segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Incómodos?Já estamos habituados.

     

A Avenida Vasco da gama, em Sines, está hoje encerrada ao tráfego rodoviários por motivos de limpeza da falésia, informou a autarquia, de acordo com a Rádio Miróbriga

 
A Avenida estará encerrada nos dois sentidos, entre a Docapesca e a subida para o castelo, previsivelmente até às 18h00.

A CM de Sines apela à compreensão da população pelos incómodos causados.


12 comentários:

Anónimo disse...

limpesa ou limpeza?

Anónimo disse...

Pega lá outro incómodo e não é nada pequeno.

Alterações à recolha do lixo em Sines

2010.10.21. A Câmara Municipal de Sines vai proceder a alterações no sistema de recolha de lixo (resíduos sólidos e urbanos - RSU) no concelho de Sines, a partir do dia 1 de Novembro.

Na cidade de Sines e aldeia de Porto Covo, circuitos onde a recolha é feita, actualmente, de segunda-feira a domingo, a recolha passará a ser feita de segunda-feira a sábado, mantendo os horários actuais (início às 05h00 ou 06h00, consoante período de Verão ou Inverno).

A população servida por estes circuitos não deve colocar o seu lixo nos contentores entre as 09h00 de sábado e as 19h00 de domingo, evitando-se, desta forma, a acumulação de resíduos nos locais de deposição.

Nos circuitos que servem os aglomerados rurais do concelho, a recolha mantém a periodicidade e os horários actuais.

A colocação de materiais recicláveis em ecoponto também não sofre alterações no concelho.

Anónimo disse...

limpeza... com z

Estação de Sines disse...

limpeza, com "Z" claro, era do que precisávamos.

obrigado pela correcção.

Asseadinho do 3º Esquerdo disse...

"A população servida por estes circuitos não deve colocar o seu lixo nos contentores entre as 09h00 de sábado e as 19h00 de domingo, evitando-se, desta forma, a acumulação de resíduos nos locais de deposição."

Não há dúvida somos o concelho mais culto da Europa em termos de música, exposições de pintura, museus e outros quejandos, mas por conselho do alcaide-mor Coelho seremos brevemente também os mais javardos do mundo guardando em casa durante trinta e quatro horas todos os resíduos orgânicos que uma família produz durante o fim de semana, que será sempre obrigatóriamente maior que nos dias úteis.
Pela parte que me toca o Coelho que fique descansado, porque o meu lixo irá parar ao contentor com a mesma regularidade que sempre foi, e exorto daqui todos os Sinienses a fazerem o mesmo, para finalmente a cidade cheirar a Coelho, pelo menos ao fim de semana.
Palavra de ordem:
Um GNR junto de cada contentor ao fim de semana, JÁ!.

Anónimo disse...

" A Câmara Municipal de Sines vai proceder a alterações no sistema de recolha de lixo (resíduos sólidos e urbanos - RSU) "

E será que, em consequência, vai baixar em 1/7 a taxa de RSU que está indexada ao consumo de água (como se gastar mais ou menos água leve a produzir mais ou menos lixo! não tomem banho todos os dias, para pouparem) ??
José das Dornas

Anónimo disse...

"A população servida por estes circuitos não deve colocar o seu lixo nos contentores entre as 09h00 de sábado e as 19h00 de domingo, evitando-se, desta forma, a acumulação de resíduos nos locais de deposição."

Quem quiser ver acumulação de resíduos é só ir ao "local de deposição" na rua 1º de Dezembro (frente à Ancorope). Vergonhoso o tamanho do "local de deposição" que serve um prédio daquelas dimensões e ainda os restantes moradores da zona, e que obviamente não consegue dar resposta ao volume de lixo. Mas ainda mais vergonhoso o desrespeito da CMS pelo municípe proprietário daquele prédio amarelo de gaveto com a rua da boavista e que não pode entrar na garagem com o seu carro porque disso é impedido pela localização dos contentores, nem pode abrir uma janela sem que os "frescos odores" e moscas lhe entrem em casa.
Sugere-se que o estimado líder e os respectivos delfins e delfinas mandem colocar contentores à porta das suas casas e em frente às suas garagens. Isto tendo em vista aprofundar a fraternidade e solidariedade com o povoléu tão apregoadas nos votos de boas festas com que todos os anos somos mimoseados.
José das Dornas

Anónimo disse...

Deixa-me ver se percebi.
Este mês gastei 28/m3 de água e vou pagar 17.95€ de RSU (lixo para mim, ouro para o SIM), e o Coelho pede-me para guardar o meu lixo em casa durante 136 horas/5.66 dias/mês nos meses de quatro fins de semana.

Nota:
Caro anónimo Mãos Largas,
A sua proposta parece-me justíssima - looool - mas por razões óbvias não posso publicá-la.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O meu lixo vai todas as noites para o contentor se não couber vou tentar colocar prossimo da porta da Camara.

Carlos André disse...

Cá em casa sempre que o balde do lixo estiver lotado segue o caminho que tem de levar independentemente do dia.Então pago a tarifa de RSU para quê?

Anónimo disse...

Garanto-vos que o meu lixo irá todos os dias para o contentor quando estiver cheio ponho ao lado
Pago para o levarem se não o fizerem o problema é da autarquia não é meu

Anónimo disse...

" Pago para o levarem se não o fizerem o problema é da autarquia não é meu"

Pois meu caro, aí é que se engana, os problemas da autarquia são seus, meus, nossos. Não sei se gosta de ver lixo fora dos contentores. Eu não gosto, quem tem casa perto ainda gostará menos. Acha que gostaria de viver em Nápoles no auge da crise da lixeira?
A autarquia, o país, somos todos nós. E compete-nos melhorar e não "ajavardar" a coisa.
Se me insurgi contra a medida da CMS não é porque em si ela seja má (em Lisboa também não há recolha de lixo todos os dias da semana).Talvez assim a CM poupe nas horas extraordinárias. O problema é a forma como é calculada a taxa de RSU, por indexação ao consumo de água. Ou seja, parte-se do princípio que por gastar muita água se produz muito lixo, o que não é verdade (cá em casa tomamos banho todos os dias, somos 4, e só jantamos em casa- está a ver a quantidade de lixo produzida? e de água gasta?). Acresce que autarquias como as de Lagos, por exemplo, fornecem gratuitamente (é como quem diz - já houve pagamento de RSU também), mediante destaque de um selo contido na factura da água, sacos para o lixo. E a nossa câmarazinha, o que faz ela? pois quer o lixo ensacado, mas nós que compremos os sacos,. Isto é , a taxa de RSU sineense, para além de ser muito elevada, só é contrapartida da recolha do lixo ensacadinho. Até ao contentor, o processo é connosco. Está mal.
José das Dornas