segunda-feira, 12 de abril de 2010

Divulgação: Andebol Clube de Sines

Nota de desagrado da Direcção do Andebol Clube de Sines

Como associação sem fins lucrativos que é o ACS deparou-se com a necessidade de “falar”. Tem sido um acumular de “não justificações muito graves” que leva a este clube comunicar a todos os leitores deste blogue a sua frustração pelas situações ocorridas.
Sendo um clube que tem cerca de 120 atletas, representados em 8 escalões, dos quais a aposta sempre tem sido a formação onde jovens desde os 7 anos começam a disputar a modalidade.
Temo-nos vindo a deparar com várias barreiras que nos impedem de seguir em frente no caminho da evolução tanto de atletas como de clube. Dentro desses problemas deparámo-nos com a ausência de subsídio da Autarquia que já vem em falta faz 10 meses. Estando em competições constantes todos os fins-de-semana, ter de prestar contas à Federação de Andebol de Portugal (árbitros, seguros, inscrições), pagar policiamentos nos jogos em casa e tratar convenientemente de uma refeição meritória para os atletas que tem de se deslocar para os jogos fora. Isso tudo nesses 10 meses sem o devido auxílio financeiro vindo da Autarquia.
A gota de água deve-se à nossa perplexidade com o deparado a quando esta segunda-feira (12/04/2010) a equipa de infantis, que está a disputar o Campeonato Nacional de Andebol, ia treinar como todas as 2ª, 4ª e 6ªs o faz no Pavilhão da Escola e qual não foi o espanto quando nos foi informado por uma funcionária da Escola que não podíamos treinar porque existiam verbas em atraso da parte da Câmara para com a Instituição. Os atletas foram proibidos de treinar na “sua” Terra por divergências alheias e sem algum comunicado da parte da Câmara que ocultou tudo isto. Expressamos também a nossa preocupação para com o futuro, devido a termos mais escalões que somente treinam nesse espaço.

Estas são ocorrências graves que faltam ao respeito para quem trabalha e luta com ideais e pensamentos que pelos vistos não são reais com a situação passada nesta cidade.

Devem os leitores compreender a nossa frustração e esforço enorme para que os treinadores e os atletas não tenham de sofrer com tudo isto. O ACS viu-se assim forçado a falar para com o público em geral.

O ACS anseia e deseja melhores dias para o desporto Sineense.

31 comentários:

Anónimo disse...

Força ACS. Acredito que com diálogo e entreajuda entre clube e autarquia, a situação se irá resolver. Só espero que quando a situação esitver resolvida, este blogue tb dê notícia.

Anónimo disse...

tantas noticias existem para dar conta da fal~encia da uatarquia e do seu modelo de gestão. olhem para as ruas, acham que continua a chover, vejam os arranjos exteriores da escola nova, continuam por fazer, falta plano de emergência, falta licença de utilização, e tudo bem

Anónimo disse...

votaram? agora aguentem...

Anónimo disse...

ELES NÃO QUEREM VER! ELES NÃO QUEREM ACORDAR! ELES CEGARAM!

Anónimo disse...

é o que dá... formarem clubes a torto e a direito!
o que esta a acontecer com o ACS, acontece com todos os outros clubes e associações, tenho pena pois o ACS até se tem safado bem!
ao que parece tb ja querem formar um clube novo de hoquei... vao na cantiga do vigario e depois venham chorar tambem...

Anónimo disse...

Mais um exemplo lamentável nas relações das instituições com a autarquia. E não é caso único! Existe alguma instituição que tenha recebido o ano 2009 completo ? e se está protocolado e entra no orçamento, que aconteceu a essas verbas ? e que perspectivas para 2010 ?

Anónimo disse...

ja acordarom *agora e tarde

Anónimo disse...

a nossa terra, Sines, é do terceiro mundo a comparar com todas as outras. Sem querer despresar qualquer cidade, vila ou aldeia do interior mas qualquer uma delas hoje em dia tem pavilhões novos e funcionais, campos de futebol ja todos com relvados sinteticos, etc. e Sines??? cada vez mais ultrapassado, sem condições para a pratica do desporto.

