quarta-feira, 21 de abril de 2010

PO-PNSACV

A Câmara Municipal de Sines aprovou, por unanimidade, um parecer desfavorável à proposta de Plano de Ordenamento (PO) do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). O seu parecer consubstancia-se basicamente em 4 aspectos:

Limitações às artes das pescas
«Acrescente-se ainda os impactes sociais que estas medidas terão nas comunidades piscatórias de todo o Litoral Alentejano, conduzindo ao desemprego centenas de pescadores, pois a pouca rentabilidade da sua actividade, agora já perceptível, agravar-se-á com as limitações ao uso de determinadas artes, o que não irá cobrir os seus custos (manutenção das embarcações/combustível)»


interdição da existência de campos de golfe
A autarquia considera a prática da modalidade “uma oportunidade de implementar as melhores práticas ambientais , em respeito pelos valores naturais”.


Forte do Pessegueiro
Que considera estranha a proposta do ICNB para um programa funcional do Forte do Pessegueiro, «não sendo o seu proprietário, ainda mais quando a proposta em causa não permite qualquer uso turístico».

Apoios agrícolas
Ao nível do edificado, a autarquia considera «irrealista» a definição de 30 m2 de área bruta de construção máxima para edificações de apoio às actividades agrícolas, florestais ou pecuárias, defendendo que tal área «não permite colocar uma alfaia agrícola com tractor e muito menos para servir de armazenamento aos produtos».

A este propósito consulte no portal do ICNB, a acta da reunião de 9 de Julho de 2009, de concertação com entre o ICNB e a CMS, estando em representação da nossa autarquia, Dr. Manuel Coelho, Eng.º Pedro MArtins e o Dr Ferreira da Costa (???), que esclarece muitas das questões.  

8 comentários:

Anónimo disse...

campos de golfe!? apoios agrícolas com mais de 30 m2 ?!
o que tu queres sei eu...

Anónimo disse...

Pena não ter dado um parecer desfavorável ao mamarracho em cima da falésia defronte para o mar, pra manter o tal equilibrio entre os valores naturais!

Anónimo disse...

DR.?????
Isto já está por este preço?
Quem vai a uma reunião metem-lhe logo o Dr á frente do nome....rsrsrsrs

Anónimo disse...

"DR.?????
Isto já está por este preço?"

E o tipo gostou, senão quando recebeu (que de certeza recebeu) cópia da acta, tinha pegado no telefone e ligando para os serviços administrativos onde foi "promovido" (ICN?) esclarecia a coisa. Ficámos todos a saber que há duas maneiras de ser dr.- andar na faculdade e andar na câmara.

Anónimo disse...

Pena não ter dado um parecer desfavorável ao mamarracho em cima da falésia

Raios, outra vez a casa na falésia?? isto será alguem com inveja? ou com culpas no cartório?

Anónimo disse...

E as limitações aos pescadores apeados, os pescadores à cana? Então a câmara não sabe que, muitas vezes, é o peixe apanhado à cana, que mata a fome a muito Sineense, tal como antigamente?
Então e apanha do percebe, que em Sines só pode ser de meio quilo? Então a câmara não sabe que, muitas vezes é o quilinho de percebe que se vende ao vizinho, que vai dar para comprar a refeição para aqueles dias mais diféis, tal como antigamente?

Sobre estes dois temas, a câmara não toma posição?
Só toma posição para os donos dos barcos e os que, quando não teem barco, por estar parado, precisam de ir a pesca apeada ou ao marisco, para matar a fome?

Arroz de lapas, arroz de caramujo, arroz de mexilhão, ... quem não se lembra destes pratos típicos de Sines?
Típicos porquê? Porque matavam a fome a muita gente...

Em Sines há muita fome encoberta, meus amigos...a pesca atrás mencionada vai encobrindo muita coisa...não deixem o ICN estrangular mais ainda os Sineenses.

Anónimo disse...

Uma prendinha:

http://dre.pt/pdf2sdip/2010/04/079000000/2160921610.pdf

Anónimo disse...

Por favor.... Nem mesmo para defender essa profissão tão antiga em Sines servem... Têm a certeza que o Sócrates e o MC não costumam almoçar juntos?? Que vergonha!!!

É bem verdade que há muita fome escondida e que é na pesca apeada que muitas vezes os pescadores "vão buscar o pão"!!

Meus senhores há "pessoas do mar" na minha família a ganhar 40 euros/MÊS, em certos meses de inverno, nesta altura do ano 200 euros/MÊS é para dar pulos de alegria pois já se pode comprar um franguinho para fazer com molho de tomate e uns bifinhos para grelhar que os filhotes tanto gostam!!

Sei bem do que falo... Já vi a minha família chorar!!!

Tenham todos vergonha... Venham cá fora... Que raio de dirigentes??? Abram a pestana meus senhores!!!!