quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sineense

Sobre o jornal municipal Sineense, nº 67 de Abril/Maio de 2010
Protesto e Chamada de Atenção - período antes da ordem do dia
Sessão de Câmara Municipal de 21-5-2010.

A lei e a deontologia jornalísticas obrigam os órgãos de comunicação social públicos e privados a critérios permanentes de isenção e rigor sobre as matérias que levam ao conhecimento do público.

Não é o que sucede no jornal Sineense nº 67. O editorial do director-Manuel Coelho, depois de referir a crise e a austeridade imperativas, de dissertar sobre os investimentos que irão ser na mesma realizados, termina com esta afirmação: "Espero que continuem a ter razões para confiar em nós como o têm demonstrado repetidas vezes em actos eleitorais e outros". A referência à mobilização dos seus eleitores para que sustentem as políticas anunciadas, e a exclusão dos eleitores de todas as outras forças politicas com assento nos órgãos do munícipio é um acto condenável do ponto de vista da isenção a que o jornal e o seu director estão obrigados.

A página 7 do jornal contém informação sobre a Prestação de Contas de 2009 e afirma terem as mesmas contas sido aprovadas sem referir quem as aprovou. As contas das gerências são votadas nos termos da lei na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal. A notícia diz a votação na Câmara (aprovadas com os votos contra do PS e da CDU) e propositadamente esconde a votação na assembleia municipal dizendo descaradamente ter sido apreciada favoravelmente pelo SIM e desfavoravelmente pelo PS, CDU, BE e abstenção do PSD. Obrigava o rigor informativo que dissesse que as contas de 2009 foram reprovadas com 12 votos contra do PS, CDU e BE, 10 votos a favor do SIM e 1 abstenção do PSD.

Finalmente chamo a atenção para as notícias sobre o dia do Pescador.
São muito incompletas porque tratam a pesca como se fosse uma actividade económica já extinta em Sines. Recordar tempos idos é importante, mas mais importante é dizer no tempo presente que a pesca tem futuro e que os pescadores deveriam poder contar com o município pelo menos com o mesmo empenhamento com que se defende outras actividades industriais do concelho.

Francisco do Ò Pacheco

4 comentários:

Zé Míope disse...

Bráz, peço muita desculpa mas agradeço, todos os Sineenses agradecem, que ponhas este comentário em letras que se consigam ler fácilmente por estas razões:

A- Já foste aqui acusado de que quando te interessa, pões as letras de maneira que os simpatizantes do SIM, por mais que se esforcem não as conseguem ler.

B- Muito deles conseguem ler, mas por mais que se esforcem, não as conseguem juntar para entender.

C- Para mim, tens uma letra miudinha, mas lê-se bem sem óculos e concordo que o Sineense não passa de um pasquim do SIM, coisa que todos nós sabemos, até os que votaram no SIM, com a diferença que para esses é a Bíblia Sagrada.

Anónimo disse...

Francisco Pacheco continua a demonstrar sagacidade e acutilância política.
Pena é que o eleitorado não esclarecido não frequenta este blogue, antes habita as festas, jantaradas e passeios.
O PS tem uma responsabilidade como oposição que não sabe aproveitar, o PCP com muito menos votos faz mais oposição que o PS.

Anónimo disse...

Obrigado Bráz, por nos "abrires os olhos"...

Ainda não entendi onde está, no SINEENSE, o espaço dedicado à Assembleia Municipal...

Onde a população possa saber o que se passa na Assembleia Municipal...

Também não encontrei o espaço dedicado às Juntas de Freguesia, de Sines e de Porto Covo...

Seria muito vantajoso e económico, todos estes orgãos terem o seu espaço no mesmo jornal...de "informação" à população de SINES.

Anónimo disse...

Continue, Sr. Pcheco, a denunciar e a informar os sinienses, sobre o que se passa na nossa terra. O Senhor é um grande homem, é pena que os portugueses se deixem iludir com promessas falsas e gostem de pessoas que os tramam depois de terem conseguido a sua eleição.
Força, força camarada Chico!