sábado, 25 de setembro de 2010

Assembleia Municipal de 24-9-10

Na verdade uma muito boa assembleia municipal, esta de ontem 24 de Setembro de 2010. Muita gente na assistência como uma democracia participativa exige e muitas questões colocadas à câmara municipal. Pelos munícipes e pelos deputados municipais no período "antes da ordem do dia" donde não se saíu já passava da meia noite. A limpeza da cidade, as obras que não se fazem e as que se fazendo deixam bicos por fazer que as tornam piores do que se nada se tivesse feito, consumos de água inexplicáveis mas que se insistem em cobrar, horários indevidos das actividades extra curriculares, sinalização de trânsito ausente e propostas de cidadãos para sua resolução, arruamentos por pavimentar há anos, e até a questão de como solicitar o célebre motocão para limpeza das produções caninas mas que ficou sem resposta. De salientar a intervenção do presidente do clube desportivo de Porto Covo sobre a tentativa da câmara em demolir as suas instalações e sobre decisões do tribunal nesta demanda e nesta incompreensivel atitude da câmara municipal de recusar reconhecer o trabalho do povo de Porto Covo e do seu clube. A deputada municipal do Bloco de Esquerda insistiu na incompetência da câmara para tratar das pequenas coisas do dia a dia da vida dos cidadãos e da degradação do ambiente urbano de Sines. Os deputados do PS e da CDU, esta em declaração política, concluíram que a câmara municipal não respeita a assembleia municipal e não cumpre a lei em várias matérias, desde a informação financeira, às actas das suas reuniões devidamente aprovadas e a concursos realizados com aprovação da assembleia e depois anulados sem explicações. Três horas de debate sobre a cidade e o município e sobre a incapacidade da câmara em fazer face aos problemas mais comezinhos dos cidadãos. Um bom exercício do poder local tal como eu o idealizo. O resto da ordem de trabalhos será discutido proximamente em Porto Covo. Aqui fica o convite à presença e à participação.

27 comentários:

Anónimo disse...

Tenho de perguntar está-me atravessada na garganta......o que está o PS a fazer na assembleia?
Aquela passividade até mete nervos.Estão todos bem de vida não é?
A trabalharem assim nem daqui a 20 anos ganham a CMS , aliás nunca vão ganhar e incompreenssivel a oposição que não fazem.

Anónimo disse...

O Idalino calado entrou, calado saiu... Isto é oposição?

Anónimo disse...

O PS na Assembleia faz o mesmo que faz a CDU tem o mesmo peso.
Mais faz a SRA do BLOCO DE ESQUERDA sozinha do que todos os vériadores e deputados juntos, é triste mas é a verdade,segundo me informaram a SRA foi a pé pela rua da Floresta e viu toda aquela situação que se passa, mas os srs Vériadores,Deputados e a Fiscalização não conseguem ver porque têm falta de vista.

Anónimo disse...

Quem é o Mar do Alentejo?

Anónimo disse...

Mais grave do que isto tudo é a falta de coragem de alguns deputados que nas costas dizem mal de tudo e de todos e depois na assembleia nada dizem. Falo concretamente do "deputado" Sr Luis Gil. e mais não digo! Pois que esteve e está atento á gestão desse Sr nos ultimos meses, perceberá o alcance destas palavras.

Anónimo disse...

Que pena só haver 1 Maria José na A.M., força amiga não desista de defender a nossa terra, só tenho pena de ter concorrido pelo BE

Observador disse...

Por uma questão de Juntiça, é bom que os Senhores comentadores anónimos percebam o seguinte.
Idalino, Mascarenhas e F. Pacheco são Vereadores da Oposição e só podem falar na Assembléia com autorização de Sr. Presidente da Câmara, depois os deputados na Assembléia têm um lider ou porta voz Partido que levantam as questões de fundo para não se perder demasiado tempo, os Presidentes de Junta têm alguma liberdade para falar porque não dependem muito dos Partidos e aproveitam naturalmente para o fazer. Mesmo assim a AM de sexta feira não passou sequer do periodo antes da ordem do dia e foi adiada para Porto Covo já depois da meia noite.

Cumprimentos Luis Gil

MLança disse...

