quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Holandeses querem criar parque de eco-estufas em Odemira

Notícia completa DN

É preciso virem os Holandeses para Odemira para ensinarem aos portugas que investimentos de 200 milhões de euros se recuperam em 4 anos. Não havemos nós de estar na miséria que estamos...

14 comentários:

Marius Herminius disse...

Eu não conheço este projecto, mas custa-me a crer que um investimento de 200 milhões de euros (!) se recupere em 4 anos, mesmo que sejam holandeses e que venham ensinar os "portugas".
Fui ler a notícia, onde refere que o investimento de 200 milhões de euros é para concretizar entre 5 a 8 anos!!! Ou seja, a notícia não fala sequer em recuperação de coisa alguma.
Mas fiquei triste, sim. Triste porque os holandeses deveriam 1º que tudo ensinar os “portugas” a ler e só depois a tratar da “ingricula”.
...com certeza que assim sairemos da miséria mais depressa!

Anónimo disse...

Conheci um sr no conselho de Sines que me disse que fasia alface , da plantaçao até serem colhidas levava em media de 22 a 27 dias com um peso de 200g a 300g não acreditei fui ver de facto era verdade,batata doce disse-me que fazia alguns pés dar cerca de 5k não acreditei na altura de apanhar fui ter com o sr apanhou na minha frente 3 pés deu 16k acreditei porque vi,e havia mais uma vez fez melancia fui ver cheguei a contar 25 melancias por pé e tudo melancias com cerca de10k cada esse sr vendia a 20 escudos o kilo no ano de 92 ou 93 comprei algumas nunca tinha comido melancia tão boa dava gosto ver por isso os Holandeses não vem ensinar ninguem eles vem é sacar mais uns milhões em subsidios como aquele sr lá do BREJÃO.

Anónimo disse...

o xico esperto , o sabe tudo

Tiago Canhoto disse...

"Marius", referes e bem que desconheces o projecto, e tal como eu saberás ler a notícia, que diz que os 200 milhões são para concretizar a totalidade do projecto. A recuperação do total do capital investido é feito a 4 anos. Eu estava presente e não levo o responsável pelo projecto como mentiroso...
Nós os "portugas" temos sempre a mania de duvidar de algo que funcione...

Marius Herminius disse...

Tiago Canhoto

Se a informação provém de alguém que você não tem como mentiroso, por que razão o post tem um link para a notícia do DN?
É que esta notícia não sustenta o conteúdo do post.
Mas tem mais, e isto a propósito do "Nós os "portugas" temos sempre a mania de duvidar de algo que funcione...". Recordo que há uns anos, o Sr. Prof. Dr. Cavaco Silva – então 1º Ministro - foi ao Alentejo (no Alentejo, uma vez mais...) inaugurar com pompa e circunstância um projecto, penso que ligado à produção de flores, do qual se diziam maravilhas. Acontece que, infelizmente, passado muito pouco tempo que não sei precisar, esse projecto faliu e ficaram cá muitas dívidas por pagar.
Quando a esmola é muita (200 milhões de euros!!!), o pobre deve desconfiar e neste mundo globalizado ninguém dá nada sem haver uma boa contrapartida.
Por isso, Tiago, convém saber do que escrevemos antes de pormos a boca no trombone. É que eu já tenho idade suficiente para não deitar os foguetes antes da festa.
Mantenho que não conheço o projecto, mas o post também não contribui em nada para que eu o conheça.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Quem não tem ideias duvida sempre dos outros
Com mentalidades destas ou trabalha-se para o estado ou para um qualquer sindicato
O pais precisa muito de gente com ideias sejam eles HOLANDESES. ESPANHÓIS INGLESES

Anónimo disse...

No dias que estes senhores conseguirem entra na Auto-Europa ela simplesmente FECHA

Tiago Canhoto disse...

"Marius", mas por que carga de água tenho de me cingir ao conteúdo da notícia e n posso fazer eu um comentário k foi feito na entrevista. Quanto à sustentabilidade do projecto eu n sei, até a melhor empresa pode falir, mas isso de futurismos n é connosco, pois se todos adivinhássemos o estado em k nos encontramos ninguém tinha votado nesta malta.
Quanto à boca no trombone, penso que ainda sou livre de comentar e fazer as apreciações que entenda e o seu comentário em nada contribui para que mude de ideia ou para esclarecer o que quer que seja. Negativismos? Talvez as pessoas que lá têm emprego n terão a sua opinião.
Reafirmo, daquilo que vi fiquei impressionado e se houvessem mais empresas dessas e menos gente a duvidar, a papaguear e a fazer tão pouco ou nada, talvez n estivéssemos assim...

Marius Herminius disse...

