quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CR Vasco - Vasco da Gama A.C


Caros sócios, simpatizantes e torcedores do Clube de Regatas Vasco da Gama o disparar de acessos a este blog devido à simples menção ao vosso clube neste blog, no âmbito da parceria com o Vasco da Gama Atlético Clube de Sines, é uma demonstração da vossa dimensão enquanto clube e massa associativa.

Creio contudo que existirá um equivoco relativamente à maioria dos vossos comentário e observações. Não me parece que por cá alguém duvide da dimensão ou valor do CR Vasco da Gama, nem desconheça a dimensão história do vosso emblema, nem dos craques que deu à selecção canarinha e ao mundo do futebol. Também, muito devido à recente parceria, não ignoramos a vossa estóica luta contra os então poderes políticos ditatoriais e as elites, que viam num clube vencedor um desafio à sua supremacia.

Nada disto nos é estranho, do mesmo modo que não deverá ser para vós que independentemente da dimensão de um clube para os seus admiradores este é motivo de orgulho e admiração. É pois legitimo que alguns Sinienses não vejam com agrado o seu clube de sempre envergar um uniforme diferente daquele que se habituaram durante décadas. Confesso que esta questão do equipamento me parece uma questão de somenos, deveríamos antes debruçarmo-nos sobre os aspectos da formação e das vantagens que podem resultar para os clubes - principalmente para nós, pois sinceramente tenho muito dificuldade em entender quais as vantagens que possam advir para o vosso clube.

As questões dos símbolos - hino, bandeira, cores, equipamentos, etc - são questões sensíveis que mexem com sentimentos de paixão e amor, sempre mais ou menos irracionais.

De tudo isto deve resultar muito claramente que não conheço nenhum admirador do Vasco da Gama de Sines que tenha algo contra o vosso clube, trata-se de questões internas do nosso clube, próprias e naturais em período de mudança, como a história nos ensinou.

Sucessos desportivos para  o "Vasco Brasileiro".

22 comentários:

Anónimo disse...

Amigos brasileiros, gostavam de ver o vosso Vasco jogar com o equipamento do barcelona e com o vosso símbolo bem pequenino no uniforme. Não gostavam. No entanto o Barça é o maior clube do mundo e com muitos troféus.

Anónimo disse...

O futuro é mesmo assim. O Sr. Presidente da Camara Municipal de Sines também era da CDU e num abrir e fechar de olhos mudou para o SIM e fez centas de pessoas irem atrás dele.
Esta alinança deverá trazer benefícios para alguns e tristeza para outros, mas é uma situação que não deixa os Sinienses indiferentes. O nosso equipamento JAMAIS poderia ser alterado sem a palavra dos socios, fosse para o Vasco da Gama do Brasil fosse para o Real Madrid, o grave é se ter atropelado um passado construido com esforço e sacrificio por parte de gente muito importante para Sines.
Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

Penso que deveríamos parar de perder tempo discutindo e nos concentrar em questões práticas.

Essa é uma parceria que pode dar enorme ganho a ambos os times

Vasco do Brasil poderá ter uma representação na sua terra natal, que é Portugal e o vasco de Sines terá posibilidade de enfim ter investimento para se tornar o clube grande que sempre sonhou.

Então, ao invés de discutir, porque não unirmos todos em prol do crescimento de ambas as equipes?

Anónimo disse...

