domingo, 3 de outubro de 2010

O criador e as suas criaturas

Ainda nem tinha arrefecido o post sobre a toxicodependência que a autarquia dissemina transversalmente na sociedade siniense e chega-me às mãos mais uma evidência de que a verdade afinal existe.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica nº 3, entidade que para todos os efeitos ainda não existe, conforme me informaram os seus representantes esta semana, uma vez que a comissão instaladora de que fiz parte, ao que parece não registou os futuros estatutos dentro do prazo legalmente estipulado para o efeito. Situação que obriga a nossa aprovação dos estatutos e eleição para a futura associação de Pais e Encarregados de Educação.

Mas o documento entregue aos alunos da Escola n.º 3, acima reproduzido, contêm várias mensagens, assim as saibamos descodificar.

Desde logo na sua forma. Porque motivo é a Associação de Pais a comunicar que os transportes facultados pela autarquia, para transportar os alunos para um ATL da Junta de Freguesia, passam a ser pagos? Qual a relação da Associação de Pais com o ATL? Nenhuma.

Depois a pseudo-associação não só extravasa as suas competências, como não exerce as que lhe competiriam, caso estivesse legalmente em funções. Ao invés de estar a comunicar impopulares cortes nos apoios sociais, substituindo-se a uma autarquia falida, deveria estar a defender os interesses dos alunos e pais e não os da autarquia, ATL ou Junta de Freguesia.

Quanto ao conteúdo, era importante a Junta de Freguesia ter distinguido quais os utentes do ATL que devem - e bem - suportar este custo ou outro superior e quais os que devem ficar isentos.


As associações de Pais não tem legitimidade para efectuar comunicados desta índole, pois deveria representar e defender os interesses e direitos dos encarregados de educação e utentes da escola e não do ATL, esta não é claramente uma atribuição ou função da associação de pais, caso não queira tornar-se uma célula ou braço-armado da politica de Manuel Coelho, manipulando a boa vontade de alguns pais que foram ao engano e utilizando outros que sabem bem qual a sua função e respectiva recompensa.
Uma simples informação que é uma autêntica metáfora da política local actual. A ausência duma efectiva e reflectida política de contenção de custos, a utilização e manipulação da sociedade e das suas instituições ao serviço dos interesses políticos de manutenção do poder e dos seus interesses e a ausência de uma oposição informada e activa que denuncie e trave estes procedimentos.

Simplesmente estamos perante uma informação emanada por uma associação, que caso existisse estaria a ultrapassar as suas competências, comunicando cortes de apoio social por parte de uma Câmara que joga a pedra e pretende esconder a mão.

16 comentários:

Anónimo disse...

Não é por nada mas entendo que se devia começar a dar nome aos elementos dessa associação de país. Possivelemente chegavamos algumas conclusões.

Anónimo disse...

Esta é só mais uma situação em que as pessoas se "deixam ir", ou porque pura e simplesmente não raciocinam ou porque lhes dará muito trabalho avaliar o que realmente seria competência da própria associação.
Sines tem sido pródiga em "deixar andar" situações menos claras, será por conveniência do poder político?...
Vejamos algumas situações:
A Ass. Pais da EBn.º3, ainda não legalmente constituída, a chamar a si a informação que deveria ser do poder político;

O PAAD (Programa de apoio à actidade desportiva), a funcionar em sines desde Setembro de 2007, e como qualquer regulamento deveria ter sido aprovado em Assembleia Municipal mas, pasme-se, ainda não o foi e já estamos em final de 2010

Em regra, qualquer tipo de subsídio atribuído a qualquer associação/colectividade ao abrigo de um qualquer protocolo, é anunciado como tendo sido estudado sob os maiores critérios claros e bem definidos, com um carácter de transparência... até hoje, na gestão do Dr. Manuel Coelho, ainda ninguém, por uma só vez que fosse, conheceu efectivamente os critérios claros, objectivos e a transparência anunciados.
Sinceramente não sei o que se passa com a sociedade, principalmente a de Sines, ou as pessoas não pensam com medo de que a sua consciência lhes dê orientações de acção diferentes da do "mestre" ou, mesmo pensando, ignoram e como normalmente quem vai contra tem mais a perder, opta-se pelo "ir na onda", fazer o que o "Mestre" acha que se deve, porque assim, talvez, se tenha menos problemas...

