segunda-feira, 28 de junho de 2010

Divulgação: Conferência de Imprensa da CDU

Senhores Jornalistas

A maioria política, Movimento SIM, que gere a Câmara Municipal de Sines apresentou em recente reunião de Câmara a sua estimativa de custos para o próximo festival de Músicas do Mundo a ter lugar nos próximos dias 28 a 31 de Julho.
Um festival mais pequeno, apenas quatro dias, a que foi retirado, quanto à CDU erradamente, a sua componente de Porto Covo mas que prossegue a senda do despesismo irresponsável e do agravamento das já débeis finanças municipais.
As despesas previstas atingem o montante de 528.760 euros assim repartidos:
- Músicos – 192.920 euros;
produção técnica – 260.840 euros;
divulgação – 75.000 euros.

Por outro lado as receitas previstas montam a 375.000 euros assim repartidos:
-Bilheteiras-150.000 euros;
apoios 100.000 euros;
cervejeira 70.000;
outros 55.000 euros.

À partida um prejuízo de 153.760 euros, sem afectação dos custos da própria Câmara.
Absolutamente inaceitável.

A CDU defende que o Festival de Músicas do Mundo se realize todos os anos, em todo o município e que tenha como orçamento limite as receitas que seja capaz de angariar. Podemos dizer que um festival musical com um orçamento de 375 mil euros já será um dos festivais mais caros dos que se realizam anualmente no país.

Por outro lado esta loucura de se produzirem espectáculos altamente deficitários e pagos pelo dinheiro dos contribuintes com escassos quatro dias de duração e sem consequências visíveis no tecido social e económico siniense, tem reflexos altamente negativos em toda a actividade financeira da Câmara Municipal. Na qualidade dos serviços públicos prestados à população, nas obras de restauração e conservação do património, nos investimentos, nos apoios às colectividades e associações, nos pagamentos a comerciantes e industriais, etc. etc.

Aliás a não realização este ano de 2010 do passeio da primavera para os seniores sinienses tem tudo a ver com esta política financeira desastrosa. E afinal dizia-se na campanha eleitoral de Outubro passado que a CDU se ganhasse as eleições acabaria com os passeios. A CDU acabaria era com este regabofe de deitar dinheiro à rua, faria um Festival à medida das possibilidades financeiras e teria realizado o Passeio da Primavera como era sua obrigação política.

A Comissão Concelhia de Sines da CDU
Sines, 28 de Junho de 2010

19 comentários:

Anónimo disse...

julgo que o orçamento ora apresentado não representa a realidade prevista, nem a que se virá a efectivar.

trata-se somente de custos directos, ignorando os custos indirectos afecto a eventos desta dimensão.

estarão previstos os custos de utilização de meios e recursos da autarquia afectos ao FMM, comportará os custos de divulgação somente o período próximo do festival, as despesas reporta apenas a igual período, ignorando os custos que se propagam ao longo do ano? etc.

Deixemos para outros os custos de oportunidade - possibilidades alternativas de utilizar as verbas - os custos de financiamento e o aumento do endividamento.

Mas, para já interroguemo-nos que significa são do lado das receitas "outros" e quem deixará de receber os € 100.000 de donativos(???9 que seriam cvanalizados para outras actividades.

Anónimo disse...

onde anda o PS, tá-se a fazer de "morto". Pensam que enquanto os outros rabiam eles amealham, ainda não aprendaram nada?

Bruno Leal disse...

A CDU não tem qualquer legitimidade para emitir um comunicado com este conteúdo. Pergunto, há dois anos as receitas do FMM chegavam para cobrir as despesas do FMM? Sinceramente e apesar de ser um comunicado correcto no conteúdo, contextualizado dá vontade de rir, ou de chorar, depende do nosso sentido de humor...

Anónimo disse...

Bruno, se a fobia anti-PCP, não te toldasse... ou o que te doí é a foto inserida no post anterior?

Anónimo disse...

Até parece que a CDU não tem culpa nenhuma do estado calamitoso a que chegou a situação financeira da autarquia. Isto é um exemplo claro do populismo e da demagogia barata que campeia no nosso sistema político. Evidentemente que o FMM nesta altura já devia ser auto-suficiente e pagar-se a si próprio.

Anónimo disse...

O Sr. Bruno Leal tem razão em dizer que a CDU não tem qualquer legitimidade para divulgar este seu parecer, mas é a única oposição a fazer frente ao movimento independente. Por outro lado o PS que nas últimas autárquicas dizia que o FMM era para acabar, não se pronuncia em relação a estas contas...
Com tudo isto, acho, que a CDU tem vontade de chorar, enquanto o PS anda a rir de todos NÓS...

Anónimo disse...