Amigos portugueses vascaínos (não sei se chamam aí assim também), entendo perfeitamente o questionamento de vocês, quanto a mudança das cores e símbolos de seu time, também não gostaria de ter as cores do Barcelona em meu uniforme, mas vamos analisar comercialmente e veremos que o Vasco daqui tem como ajudar o de Portugal a crescer e se transformar em uma equipe de ponta por aí! Não é uma exploração, mas uma ajuda! O Vasco do Brasil provavelmente ganhará menos, ajudando um clube que disputa ainda um campeonato distrital, do que o de Sines ganhará, tendo a sua disposição promessas brasileiras que precisam jogar e aqui não têm espaço, como o Gotti, goleiro que o Vasco tirou das divisões de base do Grêmio. Hoje temos dois goleiros excelentes, não havendo espaço infelizmente para o Gotti, um bom goleiro, com futuro pela frente! Em termos gerais, o uniforme do Vasco e nosso escudo têm significado, representando a história do glorioso navegador: o preto são os mares sombrios e a faixa branca o caminho de luz aberto por ele! O Vasco é um clube familiar, de origem pobre e que no início de sua história começou a incomodar os clubes aristocráticos do Rio - Flamengo, Fluminense e Botafogo. Imaginem o Vasco de Sines dando trabalho ao Benfica, Porto e Sporting!!! Nisso, podemos ajudar! Além do que, a junção de nossas torcidas fará ambos crescerem!!! Brasileiros (e claro, vascaínos) viajam muito para Portugal. Imaginem Sines se tornar uma parada obrigatória para todo vascaíno que vá a Portugal, o que pode trazer de benefícios para o comércio e turismo da região? Eu sou um que irei assistir a uma partida em Sines quando o Vasco despontar. Não queremos "engolir" o Sines, mas ajudá-lo a ser um grande time em Portugal, assim como o Vasco sul-africano e o indiano. É um imenso orgulho saber que há homônimos pelo mundo, e me considero torcedor de todos eles! Como dentre todos somos o de maior torcida e poder financeiro, sei que podemos ajudar a todos a crescerem e serem poderosos e campeões! Claro que num mundo capitalista sobressairá a marca mais conhecida, mas não perderão sua identidade, que está no coração e não no uniforme ou escudo. Vejam a história dos símbolos do Vasco e verão que são homenagens ao glorioso navegador e a Portugal. Grato pela atenção, Felipe Costa, descendente de portugueses e vascaíno aqui e no mundo todo!

( ... ) disse...

Se o Barcelona emprestasse o Messi talvez eu pensasse na idéia.. (risos!) Brincadeira amigo! Realemente é contra o orgulho de sua equipe e estou a favor de que o Vasco de Sines volte a utilizar o seu uniforme! Agora, peça para seus amigos "bigodudos" escolherem melhor as palavras.

JC Faria disse...

Ao menos a grande maioria dos sócios do CRVG já sabiam da parceria com VGAC, pois foi muito noticiada na época da viagem do presidente do CRVG.

Independente do acordo feito, acho errado deixarem de utilizar vosso uniforme.

Desejo todo sucesso e passarei a acompanhar a saga do VGAC a partir de hoje!

Mas nossos irmãos tugas precisam urgentemente deixar de mencionar brazil tão pejorativamente, pois bem sabem ser Brasil! A oitava economia mundial, quinta maior população, quinto país em extensão territorial, repleto de problemas e cheio de maravilhas que jamais foram e nunca serão negadas a qualquer irmão portugues que queira usufruir.

No verão de 2011 estarei em Lisboa e providenciarei uma passagem por Sines, onde realmente nunca estive, p/ assistir um embate, vibrar com vosso clube e adquirir o vosso manto sagrado!

Anónimo disse...

Pois eu não concordo nada com esta parceria. Nem mesmo na prespectiva de que ela venha a fazer o Vasquinho ser maior.
O Vasquinho é o nosso Vasquinho, é como é. Tem o tamanho que tem pelo valor que tem.

Fernando Andrade - Papo de Bola FC disse...

Entendo a insatisfação dos vascaínos de Sines com o fato de usarem o uniforme do Vasco do Rio. Eu também não gostaria de usar outra camisa que não seja a do nosso tradicional Clube de Regatas Vasco da Gama.
Parcerias, entretanto, são assim.
Aproveitei para tratar do assunto no meu blog, falando também de outros Vascos espalhados pelo mundo.

Anónimo disse...