A Assembleia Municipal é antes de mais um espaço de cidadania que deve ser participada por todos os municipes. Tenho a convicção plena de que quantas mais pessoas participarem mais atenção a Câmara terá que dar aos assuntos.
É confrangedor verificar a passividade de alguns deputados municipais e digo alguns porque finalmente tenho verificado que alguns se vão destacando, quer questionando quer propondo. Vou praticamente a todas as AM e quando é dada a palavra ao publico normalmente intervenho, por isso apelo á cidadania dos sineenses, venham ás ASS. Municipais questionem proponham.
Sobre o que cada grupo diz um dia destes darei a minha opinião... .
M.Lança

Bruno Leal disse...

Obrigado Braz!

Anónimo disse...

Mas o PS tem alguma competência para ganhar a Camara de Sines.
Entram mudos e saem calados parecem que estão num velorio e quando falam é muito pouco para não acordar o grande Lider, já estou a acriditar mais no Bloco de Esquerda pelo menos a SRA só diz as verdades, e o PS nem as verdades é capaz de dizer.

Anónimo disse...

E aquela rábula do venha ter comigo que nós resolvemos isso. Ou a outra do se tivesse ido falar comigo já tinhamos resolvido isso. Convido as senhoras deputadas a irem ao conselho geral e lá discutimos isso. Por outro lado soube-se que a CMS tinha um protocolo com a junta de freguesia de porto covo com um valor inicial de +-50 mil euros, que agora diz que não é bem assim, assume que só deve +-24 mil. Mas mesmo esses ainda não pagou. E é respeitante a uma area prioritaria, educação, faria se não fosse. É um caso para se dizer, publicas virtudes, vicios privados.
E será mesmo verdade que não existem actas assinadas, como a CDU acusou? O Batalha confirmou que há Asembleia não tinham sido enviadas. É o vereador das ruas a dizer uma coisa e o deputado do Sim a desmenti-lo. É a senhora vereadora a dizer que um contrato à hora é melhor que um contrato a tempo inteiro. Isto dá a sensação que anda em roda livre.
Ainda dizem que não vale a pena ir às assembleias. É à borla, temos direito a uma garrafita de água e a risota está garantida.

Estação de Sines disse...

Francisco do Ó, aparece identificado como Mar Alentejo

Observador disse...

Sr. Anóimo das 12.26
O Sr. Luis Gil que acusa de falta de coragem, foi dos poucos deputados que falou na Assembléia e teve tempo para denunciar a situação da Estação de Serviço para autocaravanas que a Junta construiu em Porto Covo e a Câmara mandou retirar, das competências que a Câmara retirou á Junta sem informar a A. Municipal como tinha obrigação de fazer, dos 50 mil euros que a Câmara deve á à Junta e se recusou a pagar, da verba relativa ao pré esolar que a Câmara reduziu de 50 para 24 mil euros e mesmo assim nem esse pagou e mais não disse porque a Assembleia acabou pois muito ficou para dizer na próxima Assembléia em Porto Covo, acha pouco!! então o que diz de si que esteve calado o tempo todo como um rato assustado "com medo do dono e de perder o tacho, tenha vergonha".
Passe bem Luis Gil

Anónimo disse...

Essa de ter medo do dono e perder o tacho está boa

FORÇA MOVIMENTO BASTA

Anónimo disse...

Felizmente a Sra MARIA JOSÉ está no Bloco de Esquerda.
Se estivesse no PS, no SIM ou na CDU nem teria direito a abrir a boca. Aí só falam os "chefes"...quando falam...

Obrigado Sra Maria José. A Sra ainda faz alguma coisa naquela AM. Esteja atenta às rasteiras e aos "convites" que lhe vão fazer...
Os Sineenses agradecem-lhe a sua frontalidade. Não pare...

Anónimo disse...

Quando for a Assembleia Municipal em Porto Covo, vou ver o sr Coelho a conduzir um autocarro da Camara com o sr Batalha, e os secretarios,os veriadores, e os deputados a caminho de Porto Covo, isto para poupar nas despesas da Camara, que esta com uma grande divida, isto é que vai ser poupar..

Anónimo disse...

