quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novo relvado sintético em Sines

Depois de várias gerações a esfolar joelhos, e não só, num terreno argiloso - de que nunca descobri a origem -, primeiro no campo principal, depois no campo de treinos, a partir de ontem resta apenas um pequeno campo de futebol 7, aos atletas vascaínos para sentirem o desagradável ardor do saibro fino.

Se existe algo de comum aos atletas do Vasco da Gama dos vários escalões de formação, seniores e veteranos era até ontem conhecerem vários campos de relva sintética, alguns dos quais já necessitarem de substituição, pois levam mais de uma década de uso. Sejam clubes de dimensão nacional a pequenas freguesias de 2 ou 3 mil habitantes desde longa data que estão dotados de infraestruturas, o que para nós eram "um sonho". - sonho, assim classificou o Presidente da autarquia o recente campo de relva sintética.

A infraestrutura ontem inaugurada tem pelo menos um década de atraso, claramente de mais para um clube e localidade que tem de afirmar-se definitivamente como a locomotiva do litoral alentejano.

Na festa ficou a faltar um pedido de desculpas a todos aqueles que durante anos treinaram, jogaram e lutaram num verdadeiro lodaçal, pelo Vasco e por Sines, tantas vezes envergonhados quando na condição de visitantes viam os sonhos dos outros concretizados.

11 comentários:

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo, este sintético chegou muito mas mesmo muito atrasado. A dimensão de Sines e do Vasco da Gama ja merecia ha muitos anos este tipo de condições ja aplicadas em aldeias mas Sines mais uma vez consegui ser diferente e fazer so agora. Ja agora, porque não aproveitaram e não relvaram logo o campo de futebol 7? Talvez esse seja a inovação ou sonho numero 2.

Anónimo disse...

Claro, já cá faltava esta! Hoje, pela manhã, visitei o estação de Sines em busca de um post que, já adivinhava, teria este teor.
É evidente que e estádio municipal já deveria ter um sintético mas, francamente, nunca percebi essa conversa lamacenta que sempre aparece quando se fazem obras cuja necessidade era sentida - nunca entendi bem o tradicional chavão "só peca por tardio"! Se a obra era sentida e reivindicada e, se foi feita, não peca por nada, ainda bem que foi possível concretizá-la, temos todos a ganhar!Enquanto a obra não é feita, chovem críticas, depois da obra acabada "peca por tardia".

Anónimo disse...

Caro anónimo das 12:46h,
Caso ainda não tenha reparado Sines é diferente das "aldeias" em múltiplos aspectos. Falando de equipamentos públicos, Sines está dotada de algumas das melhores infra-estruturas culturais e também desportivas da região (não é à toa que os habitantes de outros municípios frequentam os equipamentos e programas de Sines) e, claro está, também tem deficiências, como era o caso do sintético. Acho profundamente deturpador da realidade o discurso de que em Sines tudo se faz tardiamente e mal. Não é verdade, temos necessidades, é certo, mas há que reconhecer que Sines é hoje uma cidade mais dotada de equipamentos, mais urbana, mais capacitada para o futuro.
Claro que esta conversa neste blog é chover no molhado porque, neste espaço, tudo serve para atacar sempre os mesmos e, portanto, nada do que se possa dizer encontra eco mas quando leio tudo o que aqui se diz, não consigo ficar calado.

Estação de Sines disse...

Anónimo das 3,10, o estádio municipal não deveria ter um relvado, deveria ter 2 e desde longa data e tal como você congratulo-me por estar realizada, apesar de tardiamente.

Estação de Sines disse...

De facto Sines é diferente de muitas aldeias "aldeias" em múltiplos aspectos, tantas vezes para pior. basta realizar uma qualquer actividade desportiva - excepto natação - para se confrontar em qualquer "aldeia" com infraestruturas que por cá continuam a ser um sonho.

A coerência do seu discurso deixa muito a desejar, caso tivéssemos tantos e tão bons equipamentos como afirma, que trazem a Sines tanta gente - puro disparate - por que raios se pretende fazer uma cidade desportiva.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=adc7trqYxS4&feature=related

Isto é Vasco da Gama!

Anónimo disse...

Huahuhuah... Tugas são realmente sem noção! :)

Abraços e Boa Sorte Vascão de Sines!!!

Anónimo disse...

Caro anonimo das 3:19 aquele sintético é só pra mandar areia para os olhos dos sinienses, então e a cidade desportiva!!!!

Anónimo disse...

O excesso de consumo de queijo pode levar por vezes a "memória selectiva."

Mais uma vez mudaram de camisa. Então o estádio municipal não era para passar a "patacos"? Então não iamos ter uma Cidade Desportiva?
O que mudou?
Então o sr presidente de câmara não se sente diminuido em ir inaugurar um pequeno sintético, quando tinha proposto aos Sinienses "Uma Cidade"?
Passamos do oito para o oitenta sem que se dê uma explicação?
E o que ficou hipotecado para que se realizasse esta obra? Foi a "cidade"?
E era só a melhoria deste equipamento que o estádio municipal necessitava? E o campo principal está em condições?
E quem foi o responsavel pelo estado de degradação a que chegou o estádio?
Coerencia, procura-se mas não abunda...

Anónimo disse...

Sr anónimos das 10:43 PM, Outubro 06, 2010 e 9:54 PM, Outubro 06, 2010:

Se estivessem estado na inauguração do sintético, ou se lessem as notícias presentes no site da autarquia, saberiam o que o presidente da CM Sines já explicou há mt:

1 - A cidade desportiva será feita por fases: 1º o pavilhão multiusos, que deverá avançar já em 2011, depois os campos de relva, a avançar mais tarde;

2 - O presidente disse-o na campanha e voltou a repeti-lo quando foi eleito numa conferência de imprensa onde apresentou os investimentos no desporto.

Anónimo disse...

E em relação ao estádio municipal o anónimo é capaz de dizer qual era a posição do então candidato Manuel Coelho?
Eu digo-lhe aquilo que o anonimo e ele não tiveram a coragem de dizer:
Pois o que o anonimo e ele não disseram aos Sinienses é que em troca dessa "cidade Desportiva" iria passar a patacos o estadio municipal, as escolas a praça. Dai ter deixado que ele chegasse ao estado de degradação a que chegou.Será que os Sinienses estão dispostos a trocar tudo isto por uma cidade desportiva?
Se a mentalidade do quero posso e mando não fosse dominante, possivelmente os sinienses teriam uma palavra a dizer sobre essas matérias, e estes processos "pareceriam" mais "transparentes".