SIC Radical ou ao Gel, é mesmo que aquilo pode vir tudo abaixo). Ficaram preocupados e vai daí resolveram, resolveram, resolveram... boa, já me esqueci do que é que resolveram.(penso que originado pelas diversas pausas, motivadas por alguns risos mais alarves misturados com alguns impropérios de outros, devo ter saltado algum bocado da entrevista onde o senhor presidente enunciou as medidas que tomaram) Entretanto aquilo cai. E as medidas são: agora fica assim porque não vale a pena gastar dinheiro, vão reforçar a verba para o plano de regeneração urbana, que é bom não esquecer, era para resolver o problema da falésia, que eles já sabiam, mas pagaram um estudo de que tem conhecimento à coisa de + ou - 2 meses, vão falar com a APS pois tudo aquilo teve origem nos camiões que lá passaram e passam, vai ser a maior obra do concelho, do país, do continente europeu, quiça talvez, algo nunca visto a nivel mundial.(neste momento encontrava-me já sozinho, uns de não conseguirem controlar o riso e outros por indignação, resolveram não ouvir mais e abandonaram a sala)

No final digo eu, haja paciência dos sinienses para tanta falta de ética politica e moral. Estamos no reino onde tudo é permitido, até brincar ao Carnaval fora do seu periodo habitual e por pessoas que não o deviam fazer, mais a mais, com um assunto desta natureza.

Anónimo disse...

Sugeria um "estação de sines" em formato de papel para toda a gente ter acesso a esta pouca vergonha que se passa em Sines e é comentada aqui!!

Anónimo disse...

A estação de Sines poderia lançar o mote para uma manifestação pacifica junto à CMS... Com certeza que havia gente disponivel para orientar as coisas

Dino J P Fernandes disse...

Agora com a actualização dos preços dos atestados bem q podia deixar a autarquia para pessoas minimamente competentes...

Anónimo disse...

Dois comentários do Bruno Leal. Um como post, outro como comentário anónimo. Este blog é que é hilariante.

Anónimo disse...

Eu não acredito em metade do que me tem dito em relação às pessoas que estão a dirigir a CMS. Acompanho de longe aquilo que se vai passando e vejo como todos os outros o estado a que as coisas chegaram, as ruas, a degradação de algum património, a falta de apoio às colectividades, etc, e dou por mim a pensar que è capaz de haver um fundo de verdade em algumas coisas que me dizem. A entrevista do dr. Manuel Coelho veio desfazer as duvidas. O respeito pelo verdade e pelos cidadãos de Sines foi coisa do passado. Até o dr. entrou na era do vale tudo. Que desilusão.

Anónimo disse...

Também me dei ao trabalho de ouvir a dita entrevista (sim "dita"), pois aquilo é antes de mais um monólogo, sobre a queda do "fragmento", e sinceramente quase me deu vómitos ao ouvir a dissertação, tal o chorrilho de asneiras que ouvi.
Já agora senhor pseudo-entrevistador, podia questionar o homenzinho, ou ele não deixa?

Estação de Sines disse...

De facto a entrevista trata-se de uma autêntica confusão.

“Felizmente que a Câmara avaliou em momento oportuno esta situação e fez a candidatura ao Programa de Regeneração Urbana, que se encontra aprovado, sendo agora necessário um reforço de verba, que está a ser tratado para garantir uma solução segura e integrada na paisagem da baía”, acrescenta o presidente.

Afinal se fez o estudo e a candidatura, porque é agora necessário um reforço de verbas, e qual o motivo porque o desmoronamento de terras na descida da praia nunca mereceram reparo e se fez uma obra desgarrada frente ao pontal, e de que modo é que esta obra se integra nos futuros trabalhos se antes não existia um estudo.

Depois fala do tempo, das obras da pedreira, da passagem dos camiões, mas isso foi quando, ontem, à um mês, um ano, uma década, mais muito mais e Manuel Coelho chegou agora ao Poder? não claro que não.

A pergunta de um milhão de doláres: se o estudo apontava para a situação de risco de deslizamento de rochas, onde entra a a protecção civil e começa a responsabilidade de quem pecou por omissão, se a houve?

Bruno Leal disse...

Anónimo das 10:09 AM, pode esclarecer? Eu não sofro de dupla personalidade e quando escrevo assino por baixo.

Anónimo disse...

Isto está bonito sim!!!

O muro de suporte da da subida da praia, ... de pau feito ... , está todo a vergar.

O muro de suporte da falésia, ... de verga de aço e betão ... , desmoronou.

