domingo, 26 de setembro de 2010

Salão do Povo, ATL provisório?


Durante anos o ATL era a oportunuidade das crianças desenvolverem actividade de enriquecimento curricular num suposto ambiente de segurança e com apoio pedagógico, mas principalmente onde os pais ocupados nos seus postos de trabalho e sem o apoio familiar - avós, tios, etc - ou rede de apoio social - vizinhos, amigos, etc - doutros tempos podiam deixar os filhos até acaberem as obrigações profissionais.  

No caso de Sines o ATL trata-se de uma instituição sem fins lucrativos gerida pela Junta de Freguesia. Como muitas coisas incompreensíveis neste país não existe legislação nem fiscalização para os ATL sem fins lucrativos, apenas para aqueles que tem fins lucrativos.

A única legislação existente é a que regulamenta os espaços exteriores (de jogo e recreio), que também se aplica aos ATL e que determina coimas e multas quando por exemplo as instalações forem inadequadas face ao número de utentes que frequentam o espaço comparativamente ao número licenciado; as condições de higiene e de segurança forem deficientes; devem existir compartimentos, quer utilizando as paredes, quer colocando portas corta-fogo, que isolem o fogo ou o fumo em determinadas zonas, de modo a manter livres os caminhos de evacuação; as zonas com maior risco de incêndio (sala de trabalhos manuais, biblioteca e cozinha) devem situar-se ao nível do solo, em compartimentos separados, e dispor de portas corta-fogo com fecho automático; devem existir meios adequados para alertar as pessoas e combater o incêndio até os bombeiros chegarem; o acesso ao exterior do edifício deve ser fácil e seguro, isto é, não devem existir obstáculos pelo caminho e tem de existir uma correcta e visível sinalização das saídas de emergência; salas em número suficiente para a actividade desempenhada, ou seja, não basta uma sala individual para cada grupo; deve ainda existir uma sala polivalente para diversas actividades (desporto, dança, entre outros), além de uma sala de refeições; salas com janelas e bastante luz; pavimento "quente" e fabricado em material "elástico", que permita às crianças saltarem e jogarem sem correrem riscos de se magoarem; salas com espaço livre para as crianças brincarem; equipamento (cadeiras, mesas, armários) adaptado à estatura das crianças; no exterior, um espaço adjacente e protegido, com pavimento macio (por exemplo, areia) e equipamento, para as crianças jogarem e praticarem desporto.

Entre outros que manda a lei e o senso comum estes são os princípios básicos a que devem obedecer os equipamentos ATL. Por cá decidiu a Junta de Freguesia iniciar obras, cuja necessidade não se questiona, no inicio do ano lectivo ao invés de aproveitar a pausa escolar e como se não bastasse esta falta de planeamento as instalações provisórias encontradas - Salão do Povo - não respondem aos critérios mínimos exigíveis.

Nem o Salão do Povo reúne as condições  de climatização, salas individualizadas, condições de segurança, etc, como o espaço exterior - campo de Jogos do IOS - é partilhado pela população em geral e circulam viaturas no seu espaço. Desconheço o tempo que demorarão as obras, mas para as condições provisórias encontradas qualquer tempo é demasiado e depois existiam melhores alternativas como por exemplo a colónias de férias junto ao Infantário "A Conchinha" ou protocolar junto do Agrupamento a utilização de uma das escolas primárias. 

9 comentários:

Anónimo disse...

Em Sines já nada se faz na devida altura.
Ruas para alcatroar já passou o Verão,ATL obras quase no Inverno,em Sines nalguns locais são pistas de Aceleração Rápida, á poucos dias em frente á antiga estação da CP estavam algumas crianças junto á passadeira parei levei vários apitos, ouvindo aqueles nomes bonitos, e as crianças ficaram paradas na frente do meu carro á espera que alguem se lembra-se a parar porque ali existe uma passadeira pra peões,será que na Camara de Sines é proibido por as lombas antes das passadeiras parece que sim ou tem que haver acidentes muito graves e só depois é que se vai por as lombas.

Anónimo disse...

já agora propunha um post sobre o "novo" local onde os meninos de Porto Covo estão a ter a pré-primária...Local que foi interdito há 5 anos por não apresentar condições de segurança e que agora, passados estes anos e por obra do Espirito Santo ficou excelente para os miudos voltarem!! há coisas incriveis não há?!?!?!

Anónimo disse...

sinesmentesbrilhanes.blogspot.com divulguem porfavor, e vejam o que estão a fezer aos bombeiros de Sines. que tristeza a que isto chegou

Anónimo disse...

O salão do clube desportivo não tinha condições.

Anónimo disse...

Segundo a CMS o salão do clube desportivo e recreativo de Porto covo não tem condições para nada, daí querer manda-lo abaixo. Mas curiosamente pediu o seu uso aquando das campanhas eleitorais. Onde está a Coêrencia???

Anónimo disse...

A passadeira em frente há escola primaria do PORTO COVO ainda esta por pintar
As aulas já começaram
Quem será o incompetente desta área

Anónimo disse...

Basta o Sr Presidente mandar "um técnico especializado" ou "uma equipa de técnicos especializados" à AVENIDA LUISA TODDI em SETÚBAL e dar umas voltas à mesma, a pé, como peão e de carro como automobilista.

Poderá trazer algum ENSINAMENTO para aplicar em Sines.

"Passadeiras elevadas", que OBRIGAM os automobilistas a andar devagar...

Trabalho que pode ser feito pelos "trabalhadores da Câmara" só com os custos do "material", que, provavelmente até há em armazém...PARALELIPÍPEDOS em pedra.

Há "coisas", como o Sr Presidente agora diz, que só não são feitas porque não querem fazer. Porque a "ideia" não saiu das SUAS mentes brilhantes...

Talvez quando algum dos "seus" fôr atropelado, surjam soluções e rápidas...não desejo mal a ninguém, mas desejo esta situação rápidamente resolvida, antes que algum dos "meus" seja atropelado...

Anónimo disse...

Essas "coisas comezinhas" que andam para aqui a apregoar não interessam nada. A avenida, e tudo o mais que tenha a ver com o passado, é para apagar e fazer de novo, daí não fazer sentido andar a fazer passadeiras ou outra coisa que o valha para depois destruir.
Interessa é arranjar formas de avançar com projectos que de consensuais não tem nada, tipo a regeneração urbana da parte histórica. Isso sim, é que é importante. Vamos sacar umas massas à C.E., contraimos mais uns empréstimos, dividimos mais um pouco a sociedade siniense e no final ficamos com mais um "elefante branco" igual ao CAS.
Por exemplo, o que será mais importante, uma réles passadeira ou uma Nova Escola das Artes? Apoiar e revitalizar as instituições que temos, e que fazem parte da história de Sines, ou criar organizações paralelas que as asfixiem até elas desaparecerem?
Anda por aqui gente que devia procurar novo rumo, só se preocupam com promenores. O tempo de ter opinião própria já passou, agora é tempo de SIM porque sim.

Anónimo disse...

Sonhei...porque eu também sonho...que as instalações de uma colectividade das antigas em Sines, estão na mira do Sr Presidente para as entregar a uma nova colectividade...
Não duvido que a nova colectividade não necessite de umas instalações condignas, mas...enquanto a velha colectividade estiver viva, deve manter as "suas" instalações...
Vamos a ver se volto a sonhar para ver o resultado final...a ver se não se torna realidade...