segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sines sempre a subir

Sábado à noite, como habitualmente fui até ao "regenerado" centro histórico, cujas iniciativas culturais estão a encher de ninguém.

Com três bares abertos, se considerarmos que a Zorra mantêm a pachorra de abrir aos sabados, dois eventos e ao que parece um terceiro na gélida praia Vasco da Gama, convencem-me depresa a regressar a casa. Estranhamente a pé.

Seria uma da manhã, pouco mais, quando um desses jovens, devidamente acompanhado, em que a nossa terra é tão generosa, pede-me(?) um cigarro.
Dá-me aí um cigarro!
Não tenho e nem fumo, respondi.

Não fumas? Não fumas? Mas devias fumar, esguira-te mas é daqui antes que me passe. Ainda o ouvi vociferar amavelmente.
Não sei o que lhe pareceu mal, se o subsidio de reinserção é parco, se estará cansado de passar sempre de ano, se a casa nova oferecida pela autarquia é pequena, se gostava de pelo menos uma vez pagar renda da habitação social e não deixaram, talvez a droga já tenha conhecido melhores dias, ou apenas uma pequena crise existencial, não sei.
Escusado será dizer que não fiquei para ver como seria se ele se passasse, mas apreciei o verbo esguirar, talvez derivação de esgueira-te, quem sabe.


Como é agradável estes movimentos de integração na nossa terra, esta troca de culturas e saberes, esta regeneração "cultural", estes jovens para os quais é canalizada uma choruda fatia do nosso labor, via impostos, para que não se sintam marginalizados.

Quanto a mim penso voltar a fumar, só para poder ajudar estes rapazes, tão carentes de compreensão e solidariedade. Vamos ajudá-los.

26 comentários:

Anónimo disse...

muita escumalha, muita escumalha, e a politica social ridicula desta autarquia tem sido o maior contributo.

sines é hoje um pardieiro das classes desfavorecidas, não apenas da economicamente, mas desfavorecida da vontade de trabalhar, recorrendo ao tráfico de droga, contrafacção e afins.

quanto a mim, à primeira ameaça concretizada, sobre mim ou a minha familia, sei como resolvo. é tão fácil.

Anónimo disse...

NESTES CASOS COSTUMO DIZER
MEU RICO SALAZAR
ERA UMA LIMPEZA PARA ESTE LIXO HUMANO

Anónimo disse...

MAIS UMA VEZ DIGO EM SINES POR CADA DIA QUE PASSA A QUALIDADE DE VIDA AUMENTA.
SINES JÁ FOI, MAS JÁ NÃO É A LINDA TERRA ONDE AS PESSOAS PODIAM CONVIVER EM HARMONIA ONDE SE RESPEITAVAM E QUE PODIAM CIRCULAR A QUALQUER HORA EM QUALQUER LUGAR.
É IMPRECIONANTE COMO NUMA ALDEIA FANTASMA COMO SINES SE TRANSFORMOU ACONTEÇAM ESTAS AMEAÇAS A QUEM AINDA SE DIGNA SAIR HÁ NOITE, SIM PORQUE A CONTINUAR ASSIM AS PESSOAS DITAS NORMAIS VÃO DESISTIR POR COMPLETO DE SAIR NESTA TERRA, QUE É AQUILO QUE EU JÁ FAÇO HÁ MUITO TEMPO, PORQUE ALÉM DESTA TERRA NÃO TER JÁ NADA PARA OFERECER A QUEM GOSTA DE SAIR Á NOITE, AINDA SE SUJEITA A LEVAR COM ESTA ESCUMALHA.
QUANDO É QUE IRÁ APARECER ALGUÉM QUE ALTERE ESTE ESTADO DE COISAS É URGENTE.

Anónimo disse...

entao mas nao tá na hora de se fazer justiça? ultimamente tem-se ouvido falar de casos sucessivos de assaltos e abordagens mais agressivas por parte dos "filhos" do nosso sr. presidente.
Já chega, em breve haverá uma limpeza de uma vez por todas, já esteve mais longe...

Anónimo disse...

Não é preciso voltar a fumar, "basta" comprar um maço de tabaco e andar com ele no bolso para oferecer um cigarro a tão "gentis" criaturas quando elas o solicitarem! É que mais vale prevenir que remediar. E vamos lá a ver se não teremos também que comprar e andar com droga no bolso, não vão eles lembrar-se de pedir. Há, já me esquecia, e também convém trazer dinheiro na carteira, pois o subsídio de reinserção pode ser afectado pelo PEC e eles solicitarem uma "amigável" contribuição monetária para complemento.

