segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Orçamento Municipal 2010 - Última Hora

Na assembleia Municipal o Partido Socialista vota a favor as GOP e abstêm-se na votação do orçamento para 2010, viabilizando a sua aprovação.
Tal como o orçamento municipal as Grandes Opções do Plano são um documento previsional e um instrumento orientador do exercício da actividade executiva do município num horizonte de quatro anos, no caso de 2010-2013. Incluem uma descrição quantificada dos investimentos a concretizar nesse período (Plano Plurianual de Investimentos) e uma lista das acções mais relevantes a realizar no primeiro ano do quadriénio a que se referem. Nele constam praticamente todos os investimento que o Movimento SIM e os partidos da oposição propõem para Sines. A votação contra este documento necessita de uma sustentação de fundo, nomeadamente uma alteração ao paradigma do desenvolvimento de Sines nos próximos anos, factura que não existe entre os partidos representados na Assembleia Municipal, as diferenças são nos meios não nos fins.
O Orçamento Municipal é o documento contabilístico onde se faz a previsão anual das despesas a realizar pelas autarquias e a origem dos recursos para cobrir essas despesas. Trata-se de um documento de gestão previsional de curto prazo.
Deste modo o partido Socialista de Sines cauciona o projecto de investimentos de longo prazo da autarquia e abstêm-se na sua materialização no curto prazo. Traduzido para política o PS não pretende dar argumentos para desculpabilizar a eventual incapacidade do executivo em concretizar a gestão que se propõe, deixando para mais tarde uma posição diferente.

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro Braz,

O "OMO" consegue lavar mais branco.
O PS na 1ª grande oportunidade de fazer oposição, acobardou-se. Esta é que é a verdade!
Os argumentos encontrados para explicar esta posição, são mais do mesmo, ou seja, com pequenas variações, são os mesmos do passado, e aí o PS votou contra os orçamentos. Porque não o fez agora? Este orçamento é tão mau ou pior que o de anos anteriores. Se fossem coerentes teriam votado contra o orçamento.
Na minha opinião pesou mais na posição do PS os interesses pessoais de alguns "tubarões" do que os interesses dos Sinienses.
O PS mais uma vez mostrou que não têm gente com "fibra". Com posições destas é de começar a lamentar que tantos sinienses lhe tenham confiado o seu voto.

Anónimo disse...

O PS mostrou o quanto anda mal orientado e conduzido - os tubarões falam mais alto.
O PS na pessoa dos seus dirigentes locais e distritais deixa muito a desejar com esta posição e outras que vai tomando na região. O Presidente da Federação do PS e o homem que faz a ligação, o tal Alexandre Rosas surgido do nada, interesseiro e oportunista lá vão levando a água ao moinho. Até um dia, porque tudo se sabe, os verdadeiros propósitos de tais posições. INTERESSES PESSOAIS só isso, porque SINES INTERESSA MAIS, não conta.

Anónimo disse...

Caro Braz,

a abstenção é, em casos como este, um voto a favor. Já se sabe que não foi o primeiro nem será o último voto a favor do PS. A vitória do SIM foi muito maior do que parecia. O chefe de Setúbal do PS já tinha esclarecido tudo.

Anónimo disse...

O PRÓXIMO PRESIDENTE DA C.M.S. VAI SER O Eng BATALHA BASTA PARA ISSO FAZER TUDO O QUE O Dr COELHO MANDAR
O Eng BATALHA SEMPRE FOI UM BOM JOGADOR
TANTO JOGA A ESQUERDA A DIREITA AO CENTRO ELE QUER É JOGAR

Anónimo disse...

O PS continua a desmascarar-se.
O que sempre votou contra em anos anteriores, viabilizou agora, com a sua abstenção...em troca de uma redução de 0,5% na taxa do IRS, que abrange todos os deputados eleitos pelo PS.
A população de SINES mais desfavorecida, não beneficia nada com esta baixa no IRS...
Os mais pobres, que não pagam IRS, não saberão o significado dessa baixa...
Vamos continuar atentos aos caminhos do PS...

Anónimo disse...

Mas qual foi afinal o resultado da votação na Assembleia Muncipal?

