segunda-feira, 24 de maio de 2010

Por entender que é uma forma de abordar a situação, aqui vai:

O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica e eu, apesar de ser do FC Porto, não achei mal. As pessoas têm o direito de ficar alegres.

O povo saiu à rua para ver o Papa e eu, apesar de ser agnóstico, não acho mal. As pessoas têm direito à sua fé.

O povo vai à Covilhã espreitar a selecção e eu, apesar de não ligar nenhuma, não acho mal. As pessoas têm direito ao patriotismo.

O governo escolhido pelo povo impõe medidas de austeridade umas atrás das outras, aumentando os impostos,congelando e reduzindo salários, não abdicando dos mega investimentos e de beneficar os detentores da riqueza...

O povo não reage.
Não sai à rua?!

Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook...

É triste que este povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus direitos a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões.
*********
...não sendo eu do fcp, Subscrevo o pensamento.

14 comentários:

Anónimo disse...

Sindicalista Fernandes:
Respeito a sua opinião e sei que o Povo anda revoltado com toda esta crise. Nesta altura do campeonato não me parece oportuno o PC montar todo este cenário para derrubar um governo sem maioria, começando por apresentar um moção no parlamento e agora "obrigar" os vossos sindicatos a agitar as bandeirinhas.
Querem arranjar uma "Grécia" que não sabemos onde vai parar, querem paralizar o pouco que nos resta e afundar o navio que mete água .
Todos nós sabemos o "fartar vilagem" que tem sido nestes anos das "vacas gordas" em que todos os partidos incluindo o P.C. que também ajudou. Já reparou que nem com 700.000 desempregados o P.C. ganhou mais apoios e agora quer vir para a rua fazer o quê!
Será que querem seguir a politica de terra queimada para depois dizerem que são os salvadores da Pátria?
Não brinquem com coisas sérias . A situação está "preta".
Nós estamos a sofrer na pele, em parte, pela globalização desenfreada que especulou a riqueza fantasma ( valores ficticios) e rebentaram com a economia mundial.
Manifestem-se, gritem....mas cuidado que se este "cantinho" aqui em Sines `"for à vida", temos de emigrar ou cavar batatas.
A Luta Continua.

Unknown disse...

Vamos dar tempo ao tempo...

Está quase no limite, assim que a grande maioria da população não conseguir dar de comer aos seus filhos, aí sim, é que vamos ver de que é que o povo é capaz!

Só que desta vez não são cravos no cano das espingardas !

Boiadeiro da Colina disse...

É triste amigos, como o povo é facilmente manipulado.
No BRasil não é diferente. Temos um dos governos mais corruptos da história e no entanto a mídia, beneficiada pelos milhões de publicidades que o governo investe, dá ao Lula mais de 80% de aprovação. Lamentável.
Um Abraço
José Oliveira - R.Janeiro-BR

Cacheira disse...

Olá Ana. O que tu queres dizer é que se atingiu o ponto de rotura. Dum lado o imperialismo (ponto mais alto do capitalismo) e do outro lado da barricada o proletariado (ou classes baixa e media todas juntas). É uma lei universal da natureza humana. Galpes, Artenius, Elfs... paz à sua alma!
Para o anonimo das 10:30 - prepara-te camarada porque o sacho que terás de manejar será mais pesado do que imaginas...

Julio

Anónimo disse...

"Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook..."

É precisamente o que vocês aqui fazem no blogue. Vão ladrando e a caravana a passar.....

Anónimo disse...

Amigo Braz.
Parece que a crise não é para todos, a Associação Siga a Festa vai receber nesta semana mais 25 mil euros de subsidio. Tinha recebido 50 mil e agora mais 25 mil. O Carnaval 2010, custou á Camara Municipal mais de 100 mil euros, entre subsidios e outros apoios.
Assim também quero fazer uma escola de Samba.

Anónimo disse...

"Assim também quero fazer uma escola de Samba."

Amigo tenha paciência e ponha-se na fila, que eu já pedi um subsídio para o meu clube de canasta há uns bons meses e tenho esperança que as modalidades novas (sueca, e burro em pé, essencialmente) sejam reconhecidas como de elevado interesse cultural e merecedoras do mesmo.
A direcção do CanastaCulturalClub

Anónimo disse...

