terça-feira, 29 de junho de 2010

Dentro das expectativas


Findaram os oitavos-de-final e a participação portuguesa no Mundial 2010. Quanto à nossa participação lá iremos, para já as conclusões deste momento da prova:

Das 4 equipas sul americanas - já as grandes vencedoras deste mundial - apenas uma está fora de prova, eliminada... por outra selecção sul-americana;

O Gana, sem grande surpresa, pelas razões que referir no anterior post sobre esta selecção mantêm-se em prova;

As grandes equipas, como os grandes jogadores, aparecem nos grandes momentos, e assim a Alemanha, Argentina e Brasil, despacharam os adversários de respeito como a Inglaterra, México e Chile, com resultados chorudos;

Com 4 Sul-americanas, 3 Europeias e uma africana, apuradas para os quartos-de-final, neste Mundial a tradição ainda é o que era. Excepto a eliminção prematura da Itália e o intruso Paraguai, que com 4 empates e apenas uma vitória (o seu único resultado digno de revelo), já fez história;


Mantenho a minha aposta desde a primeira hora, de entre Brasil, Alemanha e Espanha sairão os dois finalistas.

Quanto a Portugal, as seguintes observações:

Um futebol de expectativa, de contra-ataque, apostado no erro do adversário, pode ser suficiente para não perder, mas raramente basta para ganhar e nunca serve para ser campeão;


Queiróz, tem a real percepção da equipa que temos e das suas (da equipa) fragilidades, continua a revelar-se um mestre da táctica e um aprendiz do banco. Com dificuldade de sair do gabinete, revela elevadas dificuldades de reagir perante as contingências do jogo;

Hoje volta a apostar em Ricardo Costa, mais como terceiro central que como defesa direito, o que até não correu mal, mas no decurso do jogo, tira Hugo Almeida para colocar Danny, substituindo quem estava a segurar a defesa adversária e procura acelerar as transições para o ataque. Mas como não joga sozinho, a ausência de Hugo Almeida, permitiu ao adversário sair mais organizado e rapidamente, quebrada a primeira linha defensiva. Mas hoje foi apenas um jogo, para encontrarmos as razões teremos de cavar mais fundo:

Com um apuramento pouco mais que sofrível, chegámos ao Mundial com uma ala direita sempre mal amanhada, e selecções coxas não ganham competições;

Tácticas como a de 9-1 contra o Brasil e 10-0 contra a Espanha, cedo ou tarde correm mal. São esquemas de jogo em que Cristianos Ronaldos nunca poderão mostrar o que valem, mas deixemos isso para Mourinho que o transformará de um dos melhores do Mundo, em claramente o melhor do Mundo;

Depois segui-se a trágico-comédia habitual, descemos ao inferno devido a um empate, normalíssimo e aceitável com a Costa do Marfim; ascendemos aos céus com os 7-0 contra a mais frágil selecção deste Mundial em que após os 2-0 nada mais tinha a perder do que arriscar tudo; ficámos com a ilusão de que somos melhores que o Brasil, se não fosse o árbitro; e hoje a realidade...a diferença que separa as melhores selecções do Mundo (e somos uma delas) faz-se de pequenos pormenores.


Depois veio a estatística, essa dama sempre pronta a servir os fracos argumentos. Não perdemos à 19 jogos, não sofremos golos à não sei quantos, fomos a equipa que na fase de grupos mais marcou e menos sofreu. E depois, dá direito a título? Não, e com apenas um golo sofrido fomos eliminados, por uma Espanha que até começou a prova a perder. Mantêm-se uma máxima que aprendi cedo no desporto, o vencedor não é quem começa a ganhar, mas quem acaba.


Mas para quem gosta da análise fria da estatística fique a saber que a nossa participação neste Mundial salda-se por uma vitória, 2 empates e uma derrota. Nenhum golo marcado, excepto a uma estranha Coreia, com um guarda-redes que não lembra a ninguém.

Para que não pensem o contrário, como a maioria dos Portugueses desejava ganhar o Mundial, mas como uma pequena minoria, que não confunde desejo com realidade, tinha consciência que o futebol ainda tem alguma lógica.

