domingo, 3 de outubro de 2010

RES PUBLICA

Quando o professor Arnaldo Soledade nos informou que existia uma carta de foral assinada pelo rei D. Pedro I que criava o concelho de Sines emitida em Évora no dia 24 de Novembro de 1362, logo decidimos estabelecer o novo feriado municipal em 24 de Novembro e comemorar a efeméride com uma recriação histórica no castelo de Sines. Foi um dia inesquecivel de particioação popular. Mais tarde recriámos também no castelo de Sines um torneio medieval a que o nosso povo se associou entusiásticamente. O povo gosta muito das coisas da nossa história.
Amanhã à noite dia 4 de outubro, a partir das 22 horas integrado nas comemorações do centenário da república vamos ter a RES PUBLICA também no castelo de Sines e noutros locais com a direcção cénica competente e profissional do Teatro do Mar. Aliás a experiência nacional e internacional do Teatro do Mar é sinónimo na minha opinião de qualidade elevada. Não faltemos.
Francisco do Ó Pacheco

13 comentários:

Anónimo disse...

CHICO isso é o elogio a uma actividade da regeneração urbana... Inédito no mínimo....

Não me digam que este post é um elogio ao executivo e no bom trabalho que está a ser feito no programa de regeneração urbana criando actividades no centro histórico atraindo para lá população e dinamizando uma zona da cidade que a CDU deixou as portas da morte...

Anónimo disse...

Não entenderam o Chico não está a elogiar o executivo mas o Teatro do Mar.Força para a Camara e para as colectividades de Sines que colaboram nestas iniciativas, que não é só o Teatro porque participam também a escola de artes,as Danças de Salão e outras incluido população em geral.O SEU A SEU DONO.

Anónimo disse...

Grande espectáculo ..............parabéns

Temos gente com valor em Sines e que percebem de encenação.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os participantes com destaque para os dançarinos da Associação de Dança Sinieense que mais uma vez se destacaram.Não sei o que está o Manuel Coelho a espera para arranja um espaço em condições para esta malta trabalhar.

Anónimo disse...

O Chico consegue ser de facto, um democrata e distinguir o trigo do joio.
Elogia o Teatro do Mar e, ao mesmo tempo, todas as Associações envolvidas e as mais de 250 pessoas que participaram no grande espectáculo que nos foi dado ver ontem à noite.
Sines é de todos e quando algo é bem feito, deve ser elogiado e estimulado.
Entre outras coisas, nunca mais vou esquecer o brilho nos olhos de todos, público e participantes, e particularmente os idosos da Santa Casa, alguns com mais de 80 anos , tão felizes por estarem ali.
Obrigada à Estação de Sines pela isenção que mostra ter, ao publicar este elogio do Chico a algo que, de facto, valeu a pena.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os participantes e a todos os que colaboraram neste espectáculo
Mais uma prova que podemos fazer belas coisas com gentes da nossa terra e sem grandiosas despesas para o municipio
Deveriam repetir mais vezes
Destes espectáculos é que o povo gosta

Parabéns

Anónimo disse...

Gosto da comemoração, gosto do Teatro do Mar, gosto dos artistas que com boa arte nos prendam.... não gosto que o dinheiro seja empregue em representações quando existe necessidades básicas a ser preenchidas, colmatadas ou executadas.
vamos ser honestos, a quem foi rentável esta comemoração? a quem o dinheiro do QREN foi atribuído? a quem faz falta estradas asfaltadas? a quem faz falta obras na rede de distribuição da água? a quem faz falta um canil municipal? a quem faz falta regeneração urbana? a quem faz falta pagar aos fornecedores?
muitas perguntas um só dinheiro...

Anónimo disse...

Parabéns a todos os participantes foi um bom trabalho mas contou com o susbsidio da Autarquia para que o mesmo se realiza-se.De salientar que os outros trabalharam de borla mas o pessoal do Teatro ganha, não fazem nada sem receber mas a verdade é que sem a participação da Santa Casa, da Escola de Artes, do Coral Harmonia, as Danças de Salão e tantos outros que não ganharam nada, a festa não se realizava parabéns para todos voluntários.Não queiram fazer dos outros parvos.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:29 AM:
O coro que participou foi o Coral Atlântico, que é de Sines e não o Coral Harmonia (com todo o respeito para aquele excelente coro)

Anónimo disse...