Anónimo disse...

Tomara muitos clubes ter a organização do A.C.S., é pena em Sines se dar apoios a brasileiros e a "coisas" que não são nossas e ignorarmos o verdadeiro desporto sineense. Imaginem no campo da bola treinarem 3/4 instuições diferentes????e os seniores do futebol a treinarem ás 22:00?? sim sim sim... no andebol temos que comer e calar...

Anónimo disse...

O ACS, no meu ponto de vista apresenta actualmente um papel muito importante no desporto da nossa cidade.

Não só pelo papel desportivo mas também pelo aspecto humano.
Para mim é muito importante os nossos filhos praticarem um desporto, preferencialmente em equipa. Esta prática leva-os a crescer enquanto pessoas.
O ACS permite a integração na sociedade de muitas crianças e possibilita a muitas outras a convivência com diferenças,apresentando um papel muito importante no respeito mutúo.
Este trabalho é muito incessante e por vezes muitas vezes esquecido.

Com o actual panorama a tarefa do clube torna-se ainda mais difícil.

Resta-me desejar que tudo se resolva, deixando o seguinte agradecimento: Obrigada ACS, não desistam e muito obrigado.


Uma mãe agradecida por todo o vosso trabalho.

Anónimo disse...

TRISTE...muito TRISTE.

Gente BOA de Sines,por que esperam!!!!

Manifestem-se,organizem-se...PÔRRA,
Contra este bando de politicos(TODOS)
Canalhas,incompetentes e matreiros, que só querem è MAMA.

Em nada se importam com os filhos dos filhos da terra.

SINES,outrora terra bonita e de gente Nobre,hoje não passa de um farrapo urbanistico e moral

ACORDEM....

Anónimo disse...

Há filhos e enteados!

Reparem tudo o que não é do agrado pessoal de quem está no poder, não consegue apoios, mas inversamente até "entraves" e com tendência a acabar ou nem chega a existir.

Exemplos:

- O Ciclismo, não se desenvolve aqui de igual modo como até em pequenas vilas;

- Provas de atletismo ou do género não tem infra-estruturas de apoio;

- Hóquei em patins ou basta que tenha rodas, como é possível e onde?

- Portanto tudo o que está relacionado com duas rodas e se for motorizadas, excepto se for vespa...


Mas:

Se for relacionado com o "gostinho" de quem pode decidir, temos:

- O Festival das Músicas do Mundo, com grupos escolhidos para agradar uma minoria;

- Um Centro de Artes inserido num espaço que não é o adequado. Quando podiam ter reabilitado o Teatro e teriamos um CAS com espaços exteriores com outras condições. Com melhor estacionamento e sem terem asfixiado toda aquela zona.


Teremos (dizem) um elevador com acesso à praia, quando são mais importantes outros acessos. Ou até o básico, e aqui por favor, reabilitem as casas do banho que se encontram na descida da praia e deixem de colocar o provisório, porque sai mais caro e "fede" quem por lá passa.




Para concluir e referente ao ACS, continuem a reforçar a união entre todos de forma a colocar em praça pública este tipo de injustiças.

Também para que não sejam "premiados" com subsídios apenas alguns (sempre os mesmos). E prejudicados (sempre os mesmos), apenas porque são "enteados"!



Xfire

Anónimo disse...

VOTEM.....CONTINUEM A VOTAR "Sim" e depois queixem.....!!!!!!Só gostava que a autarquia disse-se algo do que está a acontecer a estas colectividades que fizeram um protocolo e que orçamentaram as actividades com esse dinheiro....e agora nem os jovens desta cidade podem realizar os treinos para competirem.Isto é simplemente vergonhoso quando sabemos das dividas do FMM!!!!!!!

Anónimo disse...

