domingo, 26 de dezembro de 2010

Divulgação - Nota de Imprensa

NOTA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL


A CDU votou contra as GOP (grandes opções do plano) e contra a proposta de orçamento municipal para 2011, porque considera as GOP uma listagem de intenções de investimento sem quaisquer prioridades e porque os valores previstos no orçamento não passam de números fantasiosos que não respeitam os princípios legais do rigor e da especialização orçamental. Investir mais de oito milhões de euros na avenida Vasco da Gama, num elevador monstruoso e numa avenida exterior à cidade onde ninguém reside e deixar por investir seriamente na requalificação do património municipal que se encontra ao abandono (palácio Pidwell, Ginásio Clube de Sines, Centro Recreativo Siniense, Mercado Municipal, Salão do povo, etc.) e na melhoria da rede de ruas, avenidas e praças de Sines e Porto Covo, é opção que não merece a simpatia da CDU, já para não referir as vergonhosas instalações do centro de Saúde de Sines que assim irão continuar mais outro ano.

A proposta de orçamento é no valor global de 51 milhões de euros. Número astronómico se verificarmos o que se passou nos últimos três anos em termos de receitas totais:

-2008 - 21,8 milhões de euros
-2009 - 31,1 milhões de euros (dos quais 11,2 milhões de empréstimos)
-2010 - 20,9 milhões de euros até 30 de Novembro passado.

Por estes números se poderá imaginar a demagogia que o orçamento encerra. Por outro lado e não existindo poupança corrente (as despesas correntes sobem quando todo o país contrai e reduz a despesa corrente) o que significará o seu financiamento por verbas de capital e não existindo também recurso a mais empréstimos, restará à Câmara Municipal a venda do património. O orçamento para 2011 prevê a venda de mais de 15 milhões de euros de património. Se considerarmos que em 2010 o objectivo era idêntico e que apenas se realizou pouco mais de um milhão de euros de venda de património, podemos concluir que tal objectivo é absolutamente inatingível. Quanto à resolução da dívida superior a 25 milhões de euros com custos anuais de quase 3 milhões de euros, nada. Quem vier atrás que feche a porta parece ser o lema. Portanto o que se afigura para a CDU é um ano de caminhada para uma situação financeira critica que atingirá trabalhadores, fornecedores, empresários e o bom nome do município, que aliás já anda pelas ruas da amargura com o estado vergonhoso em que se encontram as ruas, as zonas verdes, a higiene pública, a limpeza, e a conservação do património que é de todos.

Pelas razões apontadas a CDU votou contra as propostas do Movimento SIM de GOP e de Orçamento Municipal para 2011 para Sines.



Francisco do Ó Pacheco

11 comentários:

Anónimo disse...

Será que é este ano que a rua da FLORESTA fica com passeios
Há trinta anos que os seus moradores esperam
Naquela rua todas as pessoas pagam a contribuição autárquica e não é pouco

Anónimo disse...

e o PS votou o quê?

Anónimo disse...

Viva o Coelho assim vamos ter um elevador e uma avenida nova banhada a ouro e as passadeiras em diamantes venha mas é as obras sr Coelho e entregue a praça ao sr Belmiro de Azevedo para ele faser um Hipermercado assim sempre fica mais perto da minha pocilga onde moro

Anónimo disse...

Só os CDU's votaram contra esta barraca. Os outros falam,falam, mas na hora de assumir encolhem-se. PSD, BE e PS são tão ou mais culpados que o coelho.

Anónimo disse...

Bom. Uma Nota de Imprensa destas vinda de que vem é muito estranho.
Mas não é assim que os orçamentos da CM se vem processando há mais de trinta anos?.
Repito 30 anos?.
Só agora é que a CDU acordou para o problema que foi de sempre?
Declaro por minha honra que nunca fui apoiante do Dr Coelho.

Anónimo disse...

Tal como o anónimo das 10h40, também não sou apoiante do MC (SIM) e saúdo o Sr. Chico Pacheco pela possibilidade que nos tem dado, desde que é oposição, de conhecermos mais de perto a realidade da CMS. Mas, também como o anónimo que já referi, pergunto:-Então não foi sempre assim ao longo de trinta e tal anos? Foi pois! Por isso digo:- abençoada democracia, que nos permite, por vezes por na oposição, aqueles que bem conhecem os corredores do poder.

Anónimo disse...

Não foi mas parece que é, anónimo das 10:40 AM, Dezembro 27, 2010.
E se o problema já não é novo, ainda bem que alguém o assume e diz que está mal. Continuar a insistir no mesmo erro é que seria estupidez. Mas em relação ao orçamento e às GOP tão culpado é o coelho como todos os outros, PS,PSD,BE, que ou votaram a favor ou se abstiveram. Nenhum deles pode lavar as mãos.

Anónimo disse...

Se os orçamentos da CDU eram tão maus porquê esta aberração vinda de mentes tão inteligêntes dos agora "agarradinhos" do PS disfarçados de independentes
Não valem nada, só pensam em obras megalomanas e não nas necessidades prementes do povo
Mas eu concordo com o elevador ou o seu mentor já a caminho dos 80 não poderia descer á praia sem ser de muletas na altura das tasquinhas que é quando ele gosta de se pavonear.
Feliz Ano Novo

Anónimo disse...

No tempo da CDU tínhamos estradas que parecia tapetes de veludo tínhamos jardins que dava gosto ver com todas as qualidades de flores agora temos umas terras velhas com ervas daninhas agora para as próximas eleições está mais que garantido que vai ganhar a CDU e com maioria absoluta.

Anónimo disse...

Fui consultar o site da CMS e fiquei a saber que as GOP foram votadas favorávelmente por todos menos a CDU, que votou contra.

E o Orçamento para 2011 foi votado favorávelmente pelos SIM e pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia de Porto Côvo, o que deu a maioria de votos favoráveis e fez aprovar o orçamento.
PS, PSD e BE abstiveram-se, não sei se com alguma declaração de voto justificativa.
CDU votou contra.

Pelo acima exposto, cada um faça a leitura que entender.

Anónimo disse...

Agora é que o Coelho não sabe governar, quando era da CDU o Chico Pacheco apoiova tudo o que ele fazia....tele a moenga.
O Chico Pacheco pense que já nos esquecemos de tudo o que ele não fez e prometia muito.....