quarta-feira, 21 de julho de 2010

A torre de babel gastronómica


As Tasquinhas voltam a revelar-se um sucesso em termos de visitantes, aplaudo a iniciativa da autarquia de abrir o espaço às colectividades e associações. Quanto a sucesso e aplausos fiquemos por aqui. Esqueçamos por enquanto a sua localização e o transtorno para quem utiliza diariamente, talvez a única via digna desse nome na nossa cidade, porque tudo o resto está errado.

O Andebol Clube de Sines tomou a iniciativa de efectuar as festas no Castelo e com isso terá aberto uma porta que temos que evitar a todo o custo que se feche. O conceito que hoje assume o evento das Tasquinhas pertence ao Castelo, a sua função para além da actividade lúdica é o contributo para gerar a independência dos subsídios autárquicos.

O sucesso, em número de visitante das tasquinhas revelam a falta de eventos em Sines e o manifesto desejo da população pela sua existência. As tasquinhas que se assumem como um reencontro com a gastronomia popular regional, redundam num estrondoso fracasso, excepto se a cerveja a rodo faz parte da dieta alimentar do alentejo litoral - o que é bem possível e merecia um festival da cerveja.

O abandono da dinâmica de festival ou mostra gastronómica - e pensar que tudo começou num bem sucedido festival de gastronomia, na Docapesca - tornou aquilo que podia ser um importante cartaz turístico - veja-se o festival do Marisco em Olhão - numa quermesse manhosa onde cabe desde farturas e pipocas, a associações e colectividades, a movimentos do SIM e partidos do Não, tudo numa alegre caminhada para coisa nenhuma.

O que é hoje as Tasquinhas é feito à medida do Castelo de Sines, por ocasião dos Santos Populares ou num evento de Verão, para os clubes e associações, o que se pretende que sejam as Tasquinhas deverá ser efectuado pelos restaurantes,  no estacionamento da Marina e espaço junto ao Pontal, promovendo a gastronomia regional, nomeadamente o peixe grelhado - provavelmente o melhor do país, o marisco e a sardinha, sempre a sardinha, assada de preferência.

18 comentários:

Anónimo disse...

Bráz, desloque-se à noite ao pontal e veja o vento que lá faz e depois percerba que a sua opção é irrealista.

Na minha opinião a autarquia voltou a acertar. Já tinha acertado quando tirou a mostra/tasquinhas do edifício da APS. Agora voltou a acertar, permitindo aos clubes e associações angariar mais receita, num momento tão difícil.

Anónimo disse...

Quermesse manhosa é mesmo a expressão que define o que se passa naquilo que durante um mês (!) determina o fecho da avenida. E é claro que o povo vai - pois se não há mais nada... Agora pretender dizer que as tasquinhas são uma boa coisa só pelo número de visitantes é ter uma visão distorcida da realidade. E é procurar argumentos para justificar a futura construção de unidades permanentes de restauração na avenida.
De facto tudo começou com uma boa ideia - o festival na Docapesca - que rapidamente descambou numa péssima realização. Com a agravante que a boa ideia tinha um tempo limitado e a péssima realização dura um mês. Um pouco à semelhança do que se passa(va) com FMM - esta gente não é capaz de gerir um sucesso, porque o quer logo transformar num sucesso "maior", sendo que por "maior" entende mais tempo, mais espaço, mais, mais, mais... ainda que à custa de menor qualidade. Não conhecem a expressaão "small is beautiful".
Não seria melhor continuar a organizar festivais de gastronomia (reservados a restaurantes e chefes de cozinha que quisessem participar) e desdobrá-los ao longo do ano, eventualmente por temas? tipo festival de gastronomia -marisco, festival de gastronomia-peixes, fg-carnes, fg -doces??
E com toda a simpatia pelas associações e colectividades, com toda a compreensão pela sua necessidade de obtenção de receitas, será que ninguém vê que essa necessidade conduziu a um abastardar daquilo que era uma boa ideia? daí as pipocas, as farturas, a cerveja a granel, etc.
Pois essas associações e colectividades que organizem, nas suas sedes ou em espaços cedidos por empresas ou pela câmara, eventos que possam render. A título de exemplo ( muitos sineenses se lembrarão disto) quando nesta terra havia dois clubes de futebol (Nacional e Lusitano) estes organizavam bailes e aí vendiam bebidas; o Centro Recreativo Sineense de que o sr. Coelho tanto gosta de falar quando lhe convém dizer que a CMS vai restaurar as instalações também organizava bailes e também neles vendia bebidas (era famoso o cup de vinho branco). Nesses tempos não vigorava a cultura do subsídiozinho (Salazar ainda não caíra da cadeira)e essas colectividades faziam mais pela vida cultural de Sines (a biblioteca do CRS... )e pela animação da terra do que muitas que agora têm subsídios, e vendem pipocas, cerveja e churros no espaço público.
MPDAguiar

Estação de Sines disse...