APROVEITEM O PRÓXIMO DIA 25 DE ABRIL E VÃO PARA A RUA TODOS OS CLUBES E ASSOCIAÇÕES
MANIFESTEM-SE REIVINDIQUEM OS VOSSOS DIREITOS
NÃO TENHAM MEDO

Anónimo disse...

eu acho uma certa graça ter de ser a camara a ter a "obrigaçao" de subsidiar os clubes...antigamente havia o ginasio e o vasco da gama....depois cada um quis fazer um clube e ser independente (nao sei bem de quem e de que...)...o Grulha fez um clube....o Vitor doi andebol outro...o ze manel da nataçao outro....etc etc etc...agora é a irene a querer fazer outro, e a camara é que tem de dar subsidios a todos...desculpem lá!

Anónimo disse...

Boa noite
Na qualidade presidente e um dos fundadores do Vespa Clube do Alentejo Litoral gostaria de informar o "Sr.Xfire" que este clube não tem qualquer protocolo nem recebe subsídios, vive da boa vontade dos seus associados, e apenas e só no seu encontro anual de âmbito nacional solicitamos algum apoio "LOGÍSTICO" para a realização dos mesmos, ás autarquias , empresas e comércio local.
Aproveito para informar que andamos de casa às costas para fazer as nossas reuniões, pois não temos sede social.
Encontro-me disponível para mais algum esclarecimento que precise, pois certamente que me conhece, com 50 anos de idade tenho até agora dedicado 35 em prol de algumas associações da nossa terra.
Disponha.

Sérgio Cordeiro

Anónimo disse...

Em relação aos novos clubes de Sines convêm dizer que o "bolo" não aumentou as "fatias" começaram a ser entregue a quem se destinavam, quando só existia o VASCO o bolo era todo comido pelo futebol sénior, as actividades amadoras nem com as migalhas ficavam.
Quando se fala de pessoas como a Irene, Vitor , Grulha e Jose Manuel devemos pensar quantos milhares de jovem já praticaram desporto em SINES por as oportunidades que eles lhe proporcionaram, eu fui um deles, o meu filho também, é verdade em Sines pratica-se desporto devido à “carolice” de alguns.
Sim é OBRIGAÇÃO de qualquer autarquia ajudar quem promove o desporto .

Anónimo disse...

Anónimo disse...
eu acho uma certa graça ter de ser a camara a ter a "obrigaçao" de subsidiar os clubes...antigamente havia o ginasio e o vasco da gama....depois cada um quis fazer um clube e ser independente (nao sei bem de quem e de que...)...o Grulha fez um clube....o Vitor doi andebol outro...o ze manel da nataçao outro....etc etc etc...agora é a irene a querer fazer outro, e a camara é que tem de dar subsidios a todos...desculpem lá!
10:41 PM, Abril 13, 2010


E quem foi que pactuou, e nalguns casos incentivou, todas essas criações existentes e aquelas que irão surgir? Não foi esta brilhante equipa?
E o que é que esse tema tem a ver para o caso em questão? O ACS está a pedir algo a que não tenha direito? Como muito bem diz uma mãe agradecida: "Não só pelo papel desportivo mas também pelo aspecto humano.
Para mim é muito importante os nossos filhos praticarem um desporto, preferencialmente em equipa. Esta prática leva-os a crescer enquanto pessoas.
O ACS permite a integração na sociedade de muitas crianças e possibilita a muitas outras a convivência com diferenças,apresentando um papel muito importante no respeito mutúo.
Este trabalho é muito incessante e por vezes muitas vezes esquecido."

Por aquilo que se vê acham que a autarquia conseguia fazer este papel? Não somos todos nós enquanto sociedade devedores desse contributo? Não devemos todos nós exigir que a nossa autarquia retribua esse trabalho?
Não será tempo de acordarmos?
Força malta do ACS! Esperemos que outros tenham a vossa coragem. E não se importem se alguém vos colar rotulos, a voz da razão mais cedo ou mais tarde dará os seus frutos.

Anónimo disse...

Considerando dentro de um ponto de vista ficcional, que temos associações em demasia, quais seriam as associações que estão a mais?

Seriam escolhidas como as prováveis a eliminar todas aquelas que não têm laços com o SIM.

Por este caminho não irá haver imparcialidade.


Deixo a sugestão:

Porque não aglutinarem algumas associações que tenham características idênticas e dessa forma enriqueciam algumas valências e diminuiam custos (Federação, transportes, etc) e rentabilizavam meios?