Tiago Canhoto

Vamos lá voltar ao princípio da questão.
Você escreveu o seguinte: "É preciso virem os Holandeses para Odemira para ensinarem aos portugas que investimentos de 200 milhões de euros se recuperam em 4 anos. Não havemos nós de estar na miséria que estamos..."
E no post há um link para uma notícia do DN, que não condiz com o conteúdo do post, certo?
Eu respondi como está bom de ver, comparando o post com a notícia e fazendo reparo de tal facto.
Depois o Tiago responde que não devo ligar à notícia do DN mas sim ao facto de conhecer a pessoa que o informou e que tem por verdadeira.
Eu dei-lhe o exemplo do que aconteceu há uns anos apenas para ver que nem tudo o que luz é ouro.

Com certeza que o Tiago pode comentar o que entender e como entender e não é obrigado a gostar dos meus comentários porque eu também não escrevo para lhe agradar. Mas deve convir que foi você quem criou a confusão pelos factos atrás referidos.
A “boca no trombone” é uma expressão que usei sem o intuito de o ofender mas se tal aconteceu peço-lhe desculpa, mas pode evitar escrever algo como isto:
“(…) e menos gente a duvidar, a papaguear e a fazer tão pouco ou nada, talvez n estivéssemos assim...”, em especial se forem dirigidas a mim.
A dúvida é saudável se tivermos gente à altura para nos elucidar, correcto?
Essa do “papaguear e o não fazer nada” não entendi, porque sempre que eu discordo de algo assumo-o, dou exemplos e não me refugio em meras palavras de retórica. Já o não fazer nada, muitas vezes é fazer tudo!

Cumprimentos

Tiago Canhoto disse...

O "Marius" ainda n entendeu, mas eu vou se mais claro. A notícia do DN saiu sem foto, mas a notícia foi feita por 2 jornalistas. O que fez a parte escrita e o que fez a parte fotográfica. Eu fiz a parte fotográfica e estive presente na visita e na entrevista. Não foi ninguém que me contou e muito menos cheguei a conclusões levianas. Não defendo este ou qualquer projecto, pois a minha área é a educação e apenas faço uma perninha na parte jornalistica por amor à fotografia, mas achei o projecto muito interessante e é pena n ter 200 milhões para investir, mas como disse, sou um leigo na matéria e se alguém mais habilitado disser que este é uma m"#$%, aceitarei perfeitamente.

Cumprimentos

Anónimo disse...

- Onde está o gás que vão queimar? Quantos km anda um metro cúbico de gás? Primeiro em tubos depois em camião?
- Onde está a mão de obra? Em Portugal ou noutro sítio qualquer?
- Utilizar gás como energia num país cheio de sol e vento? O gás não é uma energia renovável.
- Que quantidades de fertilizantes e pesticidas são usadas nestas estufas?
- Quantos km, em camião, anda o produto até ao consumidor final?
- Qual é a quantidade de CO2 gerada por este projecto?
- O que é que este projecto tem de ECO? Reciclar a drenagem? Injectar umas gramas de CO2 para dentro da estufa, em vez de as lançar na atmosfera? Se responderem às perguntas anteriores depressa percebem que esta é uma fracção pequena do CO2 gerado?
- Quanto metem os holandeses ao bolso com a venda da energia gerada pela queima do gás a EDP?


Este projecto é mais um para encher os bolsos de alguns e enterrar o nosso país mais um bocadinho.
Aqui por estas bandas é assim há 20 anos...

Este projecto devia ser implantado na Algéria ou então na Holanda, sempre eram menos uns kilitos de CO2 e uns emigrantes explorados aqui à nossa porta, e nós ainda ganhávamos algum...

Marius Herminius disse...

Tiago Canhoto

Aceito e agradeço a sua explicação e faço votos para que o projecto seja um sucesso, embora continue a pensar que ele é muito ambicioso.
Acredite que eu gostaria muito de, daqui a 4 ou até a 10 anos, vir aqui comemorar esse investimento que - e quanto a isso não tenho dúvidas nenhumas - será bom para muita gente.

Cumprimentos

Tiago Canhoto disse...

Gás? Pesticidas? Co2 prá atmosfera? Emigrantes? Devemos estar a falar da antiga Alemanha...
Devia ir visitar, ficava com outra ideia, mas como anónimo n sei se deixam, terá de se identificar.

Anónimo disse...

Gás. Sim é com a queima de gás num gerador que fornecem energia à rede e por sua vez para o aquecimento das estufas, para manter uma temperatura indicada para a cultura, do pimento ou outra qualquer.
Emigrantes. Venha a São Teotónio e fale com o Presidente da Junta de Freguesia. E ainda, visitar as outras empresas a operar em estufas no concelho de Odemira.
A extracção do gás, o transporte do gás em tubo ou camião tem um equivalente de produção de CO2, assim como o transporte do produto para o Centro/Norte da Europa. Os supermercados europeus estão atentos a estes aspectos.
Não. Estamos a falar do Portugal actual.