Como anda nervoso o Sr Presidente da junta de freguesia de Porto Covo....será devido ao facto de estar cada vez mais sozinho dentro do PS de Porto Covo???? Ou devido ás pessoas começarem a abrir os olhos e perceberem que nem tudo o contam e da forma que contam é a Verdade???.....tenha paciencia!

Anónimo disse...

Tenho que perguntar aos Sinienses se não está já na hora de abrirem os olhos e começar a olhar para o Bloco de Esquerda, porque a SRA Maria José é a unica Deputada que se preocupa com a Cidade de Sines, e o SR Luis Gil com a Aldeia de Porto Covo, porque o resto o valor é menos que Nada.

Anónimo disse...

Pseudo-anómimo das 9:18h, andas muito enganado rapaz. Mas agora na proxima Assembleia Municipal em Porto Covo todos têm a oportunidade de ver quem diz e quem não diz a verdade. Tem juizo rapaz, abre os olhos, não te deixes levar, sê tu própio! Olha que de promessas está o povo farto, e as que te fizeram não vão passar disso mesmo, de promessas...

FC.

Anónimo disse...

Sr. FC., nao se enerve tambem, porque com os nervos á flor da pele, nao se consegue racionalizar e pensar como deve ser. E tenha paciencia, nao confunda as pessoas ( anónimos ) pois muito ainda está por descobrir...e para o Sr. Luis Gil, é só para lhe dizer que nao sou deputado municipal, mas sou um amante de Porto Covo muito atento. Pois o alcance das suas palavras deve ser para outra pessoa. Pense bem antes de responder....tristezas saloias!

Teixeira disse...

Estes senhores comentadores são muito esclarecidos.
Também estive na Assembleia Municipal e tenho a certeza que a maioria destes senhores não estava lá, porque se estivessem a sessão seria muito mais animada e, sobretudo de nível mais elevado. Agora, faz-me confusão que, não estando lá, consigam fazer comentários tão informados mas, infelizmente também deturpados, porque muitas das coisas que aqui são ditas estão distorcidas: quanto a Porto Covo e aos pagamentos só se ouviu a versão do presidente da junta que "meteu tudo no mesmo saco"; a história das actas, que também não sei de onde tirou o sr. da CDU a ideia de que tinham quer ser envidas à assembleia mas os esclarecidos comentadores confirmam, sem qualquer dúvida, que é obrigatório,a outra história de vereadora que disse que contratos à hora eram melhores que a tempo inteiro, quando o que a senhora disse foi que os horários não permitiam que se fizessem contratos a tempo inteiro porque não preenchiam um horário completo. E já agora, pior um pouco, de onde tiraram essa outra ideia de que a aprovação do mapa de pessoal obriga a Câmara a contratar pessoal para todos os lugares previstos e que se não contratar, tem que informar a assembleia ou, quem sabe até, pedir autorização?!É que isto também já me parece demais...as competências da assembleia e da câmara estão na lei, meus senhores, está ao alcance de todos confirmar, não é preciso "emprenhar pelos ouvidos", sei que dá menos trabalho e também sei que para o efeito, que é só dizer mal, não vale a pena muito esforço mas se querem levar a sério este vosso papel de comentadores e de voz da cosnciência do povo de Sines, era bom que se informassem e que se documentassem! Não vale ir só atrás do que diz o António...
(e já agora, tenham atenção à questão do h atrás do a , é que esse erro ortográfico sistemático também não abona muito em favor da vossa imagem de esclarecidos comentadores e vê-se em quase todos os comentários. É verdade que também se encontra em alguns posts do António, mas aí até se compreende, porque ao menos o António esteve ocupado com a magna questão Sineense vs Siniense e a cabeça do rapaz também não dá para tudo!).
Saudações,

T.

Anónimo disse...

Amante de Porto Covo e apoiante do SIM??? Seja razoável e coerente!! É o minimo que lhe peço... cada tiro cada melro, coisa que já estamos habituados. vindo de onde vem...

Anónimo disse...