Mas existe um lado positivo da nossa participação, desde o apuramento até à nossa eliminação. Mostrámos ao Mundo um gigante das balizas e um defesa de eleição, Coentrão. Conseguimos encontrar um substituto para um estafado Deco, renovámos a equipa, aprendemos a jogar em vários sistemas tácticos, e por fim fizemos uma participação dentro do nosso real valor.

Portugal continua a confirmar-se entre as 10 melhores selecções do Mundo - independente dos estranhos rankings da FIFA - o que nos permite discutir o resultado com qualquer selecção em qualquer local, depois não fomos eliminados contra uma equipa qualquer, mas contra a campeã europeia em título e uma segura, em minha opinião, cliente da final deste Mundial.

19 comentários:

Marius Herminius disse...

Dentro das (habituais) expectativas, antes deste jogo éramos os maiores e andávamos numa estranha levitação, como se o Portugal futebolístico estivesse liberto da Lei da Gravidade. Logo após a derrota fomos obrigados a poisar na terra e já começamos a ler e a ouvir todas as razões que justificam a derrota, razões essas que já existiam antes do jogo. Certo?
Mas essas eram as expectativas dos “profetas da desgraça”, pois então!

“Mas existe um lado positivo da nossa participação, desde o apuramento até à nossa eliminação. Mostrámos ao Mundo um gigante das balizas e um defesa de eleição, Coentrão. Conseguimos encontrar um substituto para um estafado Deco, renovámos a equipa, aprendemos a jogar em vários sistemas tácticos, e por fim fizemos uma participação dentro do nosso real valor.”
O que nos vale é que, em todas as nossas desgraças, temos sempre um lado positivo nas mesmas.
Quando alguém cai e parte uma perna dizemos sempre que teve sorte pois podia ter morrido.
Não é por acaso que, ao mesmo tempo que nós somos cada vez mais pobres, somos também mais alegres. Valha-nos isso.

Ainda sobre o jogo, estive sempre à espera que Cristiano Ronaldo marcasse também os “pontapés de baliza”, na sua ânsia louca de marcar um golo. Ter sido sempre o melhor jogador em campo acarreta responsabilidades, eu sei…
Também interessante foi o facto de Carlos Queiroz ter convocado dois “defesas direitos” e depois adaptar um “central” para aquela posição.
Para rematar, direi apenas que gostaria que Cristiano Ronaldo tivesse saído para dar o lugar a Carlos Queiroz. Pela forma como este gesticulava no banco, tenho a certeza de que resolveria o jogo a nosso favor, em vez de o ter facilitado aos espanhóis, com a saída de Hugo Almeida.

Estação de Sines disse...

Portugal e Espanha vão encontrar-se demasiado cedo, dum lado a equipa que mais gosto, Portugal naturalmente, do outro a que mais aprecio actualmente. Lamento que esta última ganhará.

As probabilidades estão claramente do lado Espanhol. Enquanto nós apenas contamos com um jogador que fazendo um jogo excepcional - daqueles que se fazem 2 ou 3 vezes numa carreira - pode decidir a partida, a Espanha tem 3 ou 4 jogadores com essa capacidade. Depois se nenhum jogador tiver uma tarde de génio, restam as equipas, e aí não parece haver ninguém melhor neste campeonato que o adversário que nos espera.

post de 26.06
_____________

Na minha opinião, nem caso em concreto, não existe antes, nem depois.
Tá escrito basta ler.

Assim como em relação ao favoritismo, desde a primeira hora, da Espanha, Alemanha e Brasil. Não mudei um milimetro apesar das derrotas com a Suiça, sérvia, ou o modesto 2-1 com a Coreia.

Do mesmo modo que ainda não estou convencido pelo futebol argnetino, uruguaio ou mesmo holandês.

veremos.

Um abraço

carlos andré disse...

Terminada a nossa participação , dizer que a mais não estávamos obrigados.

A Costa do Marfim noutro grupo seria qualificada, O Brasil é o Brasil e a Espanha é só a campeã europeia.