Sempre se disse que a união faz a força!


Xfire

Anónimo disse...

está aberto o debate !
então vocês não acham que é obrigação da autarquia apoiar as instituições ? e se existem várias em Sines só nos devíamos congratular com isto, pois o associativismo em que o trabalho é maioritáriamente voluntário (e isto qto custa?) é uma grande mais valia de desenvolvimento para qualquer terra. E quanto a haver "demais", foi a própria autarquia que assim promoveu, achando que devem ser autónomas. E desde quando as instituições desportivas ou culturais devem dar lucro? Não existe produto de venda! Servem a comunidade! E para terminar gostava de saber se o Centro Artes ou a Escola da Música (confirmadamente privilegiadas neste contexto) se são autónomas! Cortem-lhes os subsídios e quero ver... Enquanto a CMS não estabelecer critérios claros e justos nos apoios (por ex. verbas das grandes empresas só chegam aos amiguinhos!) nada disto vai mudar. Temos que exigir é uma política clara para a cultura e desporto neste concelho! Bem hajam todos os que resistem e trabalham "por carolice" em prol da nossa sociedade!

Anónimo disse...

é pena não dar pa fazer outra camara como se tem feito nos clubes em Sines, chateiam-se e fazem o seu clube, na camara era de fazer o mesmo.. fazer outra!!!

Anónimo disse...

Toda e qualquer iniciativa que tenha como base a divulgação e a prática de um desporto amador,junto das camadas mais jovens,da população deve ser obrigatóriamente apoiada e acarinhada pelas entidades publicas em 1ºlugar e particulares.

Podem ser 20,50 instituições,não interessa o numero,mas sim o volume de praticantes que têm e os resultados que apresentam.

Infelizmente o critério de avaliação do desempenho e da atribuição de apoios,é pouco clara.

Eu sou daqueles que acredito que a prática de qualquer desporto é uma fonte barata no combate e PREVENÇÂO,das maleitas que abundam nas sociedades actuais,muito especialmente nas camadas jovens.

No que toca ao desporto,os apoios publicos têm que ser totais e incondicionais,e não reféns de partidarítes e compadrios.

Nesta terra mistura-se tudo.

E quem é sofre???
Em 1ªssimo, os pobres dos miúdos que iam para mais um treino,e lhes dizem que não podem treinar porque não pagaram a renda.Dura realidade.

Em 2º,todo um grupo de pessoas que traçaram objectivos e espectativas,muitos deles acredito,fazendo sacrificios pessoais(familiares)


BELO EXEMPLO!!!!

Anónimo disse...

Gostava de saber quem pagou o almoço dos VESPAS

Anónimo disse...

A câmara deveria era, em vez de oferecer habitações sociais a "etnias desfavorecidas", aplicar o dinheiro em coisas úteis tais como as que aqui se falam.
Acabem com o desporto em Sines e daqui por uns aninhos, os nossos filhos em vez de andarem a jogar à bola, correr, etc... andam por aí a partir tudo, roubar, e outras coisas mais.
É da obrigação da câmara, SIM É DA OBRIGAÇÃO DA CÂMARA, apoiar estas instituições se queremos um futuro decente para os mais novos.

Façam mas é um abaixo assinado e corram com esses senhores da câmara. Juntem-se! Juntem-se! Lutem! Não se fiquem por escrever umas coisitas aqui no blog.

Anónimo disse...

(Gostava de saber quem pagou o almoço dos VESPAS)

Boa noite Sr. Anónimo das 10.05, agradecia que explica-se a que almoço se refere e a data do mesmo pois só assim lhe posso responder, bem como esclarecer todos os que participam neste blog.
Fico a aguardar a sua informação, e como sempre encontro-me ao dispor.

Sérgio Cordeiro

Anónimo disse...

Posso estar mal informado sobre o Vespa Clube e se assim é, as minhas desculpas ao Presidente e seus associados.