"...a história das actas, que também não sei de onde tirou o sr. da CDU a ideia de que tinham quer ser envidas à assembleia mas os esclarecidos comentadores confirmam, sem qualquer dúvida, que é obrigatório..."
Ora então vamos lá esclarece-lo caroTeixeira.
O Sr. da CDU certamente que fez o trabalho de casa, facto que a si não pode ser imputado, deduzo-o pelo que escreveu.
Para que possa tirar de uma vez por todas as suas duvidas, transcrevo a:Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro
AUTARQUIAS LOCAIS - COMPETÊNCIAS E REGIME JURÍDICO (versão actualizada)
...
Artigo 68.º
Competências do presidente da câmara
Ponto 1
...
bb) Remeter à assembleia municipal a minuta das actas e as actas das reuniões da câmara municipal, logo que aprovadas.


Espero que com isto fique esclarecido. Ou será que me vai dizer que elas não foram enviadas porque ainda não foram aprovadas? É que a ser assim, dou-lhe por conselho ir ver o enunciado do artigo 92 da referida lei, com especial relevância para o seu ponto 4. E já que está com olhos na lei, veja também o que diz o artigo 95 no seu ponto 1. Depois diga-me a que conclusão chega.
É que por vezes, damos por nós a pensar que vivemos na república das bananas, no caso de Sines é mais…mais… mas felizmente ainda existem leis e mais cedo ou mais tarde, a mal ou a bem, todos tem de as cumprir. Até aqueles que tem como lema, eu quero, posso e mando.

..,a outra história de vereadora que disse que contratos à hora eram melhores que a tempo inteiro, quando o que a senhora disse foi que os horários não permitiam que se fizessem contratos a tempo inteiro porque não preenchiam um horário completo.
A acta da reunião poderá esclarecer quem disse e o que disse. Que disse, disse. Que não seria bem isso que quis dizer? Possivelmente. Mas que quando questionada pela deputada M.José acabou por meter as mãos pelos pés e os pés pelas mãos, lá isso foi.

E já agora, pior um pouco, de onde tiraram essa outra ideia de que a aprovação do mapa de pessoal obriga a Câmara a contratar pessoal para todos os lugares previstos e que se não contratar, tem que informar a assembleia ou, quem sabe até, pedir autorização?!
Foi a questão que coloca que esteve em discussão? Então tenho de lhe pedir que da próxima esteja mais atento, pois não foi isso que esteve em discussão.
…quanto a Porto Covo e aos pagamentos só se ouviu a versão do presidente da junta que "meteu tudo no mesmo saco";…
E porque não se ouviu a versão do sr. Presidente da câmara? Não quis? Não entendeu que a AM fosse o local para a colocar? Não tinha outra?
Porque não devemos tomar como boa a versão do sr. Presidente da JFPC? Não acredito que o senhor fosse para a AM numa atitude de irresponsabilidade dizer mentiras. Ele afirmou o que afirmou, e não foi desmentido. Foi, digamos que, balbuciada uma resposta que em nada contraditou o que por ele tinha sido afirmado.
Para finalizar permita-me que lhe coloque uma questão: Esteve mesmo na AM?

Anónimo disse...

"...a história das actas, que também não sei de onde tirou o sr. da CDU a ideia de que tinham quer ser envidas à assembleia mas os esclarecidos comentadores confirmam, sem qualquer dúvida, que é obrigatório..."
Ora então vamos lá esclarece-lo caroTeixeira.
O Sr. da CDU certamente que fez o trabalho de casa, facto que a si não pode ser imputado, deduzo-o pelo que escreveu.
Para que possa tirar de uma vez por todas as suas duvidas, transcrevo a:Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro
AUTARQUIAS LOCAIS - COMPETÊNCIAS E REGIME JURÍDICO (versão actualizada)
...
Artigo 68.º
Competências do presidente da câmara
Ponto 1
...
bb) Remeter à assembleia municipal a minuta das actas e as actas das reuniões da câmara municipal, logo que aprovadas.


Espero que com isto fique esclarecido. Ou será que me vai dizer que elas não foram enviadas porque ainda não foram aprovadas? É que a ser assim, dou-lhe por conselho ir ver o enunciado do artigo 92 da referida lei, com especial relevância para o seu ponto 4. E já que está com olhos na lei, veja também o que diz o artigo 95 no seu ponto 1. Depois diga-me a que conclusão chega.
É que por vezes, damos por nós a pensar que vivemos na república das bananas, no caso de Sines é mais…mais… mas felizmente ainda existem leis e mais cedo ou mais tarde, a mal ou a bem, todos tem de as cumprir. Até aqueles que tem como lema, eu quero, posso e mando.