Estes malandros do PC mais uma vez a destoarem. Então não querem lá ver que apresentaram uma moção de censura, algo contra natura em relação ao sentimento do cidadão comum, algo que não espelha de modo nenhum o sentimento de revolta, frustração, traição que atravessa a sociedade portuguesa. E são tão malandros, que mesmo sabendo que o governo não têm maioria, logo podia cair, nem se preocuparam que se a moção fosse aprovada, podia originar a formação de um governo de direita. Malandros! Como é que isso seria possível? Como é que seria possível, haver um governo mais à direita que o actual? Como é que seria possível formar um governo que melhor do que este, protegesse os grandes interesses, banca, grandes empresas, especuladores e afins em detrimento da restante população. São mesmo lunáticos estes gajos do PC. E são mauzinhos! Andam à anos a montar este cenário, só para agora terem protagonismo. Primeiro foram contra a forma como entramos na CEE. Diziam que estávamos a vender o nosso aparelho produtivo, na agricultura, nas pescas, na industria, a troco de mais tarde ficarmos dependentes de terceiros. Mentirosos! Vejam lá o que eles são capazes de inventar. Depois foram contra a forma como aderimos ao euro. Depois mais recentemente foram as histórias dos BCP, dos BPP, assim como os rombos das nacionalizações, das opções pelas parcerias publico/privadas e tantas outras situações, foram tudo invenções dos PC's. Já para não falar daquelas questões de alguma promiscuidade (soft) com que por vezes somos confrontados ao lembrarmo-nos dos Jorges Coelhos e dos Pinas Mouras, mais uma obra dos PC's(o Cardeal andou por lá, mas penso que não chegou aos 35 anos do outro) . Mas a melhor manobra dos PC's foi a do regabofe dos ordenados dos gestores. Foi de mestre! Como queriam que isto fosse como a Grécia, vai de montarem um esquema, de modo a que um gestor de uma empresa, anteriormente publica, mas em que o estado continua a ter participação, começasse a levar para casa todos os dias 8500 euros. Começaram a pagar ao governador do Banco de Portugal mais do que ganha o presidente da Reserva Federal Americana. E não fosse termos um governo de pulso forte, com uma forte ideologia de esquerda, certamente já estávamos como a Grécia. Mas tenho cá para mim que eles vão conseguir. Não há governo que aguente estas maldades dos PC's. Lembrem-se como estávamos em Outubro passado, Portugal era o paraíso na terra, vejam lá o que eles conseguiram fazer em 8 meses. O IRS, IVA, transportes, tudo a aumentar. E não contentes vai de arregimentar os sindicatos para fazerem barulho. Malandros!
Temos de ter muito cuidado com estes PC's, vão ver que a seguir, depois das férias, vão vir com a ladainha de que é preciso mais sacrifícios, mais esforço de todos e vai daí roubam uma parte do 13º mês. São uns matreiros estes PC's. Estes PC's são perigosos, vejam lá que no aumento do IRS conseguiram vender a ideia que o esforço era para todos. Que mentirosos! Então um trabalhador da “classe alta”, que ganhe um valor de 15600 euros ano, aumentam-lhe o IRS em 1,5%, em comparação outro trabalhador com um rendimento miserável, acima dos 150 mil euros ano leva um aumento de 3%. Onde é que está a justiça numa medida destas. Então vão cobrar mais 3% de IRS aos Mexias, Oliveiras, Berardos, Pinas, Coelhos (não o nosso, o outro), coitados! Com os ordenados miseráveis, alguns deles pagos por nós todos, como é que esta gente vai viver. É por tudo isto que devemos estar muito sossegados no nosso canto. Vamos ver se conseguimos passar sem que nos vejam. Vamos esperar que não nos atinja a nós.
Foi só ao vizinho?
Que se lixe! Eu até não o gramava.
Perdoai-lhe Pai!!!!

efernandes disse...

Um comentário que me fizeram...
*******
Esse povo, efernandes, foi, E CONTINUA A SER, vergado por séculos de cristianismo obediente, tendo partido a espinha com meio século de fascismo. Somos gente humilde, sem cultura, mas sem nervo, sem vontade. "A quem gosta de ter amos vi sempre os ombros curvados". Isso mesmo, efernandes, nós gostamos de ter amos, dons sebastiões, salazares, virgens de Fátima e outros estigmas que já nos corroeram o querer. Digo isto com alguma (muita) mágoa: somos um povo sem vontade, porque já nos esquecemos do que é QUERER. O nosso suburbanismo é quase endémico.
E que bem que os políticos (todos) se aproveitam disso... "e não se esgota o sangue da manada".

Marius Herminius disse...

Ao anónimo das 10:32

Ao anónimo das 10:23

Não venho aqui defender o “sindicalista Fernandes” por que ele não precisa. A mim é que apetece escrever três ou quatro coisas, tais como:
1 - O “ sindicalista Fernandes” não colocou este post nessa qualidade e o seu texto tem tudo que ver com a cidadania em geral que não com o sindicalismo em particular. Daí podermos considerar que este adjectivo de “sindicalista” está desajustado e pode ser visto como uma hipotética arma de arremesso.