De positivo fica a prestação de Eduardo,Coentrão, R.Carvalho e B.Alves

Pela negativa Deco e Cristiano Ronaldo

A respeito de favoritos são sempre os mesmos... este ano com o acréscimo da Espanha.

carlos andré disse...

"Um futebol de expectativa, de contra-ataque, apostado no erro do adversário, pode ser suficiente para não perder, mas raramente basta para ganhar e nunca serve para ser campeão;"

O Zé Mourinho pensa de outra maneira...

Anónimo disse...

A final onde estão os profetas da desgraça. Quem tinha razão?
Com um treinador assim nunca se vai a lado nenhum.
Mas aculpa não é so dele acima dele está uma direcção da FPF.
Não vale a pena, alguns virem agora dizer mal, mas sim reflectir sobre o que alguns diziam antes, os tais profectas da desgraça. Rua com o Queiroz.
Quando é que um seleccionador convoca para uma fase final um jogador que não joga durante meses devido a uma lesão. Um treinador não pode ir atrás desta ou daquela declaração e castigar um jogador numa fase final.
A final quem é de facto o melhor jogador do Mundo.
Ainda estou para saber que e o porquê daquela escolha. Será que nunca viram jogos da selecção nacional antes da votação.
Viva o Um Messi ou um KAKA.

Anónimo disse...

ao anónimo das 8,50, o Mourinho pensa da mesma maneira, apenas com uma diferença, tem jogadores muito fortes para aproveitar/provocar os referidos erros dos adversários.

Não por acaso prefere jogadores com pouco tempo de bola no pé, forte fisicamente, ao invés de quem penteia, adorna, pondera o futebol.

José Oliveira - R.Janeiro-BR disse...

Lamento a eliminação da seleção portuguesa.
Se me permitirem um comentário, o técnico centrou-se numa opção de genialidade de Cristiano, que não acoteceu. Cristiano inclusive pareceu-me mais preocupado com a sua individualidade de que o jogo coletivo. A cada queda, cada jogada olhava para o "telão" para ver a sua própria imagem.
Fica as boas impressoes de Coentrão e do goleiro Eduardo. Portugal tem uma boa base, falta criar um esquema mais ousado, acreditar mais nele mesmo.
Abraço a todos e saudações Vascaínas.

Anónimo disse...

Mais uma desilusão, com Pepe a titular sem o justificar, com Ricardo Costa num lugar que não é dele (dois defesas direitos no banco) e com um CR7 a revelar-se que é de facto um artista de circo e vendedor de camisolas e não um jogador de futebol a sério. Tem tido sorte, sobretudo no Manchester, que lhe permitiu chegar onde chegou, caso contrário era um jogador banal como muitos outros por aí. Não tem condições para ir à selecção nos próximos tempos, muito menos estofo e categoria para ser capitão.

Anónimo disse...

Demos 7 aos coreanos com o melhor onze titular que da para fazer daqueles 23 e depois desse bom jogo nunca mais se repetiu aquele onze. ok, o Brasil e a Espanha não são a Coreia mas os 23 jogadores são os mesmos, logo tinhamos que continuar com o Pedro Mendes e não com o 'luso' Pepe.

A Espanha é desde o inicio a minha aposta para ganhar o mundial, muito futebol de equipa para as individualidades do Brasil, Argentina e Holanda.

Anónimo disse...

A final os "profetas da desgraça" tinham razão. Onde está aquele que foi considerado o melhor joghador do mundo. Cria fama e deita-te a dormir. E, ainda por cima não sabe assumir as responsabilidades que tem como capitão de equipa que foi à dois anos atraz por este pseudo seleccionador. que mais uma vez mostrou ser um bom adjunto e dqueles que só serve para carregar com o material para os treinos, copletes cones etc... Fez a mesma figura de quando foi seleccionadoer da Africa do Sul. Mais uyma vez dou os parabens ao Gilberto Madail pela escolha só espero que este seleccionador fique por mais dois anos para que Portugal consiga fazer no Europeu o mesmo feito que fez na campanha do mundial.
Por favos peçam aos Figos, Fernandos Coutos, Ruis Costas e companhia para voltarem e já agora tragam tamb´wem o Scolari, de quem eu tenho muitas saudades futebolisticas...