O Teatro do Mar NÃO GANHA, amigo (12:29 AM, Outubro 06, 2010), GASTA. Produz, pagou as despesas do projecto com verbas ínfimas. Nenhuma das Associações participantes gastou dinheiro com o Res-Pública.
Então, de onde surgiu o guarda-roupa para toda aquela gente, todos os muitos adereços, as maquilhagens, todas as despesas de produção, comunicações, horas e horas sem fim a trabalhar, com serões incluídos, sábados e domingos? Acha que aquela gente ganha bem? E tem horas extras? E são profissionais.

A única instituição que investiu dinheiro foi a Escola de Artes que pagou os equipamentos técnicos, por isso aparece como co-produtora.
Nã se fazem omeletes sem ovos. E as pessoas trabalham, esfalfam-se, e é a sua profissão.
Não é o dinheiro da Câmara que sustenta a Companhia, apenas a apoia. O Teatro do Mar ganha 35000 euros por ano da Autarquia, e, só para dar um exemplo, o espectáculo A Pedra do Homem custou mais de 40 000 euros. O Teatro do Mar vive acima de tudo das vendas dos seus espectáculos e do Protocolo que tem com o Ministério da Cultura.
Respeitem quem merece ser respeitado e que se dê valor a quem o merece e se sacrifica.

Não sou do Teatro do Mar, mas sou um orgulhoso sócio da Associação Contra-Regra e conheço os números (a gestão é transparente), as pessoas e as suas inúmeras dificuldades de há anos. E devo dizer que há gente na Associação com diferentes orientações políticas, por isso, lhe garanto, que ali não há favoritismos. HÁ TRABALHO e amor à arte do teatro e a Sines.

Não sei se as pessoas da Associação e da Companhia irão ficar contentes com este meu post, mas tinha que dizer. Eles não querem guerras nem politiquices, dizem sempre que só querem fazer o seu trabalho, é gente humilde, percebe? E têm engolido muitos sapos, continuam a fazê-lo e em silêncio!!! Devido à sua discrição e humildade, tanta gente os respeita. Faça o favor de fazer o mesmo. Às vezes pode-se ser injusto só porque se desconhece a verdade das coisas. Tenho dito.

Anónimo disse...

Por vezes nas nossas vidas temos percursos paralelos com outros. Umas vezes desse percurso tiramos experiencias e ensinamentos que nos elevam. Noutros momentos os percursos são feitos com outros, que acabam por não acrescentar nada e,nalguns casos, ainda nos enredam de tal forma que acabamos por sair diminuidos. Lamentalvelmente foi o que sucedeu com o Teatro do Mar em alguns comentários. São os tais caminhos paralelos que por vezes precorremos, umas vezes por opção nossa, outras por vicissitudes da vida.

Anónimo disse...

Não acredito que ninguém tenha ficado diminuído com qualquer coisa que aqui se tenha dito ou escrito. Manifestaram-se opiniões e houve tentativas de esclarecimento por parte de quem, aparentemente, sabe. Acho que tanto o grupo de teatro como as associações que a ele se juntaram estão todos de parabéns. Deve ter sido muito difícil e trabalhoso fazer aquele espectáculo e reunir tanta gente a trabalhar para o mesmo propósito. Mesmo que o resultado não fosse o melhor, que até foi, esse princípio valeria por tudo. E só tenho que aprovar que o grupo de teatro invista onde deve ser investido e saiba gerir os seus subsídios que, ao que parece, não são nada de especial perto de muitas outras associações. Ao menos neste projecto estava à vista de todos, os que querem ver, para onde o dinheiro foi. E se foi gasto com sineenses, para os sineenses, foi bem gasto. Eu fiquei muito orgulhoso com o que vi. Acho que a arte, a cultura, tal como o desporto, une as pessoas. E se um grupo de teatro ou outro qualquer grupo consegue colocar tanta gente num projecto único e dignificar as pessoas e as associações, mostrando, e bem, aquilo que fazem, só prova que não está fechado na sua concha. PARABÉNS A TODOS.

Anónimo disse...

Infelizmente já o Badaró cantava "É a politica" Contudo neste lugar à beira mar ...gostaria de dizer o seguinte todos os artistas e pessoas que gostam realmente das causas culturais estão se "cag__do para os politicos" sobretudo todos esses que andam por ai a destruir Sines e as pessoas ainda asSIM dizem Atsim.... Se acham que a cultura se resume a este espectaculo mediatico...vejam como estao os grupos da terra..temos uma Escola de Artes e vemos uma Banda morrer, temos um Coral que parece que as entidades de Sines têm vergonha de reconhecer, e temos uma escola de artes com preços de Lisboa...Muito se faz pela música em Sines