Senhores, que o Vasco de Sines volte a usar seu equipamento original. Que a parceria seja vantajosa para os dois lados. Que a paz volte a reinar por aqui. Sucesso à todos. De um vascaíno do Brasil, filho de portugueses. Carlos Carneiro, Rio de Janeiro, RJ.

Anónimo disse...

Caros amigos portugueses garanto que vocês do VGAC só vem a ganhar com esta parceria com uns dos maiores clubes do Brasil e do mundo pela sua historia e pelos seus títulos conquistados que é o CRVG
estando a questão do uniforme vocês deviam se sentir orgulhosos em vesti umas das camisas mais linda do futebol.

um grande abraço para os navegantes portugueses e pra Maria boquinha de veludo.

Gabriel Gago disse...

Acho que o meu clube (CRVG) não deveria nunca ter imposto o uniforme ao VGAC, embora desconheça em quais condições isto fora acordado. Acho que nenhuma marca do Vasco (Penalty,Ale e Eletrobrás) ganhará nada com isto também, visto que nenhuma é multinacional, e tampouco deixa que o clube de Sines ganhe com seus próprios patrocinadores. Vocês têm todo o direito de discordarem, desgostarem e até protestarem contra, e acho que deveriam o fazer.
Torço para que esta parceria seja de muita valia para nosso "irmão" Lusitano e que ambos os clubes ganhem com isso, porque todo Vascaíno é 10, 30, 50, 80 ou até mesmo 100% Português, como eu.
Um grande abraço aos Sinienses, e se desejarem conhecer mais sobre o Clube de Regatas Vasco da Gama e o acompanharem, humildemente sugiro uma visita ao espaço que eu e mais dois Vascaínos mantemos sobre nosso amado clube:
www.apalavradoalmirante.blogspot.com
Saudações Vascaínas.../+/...

Anónimo disse...

Quando soube da viagem do Presidente do CRVG a Portugal, de sua passagem por Sines para conhecer e estabelecer uma relação do o VGAC, fiquei muito satisfeito e achei válida a tentativa de aproximação.
Fiquei também satisfeito com o anúncio da parceria e da oportunidade de haver intercâmbio entre as duas equipes.
Lamento essa questão dos equipamentos e concordo com aqueles que acham uma afronta ao Clube o uso do uniforme do CRVG. Recentemente por aqui houve muita discussão pela utilização de um novo uniforme pela equipe de futebol, com muito dizendo que o CRVG estava abandonando suas tradições.
Lamento que alguns vascaínos brasileiros não tenham compreendido porque a mudança no equipamento vos trouxe insatisfação e espero que essa insatisfação não inviabilize a parceria e que também o Vasco de Sines não seja impedido de honrar sua tradição, usar suas cores, seus emblemas e seu próprio uniforme.
O Club de Regatas Vasco da Gama se orgulha de suas raízes portuguesas.
Saudações vascaínas.

Anónimo disse...

O Sr. Presidente do Vasco da Gama disse recentemente e publicamente que era do "conhecimento geral" dos sineenses a existência de um protocolo entre os dois clubes.

Eu pergunto:

onde está esse protocolo?
Em que consiste?
Onde posso consultá-lo?

Ete processo foi gerido com um total desrespeito pelos sócios e simpatizabtes do VGAC.

Anónimo disse...

senhores portugueses entendam o seguinte, ja pararam pra pensar quantos vascainos aqui do brasil vao passar a torcer para o vasco de sines???

milhoes de vascainos meus camaradas...estamos falando de 15 milhoes de torcedores fanáticos...

do mesmo jeito que todo vascaino que vai a africa do sul, vai em pelo menos 1 jogo do vasco da gama da africa do sul,

isso é uma parceria muito lucrativa principalmente para os clubes menores, sendo que o vasco da gama do rio de janeiro nao ira ganhar quase nada, apenas talvez espalhar sua marca mais ainda pelo mundo.



IRMÃO LUSITANOS
SALDAÇÕES VASCAINAS

Getulio Camelo disse...

