sábado, 5 de dezembro de 2009

Veteranos do VGAC, a equipa dos sem-abrigo


Deslocação ao Algarve para um torneio de verdadeiras ex-vedetas, onde deu para ver alguns jogadores que apenas recordo dos jornais e televisão.

Puxámos o lustro à equipa e apresentámo-nos com 23 jogadores - um assinalável recorde de presenças, entre as quais se contava o Vítor Madeira, o Patan e o Belchior que nisto de ex-estrelas não quisemos ficar atrás. Ficou um amargo de boca pelo ex- vascaíno Roçadas, apesar de presente não ter jogado.


Vítor Madeira e Patan, dois dos mais destacados jogadores que representaram o Vasco da Gama

Depois de um grande jogo - o melhor da época em minha opinião - com o Portimonense que se saldou num empate sem golo, com uma mão cheia de golos desperdiçados por nós, claudicámos na lotaria dos penáltis.

No jogo para a atribuição do 3º e 4º lugar, defrontámos o Casa Pia, também derrotado no desempate por grandes penalidade. Com o nosso meio campo a acusar algum desgaste, estivemos longe do brilhantismo do primeiro jogo e complicámos.



Ao azar do Vítor Canastra que se lesionou, sorriu-me a sorte ao jogar toda a segunda partida, envolvência no primeiro golo, concretização do segundo golo, um chapéu ao guarda-redes a passar a centímetros da baliza e uma troca rápida de bola desde o nosso meio campo, com o Nuno, concluído com remate ao poste, traduziram-se num dos meus melhores jogos da época onde poderia ter resolvido o jogo com um hattrick. Quiseram desta vez, os deuses da fortuna, que o empate a duas bolas fosse resolvido na marca dos 9 metros a nosso favor.

Equipa dos Veteranos do VGAC, no Torneio Cidade de Portimão

em cima a partir da esquerda: Vítor Canastra, Armando, Xano, Sequeira, Moita, Vítor Madeira, Alberto CAnastra, Braz, Cipriano Belchior, Matilde Nuno Serralha.

Em baixo a partir da esquerda: Edgar, paulos Viegas, Samuel, Ribeiro, Caseiro, Carlos, Fausto, Zé Oliveira, Rui Franco, Joel.


9 jogos, 5 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, assim vai a época.

Para a próxima semana esta equipa de veteranos de Sines, joga em "casa", em Grândola(???). Que se trata basicamente do mesmo que convidarmos um casal amigos para jantar na casa dos vizinhos.

Teremos de percorrer 40 Kms para oferecer, a quem sempre bem nos recebe, condições dignas, que não nos facultam na nossa terra. A Câmara Municipal de Grândola, a nosso pedido disponibilizou o relvado sintético, iluminação, balneários, etc, para recebermos a equipa do Real Massamá.

Ainda bem que não pedimos a oferta do tradicional jantar entre as equipas, pois certamente a C.M. Grândola assentiriam, e então, já era humilhação.

Nota: somente quem convive com estes homens que fizeram do futebol o seu modo de vida, com tudo o que significa representar a sua terra, tornando o Vasco da Gama uma referência, compreende a forma amargurada como se chama jogar em "casa", ir jogar a Grândola. Está presente um sentimento de rejeição, de não reconhecimento do seu passado e do seu valor.

ver mais em Portimonense 1914


7 comentários:

Anónimo disse...

Eu que vi jogar alguns destes grandes jogadores e tantas alegrias tive, revolta-me como Sineense ver a forma como a câmara de Sines trata estes homens. Tenha vergonha Sr. Coelho e deixe os homens jogar no relvado municipal, aquele campo é de todos e não seu e do sr. Batata.

Anónimo disse...

Quero aqui dar os meus sinceros parabéns aos Veteranos de Sines e não aos Veteranos do Vasco da Gama... Felizmente ainda á cidades ou Vilas que acolhem estes heróicos ex atletas do Vasco da Gama. Infelizmente o actual Vasco da Gama é um clube gerido por alguém(?) sem conhecimento em relações humanas e chegámos a esta situação.

Obrigado á Câmara Municipal de Grândola.

Anónimo disse...

Como é bom ver esses 2 ex atletas regressarem aos nossos Veteranos... Além do enorme talento futebolístico que ambos tinham, juntam uma boa disposição contagiante para o resto da equipa! Obrigado pelo vosso regresso!

Anónimo disse...

O meu muito obrigado à CÂmara Municipal de Grandola e especialmente ao seu Presidente...
O meu muito obrigado a estes Homens que gostam de jogar à bola e representam o nome de SINES onde quer que vão.São conhecidos como jogadores do VASCO da GAMA que foram, tantas vezes vestindo esta camisola, encharcando-a com o suor do seu esforço e dedicação ao clube que todos nós tanto gostamos...
Continuem a fazer o que gostam e a representar com dignidade o nome da nossa terra SINES.

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Estes homens são velhas guardas do Vasco da Gama que se juntaram e formaram o grupo dos Veteranos. Pena é, que não possam jogar na nossa terra.
Quem é o Sr.Batata para não os deixar treinar no relvado, e o Sr Barambão que é o Coordenador do Desporto não se sabe impor? e o Dr. Coelho que tem o Desporto a seu cargo acha bonito os homems que vestem o fato de treino do VASCO DA GAMA irem jogar a Grândola? Será que todos vem isto menos o que deveriam ver? poderem bem para não ficarem mal na fotografia. SR.Presidente, deixe os homens que sempre defenderam a cor da nossa terra Jogar no relvado ou será que o nosso relvado é diferente dos outros e querem-no para "MUSEU"? Se não for o campo do Grandolense, quando recebem equipas tem que ir para o CASOTO ou para as RELVAS isto é o quê.
Um adepto do Vasco da Gama com as cotas em dias, mas por o que estou a ver deve ser por pouco tempo.

Anónimo disse...

Eu até que entendo as queixas, mas... algo não bate certo. Então no dia 11 de outubro os sinienses não legitimaram este tipo de gestão da autarquia? Então do que se queixam agora?

Anónimo disse...

Olá
Se o Patan ou familiares verem o comentário...
Gostaria de comprar-lhe camisola do Portimonense.
miguelpsc@hotmail.com
Obrigado