Anónimo disse...

Sempre é mais fácil falar ou escrever qualquer que seja o acontecimento à posteriori, mas acho que tenho alguma legitimidade para por aqui o meu comentário.
Sempre fui um defensor do grande pensador Carlos Queirós , a ele nós devemos o projectar de muitos nomes que nos deram alegrias,( não esquecendo o clube que os criaram),e de algumas bases que sustentam a partir desse feito, o futebol português ao nível da formação.
É sem dúvida nesse lugar que ele poderá voltar a ter bastante utilidade e desempenhar um papel muito importante na transformação e no repensar de toda a estrutura do futebol de selecções(espero que só com portugueses).
Mas , e há sempre um mas , convenciono-se em portugal que que tem mais cursos é o mais habilitado,sem desprimor de algumas profissões nomeadamente a Medicina,
em que isso será de verdade de La Palice ,o mesmo não se aplica ao desporto e nomeadamente ao Futebol, área que conheço um pouco,por experiência própria.
Será caso para dizer que os "Marinheiros fazem-se no mar".
Tudo isto para dizer,e eu comentei na hora com os meus amigos que ao retirar de campo a unidade mais avançada de Portugal naquele momento convidaria a Espanha, juntar a linha defensiva mais aos médios,precisamente o ponto mais forte da equipa, pois é nesse sector que se começava a desenvolver toda a estratégia do nosso adversário, e a colocação de um homem nosso nesse espaço dificultava e obrigava a fixar 2 centrais e um terceiro que nunca poderia descurar a defesa, pois teria que vigiar a entradas quer de Ronaldo quer de Simão,e mesmo eles criando algumas ocasiões,estávamos taco a taco( o jogo estava dividido),nesse momento entra em campo aquilo que eu chamo um "catedrático" do futebol, mas que não tem a noção do que é estar lá dentro, "nem tem o cheiro do balneário" .
E fez um convite,erro crasso!
Desfez todas as nossas possibilidades e entregou a nossa Bandeira.
Não lhe vou perdoar , não quero mais catedráticos a comandar a minha Bandeira ( no futebol ), quero homens do jogo, de experiência e se possível portugueses da nova geração.

Tò Luis

Marius Herminius disse...

Pois é...
"O grande pensador Carlos Queiroz (...) entregou a nossa Bandeira".
Esta de meter a "nossa Bandeira" e o futebol no mesmo saco não deu nem dará bom resultado.
O patriotismo bacoco associado ao desporto em geral é revelador de algum/muito atraso cultural e não só, o que explica muito do nosso insucesso enquanto País.
Muito mais importante que terem, supostamente, "entregue a nossa Bandeira" é o aumento de impostos a que, uma vez mais, os Portugueses são sujeitos a partir de hoje e que, ao que parece, não suscita grandes protestos.
Neste aspecto, até é bom a nossa selecção ter sido eliminada. Pode ser que os que defendem a nossa “Bandeira no futebol” se preocupem, nem que seja um pouquinho, com a acção de quem nos (des)governa.
…e que também são “catedráticos”, pois então!

A talhe de foice, atentem na postura do Sr. Dr. Ricardo Salgado, do BES, na questão PT/Telefónica/Vivo.
Na semana passada afirmou que tudo tinha um preço menos a honra. Mas ontem, perante o preço que a Telefónica ofereceu pelas acções da PT, este Sr. esqueceu a honra; esqueceu a importância que a Vivo tem para a PT e para Portugal e só se lembrou do dinheiro que, afinal de contas, daria (também) para comprar a sua honra.
Este Sr., como devem saber, passa a vida a dizer que é Português e Patriota.
Mas quando lhe põem dinheiro à frente deixa de ser Português e passa a ser apenas o dono do BES, meramente preocupado em fazer um grande negócio.
Seria um excelente porta-bandeira, não acham?

Unknown disse...

