quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nota de imprensa - Resultados I Etapa Circuito do Alentejo 2010

1ª Etapa

COSTAZUL SURF ALENTEJO 2010

17/18 de Abril - São Torpes, Picoloco


O Sines Surf Clube organizou no passado fim-de-semana a 1ª etapa Costazul/Polen do Circuito do Sines Surf Clube/Rip Curl 2010, na praia de São Torpes.

A participação de mais de 100 atletas na prova, as Expression session Kalux Surf e Phoenix Bodyboard, a colaboração do Lar de rapazes “A Âncora”, a parede de escalada Natura, a demonstração da Street Surfing e o Meeting do núcleo de Surf de Sines, do Agrupamento Vertical de Escolas de Sines, no âmbito do Desporto escolar, foram factores que em muito contribuíram para o sucesso da prova e para um fim-de-semana de grande actividade em São Torpes.

A prova contou com atletas oriundos de diversos pontos do País, nomeadamente Algarve, Sesimbra, Grande Lisboa, Porto, e todo o Litoral Alentejano.

As condições não foram as melhores no sábado com ondulação de cerca de 1 metro e algum vento. No Domingo, com as meias-finais e finais por realizar, a parte da manhã com pouco vento e ondulação a rondar o metro e meio, o nível dos atletas subiu bastante e tivemos bons momentos de Surf.

A muita juventude na praia revelou atletas que garantem o futuro e desenvolvimento da modalidade pois o nível é cada vez mais elevado em jovens cada vez mais novos.

Luis Bajolo no Bodyboard e Edu Oliveira no Surf, venceram as Expression session’s que avalia a manobra mais radical e ousada.

No Longboard o estreante no Circuito Nuno Fazenda foi o melhor mas Nelson Louzeiro, campeão 2009, com uns bons curvings por pouco não repetia a vitória do ano passado.

No Bodyboard, era muitos os possíveis finalistas, ficando grandes valores pelo caminho, como é o caso do Marco Santos (4º no Circuito Algarve). Com a final quase sempre discutida entre o Duarte, Bajolo e Kinzinho, o Duarte adaptou-se melhor às condições do mar e soube manobrar para pontuar, aliado a uma boa escolha das ondas.

No Surf sub-12, nova categoria, muitos atletas a surpreenderem pela “coragem” que demonstram com ondas grandes e difíceis condições do mar. Ver atletas com 8 anos acabados de fazer a irem cheios de “pica”para o mar é formidável. O Simão Teixeira foi mais consistente e apresentou as 2 melhores ondas muito embora os locais Vasco, Mateus e Rafael tenham também apresentado manobras de boa verticalidade e a mostrarem que o Surf Alentejano será conhecido.

O vencedor no Surf Sub-16, Basile Belime, com 15 anos, continua a evoluir o seu surf muito fluído mas de grande power e manobras de grande nível. Mesmo com o mar difícil encontra as ondas certas para pontuar. O Santi, ele próprio surpreendido pelo excelente resultado dada a sua idade, revela já um surf muito personalizado, batendo o Mateus, presença assídua nas finais.

A Cláudia Santos, sinieense, 15 anos, sócia SSC nº 79, campeã alentejana 2009, também revela treino e uma cada vez maior experiência competitiva. È também uma atleta agressiva, tecnicamente evoluída e que revela inteligência na escolha das melhores ondas, sendo uma justa vencedora no Surf Feminino. A Cláudia, Carolina, Rita e Mariana são o futuro do Surf e são parte da equipa que estará no Billabong girls no Estoril.

A final do Surf Open muito disputada, entre o Manuel João, Kalú , Serafim e Filipe Jervis foi ganha pelo último. Numa final espectacular, o Filipe mostrou manobras com muito power e muito tail á mistura e um nível competitivo elevado. No entanto os amigos Manel João e Kalú tinham uma diferença pontual mínima para com este em que uma onda poderia reverter a vitória em seu favor. Excelentes 25 minutos de Surf de todos os finalistas.

RESULTADOS:

EXPRESSION SESSION BODYBOARD

1º Lugar: : LUIS FILIPE BAJOLO
2º Lugar: : JOAQUIM SILVA
3º Lugar: ANDRE GONÇALINHO

EXPRESSION SESSION SURF

1º Lugar: EDUARDO OLIVEIRA
2º Lugar: BASILE BELIME
3º Lugar: LEO BELIME



LONGBOARD

1º Lugar :NUNO FAZENDA
2º Lugar :NELSON LOUZEIRO
3º Lugar: RAFAEL ROITMAN POZZAT

4ºLugar:TIAGO ESTANISLAU

BODYBOARD

1º Lugar: DUARTE SANTOS
2º Lugar: LUIS FILIPE BAJOLO
3º Lugar: JOAQUIM SILVA
4º Lugar: FABIO GLORIA

SURF SUB 12

1º Lugar: SIMAO PINA TEIXEIRA
2º Lugar: VASCO MONICA
3º Lugar: MATEUS BELEZA
4º Lugar: RAFAEL BRANCA

SURF SUB-16

1ºLugar: BASILE
2º Lugar: SANTIAGO BELEZA
3ºLugar: MATEUS CUNHA REGO
4ºLugar: PEDRO MIGUEL COELHO

SURF FEMININO

1ºLugar:CLAUDIA SANTOS
2ºLugar:RITA CANTINHO
3ºLugar:CAROLINA QUEIRÓS
4ºLugar:MARIANA FONSECA

SURF OPEN

1º Lugar: FILIPE JERVIS
2º Lugar: MANEL JOAO
3º Lugar: KALU OLIVEIRA
4º Lugar: SERAFIM ALZEZUR

MUITOS PARABÉNS A TODOS.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre excelente a nivel de organização, competição e público, que apesar do mau tempo começa a aparecer cada vez mais!

Abrs e continuação de um bom trabalho

Anónimo disse...

enquanto pai de um dos atletas apraz me dizer que este grupo do surf de sines me merece todo o respeito por fazerem algo que não existia q mexe com muita juventude e que pelo q vejo dá muito trabalho.
faço o país com o joão para o levar a provas e mesmo a nível nacional não vejo esta atenção com os miúdos.

muitos parabéns ao Clube de surf de sines

Tiago Teixeira
alentejano radicado em Lisboa

Anónimo disse...

O vencedor em sub-12 foi o atleta Vasco Mónica. Como é possível dizerem que foi o Simão Teixeira que apresentou o surf mais consistente e as duas melhores ondas? Infelizmente também no surf, e já nos escalões mais novos, os campeões fazem-se tantas vezes no papel e não nos palcos desportivos. É triste...