..,a outra história de vereadora que disse que contratos à hora eram melhores que a tempo inteiro, quando o que a senhora disse foi que os horários não permitiam que se fizessem contratos a tempo inteiro porque não preenchiam um horário completo.
A acta da reunião poderá esclarecer quem disse e o que disse. Que disse, disse. Que não seria bem isso que quis dizer? Possivelmente. Mas que quando questionada pela deputada M.José acabou por meter as mãos pelos pés e os pés pelas mãos, lá isso foi.

E já agora, pior um pouco, de onde tiraram essa outra ideia de que a aprovação do mapa de pessoal obriga a Câmara a contratar pessoal para todos os lugares previstos e que se não contratar, tem que informar a assembleia ou, quem sabe até, pedir autorização?!
Foi a questão que coloca que esteve em discussão? Então tenho de lhe pedir que da próxima esteja mais atento, pois não foi isso que esteve em discussão.
…quanto a Porto Covo e aos pagamentos só se ouviu a versão do presidente da junta que "meteu tudo no mesmo saco";…
E porque não se ouviu a versão do sr. Presidente da câmara? Não quis? Não entendeu que a AM fosse o local para a colocar? Não tinha outra?
Porque não devemos tomar como boa a versão do sr. Presidente da JFPC? Não acredito que o senhor fosse para a AM numa atitude de irresponsabilidade dizer mentiras. Ele afirmou o que afirmou, e não foi desmentido. Foi, digamos que, balbuciada uma resposta que em nada contraditou o que por ele tinha sido afirmado.
Para finalizar permita-me que lhe coloque uma questão: Esteve mesmo na AM?

Anónimo disse...

Acho engraçado tanta gente comentar a assembleia e estavam lá no máximo umas doze pessoas a assistir fora os vereadores e os deputados...

obviamente todos ouviram coisas diferentes... mas uma coisa ainda aqui não foi discutido sobre as actas das reuniões de câmara foi o que o sr presidente da assembleia disse e ainda por cima com ar de gozo... e quero ver alguém desmentir


"... mas têm que nos entregar as actas das reuniões de câmara, veja lá que nem eu sabia isso..."

Sr. Batalha Presidente da Assembleia Municipal de Sines eleito pelo PS

A verdade é que para ajudar à festa temos o pior presidente da assembleia de sempre...

ao menos os que aqui comentam dão-se ao trabalho de ler.., O sr. Batalha nem se deu ao trabalho de ler quais as suas responsabilidades e obrigações que têm que fazer cumprir..

Isto para não falar na desorganização que são as assembleias...


Mas curiosamente sobre o GRANDE PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA ninguém falou...

Afinal o que está lá este senhor a fazer??

Na sua gestão de uma assembleia de 3H não conseguiu sequer chegar ao primeiro ponto da ordem de trabalhos..

Esta é que é a grande oposição ao SIM..

LLLLLLLLLOOOOOOOLLLLLLLLL

Anónimo disse...

Alivia que a conversa não interessa.
Como levaram banhada na resposta das actas vai de desviar a conversa.
Afinal parece que os comunas sempre tinham razão, a lei obriga a que as actas sejam enviadas e é da responsabilidade do presidente da câmara faze-lo. Só faltava que as actas não tivessem aprovadas. É que por aquilo que li dos artigos apontados, parece que todos os actos praticados ficam sem efeito. Se fosse assim dava um bonito sarilho.
O que me admira no meio disto tudo é a vereação ter alguém com formação juridica, a CMS ter um gabinete juridico, e cometerem erros tão basicos. Ele há coisas que parecem mas não são, será este o caso?

Anónimo disse...

Mas quem preside à Mesa da Assembleia não é o PS?...

Quem preside à Câmara não é o SIM?...

Não sabem o que andam por lá fazendo?...
Parece-me que alguém sabe muito bem...e outro alguém não sabe muito bem...ou...