José Oliveira-R.Janeiro BR disse...

Infelizmente, quanto mais os governos ajudam essas classes sociais, menos querem trabalhar e mais tempo ficam vagos a pensar no mal.
Aqui no Brasil não é diferente. Dá-se tudo, aproveitam poucos, pagamos todos!

Pitchauba disse...

já é a segunda vez q não aceitas o meu comentário, braz.

só por ter CIM em vez de SIM ? ou por falar directamente com os devidos vocabulos?

Anónimo disse...

Politicas sociais irresponsáveis,desleixo,laxismo e muita,mas mesmo muita ignorância,por parte do Poder Local e Central têm como resultado;

. Fomentar a intolerância étnica.
. Fomentar a revolta da maioria contra as minorias étnicas.
. Fomentar a violência

O link do video colocado no post das 4:03PM,é bem o espelho do estado em que as coisas chegaram.

Quando nem a própria policia(GNR),em que supostamente a maioria dos Portugueses depositam a responsabilidade de nos proteger,tem capacidade de executar a missão para a qual todos pagamos e lhes atribuímos,não estranhem, que surjam por este País,pessoas ou grupos preparados para se defenderem o seu estilo de vida, a sua cultura e as suas famílias.

Alguém fez tropa com homem/mulher de étnia cigana???
Quantos morreram por este País????
Ultramar,Afeganistão,Bósnia,etc???

Os Pretos lutaram ao lado dos Brancos,e tombaram pela mesma bandeira.

Quantos ciganos que descontam para a segurança social,que pagem IRS, etc?????

Como pagamento pelos serviços prestados ao País e sociedade cívil, o pôvo Português, retribui
generosamente com:

Habitações condignas,comida,
rendimento minimo de inserção,educação gratuita,formação profissional,cuidados de saúde,subsidios vários........coitadinhos.(não se pode dizer nada porque somos logo acusados de racistas.

Em troca,recebemos;

tiros,navalhadas,familias destroçadas,desacatos nas ruas,faltas de modos,ofensas de todo o género,e mais pobres e apertados.

Andam a brincar com o fogo,depois não se admirem.
Uma coisa é certa se são uma minoria,mais minoria serão no futuro,se não alterarem o curso das coisas

Quanto à GNR honrem acima de tudo a farda que vestem,e lembre-se sempre que confrontados com situações semelhantes,que esta gente nunca fez nada por PORTUGAL,ao contrário de muitos outros,onde se incluem o Senhor,os nossos Pais,Avós,Bisavós,trisavós etc.

A esses devemos a obrigação de proteger a nossa identidade com pôvo com mais de 8 séculos,e saber dizer basta,aqueles que acolhemos em nossa casa,e que desrespeitam a nossa maneira de estar.

Se não querem,se não gostam,a porta está aberta.,desapareçam,que não fazem falta nenhuma.

Se quizerem respeitar as regras,e vierem por bem,as portas abertas estarão.

È uma regra simples.

Alguma esquerda deste País é que não percebe isto.

Ponham os olhos na Holanda,de tão liberal que era,passou para o outro extremo.

Anónimo disse...

O humanista (?) manuel coelho no seu lirismo de esquerda quer integrar todas as etnias mesmo aquelas que não querem ser integradas, desintegrando a maioria.

nada que o comunismo não tenha já tentado, devia era passar para o bloco de esquerda.

o próximo bairro social vai dar prioridade a casais homossexuais.

Estação de Sines disse...

Só uma questão o meu quase problema não foi com nenhum cigano nem preto, foi com um causasiano, branquinho e português.

Anónimo disse...

Sim o sr coelho teve a brilhante ideia de construir o bairro da floresta esse antro de dignidade e gente com um futuro brilhante... desde q existe esse foco habitacional que os problemas em sines aumentaram... Eu pessoalmente e meus amigos ja fomos alvo de tentativas de assaltos por um grupo de ciganos... quando e que essa gente e presa quando eq tem um susto valente... quando eq a policia prende os vendedores de droga locais (toda a gente sabe onde eles tao mas toda a gente faz vista grossa) sines e uma vergonha... ninguem pode sair descansado a rua... o melhor que s faz e colar a alguem e ir para porto covo... ai sim se sente seguranca... sinto me melhor a sair fora de sines do q na terra qm viu nascer tenhu imensa pena adoro minha terra mas a pessoas q transformaram isto num inferno social... essas pessoas quem sao da terra nao tem o mesmo amor por ela que eu tao aki para a destruir e ja tiveram mais longe!!!