Anónimo disse...

Caro Brás o teu Partido (PS) é uma aberração em Sines,pena não teres ido assistir á AMunicipal.Estão todos na mão do Coelho,engana-os de toda a maneira e feitio,para além de medrosos parecem ser incompetentes´,o Coelho faz deles marionetes cujo expoente máximo é o Gil do Porto Covo,mas o que fazem lá Mascarenhas,Idalino,
Salvadore,Carlos Silva,Batalha e
compamhia?Afinal começo a pensar que o Coelho é melhor que eles todos.Podiam abster-se como o fizeram salvo o P.J.Porto Covo porque desse já se sabe o que vale,mas podiam abrir pista,fazer valer as suas ideias com convicção,
mas não,falam com medo de contrariar o chefão,grande Coelho ao pé de ti são passarinhos que um dias destes lhes darás umas migalhas.

Anónimo disse...

A Assembleia Municipal de Sines é uma rábula...
É um "SIM Sr Presidente" impensável há uns meses atrás.
O que fez mudar esta gente?
O que lhes terá sido prometido?
Que jogos de bastidores estarão a ser cozinhados?
Que irá a população de Sines beneficiar com isto?
Por enquanto, nada.
Antes pelo contrário, pelo que se viu no IMI e na DERRAMA...

MLança disse...

Amigo Braz.
O PS é isto mesmo e não há volta a dar, ou seja um grupo de gente boa sem orientação onde as ideias faltam porque nada propoem de diferente do que a maioria da camara propôe. Em relação ao IRS só para comparação a Camara de Odemira propôe 2.5% a nossa câmara propôe 0,5% ou seja 5 vezes menos.
Mas o que se passara? Um dia vamos todos saber e vamo-nos rir, porque rir faz bem e descontrai.
O PS é assim cada votação uma desilusão, até rima.
Jà agora não sejam anónimos, não há que ter medinhos.
MLança

Anónimo disse...

No Reino Da Ass. Municipal:28.12.09
Entra o Rei Coelho com o seu séquito,incluindo o de segunda linha D.Idalino e D. Mascarenhas.
Estes foi combinado préviamente não falam, e assim foi, os outros falarão mas pouco de acordo com as ordens do Rei.
Os membros da A.M. só quatro ou cinco falaram, e mesmo assim o Rei demonstrou que não está ali para ser contrariado,e logo se atira ao representante do BE dizendo-lhe que vai deixar de se lhe dirigir.E porque? Porque este plebeu teve a lata de levar escrita uma proposta que não era nem de perto nem de longe a sua visão sobre um assunto do reino, ou seja IRS. Queria este plebeu mais beneficio para o povo mais desconto no IRS.
Nem pó daqui não levam mais nada.
A uma interpelação da CDU o Rei disse logo. Quando aqui cheguei, á 12 longos anos este reino estava subdesenvolvido, era uma desgraça, e os senhores tem essa responssabilidade. VERDADE do Rei com a qual estou de acordo. Mas nenhum dos maganos, duques barões marqueses e marquesas, e arraia miuda etc, se lembrou de dizer a sua majestade que o reinado daquela altura era também seu, ele era da CDU, ou estou enganado?
Enfim direi que aquela corte está paralizada perante o poderio do REI, ele é o maior e nada de intrigas senão malho neles sem dó nem piedade.
O que me faz mais especie é que estão lá nas cortes todos os que
afrontaram o REI na campanha, de forma séria e agora estão cagadinhos de medo que nem bufam.
Onde estão as propostas que fizeram? Onde estão as ideias que tinham? Foram-se coma chuva?
Este reino vai NU.

Anónimo disse...

SR M. LANÇA CUIDADO COM A SEGURANÇA, DEIXE AQUILO QUE VOCÊ RECUSOU POIS LEVAVA O MESMO CAMINHO DO NOSSO CANDIDATO, NO ENTANTO DEVO REFERIR QUE O SR DO BE LEU AQUILO QUE O LOUÇA ESCREVEU PARA TODAS AS AUTARQUIAS ONDE O MESMO PARTIDO TEM ASSENTO.

EM RELAÇÃO A ODEMIRA CERTIFIQUE-SE ...