2 – Não se preocupe, que o governo mantém-se em funções e, apesar de você concordar “que o Povo anda revoltado com toda esta crise”, não será o PCP que o irá derrubar porque não tem poder para isso.
Não se preocupe com o “agitar as bandeirinhas” porque só as agita quem quer. Admito que você tenha horror ao “vermelho” e nesse caso estou consigo, porque também eu não posso com o “vermelho à Benfica”…

3 - Ninguém “quer arranjar uma Grécia” e muito mal vai a nossa democracia se não possuir força suficiente para permitir que as organizações se manifestem dentro do que a lei lhes permite.
Mas, por favor, esclareça-me este parágrafo “Todos nós sabemos o "fartar vilagem" que tem sido nestes anos das "vacas gordas" em que todos os partidos incluindo o P.C. que também ajudou”.
De que forma ajudou o PCP este “fartar vilanagem” (permita-me a correcção…)? Acaso o PCP esteve no governo? Você irá elucidar-me, com certeza.
Outra frase interessante: Já reparou que nem com 700.000 desempregados o P.C. ganhou mais apoios e agora quer vir para a rua fazer o quê!
Ó homem, uma vez mais, não se preocupe. Deixe lá ir as pessoas para a rua. Decerto que vão arejar as ideias, algo que muita gente deveria fazer antes de escrever certas “coisas”.

4 – Acredite que ninguém está a brincar. A Manifestação Nacional da CGPT é algo muito sério e na qual todas as pessoas que se sentem injustiçadas pela actual situação deveriam participar, a começar por si, já que nos confessa que “A situação está "preta".
Nós estamos a sofrer na pele, em parte, pela globalização desenfreada que especulou a riqueza fantasma ( valores ficticios) e rebentaram com a economia mundial”.
Tem toda a razão sabia? Então porque não se junta a nós? Nem precisa de trazer bandeira…
É apenas por uma questão ideológica? Deixe-se disso. A crise não escolhe cores. Apenas ataca as carteiras.
Acredite que ninguém quer que as pessoas do “cantinho” de Sines vão à vida, emigre ou vá cavar batatas.
Aquilo que todos queremos é mais justiça na distribuição da riqueza e igual justiça na distribuição dos sacrifícios que nos querem impor.
Você acha que é pedir muito?
Afinal de contas, que culpa têm os trabalhadores desta crise provocada pelos capitalistas e especuladores?
A Luta Continua, sempre!

Marius Herminios

Anónimo disse...

"O Carnaval 2010, custou á Camara Municipal mais de 100 mil euros, entre subsidios e outros apoios."

Caríssimo anónimo, pensei em não lhe responder, mas lá vai...

Para lançar esses valores, deveria ter a honestidade de os justificar, para que todos nós os pudessemos entender e/ou explicar, não o fez.

Depois, todos nós sabemos que este ano de 2010, devido ao mau tempo, infelizmente não houve desfile de carnaval, apesar de tudo e todos estarem na avenida prontos para o fazer.

Todos os materiais usados na confecção das roupas e na construção dos carros foi comprado, na perspectiva de ser pago APÓS O CARNAVAL, com as receitas dos bilhetes do corso, das publicidades, dos subsidios e dos feirantes que montaram barracas dentro do recinto do mesmo.

Não havendo corso não houve receita.
Não havendo receita não há como pagar aos fornecedores.
Não pagando aos fornecedores há a dívida por pagar.

Há comerciantes de Sines, que venderam materiais ao Carnaval e que, não recebendo o valor dos mesmos, estão em situação económica difícil.

Sendo o Carnaval uma Festa Popular de Sines de há muitos anos, compete à autarquia dar o máximo de apoio que lhe fôr possível.

Apoiando o Carnaval, a autarquia está em simultaneo a apoiar o comércio tambem envolvido com o Carnaval.

Sr Anónimo, antes de lançar "veneno" veja bem e informe-se melhor sobre os assuntos que ataca e pessoas envolvidas.

Anónimo disse...

Não estivesse envolvido quem todos nós sabemos que está e bem podiam os comerciantes ir receber ao Totta...

Anónimo disse...

quer dizer que todos os contribuintes é que tem culpa do corso não sair.
A minha empresa está em dificuldades então também quero um subsidio.
escrevi 100 mil euros é fácil explicar
50 mil atribuidos antes do carnaval
25 mil depois do carnaval
25 mil em serviços prestados pelos trabalhadores e equipamentos.
E as contas da Associação nem publicas são, quem sabe se deu lucro ou prejuizo.
Tá mal mas é só para alguns
cumprimentos

Anónimo disse...

O anónimo das 10:23 parece revelar desprezo pelas pessoas que lutam por um futuro melhor para todos os portugueses. Parece também, ser do partido do poder, que tenta enganar-nos com a treta da crise mundial. O país é que tem gasto desalmadamente e descontroladamente os dinheiros em coisas desnecessárias