Ricardo Baltazar disse...

Não deixa de ser engraçado de notar como os digníssimos comentadores, anónimos claro, estereotiparam imediatamente o indivíduo. Mas não, não são racistas.

Anónimo disse...

Espero que nenhum dos vossos filhos acabe nas ruas a fazer as mesmas tristes figuras. Infelizmente não depende só da educação, do meio, da família. Depende da boa conjugação de tudo isso, acredito eu. Já vi filho de muita gente boa ir parar aos consumos de drogas, e ainda por lá andam alguns, mas de drogas "finas", dissimuladas, alimentadas por gordas mesadas dos papás que aqui vêm, de forma fria e cruel, criticar as desgraças dos outros. Não gosto da toxicodependência, é uma doença horrível. Não gosto, como qualquer outra pessoa, da sensação de insegurança que as pessoas que sofrem deste problema me causam quando ando nas ruas, mas também ainda não vi aqui ninguém a propor nada de inteligente e humano que contribua para a solução desta e outras questões. Este é o problema de Sines. Poder medíocre, ambicioso, cego e centralizado, oposição paupérrima, mal dizente, sem ideias e mal formada. Estamos entregues à bicharada.

carlos andré disse...

Afinal o rapazola não pertencia a nenhuma minoria,vai na volta e ainda é filho de algum doutor...(às vezes no melhor pano cai a nódoa)

A droga, o álcool e a violência sempre existiu em Sines, o que é preciso é mais segurança.

Os homens ou são poucos ou são tipo Narciso.. só aparecem quando não é preciso.

Admira-me é como ainda existe pessoal que vai curtir a noite em Sines, o que Sines tem para oferecer ?

Ai que saudades !

Anónimo disse...

caro bras,
desde já aqui fica a minha disponibilidade para qq coisa q surja.

seja branco do boné, preto do social ou cigano da droga.

lembraste como aqui há 13 anos eles (q como estes julgaram liderar as nossas ruas)correram à frente de um grupo crescente de juventude q se juntou revoltada com esta mesma atitude?
E bem q as carregaram.....

da minha parte, ai do rapazinho q se estique para o meu lado ou dos meus....

não sou grande nem sei artes marciais mas quando "cego" só me lembro que o meu pai é caçador...

parecem tordos.....

Anónimo disse...

No tempo do SALAZAR os ciganos tinham 24h para dispersar

Anónimo disse...

Problemas sempre existiram e sempre existirão...Aquilo que aconteceu com o Brás reflecte mais do que um mero acontecimento de circunstância...Reflecte a má educação que existe hoje. Reflecte o papel fraco das escolas na educação e reflecte a pouca/parca educação que os nossos jovens recebem em casa. Em ultimo lugar poderá ser fruto sim de toda a conjuntura economica onde estamos.
Sinceramente, também eu saio à noite em Sines...Só comento este post exactamente porque mostra bem duas das razões pelas quais saio menos tempo: pouca oferta de espaços para estar e os comportamentos que vejo nos outros...Continuo a sair porque gosto demasiado de Sines para passar tempo em casa e porque acho que faz falta gente nas ruas com comportamentos normais. Acredito que saísse mais gente à rua com comportamentos normais, e os comportamentos ditos anormais eram cadam vez menores... Poderá dizer-se que é um pensamento utópico, eu prefiro deixá-lo aqui como mera reflexão...
Cumprimentos.C

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 2:34 PM foi o comentário mas sensato que li neste post, o Bráz que leia com atenção e tente refletir que também lhe fáz falta.
PASSEM BEM

Anónimo disse...

Gostam muito de Evocar o Salazar, como se de um Herói se trata-se....alguém da vossa família foi Preso ou Torturado injustamente??? Se calhar pensavam de outra maneira...Viva ao Respeito e a Liberdade.....