Nas ruas, ... Os buracos e rachas ... , estão carentes por tapar.

Sr. presidente, aqui vai uma sugestão, umas receitinhas de viagra e a coisa fica resolvida.

Unknown disse...

Como Sineense, fico triste cada vez que volto a Sines!!!
As estradas são um buraco enorme, a situação dos canhões é outra vergonha, a rotunda na Costa do Norte, idem, e agora a falésia!!

L.PARREIRA LOBO disse...

Bruno, e vocês JOVENS ? Que fazem para alterar a situação ? A culpa é de quem elege, de quem escolhe, de quem previligia a crítica em detrimento da acção. Felizmente em Sines não falta aquilo que agora se designa por "Massa Crítica", seja lá o que isso signifique, apareçam, tomem o poder nas vossas mãos. Não querem fazê-lo através dos partidos ou movimentos existentes ? Formem outros. A Constituição concede-vos essa possibilidade. Vocês têm razão...O que existe está caduco, ultrapassado e muito dependente de interesses que, na maioria das vezes, não são os vossos nem da população. Então força ! Avancem, ou filiando-se nos que existem, rejuvenescendo-os, ou criando outros.
Blá, blá, blá, não resolve nada. A política é uma actividade nobre e que enobrece quem a ela se dedica, com a única intenção de servir, e vocês podem ser o vento novo que poderá limpar a poluição que a está a conspurcar desacreditando os seus actores. Claro que isso implica sacrifícios, dedicação, incompreensões e ter muitas vezes que abdicar de determinadas coisas que sabem tão bem. Mas e o vosso futuro ? E o dos vossos filhos, vizinhos e conterrâneos ? E a cidade, a sua conservação, o seu arranjo urbanístico, enfim o ser bom cá viver ? Isto tudo não merecerá o vosso empenho, os vossos possíveis sacrifícios? A geração que lá esteve e a que lhe sucedeu, "já deram o que tinham a dar .. " A rabujice" é própria dos velhos, as atitudes têm que ser vossas, sob pena de virem a ser responsabilizados por inaptos e inépcia. O muro da práia ou as muralhas do castelo não são o "muro das lamentações". Sines não pode continuar a ser uma cidade adiada, um barco sem rumo, com timoneiros incapazes. São vocês, os jovens, quem tem que subir ao cesto da gávea e traçar novo rumo para cidade que terá que ser seguido por quem colocarem ao leme. Claro que vão encontrar escolhos e enfrentar tormentas, mas isso nunca foi impedimento para os jovens deste País. Perguntem aos vossos avós pelas tormentas por que passaram, pelas afrontas que sofreram, pelas lutas que travaram. Perguntem-lhes também, quem os libertou, quem lhes abriu as persianas e deixou entrar a luz. Não, não foi a geração que estava instalada. Foram os jovens ! Trabalhadores, estudantes e militares que não se limitaram a lamentar e a carpir as suas desgraças e enfrentaram tudo para agora vocês puderem escolher e decidirem o vosso destino. E já agora, um aviso,- estejam álerta,- há por aí muito quem queira voltar ao passado. Havia uma canção que dizia: «...cuidado rapazes cuidado...»
Desculpem qualquer coisinha, mas cá o velhote, está farto de ouvir reclamações e de não ver acções.
O FUTURO ESTARÁ SEMPRE NAS VOSSAS MÃOS.

Anónimo disse...

os burros que votaram no SIM só tem aquilo que merecem não tenho pena só tenho pena daqueles que votaram noutros candidatos aquele bocado que caiu fica agora a servir de Adorno no meio da avenida na Câmara esta outro adorno mas é andante ainda espero de ver os restos de algumas casas no meio da Avenida por este andar já não falta Muito

Anónimo disse...

ENTÃO A MAIORIA DAS PESSOAS DE SINES NÃO SÃO DE ESQUERDA? FALAM FALAM MAS OBRAS.

Bruno Leal disse...

