domingo, 6 de dezembro de 2009

Sines no tempo

Praia de Sines, anos 60 do Séc. XX

Praia de Sines, 1.º década do Século XXI

Praia e Castelo de Sines, inicio do Séc. XX, após violento vendaval

Praia e Castelo de Sines, primeira década do Séc. XXI

Rua Gago Coutinho, conhecida como Rua do Ferreira até 1925, data desconhecida

Rua Gago Coutinho, 2009


Edifício da Misericórdia, década de 60 do séc. XX

Edifício da Misericórdia, 2009

Pontal 1907

Pontal 2009



A maioria das fotos foram retiradas do blogue Cabo de Sines


6 comentários:

Anónimo disse...

Eu, com dez anos comecei a "trabalhar" num dos restaurantes da praia de Sines (havia três na praia Vasco da Gama), nas férias da escola...nos anos 60...
Tenho muitas recordações da praia, boas e más também...

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

uma bela exposição... parabéns ao autor.

Anónimo disse...

É bom recordar estes tempos. E que bom seria juntar e editar estas autênticas perolas antigas para que os mais novos pudessem conhecer o que foi Sines há 30, 40, 50, 60 anos.

Anónimo disse...

E esta diversificação de temas que faz do Estação de Sines um dos melhores blogues do país. Diversificado, dinâmico, livre de mordaças, corajoso, informativo e sem vistas curtas. Parabéns pelo trabalho feito durante este ano que está prestes a terminar e votos de uma boa continuação em 2010. Para nosso deleite!

Anónimo disse...

OBRIGADO, MUITO OBRIGADO, POR ESTES BELOS POSTAIS, PRINCIPALMENTE OS ANTIGOS ONDE MOSTRA A MINHA LINDA PRAIA E TB A MINHA ANTIGA CASA ONDE EU FUI CRIADA ATÉ AOS 10 ANOS DE IDADE. pOIS A MINHA CASA É ESSA COM A JANELA VIRADA PARA O MAR. qUE SAUDADES QUE EU TENHO DESSE TEMPO ONDE O MEU PARQUE INFANTIL ERA ESSA PÉROLA DE AREIA TÃO BRILHANTE QUE ATÉ NOS ENCANDEAVA. QUERO DIZER TB QUE A MINHA MÃE FOI COZINHEIRA DE UM RESTAURANTE DA PRAIA E EU ANDAVA PELA PRAIA ONDE O TIO MÁRIO MASCOTE E A TIA ANTÓNIA CUIDAVAM DE NIM, ASSIM COMO OS IRMÃOS GALEGOS, AINDA HOJE SINTO O GOSTO DAS BOLACHINHAS AMERICANAS E DAS BOLAS DE BERLIM, FEITAS PELO TIO LOBO, É VERDADE MEUS AMIGOS SE AINDA TEMOS PRAIA FOI GRAÇAS AO POVO SINEENSE E AS SUAS LUTAS, QUEM NÃO SE LEMBRA? oS MAIS VELHOS DE CERTEZA E OS NOVOS OUVINDO AS HITÓRIAS DOS MAIS VELHOS, POR ISSO MEUS AMIGOS, RECORDAR É VIVER, NÃO É AMIGO CARLOS MALAFAIA?

AS RECORDAÇÕES QUE TENHO DESSE TEMPO A MORAR NA PRAIA SÃO MARAVILHOSAS, SÓ O QUE NÃO TENHO SAUDADES É DA DEGRADAÇÃO DA MINHA CASA QUE CHUVIA, E EM TEMPO DE VENDAVAL A MINHA MÃE JÁ NÃO SABIA ONDE NOS DEITAR, AS DIVISÕES DA CASA ERAM DE SACA COM GRANDES CAMADAS DE CAL, BRANCAS COMO A NEVE ISSO LEMBRO-ME BEM, DE RESTO FOI O MELHOR TEMPO.

COMO RECORDAR É VIVER, AQUI DEIXO O MEU TESTEMONHO DA PRÁIA VASCO DA GAMA QUE ERA CONSIDERADA A PÉROLA DO ALENTEJO.
OBRIGADO

MARGARIDA SACRAMENTO

Estação de Sines disse...

agradeço os elogios, mas estes devem ser dirigidos ao administrador do blogue Cabo de Sines