Tal como a avestruz, enfia-se a cabeça na areia e faz-se de conta que não se passa nada...

Anónimo disse...

mais do mesmo. gosto do post partindo do particular para o geral, espelho e demonstra a forma como tem controlado e manipulado sines e as suas gentes, não é que alguns não saibam que estão a ser usados.

chegará o tempo em que serão responsabilizados, pois estão devidamente identificados, e a história tem demonstrado que com raríssimas excepções a verdade vence.

quanto a ti, caro amigo, ainda pagarás durante mt tempo por dizeres aquilo que muitos pensam em voz baixa.

Admiro-te a coragem.

Anónimo disse...

Artigo 2.o da Lei das Associações de Pais - Fins
As associações de pais visam a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, público, particular ou cooperativo.
Fim de citação.
Para o autor do blogue acha que o ATL não se enquadra nas associações de pais, pois se calhar o ATL em Sines é frequentado por filhos de marcianos, ou então o ATL não diz respeito nem à educação nem ao ensino.
Uma informação que diz respeito aos seus filhos não terá interesse.

Independentemente de saber quem faz o quê e quem incobre quem ou quem deveria informar e não informa e até sobre a medida em si. Até pode ter toda a razão na crítica, menos invocar o interesse legítimo ou ilegitimo.

Estação de Sines disse...

O seu comentário, que agradeço, não retira uma vírgula ao meu post, pleo contrário reafirma-o. A associação de pais que emite a informação não é a associação de pais do ATL, é a associação de pais da escola básica, onde por sinal uma maioria considerável nem frequenta o ATL.

Mas seguinte um certo racíocinio implicito no seu comentário, logo, logo teremos aas associações de pais a entrgar o jornal SIniense às criança. Actividade que também pode recair no citado artigo sobre a finalidade das associações de pais.

A verdade existe, por muito que tentem escondê-la.

Anónimo disse...

É fantástica a forma como se contam as coisas e como há quem goste sempre de sacudir a água do capote!
Não terias sido tu, Brás, o responsável pelo registo da associação, enquanto elemento destacado à frente da comissão instaladora?!
Parece que agora não tem nada a ver contigo...

Estação de Sines disse...

No post é claro que fiz parte da comissão instaladora da associação de Pais, e como tal sou tão responsável quanto os restantes membros, para sua infelicidade, nem era o responsável pelo registo.

Fiz parte da comissão instaladora, porque no ano lectivo em causa fui representante dos pais da sala onde se encontra o meu filho - cargo que aceitei apenas porque era em sistema rotativo.

Quanto a membro destacado, desconheço o que significa, só por ter suportado despesas que deveriam ser da responsabilidade da autarquia ou da Escola.

Anónimo disse...

Boa tarde,

O meu filho tambem fequenta a EB nº3, foi-me dito numa reunião no ATL pelos representantes do mesmo, que o transporte só seria pago quando as obras de recuperação do tecto estivessem concluídas. O que até à data não aconteceu.
Só que provavelmente irão estar no dia 29/10, então convém o "povinho" pagar o mês todo, como é hábito.

É triste pois conheço o ATL de outros tempos e infelizmente é o factor qualidade a diminuir drásticamente e o preço a aumentar.

Quanto à "pseudo-associação-SIM", não me parece que tenha de ser ela a comunicar.

O ATL por seu lado tem que informar os pais desta alteração, pois eu increvi o meu filho no ATL sob a tutela da Junta de Freguesia, não no ATL sob a tutela da Associação de pais da EB nº3.

Quanto ao Brás conseguir chegar a bom porto no registo da associação, eu assisti de perto mas o suficientemente longe, para perceber que era missão impossível.

As hostes do SIM começara a agitar-se a invocar a ilegitimidade da recém criada associação, etc, etc, ... é tudo muito triste é por isso que me pergunto porque ainda acredito que algo puderá mudar.

Não tenho partido político, mas isto é uma vergonha, pertenço a representações de pais das Escolas de Sines e apesar de ver que muito é feito com a boa vontade da autarquia, não posso de deixar de reparar como tudo é manipulado pela mesma.

O poder cega, é pena que os que o detém não consigam enxergar.

Boa tarde

Anónimo disse...