A questão do vento não serve para tudo.
Até aceito que possa fazer mais vento no Pontal (a propósito já pensaram no vento que fará na nova cidade desportiva ou no resort da costa do norte), por isso falo no estcionamento da Marina e aconselho a googlar-se e escrever toldos. Existe dezenas de solução, nomeadamente velas e telas tensionadas, veerticais, lateriais, horizontais, etc.

Tudo é possível quando se quer fazer, nada é alcancável quando não se pretende.

Anónimo disse...

Concordo que as tasquinhas devem ser para as colectividades.
Não concordo com o critério da CMS para atribuir espaços a outras "entidades".
Nunca concordei com o local onde estão.
Quanto ao "sucesso" que MC e os seus "yes man" todos os anos anunciam das tasquinhas, festas da avenida e mini-feira de Agosto isso deve-se ao facto de não termos mais nada aonde ir. Nos restantes 11 meses do ano vamos dar o "passeio dos tristes" ao Porto Covo!
Já agora gostava de ver os promotores das tasquinhas comerem nas mesas às escuras petiscos que seja preciso alguma perícia (não seria possível fechar os guarda sois à noite??)

Anónimo disse...

Braz, também não concordo com a localização das tasquinhas. Sines tem vários locais onde poderiam fazê-lo sem causar tantos problemas.
O que me preocupa é a falta de segurança. Como sabe em Sines há 5 terminais portuários, 2 na parte norte da "avenida Manuel Coelho" e 3 a sul (gaz, carvão e contentores). Os meios de segurança e combate a incêndios estão localizados na APS e BVS. Se houver algum acidente/incidente em qualquer terminal da parte sul como passar pelas tasquinhas? Na altura que mudaram a localização da docapesca para a avenida foi posto este problema pela administração portuária e ficou acordado que seria deixado um corredor de segurança para passagem de viaturas de emergência (espaço entre as mesas e faixa central da avenida).Mas esta solução não resulta pois antes e depois das tasquinhas em noite de "Jorge Nice" estão várias dezenas de viaturas estacionas em 2ªfila. Portanto em caso de necessidade qualquer deslocação só pela rotunda da Barbuda (10/12 kms).
Recentemente esteve no site da CMS para discussão publica o "Plano de Emergência Externa de Sines", dei-me ao trabalho de ler cerca de 200 páginas e não vi qualquer referência ao facto da principal via de ligação entre terminais estar encerrada 1 mês por ano.
Cumpts

Anónimo disse...

Estou convencida que é uma questão de tempo até as tasquihas sairem da avenida. A critica sobre os pratos e petiscos servidos é também pertinente. No fundo há que repensar este evento em várias questões. A localização é uma delas, e julgo que deve recentrar-se o evento na gastronomia e nos produtos locais, enquanto elementos da identidade de Sines.

ML disse...

Na ultima Ass. Municipal,tive ocasião de confrontar o Sr.Presidente da Câmara com todas estas questões aqui levantadas e que são importantes.Desde logo devo dizer que não sou contra as tasquinhas, não é verdade o que diz o Sr. Presidente, falta á verdade quando assim fala mas esse é um defeito genético que advem do facto de quando alguem não lhe diz amem é porque é contra. O local deveria ser outro, a avenida nunca deveria estar fechada a não ser em casos pontuais tipo realização desportiva. De facto durante a discução do PDM essa questão foi levantada no capitulo da seguranca e protecção civil,mas afinal o Sr.Presidente penssa de forma diversa e assim será até ao fim do seu mandato, impera a sua vontade a sua teimosia.
Por ultimo o o PS tem o tal pacto de silençio como SIM e diz sim a tudo o que o SIM quer, aliás a proposito das tasquinhas e sabendo eu que o PS em campamha tinha dito que era favoravel a uma nova localização questionei o Sr.Verador Idalino, que me respondeu que como não ganhou as eleições nada poderia fazer, numa clara demonstração de se ter demitido da função de oposição,ou seja é a primeira vez que vejo alguem na oposição deixar de ter opinão só porque teve menos votos. O pacto de silençio a isso obriga?
ML

Anónimo disse...

Meus amigos quanto a mim o poder local siniense é do mais puro amadorismo qualquer associação de Alvalade Sado ex. (sem recursos vejamos), consegue concretizar projectos que enaltecem a cidade ou aldeia, entregam uma autarquia a incompetentes que brincam como se da festa dos filhos se tratasse, a realidade destes nossos executivos é de total irresponsabilidade, ganham meia duzia de tostões da venda dos lugares para o FMM e ficam todos contentes porque assim já conseguem pagar mais uns subsidios de férias, acabam com o FMM em porto Covo porque assim já fazem um arranjo num passeio...mas o que é isto??!!mas será que ninguém é chamado á razão?As tasquinhas são uma vergonha desculpem mas é a verdade, jantar lá? quem tem essa coragem? E depois o mais caricato a ultima "BARRACA" a do SIM??!! porquê estão a seguir o modelo do PCP voluntários á força com medo de represálias da parte dos seus SIM responsáveis?? Meus amigos façam um reset como se um PC se tratasse porque estamos muito mal representados e esses responsáveis autárquicos envergonham-nos fora de portas, eu antes tinha orgulho em falar de Sines recomendava agora vou ser muito sincero tenho vergonha de dizer a alguém para cá vir passar uns dias. Adoro a minha terra

Anónimo disse...