Brazamigo

Antes do mais, deixa-me que te diga que tenho um irmão que se chama Braz - de nome próprio. Mais precisamente, Braz Manuel Antunes Ferreira. E o nosso avô materno também era. Daí o neto o ter herdado.

Ainda hoje continuo a tentar digerir a nossa participação no Mundial 2010. E por mais Rennie, bicarbonato de sódio ou sais de fruta ENO - há outras coisas mais, modernices -, não o consigo.

Na base do despautério estão duas figuras sinistras: Madaíl & Queiroz. Do tipo compadres, Dupond et Dupont, um pior do que o outro. Com gente assim, a selecção (???) não vai a nenhum lado.

O suposto selectreinador (???) tem coisas que nem ao diabo lembrariam. Graúdas. A substituição do Hugo Almeida (esgotado?...) pelo Danny é uma anedota quase pornográfica.

O cumentário, com o, depois da partida com a Costa do Marfim, é inenarrável: fizemos um jogo inteligente... São tantas, tantas, tantas que me fico por aqui. Sem esquecer quem o foi buscar a Manchester, o copofónico Gilberto. Enfim, valha-nos a Nossa Senhora de Caravaggio.

Voltarei cá e peço-te que vás até ao meu covil.Sou jornalista e dizem que escritor. A caminho de fazer 69 - anos...

Abs

Anónimo disse...

MARIUS HERMINIUS, por favor não nos massacre sempre com a politica e os politicos!! Todos sabemos o país que temos e os politicos que temos, mas sera que em post que em nada têm a ver com a politica ou com alguma polemica politica voce venha mistrurar as coisas????

Este post é sobre a participação de Portugal no mundial, o que correu mal, o que poderia ter cido feito, etc.

PT? BES? Doutores? Socrates? Corruptos? porra ja chateia!!! cada comentario no seu devido post....

Anónimo disse...

Adeus Brasil!

Marius Herminius disse...

Caro anónimo 2.46

No caso de você não ter entendido, eu tentei apenas fazer um paralelismo entre a "nossa Bandeira" e esse "Patriota" Ricardo Salgado, de seu nome, já que o post original misturava futebol com um pretenso patriotismo.
Eu não escrevi mentira alguma e se você não gostou, tenha paciência.
Não tive intenção de tocar em qualquer ferida sua.
Ainda assim, tem bom remédio: Não leia os meus comentários.
Já agora, e perdoe-me se estou errado, espero bem que você não seja o "Tò Luis"...

Marius Herminius disse...

Onde escrevi "post original" deve ler-se "comentário do Sr. Tò Luis".

Anónimo disse...

À distancia de um clic.


Quando li o comentário de um senhor com nome em Latim ,de origens familiares possivelmente do Lácio, certamente com ambição ao Prémio de Latim Medieval,confesso que fiquei um pouco,preocupado se teria capacidade de resposta a tão elevado estatuto.
Mas ali estava ele,com seu nome imponente à distancia de um clic.
Fiquei desiludido.
Nem uma informação acerca de tão ilustre personagem.
Nada, não é bem assim, fiquei a saber ,que se interessa por tudo,que gosta de quase todos os livros.
Continuei preocupado, não sabia se a minha capacidade me permitia à ousadia de dar resposta ao fulano.
Mas houve um pormenor que me chamou à atenção,o homem é Critico de ocupação.
Uma profissão nobre , que se insere em conhecimentos elevados de algumas matérias e em geral de uma em particular.
Quem sabe se poderia tirar dividendos dessa profissão,se fala-se somente do que entende e se identifica-se.
Pois assim, deixa de ser Critico e não passa de um má língua.

Tó Luis

Marius Herminius disse...

Agora sim, o Sr. Luìs escreveu o "Tó" com o acento correcto.
Quanto ao resto, meu caro, não se interesse por mim que eu por si não me interesso rigorosamente nada.
...a não ser que continue a escrever enormidades como aquela da "nossa Bandeira".
Aí sim, responder-lhe-ei porque me dá gozo gozar - passe a redundância - com certas parolices que costumo ver publicadas.