Caro Amigos,

Sou Sócio do CRVG e também não aceitaria que o CRVG jogasse com os equipamentos do BENFICA ou PORTO E nem SPORTING. Mas um jogo com a camisa do VGAC eu não ligaria, mas eu disse um jogo.
Sou a favor que o VGAC não perca suas cores e nem seu emblema.
Lógico que o CRVG não vai mandar para VGAC jogadores que são promessas em troca de nada!
Gostaria de ver uma camisa amarela com uma faixa preta e a CRUZ DE MALTA no peito. E vc?

Segue um filme feito pela Petrobrás, onde conta um pouco da história do CRVG:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ur83ioTn-Rg

Att,
Getulio Camelo
Vila Pouca de Aguiar - Capeludos

Anónimo disse...

Caso a utilização da camisa do Vasco brasileiro pelo Vasco de Sines seja questão importante desta parceria, e os vascaínos de Sines estejam dispostos a prosseguir com a mesma ainda que haja esse ponto de discordância, a solução talvez seja o Vasco de Sines adotar a camisa brasileira porém mantendo a camisa tradicional do clube.

Bruno Leal disse...

Eu ainda gostava de perceber como é que o clube de Regatas Vasco da Gama, diz ter 15 milhões de adeptos, se como se sabe o Benfica é o maior clube do mundo e só tem 6 milhões, pelo menos em Portugal... Já agora, quando foi a última vez que ganharam o brasileirão? Eu, por acaso já vi um jogo do clube de regatas sentado na tribuna com o estádio quase vazio, isto no ano de 1993. Onde estavam os adeptos nessa altura? Como ex-atleta do Vasco da Gama Atlético Clube, sinto vergonha de ver a equipa principal a jogar com um equipamento que não o nosso. Ao menos que o símbolo do clube de regatas fosse tapado pelo nosso do VGAC...

Anónimo disse...

Adeptos da tanga, só criticam. Se o clube necessitou desta parceria foi por vossa causa, não vão aos jogos, não pagam cotas, depois querem o quê? Fui atleta e continuo a gostar do meu clube seja amarelo e preto ou preto e bramco. O passado já lá vai, temos de sonhar com o VGAC na 1ª liga.
Força Vasco.

Bruno Leal disse...

Tem razão na parte de não pagar as cotas e sinceramente fiquei-me a sentir mal por não ser sócio... Ouvir as verdades só nos faz bem.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O VGAC na 1ª Liga? Tomara haver dinheiro para se ir sobrevivendo!! Tomem juízo. Situem-se no espaço. Respirem fundo e tomem os comprimidos! Não sabem o que falam! Pensam que temos aqui um Nabeiro ou quê? Haja paciência para estes comentários......

Anónimo disse...

Acho que vocês deveriam sentir orgulho de uma agremiação como o CRVG representar o país Portugal,é uma torcida que tem espalhada literalmente por todo o Brasil,sabem o tamanho de Brasil?Que movem gerações,sou vascaína pela a história que meu time do coração construiu durantes séculos e não por almenagiar um Português,apesar de ser descendentes dos mesmo.

Peso a vós respeito ao Clube mais democratico do Brasil

Anónimo disse...

desculpem lá qualquer coisinha, mas estes brasucas com a história do respeito ao "time" deles já está a complicar o sistema. Então e o repeito ao meu Vasquinho fica a onde? O simbolo, as cores, etc, são para trocar por patacos? O Carlos Pereira desta vez meteu a pata na poça, ele há coisas que não se trocam por dinheiro. Começa quase a parcer um personagem da nossa praça com as promessas do mundo e da lua, e ó depois vai-se a ver e temos uma mão cheia de nada. Ambição, mas com aquilo que pudemos ter e que de modo próprio consigamos alcançar. Os brasucas que fiquem lá com aquilo que é deles. Se nos governamos até aqui havemos de o fazer no futuro.