Não entendo nada, então mas a reunião não foi com a Junta de Freguesia?
A gestão do ATL não é da Junta de Freguesia?
Então porque raio é a Câmara mais uma vez metida ao barulho?
Mais do que isso, acho que o título deste post é completamente infeliz pois as pessoas que se disponibilizaram para estar na associação de pais merecem o nosso respeito e admiração pelo esforço individual que fazem em prol do colectivo.O que é que nós temos a ver com as convicções políticas das pessoas que´fazem parte da associação? Se fosse outra a situação, o Brás seria o primeiro a defender a liberdade de expressão e de opinião e a lançar palavras de ordem contra a opressão, claro com os seus seguidores a aplaudir.
Agora é o próprio Brás que ataca a associação de pais,apelidando-os de "criaturas" sob o jugo de um criador e toda a gente aplaude!
Então, isto já é democracia, não é Sr. Brás?
Quem não o conheça que o compre. Coerência só com o seu propósito de cascar sempre na Câmara, seja por que via for, doa a quem doer.
Quero ver quando vos doer a vocês que agora andam aqui encarneirados!

Anónimo disse...

Sr. Brás,
Em resposta à sua resposta, devo dizer-lhe que o facto do senhor ser ou não ser directamente responsável pelo registo, não contribui em nada para a minha felicidade ou infelicidade que, obviamente, obedece a outros ditâmes.
O que quis dizer é que se existia uma comissão instaladora para tratamento dos processos burocráricos da asociação e considerando que o registo é um requisito essencial para que isso acontece, então, podemos concluir que a comissão instaladora omitiu a prática de um acto que lesa a associação e o Sr., fazendo parte dessa comissão, também é responsável por tal falha, ou não?
Então, se também é reponsável, fica-lhe muito mal vir agora para aqui dizer que a associação nem sequer existe formalmente, como se de um bando de clandestinos se tratasse - foi só isto que eu quis dizer! Agora, deixe-me que lhe diga que o Sr. é um presunçoso e que se acha acima do erro e da crítica, reagindo sempre desta forma empertigada quando lhe apontam o dedo.
É o problema de todos os que cospem para o ar...

Estação de Sines disse...

A Junta de Freguesia pretende cobrar os transporte porque viu reduzido o montante de transferências da autarquia. agora é mais fácil de entender, não?

o título do post é uma carapuça que serve a quem quiser. Honi Soit Qui Mal Y Pense.

Leia com atenção que verá a distinção que faço entre aqueles que genuinamente pretende ajudar e aqueles que procuram ajudar-se.

Não se precipite.

Estação de Sines disse...

Anónimo das 3,39

Maas em algum local leu ou ouviu eu a desrenponsabilizar-me?
Anónimo das 3,39,

A omissão não lesa a Associação porque ela não existe, simplesmente deita por terra todo o trabalho feito. O que teremos neste momento é uma nova comissão instaladora a iniciar o processo de constituição de uma associação de pais. Todos os actos que praticar na qualidade de associação pais poderão ser considerados nulos.

lamento que utilize um post sobre um assunto muito mais profundo e vasto, para falar da minha pessoa, mas lá saberá.

Anónimo disse...

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias prescrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.


Também era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão:

“VAI P’RÓ CARALHO"

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.47
Os meus parabéns
Está espectacular

hahahahahahahahahahahahahhahhah

Anónimo disse...

Mas será que muita gente ainda não entendeu que este país está virado do avesso? Nalgumas escolas o horário dos professores é feito pelas Associação de Pais. Os professores já não contam nada nas escolas.Vão resistindo, cada vez com mais dificuldade, pois o objectivo é a destruição total da escola. Um depósito gerido pelos pais. É o que as escolas são actualmente. Barulho, confusão, violência entre alunos, devido à saturação,correrias, falta de espaço e desânimo de quem lá trabalha e não se identifica com o estado em que tudo chegou.

Anónimo disse...

E já agora que falamos de escolas, alguém me sabe dizer se o sr presidente de câmara enquanto membro do conselho geral da poeta Al Berto, aprovou que existissem turmas com 28 alunos? É que a ser verdade revela a sua muito grande preocupação com um escola de qualidade. Caso mais uma vez de a "bota não bater com a perdigota".