Sim Bruno Leal tens toda a razão que ligitimidade tem a CDU.
A CDU é um autentica palhaçada,aceitem de uma vez por todas a derrota e deixem os outros trabalharem.Irra não chegou mais de 30 anos de poder!!!!!

Anónimo disse...

Alguns destes comentários dão vontade de rir. Então os do Bruno, são um "must". À falta de melhor argumento invoca-se a legitimidade da CDU, de no actual contexto, de oposição, emitir um comunicado onde expressa a sua posição sobre um tema que está na ordem do dia da gestão autárquica. Possivelmente a CDU terá de pedir ao Braz que arranje uma forma de ser possível fazer comentários desenhados, pois só assim, "os Brunos", conseguirão entender alguma coisa.
Para "os Brunos" a CDU devia estar calada, tal qual o está o PS. Essa sim era a posição correcta! Não interessa se a perspectiva que é apresentada é correcta ou não. Interessa sim puxar à discussão o acessório, de forma a que ninguém se lembre: E então por onde anda o ps? E o que têm a dizer? E eles votaram a favor ou contra?
Depois vêm o outro anónimo,deveras baralhado, falar em palhaços e trabalho. Os Palhaços são uns dignos profissionais que fazem parte dos espectáculos de circo, possivelmente a CDU terá como seus apoiantes alguns. Mas, penso que não seria a estes que o anónimo se referia, desses outros, felizmente ficamos livres à uns tempos atrás. Migraram num movimento de reposicionamento orientado por interesses definidos e objectivos concretos, que não concretizáveis, assente numa lógica evolutiva tendente a perpetuar as mais valias obtidas com o trabalho de outros.

Bruno Leal disse...

Fobia anti-PCP significaria que eu teria medo daqueles que são anti-PCP, suponho que esse seja o seu caso. O senhor deveria querer dizer que eu tenho fobia pelo PCP, mas isso significaria que teria medo desse partido, o que não é de todo verdade, muito pelo contrário.
Apenas acho ridículo, que o PCP, a CDU, ou lá o que seja, venha emitir comunicados a condenar algo que há dois anos atrás lhe era tão querido, e ai de quem falasse mal do FMM nessa altura.

Anónimo disse...

NÃO SOU COMUNISTA, NUNCA FUI, E PENSO QUE NUNCA VIREI A SÊ-LO.
NO ENTANTO ACHO QUE SE EXISTEM PROBLEMAS, E QUE SE MAIS NINGUÉM OS VÊ, DEIXEM ENTÃO ESSES QUE OS VêM SE PRONUNCIAREM.
CONTUDO NOTO QUE O SRº BRUNO LEAL, PESSOA QUE EU ATÉ NEM CONHEÇO, REAGE SEMPRE MAL.

Bruno Leal disse...

Anónimo das 7:10 PM que escreveu isto,

"Para "os Brunos" a CDU devia estar calada, tal qual o está o PS. Essa sim era a posição correcta! Não interessa se a perspectiva que é apresentada é correcta ou não. Interessa sim puxar à discussão o acessório, de forma a que ninguém se lembre: E então por onde anda o ps? E o que têm a dizer? E eles votaram a favor ou contra?"

Nunca aprecio muito aqueles que colocam palavras na minha boca e ainda menos gosto, dos que as metem na minha cabeça. Para mim a CDU faz o seu papel, muito embora eu ache que seja um papel inglório, que eu, pessoalmente, acho de um humor mordaz, porque leva ao extremo aquilo que é a nossa política hoje em dia. Mas como por enquanto, ainda acredito na relativa inteligência da maioria, estou descansado.
Mas quero que saiba, tanto o senhor como todos os outros anónimos, que disfarçando serem simpatizantes ou militantes do PCP, me atacam sempre que falo na no Partido Comunista, que só me dão mais vontade de dar a minha opinião, que tão poucas vezes vos é favorável. Talvez seja por ter uma vaga ideia, das dificuldades que os primeiros que afrontaram o poder comunista em Sines tiveram no passado...
No entanto, se por um lado apelido de ridículo este comunicado da CDU, por outro agrada-me saber que o continuarão a fazer, é que de de vez em quando destapam uns esqueletos engraçados e que alguém inteligente poderá vir a usar.

Anónimo disse...

"Fobia anti-PCP significaria que eu teria medo..."
Não é medo, é aversão exagerada. Mas isso cura-se, através da aquisição de informação sobre o objecto ou a situação fóbica.
Efectivamente o anti estava a mais...
O FMM sempre foi bem visto por parte da CDU. E quer agora, quer no passado, as preocupações da CDU foram sempre as mesmas, aliás, bem explicitadas na conferência de imprensa. Em lado nenhum do documento, nem no decurso da conferência de imprensa houve por parte da CDU condenação do FMM, as leituras arrevesadas tem por vezes o defeito de nos levar a fazer comentários menos verdadeiros.