"Uma mentira repetida muitas vezes..."
Parece ser esta a história contada pelo sr. presidente da CMS sobre a organização das Tasquinhas este ano.(gosto muito daquela parte em que o sr.presidente pensou,pensou, pensou... ah!! e Tal!! EUREKA!!!!Sou brilhante! Genial! Vou decidir que este ano as associações vão organizar as tasquinhas.)
Mas a verdade é outra. Só espero que as colectividades não embarquem neste logro.
O discurso, da responsabilidade das colectividades na organização, mais não é do que a capa para esconder a verdade: O CORTE nos apoios ás colectividades.
As Tasquinhas irão servir de desculpa, para retirar às associações os apoios a que legitimamente têm direito.

Anónimo disse...

QUEM COMENTA DESTA FORMA SOBRE O CASTELO SÃO OS MESMOS QUE CRITICAVAM A CELEBRE E SAUDOSA FESTA DA TERRA E DO MAR

COMO AS PESSOAS MUDAM

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentador das 12:39PM de 23 Julho/10. Depois saírmos do estado de transe, e dos dias de babilónia em que Sines se transforma durante o FMM, parafrasiando uma frase de um conhecido concurso de Verão, vai ser: "E salve-se quem puder".
Vamos esperar pra ver! Ah! mas há sempre alguns preferidos!

Anónimo disse...

..."Ah! mas há sempre alguns preferidos!"

E que preferidos caro anónimo das 6:39 PM, Julho 23, 2010. Eles são tão preferidos, tão preferidos, mas mesmo tão preferidos, que num conjunto de "regras justas", (não vale a pena questionarem quais as regras que ninguém sabe), conseguem receber apoios que ninguém entende como e porquê. Não esquecendo os outros, que recebem verbas que se comparadas podemos chamar de obscenas. Tudo isto dentro de um conjunto de "regras justas", como seria de esperar.

Anónimo disse...

estás a falar da atribuição de verbas da Galp?

vergonhoso.

"regras justas" foi o MC q falou?

quais são?

Anónimo disse...

POIS É MEUS AMIGOS
LEMBRAM-SE DA TENDA DOS SONHOS
AQUELA TENDA QUE ESTAVA NA PRAIA DURANTE AS TASQUINHAS DO ANO PASSADO
EU PERGUNTO
O QUE FOI FEITO DE TANTA PROMESSA
PELOS VISTOS ERA TUDO MENTIRA
CIDADE DESPORTIVA
ESTRADA DO PORTO COVO
PARQUE DE CAMPISMO
AVENIDA DA PRAIA
CICLOVIAS
CENTRO ESTORICO
PASSADEIRAS
ARRANJO DAS RUAS DE SINES

Anónimo disse...

Criticam mas andam lá... Comem e bebem lá... E muitos, mas mesmos muitos até dançam!! Tenham tento na lingua... Há muita gente a fazer ali dinheiro!! E se a tasquinha do SIM tem muita gente... É merito de quem lá está a trabalhar e das boas cozinheiras que lá estão!!! Não gostam do sitio??? Não gostam do comer?? Comecem por não ir lá... E não tentem acabar com o que mta gente gosta... Não se pode agradar a todos!! Se todos gostassemos do amarelo que seria do resto das cores??

Matilde Costa disse...

olá brás, eu sou de sines, mas estou á 6 meses fora.
o que é que se passa com está terra que só tem gente feia, sem dentes e encardidas?
as tasquinhas parece uma passagem de modelos para os mais feios da cidade...
será que é de algum cheiro de alguma fabrica?

Anónimo disse...

Alguem sabe qual a classificação do concurso do melhor prato de sardinha nas tasquinhas?

Os pratos ganhadores dos anos anteriores onde andam, onde poder ser saboreados?

BombeirodeSines disse...

Eu desmancho me a rir com alguns destes comentários... Posso ser um miúdo mas sempre vivi e vi evoluir esta terra... Para mim é vergonhoso estar lá barracas de Partidos... Tanto o SIM como o PCP, o SIm precisa de dinheiro para o que? para as próximas eleições? Opá... Não brinquem connosco, o Senhor Presidente teve a decência de convidar os BVSines? Não... e o dinheiro fazia falta. Brás não sei se saberás mas neste momento os Bombeiros de Sines de 6/7 carros de fogo só 3 é que estão em funcionamento pois não existe dinheiro para os arranjar... Na passada segunda feira dia 26 os bombeiros de Sines andaram a apagar fogos com um veiculo que tem um tanque de 500litros de água(mais ou menos 15minutos de trabalho a poupar agua) e para quem não sabe um dos incêndios foi junto a esteira de pipelines... Sim os nossos bombeiros conseguiram apagar o incêndio mas não foi graças ao carro foi graças ao seu suor...