Mas refere:

.../...”este clube não tem qualquer protocolo nem recebe subsídios, vive da boa vontade dos seus associados, e apenas e só no seu encontro anual de âmbito nacional solicitamos algum apoio "LOGÍSTICO" para a realização dos mesmos, ás autarquias , empresas e comércio local”.../...

Para não continuar mal informado, gostava de perceber o que considera exactamente como …/… “algum apoio "LOGÍSTICO"…/… (monetário, local, etc…)

Compreendo por outro lado que andar com a “casa às costas”, sem um ponto de referência fixo é algo pouco prático.

Sendo assim também estarão solidários para com outros clubes, como neste momento o ACS-Andebol Club de Sines e se necessário ir até à Praça Pública apoiar-los?

Xfire

Anónimo disse...

Parece que o homem das VESPAS ficou engasgado

Anónimo disse...

Ao SR."ANÓNIMO" das 8.33 (eu não sou, dou a cara como sempre fiz) tenho a dizer-lhe que continuo à espera do esclarecimento do "ANÓNIMO" das 10.05 para poder informar sobre a sua questão.

Apoio logístico = Conjunto de meios necessários para a realização de uma acção.

O engasgado deve ser o SR.ANÓNIMO que tem medo de dar a cara.

Para terminar para mim chega de "ANÓNIMOS",não é esta a minha forma de estar na vida, gosto e tenho todo o prazer em falar com rostos.
Sem mais,

Sérgio Cordeiro

Anónimo disse...

ACS????? Quantos titulos ganharam??? Clubes em sines só há um (Vasco da Gama), o resto é só para pedinxar o belo do subsidio.
é pena Sines ser tão pequeno para tantos clubes/subsidios.

Anónimo disse...

Comentário sobre post do anónimo de dia 20 com o seguinte teor:
"ACS????? Quantos titulos ganharam??? Clubes em sines só há um (Vasco da Gama), o resto é só para pedinxar o belo do subsidio.
é pena Sines ser tão pequeno para tantos clubes/subsidios."

1-Não sei se o autor do post esteve um pouco distraído, ou se simplesmente não percebe a importância do associativismo.

2- Não tenho nada contra nenhum "Clube", nasci em Sines e lembro-me desde pequena ir com toda a minha família apoiar o nosso "Vasquinho", nas suas deslocações.

3- Mas sei que o Vasco foi e sempre será o futebol e pouco mais.
Durante muitos anos as verbas a si atribuídas e destinadas a outras actividades eram canalizadas maioritariamente para o futebol. Até o hoquei que tão bons resultados tem conseguido. Pensa que isto é justo?

4- Não pertenço à direcção do ACS, nem a nenhuma outra, mas penso que eles terão todo o prazer de o informar dos titulos já conquistados, bem como do nº de jovens que frequentam/mobilizam. Pois eu sei ao contrário do que pensa, que, já os ganharam, assim bem como tantos outros clubes de Sines, sim porque felizmente existe desporto em Sines para além do Vasco.

5- Desporto em Sines, não é só futebol, alguém que pratica outra modalidade que não futebol não é menos que outro que o pratique. O que é importante é praticar um desporto em que se sinta bem.

6- Quantos aos subsídios, não existem mais subsídios eles simplesmente são divididos com base em regras ( que se encontram disponíveis para consulta)para as diferentes associações/clubes, ou sejam são atribuídos para as diferentes modalidades, chama-se a isto democracia .

7- Sejamos sinceros, talvez o Vasco é que tenha vivido todos estes anos à base de "Pedinchices" e se calhar muito pouco fez para suportar a sua estrutura/custos.

8 - Por isso deixem-se de guerras parvas, respeitem os outros e o trabalho dos outros e não falem do que estão mal informados.

9- Termino com votos de boa sorte para todos os clubes de Sines, sem excepção e não se esqueçam uma maneira muito importante de combater o ócio e a exclusão social/marginalidade é a prática de desporto. Só por isso vale a pena.

Atentamente,

Alguém que se preocupa

Anónimo disse...

Votaram em (M.C.)não foi?Para mim foi igual a votarem no coveiro do desporto e assistente deste(J.B.e T.L.)agora aguentem.Viva O 25 de Abril sempre.