Bruno Leal disse...

A política da "borla" sempre foi da CDU e foi com ela que começou há mais de dez anos o FMM e assim se mantém. Normalmente a "borla" na nossa sociedade, dá prejuízo a quem a oferece...
Pessoalmente, tendo em conta a qualidade do festival e os preços praticados nos outros que existem por esse País fora, acho que se aumentasse para o dobro o preço dos bilhetes, a afluência de público não iria reduzir drasticamente. Chamem-me capitalista, mas para mim o FMM podia dar muito dinheiro.
Quanto a eu obter informação sobre o objecto em questão, apenas lhe digo que não é tanto o ideal comunista que eu critico, mas sim a sua aplicação prática ao ser humano. E quando eu elogio Saramago, é precisamente por achar que se todos os seres humanos fossem como ele, haveria utopias que poderiam ser realidades... Como isso não é verdade, mesmo entre aqueles que se dizem comunistas, mas que de facto não o são, eu prefiro ser um bocadinho mais pragmático.

Anónimo disse...

Ó Srº Vereador Francisco Pacheco, tenha lá um pingo de vergonha,se é, que ainda tem alguma,e deixe-se de tolices e aldrabices.
Afinal onde andou a CDU, nos outros mandatos,a dormir? ou será que só lhe dá jeito dizer essas coisas agora.O FMM já existe a mais de 10 anos, 10 anos dos quais o Srº Vereador sempre participou e apoiou! Agora, dá uma conferência a dizer o contrário do que disse a alguns anos atrás.Por favor, não manche a CDU assim!!!!! ainda lá estão pessoas honestas e sinceras, as quais é um gosto falar com elas.
Finalmente vê-se haver contenção de despesas.Viva O MOVIMENTO SIM,movimento independente de cidadãos.

Anónimo disse...

SR. Bruno Leal, será que nunca percebeu que o Coelho governou sózinho? Não ouviu ninguém! É igual a uma pessoa que todos conhecemos. Aliás, a pessoa em questão reconhece-o. Ainda há dias o disse.

Bruno Leal disse...

Caro anónimo, Sines já era mal governada antes de Manuel Coelho... Eu fui para Sines aos 7 anos, e lembro-me que aos 17, antes de sair para Lisboa, não tinha sido feita nenhuma obra digna de relevo em Sines, com excepção das levadas a cabo pela APS.

Anónimo disse...

Caro Bruno Leal, é que o desenvolvimento de Sines e do país em geral, só se deu quando começaram a vir os dinheiros da Comunidade Europeia. E o principal objectivo era, como todos sabemos, construir boas estradas para que circulassem por aqui os seus camiões com os seus produtos. Por esse motivo, começaram a proibir o pescado, a acabar com a nossa agricultura, enfim, até as nossas industrias estáo a acabar porque não temos maquinaria para competir com os paises ricos. Hoje estamos dependentes deles, que foi o que sempre planearam. Um dia, ou temos de sair da CE, ou vêm eles para aqui tomar conta disto. Eu não entendo nada de economia, mas penso que qualquer pessoa atenta analisa com facilidade o que anda errado por aqui. O Sr. Pacheco do Ó, e atenção que eu não tenho o prazer de o conhecer, é na minha opinião um grande senhor. Um homem honesto, aliás, como o são quase todos os alentejanos. O pessoal do Norte e centro, pelo que verifico no dia a dia, são muito ambiciosos, só pensam no seu úmbigo, quando fazem algo pelos outros é por interesse próprio. E sobretudo, traem por tudo e por nada.

Anónimo disse...

Ó Bruno, por vezes nem sei se te diga se te conte. O desconhecimento não pode ser desculpa para se dizer algumas das parvidades que aqui escreves. Que não tenhas capacidade para recordar, situar à época, aquilo que foi feito nos mandatos do Francisco Pacheco, é uma coisa, afirmares que:"...não tinha sido feita nenhuma obra digna de relevo em Sines..." é má fé. Que digas, muito mais poderia ter sido feito, poderia ter sido de outra forma, etc, estás no teu pleno direito, agora não enxovalhes quem alguma coisa fez por esta terra. E essa tua história de que tudo o que está bem feito em Sines foi obra da APS, e que é recorrente nos teus escritos, parece trauma, não é preciso tanto, vai com calma que o dia chegará.

Bruno Leal disse...

Diga-me uma obra digna de relevo realizada única e exclusivamente pela CMS na década de 90. Tanta conversa e não diz nada? Assim torna-se dificl debater o que quer que seja...