sexta-feira, 21 de maio de 2010

Esclarecimento ao post " sem palavras"

Estudo Melhores Municípios para Viver
Recebemos o seguinte pedido de esclarecimento da Câmara Municipal de Sines, relativamente à notícia publicada sobre o estudo Melhores Municípios para Viver, uma iniciativa Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) em parceria com o jornal SOL, que passamos a transcrever:
«A Câmara Municipal de Sines informa que não teve qualquer participação financeira no estudo Melhores Municípios para Viver, elaborado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) em colaboração com o jornal SOL, ao contrário do que se noticia na edição online de ‘O Regional’ (www.oregional.pt).
O conhecimento que teve da existência de uma componente de participação financeira de municípios (dos que eventualmente aderiram) foi aliás a razão para não ter reproduzido na comunicação municipal alguns resultados positivos sobre Sines e o seu ranking na classificação dos nos municípios com melhor qualidade de vida que têm vindo a ser publicados no âmbito do estudo.»
Perante este pedido de esclarecimento, ‘O Regional’ contactou o INTEC, tendo-nos sido esclarecido que são três os critérios para a inclusão dos municípios no estudo. Depois de feita uma pré-selecção dos municípios com maior qualidade de vida através de indicadores confidenciais do INTEC, todos são convidados a ser parceiros. Alguns municípios que, por iniciativa própria optam por não participar, são incluídos na iniciativa devido à sua “representatividade regional e relevância nacional”, situação onde se incluem municípios como Lisboa, Porto e também Sines, entre outros.
Certo é que os municípios parceiros, como o caso de S. João da Madeira, e que efectivamente pagam 20 mil euros pela sua participação, no final do estudo e das respectivas publicações pelo jornal SOL recebem um relatório de auditoria de qualidade de vida, também esse confidencial e do conhecimento apenas do próprio município.

O Regional

Sem comentários: