sábado, 24 de julho de 2010

Jesuítas deixam Vila Nova de Santo André


A Companhia de Jesus vai encerrar em Setembro a comunidade da cidade de Vila Nova de Santo André, onde estava desde 1975, quando se formavam as estruturas básicas de um núcleo urbano destinado a apoiar os trabalhadores da Plataforma Industrial de Sines.

Os primeiros jesuítas a serem enviados para Vila Nova de Santo André foram os padres Amadeu Pinto, - entretanto falecido, figura proeminente do ensino em Portugal, foi entre outros cargos director do Colégio São João de Brito, distinguido recentemente com a atribuição do seu nome ao novo pavilhão Desportivo de Santo André, - a que se seguiram mais oito religiosos da congregação.

Os dois jesuítas que trabalharam em Vila Nova de Santo André nos últimos anos já receberam outras missões: o Pe. Manuel Malvar vai para Moçambique e o Pe. Domingos Gonçalves transfere-se para Soutelo (Vila Verde).

Tenha o Pe Malvar um terço da popularidade que lhe conheci em tempos e assistiremos a mais um levantamento popular dos fiéis contra as decisões da Igreja, desta feita em Santo André.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Padre Malvar vai-se embora e deixa todos aqueles projectos por concretizar? E o jornal O Leme, vai fechar, ou não ?

FLV disse...

Uma grande perda para Santo André e toda a região.