Amigo Lobo, estou tentado a pegar no seu texto e publicá-lo aqui na estação, porque ouvir as verdades faz sempre bem não é? Deixou-me a pensar, não é que eu não pense muitas vezes nisso, acredite que penso, mas a política criou de tal forma má imagem que me é difícil sequer abordar o assunto entre amigos, sem que me sinta quase como um vendedor de banha de cobra. E a vida está incerta para nós sabe? Eu hoje estou em Sines, mas amanhã posso estar noutro lado qualquer. Veja bem, se me perguntar o que vou estar a fazer daqui a 1 ano, eu não lhe consigo responder, nem tão pouco faço ideia sequer. Como é que eu me vou meter num projecto de corpo e alma, correndo o risco de me ver obrigado a afastar-me de Sines ou até mesmo do País? Com isto não estou a dizer que excluo por completo essa possibilidade e quero que saiba que o seu comentário me deu vontade de muita coisa e que é para mim um elogio, muito embora sendo ao mesmo tempo uma crítica, que aceito e com a qual concordo.
Abraço

Sílvia P. disse...

Fernando Pessoa escreveu um dia: "Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"

Jorge Pereira disse...

Sr. Lobo,
Acabou de meter o dedo na ferida...
O problema é que os jovens de hoje em dia estão completamente descrentes na nossa democracia e sistema político! Mas se não forem os jovens a agarrar as autarquias e a seguir o país, vamos estar em muitos maus lençóis brevemente...

Anónimo disse...

Qual o jovem que vai pegar numa autarquia mais que falida
Quando vai entrar FMI na camara municipal.
Fazem-se auditorias mas, pagas pelos próprio , nunca chegam a nenhuma conclusão fica internamente no segredo dos deuses.

Anónimo disse...

Mas as auditorias não são dadas a conhecer à Assembleia Municipal?...
Ou dizem que há auditorias, mas na verdade não as há?...
Se há e a Assembleia Municipal não sabe nada, isso é GRAVE.
Se as há, a AM sabe e não diz nada sobre elas, isso é GRAVE..

Afinal para que serve a AM, só para aprovar o Orçamento e as GOP?...
Nem as actas actualizadas o cidadão tem conhecimento no site da câmara...a última que lá está é de 25 de Abril de 2010...ou não voltaram a reunir depois disso?...
E porque não constam dessas actas a intervenção dos cidadãos no "antes da ordem do dia?"...
Vão consultar actas das AM de alguns municípios vizinhos e vejam como se faz uma acta...desde o início da sessão até ao fim, tudo lá está relatado...

Anónimo disse...

povo de Sines está na hora de sairmos para a rua e dizer basta naõ podemos permitir que o Coelho faça o que quer na nossa terra.

Ze lourenço disse...

depois de tudo isto alerto todos aqueles que votaram nesse senhor. acreditem nunca e tarde para mudar . por favor vejam o que esta a vossa frente .aos sineenses verdadeiros nao deve interessar a politica mas so defender a nossa linda terra senao vamos perder tudo e depois e tarde de mais para arrepemdimentos. por favor pemsem nisto. sines e para amar e nao para destruir.

Anónimo disse...

O slogan era Sines Interessa Mais...
Eu agora pergunto: A QUEM?...

Pitchauba disse...

excelente comentário do sr Lobo!
em sines, como no pais inteiro, existe uma pequenissima % de jovens que ainda se interessam por questões politicas, inclusive o desenvolvimento regional.

Acredito seriamente que essa minoria seja capaz de ter força. unir esforços por uma causa unica: Sines.

Não há margem de erro nem de manobra para falhar mais do que o que temos falhado.
e falhamos em que?
falhamos quando cruzamos os braços,
falhamos quando não saimos de casa,
falhamos quando vimos para o blogue escrever, ver e ler,
falhamos quando vimos para o blogue em vez de agir-mos.
falhamos porque somos o Povo mas ao mesmo tempo não o sabemos ser,
falhamos porque somos acomodados.


Fazemos falta? SIM, no voto, na decisão, mas principalmente nas lutas contra as injustiças de que somos alvo. As massas só serão massas quando unidas em torno da mesma causa, e só terão força quando sairem para a rua!

já o zeca dizia: «Traz outro amigo também!»

Anónimo disse...

Se calhar Sines está a ter aquilo que merecia! Por causa de uns pagam todos. A maioria votou SIM, agora aguentem e não chorem... Por arrasto sofre Porto Covo, ainda mais por nao ser da mesma cor. Continuem a votar nessa cambada e daqui a uns anos temos uma cidade em ruinas com alguns mamarrachos todos XPTO pelo meio mas que nada contribuem para o bem estar da população!!!

Ze lourenço disse...

caro anonimo sobre os dois comentarios do bruno leal custa ao sim mas ele tem toda a razao e da a cara como eu . e voce onde esta essa coragem indentifique ou nao ha homens nesta terra. nao tenha medo de dizer que votou sim e que vai votar ps ou quem lhe oferecer mais . por mim nem dado