Estação de Sines disse...

para reflectir, a mim fazem-me falta quase todos os comentários, pelo que significam do pulsar da sociedade. O que não significa que aceite determinado tipo de lições, porque já fui a muitas aulas...

Anónimo disse...

Caro Bráz humildade e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.Dizer mal de Sines e de tudo o que Sines tem e não encontra soluções para as mesmas não é o melhor lhe garanto.Se Sines tem tantos defeitos e não aceita as sugestões dos outros.Deixo aqui um conselho faça as malinhas e vá para outra freguesia lhe garanto que ninguém vai sentir saudades suas.E já agora passe bem.
Bem aja ao anónimo das 2:34 .

Anónimo disse...

" Reflecte o papel fraco das escolas na educação e reflecte a pouca/parca educação que os nossos jovens recebem em casa "

Os meninos são malcriados porque as famílias se demitiram de os educar, pensando que tal tarefa cabe à escola. Ora a escola tem de instruir, mas a educação cabe aos paizinhos (que às vezes não a têm...). Ensinar o respeito pelos mais velhos, ensinar a viver em sociedade, ensinar a deixar passar primeiro os outros em determinadas situações, ensinar maneiras á mesa, ensinar a não dizer palavrões (não é, Sr. Gil?) - tudo isso, como manifestação de códigos de conduta, cabe aos pais. Só que alguns pais não querem chatices quando chegam a casa, não contrariam os meninos (ainda assim a criancinha não fique traumatizada!) e um dia olham para o energúmeno que criaram e já é tarde -alguns agridem os pais, outros acabam na cadeia, a fazer a especialização de "cidadania"...Lá diz o povo que é de pequenino que se torce o pepino.
E enquanto as pessoas não entenderem esta dicotomia entre educação e instrução o país (nós todos) pode gastar milhões com as criancinhas através do Ministério da Educação (cá está patente o equívoco), pode bater no peito e dizer que elevou o nível da escolaridade obrigatória, mas continuará a ter cidadãos mal formados, sejam eles da cor e raça que forem.
E não tenham ilusões - quem nos governa e governará, quem ascende e ascenderá a um bom nível de vida serão sempre as chamadas elites,aqueles que, além de instruídos, sabem que se devem levantar quando cumprimentam, sabem que não se cospe no chão, sabem que se deve deixar passar primeiro as senhoras, e as pessoas mais velhas, sabem que quando se acaba de comer se arrumam os talheres, sabem que se diz muito e não bué, etc.
Portanto, paizinhos do meu país, façam um favor a todos nós e às vossas criancinhas - eduquem-nas!!
MPDAguiar

Estação de Sines disse...

Dizer mal de Sines e de tudo o que Sines tem e não encontra soluções para as mesmas não é o melhor lhe garanto.
_______________

Existe pela estação um post com 120 propostas para o concelho de Sines, elaborado por mim. Conhecerá mais alguém que tenha feito e assumido tantas propostas?

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse o anónimo das 12:55. Este partido Socialista acha que tem de ser a escola a resolver todos os problemas da sociedade. Antigamente as escolas serviam para ensinar e deste modo preparar pessoas competentes para o mercado de trabalho. Actualmente, a escola pública está transformada numa autêntica "palhaçada", em depósitos de miudos mal educados, que se julgam os donos daquilo e dos alunos decentes. Os professores são pressionados a passá-los sem nada saberem. Uma grande parte deles, não querem saber daquilo para nada, andam lá apenas a impedir que os que se empenham, aprendam. O país está no estado em que está, no futuro estará pior porque não se está a apostar numa geração cumpridora, responsável, competente e sobretudo com valores. Depois não venham culpar os professores porque a culpa é dos facilitismos e da autoridade que foi retirada à escola. Se um professor pressiona um aluno, leva "porrada dos paizinhos. Se têm paizinhos assim como é que poderão ser alguém na vida? É uma tristeza, este país!

Anónimo disse...

temos de resolver....temos de resolver....bla..bla..bla, e nao se faz nada, nem autoridade nem autarquia,isto é um grave problema dos municipes,que se vai agravando ao longo dos anos...tem de haver gente honesta e trabalhadora para fazer frente a esta escumalha,sem ameaças mas com inteligência suficiente para dar a volta para limpar este lixo

Anónimo disse...

Esta malta não estuda, não trabalha e não vive à conta dos Pais, como é que é possivel? E vá festarolas oferecidas para estes agarrados de merda.